As salas de servidores são uma das áreas mais caras e valiosas de qualquer negócio. Com nossa dependência crescente da tecnologia, o cuidado com a infraestrutura de TI da sua empresa é indispensável. Veja a seguir como cuidar do isolamento térmico em data center!

Evitando prejuízos com o fogo

Se algo danificasse o equipamento na sala do servidor, há uma boa chance de você sofrer uma grave perda de continuidade dos negócios.

É por isso que um incêndio na sala de servidores é uma das coisas mais catastróficas que podem acontecer a qualquer empresa. Tomar medidas para proteger a sala do servidor contra incêndios faz mais do que preservar o seu patrimônio — ajuda a proteger todo o seu negócio.

Incêndios em data centers modernos são uma dura realidade. Esses incêndios resultam não apenas em sérios danos diretos, mas também em danos indiretos dispendiosos. Eles incluem uma perda de tempo de atividade associado às interrupções no servidor e da própria limpeza do incêndio. Na verdade, esses incêndios não são apenas perigosos, eles podem perturbar a vida da empresa na totalidade.

De qualquer forma, incêndios em data centers não são apenas problemáticos para a empresa operadora e seus clientes, mas podem ter um efeito mais amplo em outras regiões ou continentes.

Causas comuns de incêndios em salas de servidores

Existem muitas causas comuns, entre elas, podemos citar as seguintes.

Falha elétrica em equipamentos de TI

Sobrecarga ou curto-circuito de componentes elétricos, como interruptores ou inversores de energia, é a causa mais comum de incêndios em salas de servidores.

Eletrônicos superaquecidos

Isso se torna um risco quando o sistema de resfriamento falha e os componentes eletrônicos sobreaquecem consideravelmente.

Mau funcionamento da fiação

Incêndios podem inflamar devido à fiação defeituosa ou com defeito no subsolo.

Incêndios que se originam em outras áreas do edifício

As salas de servidores são mais vulneráveis ​​a incêndios que se originam em outros lugares devido às muitas penetrações de cabos nas paredes e no teto.

A maioria das empresas não pode se permitir a perda de dados e o tempo de inatividade dos negócios resultante de um incêndio na sala de servidores.

Aqui estão algumas dicas de prevenção de incêndio em data center que você não pode ignorar.

1. Comece com uma avaliação profissional de risco de incêndio.

2. Empregue o sistema de supressão de incêndio.

3. Mantenha as salas dos servidores limpas e bem conservadas.

4. Resfrie a sala de acordo com os requisitos do sistema.

5. Agende inspeções regulares, tanto interna quanto externamente.

6. Forneça treinamento prático para o pessoal da área de TI.

Seus funcionários precisam ser devidamente treinados no uso de extintores de incêndio portáteis ou sistemas de supressão de incêndio instalados. Aproveita e veja aqui os 12 passos para atingir a excelência em serviços de TI

Isolamento térmico em data center

A prevenção é o melhor caminho. Para evitar consequências graves, é importante se preparar para um incêndio projetando, construindo adequadamente a infraestrutura. Bem como, equipar com sistemas modernos de proteção contra incêndio.

isolamento térmico em data center

A fim de minimizar os riscos, a proteção contra incêndio dos data center deve ser projetada considerando cenários de emergência realistas. As chamas se espalham pelo aquecimento e inflamam materiais combustíveis circundantes. Portanto, quanto maior o fogo, mais calor ele emite e mais rápido cresce.

Tradicionalmente, os data centers são protegidos por sistemas de supressão de incêndio com gás. No entanto, os sistemas de supressão de incêndio com gás podem ser caros e o preço do próprio agente de gás pode ser uma grande parte da perda. 

Se as ações não forem bem-sucedidas, a combustão pode ficar fora de controle e começar a se espalhar. Nesse estágio, os sprinklers de CO² irão descarregar jatos de névoas atuando como a “última linha de defesa”, parando o fogo. No entanto, torna-se até perigoso quando as pessoas não conseguiam lidar com o CO² de forma rápida e eficaz.

A redução da temperatura e do isolamento térmico em data center não apenas protege os equipamentos e estruturas, mas também fornece condições seguras até para a evacuação de pessoal e melhora as condições de trabalho para os bombeiros.

Em última análise, é possível desenvolver um sistema de proteção preventiva contra incêndio. São medidas organizacionais que permitem que o pessoal treinado atue de forma eficaz para minimizar possíveis danos, tanto em caso de incêndio real como em caso de alarmes falsos.

Na prática, é possível fornecer:

  • O uso de sensores de alarme de incêndio altamente sensíveis.
  • Condições de trabalho seguras para o pessoal durante uma resposta de emergência ao incêndio.
  • Isolamento térmico em data center que reduz os custos de futuros alarmes

Como vimos, esses são os métodos mais eficazes de proteção contra incêndio. Com isso em mente, estas dicas se estendem sobre como ajudar a tornar seu isolamento térmico em data center mais capaz de evitar um incêndio. Isso, basicamente se resume a eliminar elementos que podem contribuir para iniciar ou alimentar um incêndio.

Mais alguns exemplos de sugestões são:

  • Aplique uma política estrita de proibição de fumar nas salas de TI e de controle.
  • Remova todo e qualquer recipiente de lixo inflamável.
  • Use móveis de escritório feitos apenas de metal.
  • Não use materiais acústicos como espuma ou tecido ou qualquer outro material usado para absorver o som

Apostando no isolamento térmico em Data Center

O isolamento térmico em data center é um dos recursos incrivelmente valiosos. Os data centers ficam no centro do armazenamento de dados e, quando se trata de isolamento para essas estruturas, nada melhor do que o isolamento bem utilizado. 

O objetivo usar o isolamento térmico em data center é manter as temperaturas baixas e controladas, minimizando o alto consumo de energia e garantindo a longevidade dos servidores. Além disso, reduz os custos de energia selecionando o isolamento correto associado ao resfriamento desses edifícios é crucial.

Outra função importante de isolamento térmico em data center é a necessidade de separar as salas de energia, de emergência. Quantidades incríveis de calor e energia são emitidas por geradores de reserva quando o fornecimento da rede é interrompido. 

Uma consideração adicional também deve ser dada ao telhado e às paredes externas dos data centers. Os materiais corta fogo mais importantes são chapas para paredes e forros, selantes de passagem de corta-fogo, isolamento de passagem de dutos de ar condicionado e de gordura, tinta anti-chamas, entre outros.

Existem ainda, classificações que foram feitas utilizando os índices estabelecidos nas normas recomendadas para avaliar a reação ao fogo em letras e subdivisões de numerais. Em geral, materiais com mais qualidade e que apresentam maior segurança em relação ao comportamento ao fogo recebem classificação I-A e II-A. 

Já, os materiais de revestimento e isolantes térmicos podem obter classificação A, e assim por diante. E falando nisso, o uso do 3TC em data centers pode ser otimizado quando é planejado em arranjo junto às outras tecnologias que permitem gerar volume – veja aqui como os produtos de revestimento da 3TC se comportam ao fogo. Entre essas outras tecnologias para agirem em conjunto com o 3TC, podemos citar o caso da lã de vidro, lã de rocha e a fibra cerâmica. 

E então? Já decidiu por que escolher a 3TC? Depois de reconhecer a importância do isolamento térmico em data center, está na hora de escolher uma empresa que forneça segurança! Quer conhecer um pouco mais a tecnologia? Confira o vídeo abaixo que mostra uma redução de quase 12 graus com o uso do 3TC!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *