Isolamento acústico de parede: como colocar e benefícios

Isolamento acústico de parede: como colocar e benefícios
calendar_month15/12/2022 view_list

Quando se pensa em bem-estar e conforto em um imóvel, o que vem a sua mente? Talvez pense em cômodos espaçosos, um bom projeto de iluminação e ventilação cruzada ou uma bela decoração de interiores. Sim, todos esses fatores geram bem-estar e conforto. Porém, sem um isolamento acústico de parede, os ruídos externos podem acabar com qualquer sensação agradável.

Neste artigo, mostraremos a importância desse tipo de isolamento. Mostraremos também os benefícios e como aplicar essa proteção acústica. Por fim, apontaremos uma solução perfeita para eliminar os ruídos externos. Avance para os próximos tópicos!

O que é isolamento acústico de parede?

Em termos simples, o isolamento acústico de parede é um procedimento que impede a transmissão de som ou ruídos externos para os ambientes internos. Assim, o objetivo é gerar conforto (silêncio) para os frequentadores do imóvel. 

Esse tipo de tratamento acústico é tão importante, que aparece entre os requisitos de habitabilidade alistados na Norma Brasileira (NBR) 15575/2013, publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Segundo essa norma, qualquer tipo de ruído externo pode comprometer o bem-estar nos ambientes internos.

Sendo assim, podemos afirmar que o processo de isolar acusticamente a construção é essencial e deve fazer parte do projeto inicial. Fazendo assim, todo o tempo, esforço e custos que envolvem a edificação, valerão muito a pena. 

Como colocar isolamento acústico de parede?

Dependendo do tipo de parede, haverá uma forma adequada de isolamento acústico. Por exemplo, em paredes de alvenaria, se leva em consideração a qualidade do assentamento, o tipo de revestimento e o peso dos blocos. 

Uma técnica muito comum utilizada em paredes de alvenaria é a implantação de uma segunda parede de gesso (também chamada de drywall). No meio das paredes, implanta-se uma camada de lã de rocha. No entanto, existem outros materiais que podem ser utilizados que também oferecem um bom isolamento.

Essa técnica é de extrema importância também para casas ou escritórios com paredes geminadas. Uma vez que, os ruídos emitidos em um imóvel transmitam-se facilmente para o outro. Mediante um bom sistema de isolamento acústico, esse problema desaparece.

O que pode proporcionar o isolamento acústico de parede?

Como dito no tópico anterior, existem vários materiais que podem isolar acusticamente os ambientes internos. Embora se diferenciem no nível de eficiência, podem atender as necessidades de diversos tipos de construção. A seguir, apontamos os principais tipos de isolantes encontrados no mercado.

Lãs diversas

Dentre os tipos de lãs mais utilizados em isolamento acústico, podemos citar:

  • Vidro – isolante formado de sílica de sódio. Devido a sua porosidade, absorve bem os ruídos. Normalmente, é comercializado em forma de manta;
  • Rocha – material composto de fibras de basalto e resina sintética. Pode ser implantado em divisórias, paredes e forros. No comércio, é encontrado na forma de painel ou manta;
  • Pet – absorve a energia sonora dentro da própria cavidade do material. Confere um bom isolamento.

Isopor

Esse material ajuda na estabilidade e resistência da construção em relação a ruídos externos. Isso é possível devido à alta resistência a compressão e vibração mecânica. Assim como outros tipos de material, pode-se implantar o isopor entre duas paredes (uma de alvenaria e outra de drywall) ou entre duas placas de drywall.

Espuma elastomérica

Derivada do poliuretano poliéster. Dessa forma, por causa da sua capacidade de reduzir os níveis de ruídos, utiliza-se muito a espuma elastomérica em auditórios de teatros, salas de som, cinemas e escritórios. No mercado, se encontra em diferentes tipos de placas com espessuras variadas.

Fibra de coco

Quando o desejo é absorver ruídos de baixa frequência (como os emitidos pelas ondas de rádio), a fibra de coco é o material isolante indicado. Composto por um aglomerado de cortiça, esse tipo de fibra é natural, renovável, sustentável e com um bom nível de isolamento acústico.

Manta térmica 3TC

Embora o isolamento 3TC seja direcionado para gerar conforto térmico, consegue também reduzir os níveis de ruído externo. Em outras palavras, o isolamento acústico proporcionado pela manta 3TC é um bônus. Como o material da manta 3TC consegue essa eficiência?

O segredo está no poliestireno expandido (EPS) que é durável, resistente e oferece um alto desempenho isolante. Além disso, é uma cobertura flexível, impermeável e contínua. Essas características são ideais para a aplicação em paredes internas.

Como forma de conhecimento, o isolamento 3TC barra 97% dos raios infravermelhos. Isso é possível, pois lida com as três principais formas de transmissão de calor: convecção (vinda de gases, vapores e fluídos), condução (originada de materiais e fluídos e radiação (vinda dos raios infravermelhos).

Sem dúvidas, o conforto acústico impulsiona a qualidade de vida dos espaços domésticos e empresariais. O resultado são frequentadores mais felizes, satisfeitos e produtivos. Já a estética dos ambientes, fica ao nível do bom gosto e sofisticação.

O que achou do nosso artigo? Entendeu os benefícios e como implantar o isolamento acústico de parede? Temos certeza de que vai gostar também dos outros conteúdos publicados no blog da 3TC. Acesse agora mesmo!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *