Isolamento acústico para quarto: o que é e vantagens

Isolamento acústico para quarto: o que é e vantagens
calendar_month13/01/2023 view_list

Uma boa noite de sono, tranquilidade para fazer uma leitura ou simplesmente um momento de total silêncio – essas são apenas algumas vantagens de ter um isolamento acústico para quarto. Sem dúvidas, a redução dos índices de ruídos é um fator essencial para a qualidade de vida e melhora da saúde mental. Mas existem outras grandes vantagens de obter esse tipo de isolamento.

Neste artigo, apontaremos as principais. Além disso, mostraremos o que é, como fazer e o melhor material isolante encontrado no mercado. Acompanhe os próximos tópicos!

O que é Isolamento acústico para quarto? 

Grande parte da população mundial vive em grandes centros urbanos ou com vizinhos próximos. Essa vida em comunidade gera alguns desafios, como o aumento dos ruídos externos. E eles são muitos, por exemplo: trânsito, animais de estimação, música alta etc.

A finalidade do isolamento acústico para quarto é criar uma barreira que impede a entrada desses ruídos, bem como a saída deles. Para ter esse efeito, o material isolante é aplicado em toda a estrutura do ambiente: paredes, teto, portas e janelas. Dependendo do tipo e qualidade do material, os sons são minimizados ou eliminados.

Isolamento acústico e tratamento sonoro: diferenças

É comum confundir o isolamento acústico com o tratamento sonoro. No entanto, são processos diferentes. No primeiro caso, o objetivo é impedir (ou barrar) por completo a entrada e saída de ruídos de um ambiente. Devido a esse nível de eficiência, utiliza-se o isolamento acústico em:

  • Casas noturnas;
  • Restaurantes;
  • Bares;
  • Casas de espetáculos;
  • Imóveis que se localizam em avenidas movimentadas.

Por outro lado, o tratamento acústico reduz a entrada e saída das ondas sonoras do ambiente. Para isso, são usados tanto absorvedores quanto difusores em posições estratégicas do quarto, por exemplo. Sendo assim, com o tratamento acústico, algum nível de ruído ainda seria escutado. Quanto a aplicabilidade, indica-se esse tipo de tratamento para:

  • Escritórios;
  • Empresas;
  • Imóveis localizados em ruas pouco movimentadas.

Como fazer isolamento acústico para quarto?

O serviço de isolamento acústico para quarto deve ser feito por uma empresa ou profissional especializado. Do contrário, a qualidade do projeto pode ficar comprometida. Mas como é realizado esse tipo de isolamento? A seguir, apontamos um passo a passo.

Vedação de portas e janelas

Vale lembrar que o som, também, se propaga pelo ar. Sendo assim, qualquer fresta (por menor que seja) permite a entrada ou saída de ruídos. Para que isso não aconteça, é importante aplicar um material isolante nas brechas ou rachaduras em volta das portas e janelas.

Outra dica é instalar janelas com vidros de camada dupla ou implantar um material isolante nelas. O mesmo pode ser feito nas portas. Assim, aplicando da forma correta, o quarto fica bem protegido contra os sons externos.

Investir em manta termo acústica

Para as pessoas que moram em apartamentos, os ruídos vindos das unidades superiores, inferiores e adjacentes, tiram a paz e podem gerar muito estresse. Uma das maneiras de impedir a entrada ou saída desses sons é aplicando uma manta termo acústica nas paredes, teto e piso.

No caso das paredes, a manta pode ser instalada entre a alvenaria e a placa de gesso ou PVC. Quanto ao teto, o material será aplicado entre a laje e o forro. Já no piso, o ideal é que a manta seja inserida no contrapiso.

Escolher um piso que garante isolamento acústico

Felizmente, o mercado disponibiliza vários modelos de piso que garantem um bom isolamento acústico. Alguns deles são:

  • Estrado de borracha de alto desempenho – muito comum em salas de cinema. Tem um alto nível de eficiência, resistência e proteção sonora;
  • Impact roll – utilizado em academias, salas de dança, locais de treino e pilates. Além de moderno, oferece conforto térmico e acústico;
  • Vinílico – ideal para imóveis residenciais de vários pavimentos e apartamentos. É um material muito durável que impede ruídos vindos de movimentações de móveis, crianças e barulhos de sapatos;
  • Madeira – fabricado com duas camadas de madeira MDF e três camadas de isolante acústico anti vibração. Perfeito tanto para residências, como escritórios e estúdios.

Vantagens do isolamento acústico para quarto

Ao listar os benefícios do isolamento acústico para quarto, notamos uma série deles. Em vista das vantagens, o retorno sobre o investimento é considerável. A seguir, listamos os principais benefícios de implantar esse tipo de isolamento.

Maior conforto

Como dito na introdução, os ruídos impactam na nossa qualidade de vida. Quando os níveis são muito altos e frequentes, perdemos o foco, concentração e noites de sono. Nesse cenário, a mente fica em constante estado de alerta. Elevando as chances de ficarmos ansiosos, estressados e até deprimidos.

Em contrapartida, um ambiente silencioso (obtido com a aplicação do isolamento acústico)é a receita para o conforto, bem-estar e uma ótima experiência. O resultado é a melhoria no humor, sono e na produtividade durante o dia.

Mais privacidade

Em especial nos apartamentos, é difícil ter privacidade para assistir a um filme ou escutar música com volume alto, conversar com amigos ou família etc. Quando existe um isolamento acústico no quarto, esses momentos podem ser curtidos sem a preocupação de que os vizinhos estejam escutando.

Evita reclamações sobre barulhos

Algo comum em condomínios e prédios são as reclamações devido a barulhos de vizinhos. Essas reclamações podem facilmente se transformar em discussões ou processos judiciais. Dessa forma, aplicando um isolamento acústico, evita-se essas situações e mantem-se e a paz na vizinhança.

Conforto térmico, se optar pela manta térmica 3TC

Embora não seja um material focado no isolamento acústico, a manta térmica da 3TC também serve para atenuar os ruídos. Uma vez que, ao proteger os ambientes da transmissão de calor, impede também o alto nível de entrada e saída de ruídos externos e internos.

Tecnologia 3TC

Enquanto os isolamentos térmicos tradicionais lidam apenas com uma forma de transmissão de calor: a condução (vinda de materiais e fluídos), a manta térmica 3TC impede também:

  • Radiação – originada nos raios infravermelhos;
  • Convecção – vinda de fluidos, infiltrações de ar e vapores.

Com certeza, o quarto ficará com a temperatura adequada – não importa a estação do ano. Além disso, como dito, haverá um certo nível de conforto acústico que ajudará na melhora do sono, da concentração no trabalho, estudo ou leitura.

Conheça mais sobre a 3TC e confira mais conteúdos do nosso blog!

O segredo da eficiência do sistema de isolamento térmico da 3TC está no material utilizado. Se conhece mundialmente o poliestireno expandido (EPS) pela sua capacidade de garantir o melhor conforto térmico. Por meio de suas duas lâminas de polímero refletivo, o EPS barra 97% dos raios infravermelhos.

Gostou de conhecer o isolamento acústico para quarto? Quer saber mais sobre a manta térmica da 3TC? Então, acesse agora mesmo o nosso site! Aproveite também para ficar bem informado. Confira outros artigos valiosos publicados no blog da 3TC.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *