O isolamento térmico em igrejas é uma das medidas mais importantes para manter a comodidade dos seus fiéis durante os cultos. Afinal, nesses momentos, eles precisam de muita atenção para não perder nenhum detalhe das palavras do pregador, sendo o desconforto físico um fator muito importante de desconcentração.

Por essa razão, preparamos este post para que você entenda melhor o papel do isolamento térmico na climatização e quais são seus principais benefícios. Ficou interessado? Então, não deixe de acompanhar até o final!

Por que investir no isolamento térmico é essencial para uma boa climatização?

Muitos usuários frequentemente reclamam da falta de eficiência dos seus sistemas de climatização. Relatam que contam com vários equipamentos de ar-condicionado e de aquecedores, mas eles nunca são suficientes para gerar um ambiente com uma temperatura confortável.

Eles se sentem como se estivessem jogando dinheiro fora, colocando a culpa na qualidade das máquinas. Assim, acabam realizando trocas ou compras em vez de diagnosticar adequadamente o problema ― que na maioria das vezes é outro: a inexistência de um sistema de isolamento térmico adequado. Consequentemente, não importa a potência dos climatizadores, pois haverá tantos pontos de troca com o meio, que a temperatura nunca vai se igualar àquelas mostradas nos termostatos.

Toda parte interna de uma construção busca ficar na mesma temperatura do meio ambiente, em um fato conhecido, tecnicamente, como equilíbrio térmico. É um processo físico natural, que precisa de intervenção humana para ser desacelerado. Todavia os materiais utilizados nas construções tradicionais, como a madeira e os metais, não são capazes de reduzir essa “comunicação” entre o interno e o externo.

É aí que entram os isolantes térmicos. A temperatura é um reflexo do grau de agitação das partículas de cada estrutura, que quanto maior for, mais quente ficará o ambiente. Os isolantes são feitos com substâncias que dificultam os processos de transmissão de calor, que são basicamente três:

  • a condução ocorre quando duas superfícies que entram em contato transferem calor uma para a outra até que fiquem com a mesma temperatura;
  • a radiação acontece quando as ondas de calor emitidas por uma fonte, como o sol, agitam as partículas das estruturas;
  • a convecção é o processo em que o ar mais quente fica mais “leve” e sobe enquanto o mais frio desce, gerando correntes.

Como é feito o isolamento térmico?

O primeiro passo da instalação de um isolamento térmico é a escolha de um bom material. Há várias opções no mercado, como espumas, lãs de vidro, de rocha etc. Todas elas, geralmente, agem sobre um desses três processos citados anteriormente, geralmente a condução. Isso os torna, relativamente, ineficientes, pois ainda sofrem bastante com a ação dos demais.

Recentemente, foi desenvolvido um material tecnológico, o 3TC. Seu grande diferencial é ser muito eficiente tanto sobre a condução quanto a radiação. Ele é capaz de devolver para o ambiente externo mais de 90% da energia produzida pela radiação solar por meio de suas lâminas refletivas. No seu núcleo, existe um polímero orgânico muitíssimo eficiente em impedir a condução do calor. Consequentemente, ajudam a manter um grande conforto térmico mesmo nos dias mais quentes do verão.

Depois dessa etapa, é o momento de fazer um bom projeto de isolamento. Isso demanda uma equipe especializada e experiente. Ela vai visitar as instalações da sua igreja e identificar todos os pontos de vulnerabilidade, nos quais ocorrem maiores trocas de calor.

Geralmente, eles se localizam no teto, nas frestas das portas e das janelas e nos ductos dos aparelhos de ar condicionado. Em construções com paredes de madeira e de drywall, é preciso também ter uma atenção especial.

No projeto, os técnicos buscarão fazer uma cobertura completa com os itens corretos. Alguns lugares, por exemplo, serão mais eficientes termicamente com a instalação de placas, enquanto outros precisam de mantas. Portanto, é imprescindível o conhecimento das melhores práticas para o sucesso.

Quais são os benefícios do isolamento térmico em igrejas?

As igrejas são um dos tipos de construções que mais se beneficiam de uma boa climatização. Confira alguns benefícios a seguir!

Maior conforto para os fiéis durante o culto

Os cultos são momentos muito importantes para as pessoas. Lá, elas entram em contato com a sua espiritualidade e conseguem recuperar o bem-estar perdido em suas rotinas agitadas. Portanto, proporcionar conforto a eles, é essencial.

Além disso, as celebrações religiosas também aglomeram muitas pessoas em um ambiente fechado. Em muitos momentos, elas se movimentam durante os louvores, dançam durante as canções e conversam. Todos esses processos geram bastante calor, e os condicionadores de ar, sozinhos, não “darão conta do recado”. Sem um sistema de isolamento térmico, a igreja ficará bastante abafada.

Nos dias de frio, por outro lado, o calor humano também poderá ser utilizado em benefício do aconchego dos fiéis, evitando, inclusive, o uso de aquecedores. Entretanto, o isolamento será imprescindível para evitar que esse aquecimento vaze para o ambiente externo.

Redução de custos com energia

Ao dispensar o uso de aquecedores e aproveitar toda a potência dos aparelhos de ar-condicionados é possível utilizar menos equipamentos elétricos para manter o conforto térmico. Eles são os grandes vilões das contas de luz, pois seus processos demandam bastante uso de energia.

Mais facilidade de concentração

Durante os cultos, há momentos que exigem atenção integral dos fiéis nas palavras do orador, pois ele falará suas principais mensagens. O desconforto é um dos principais fatores de perda de foco, pois sobrecarrega o corpo da pessoa com sensações muito fortes.

Isolamento acústico

Um bom isolante térmico também age sobre a condução dos sons. As igrejas estão sujeitas a regulamentações governamentais muito rígidas a respeito da emissão de sons, não podendo causar perturbação à vizinhança. O 3TC é, também, muito utilizado em projetos de isolamento acústico, oferecendo, portanto, um benefício duplo.

Proteção contra incêndios

Por fim, não podemos deixar de falar da importância de alguns materiais nos projetos de proteção contra incêndios. Eles são capazes de cortar parte das chamas, reduzindo a velocidade de propagação do fogo.

Como você deve ter percebido, a escolha de um bom isolamento térmico em igrejas pode resolver muitos problemas comuns nesse tipo de estabelecimento. Além de proporcionar mais conforto para os fiéis, ele ajudará no processo de adequação da sua construção às normas governamentais para a proteção de pessoas em construções de uso coletivo.

Nós da 3TC trabalhamos com os materiais mais modernos do mercado e com uma equipe de profissionais extremamente capacitados, que já trabalharam em dezenas de projetos importantes, inclusive de isolamento térmico em igrejas.

Quer saber mais sobre as nossas soluções para a sua igreja? Então, entre em contato com os nossos consultores! Eles estarão prontos para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *