Você sabia que é muito importante pensar em um projeto de isolamento térmico industrial? Em muitos casos, quando não há esse tipo de isolamento, a empresa pode estar colocando em risco os seus equipamentos e o bem-estar dos funcionários.

isolamento térmico industrial funciona como uma solução que minimiza o consumo de energia elétrica e evita perdas devido à alteração da temperatura dentro da indústria. Ele também traz muitos benefícios para o usuário, como conforto e segurança.

Caso você não conheça muito o isolamento térmico industrial, continue por aqui para ver mais sobre o assunto. A seguir, vamos demonstrar como funciona esse tipo de isolamento e os seus principais benefícios. Vamos lá?

Afinal, o que é um isolamento térmico industrial?

O isolamento térmico é uma barreira feita por materiais e produtos específicos que servem para impedir a transferência de calor de um lugar para o outro ou de algum equipamento para o ambiente, como é o caso da indústria.

O isolamento térmico tem duas funções principais em qualquer construção: proteger os ambientes contra incêndios e manter uma temperatura adequada. No caso de indústrias, esse tipo de isolamento também tem a finalidade de impedir acidentes ou perdas de materiais decorrentes da alteração da temperatura interna.

Portanto, o isolamento é muito importante para a segurança das pessoas que frequentam o local de trabalho. É essencial que as pessoas conheçam bem como funciona esse processo e quais as formas adequadas de executá-lo na empresa.

Esse tipo de isolamento industrial deve ser feito em equipamentos que tem uma diferença de temperatura considerável em relação ao clima do ambiente ao seu redor. Essa variação pode ser dentro de -50 °C e +750 °C. O projeto atende tubulações de vapor, seja de água quente ou de água gelada, ar-condicionado, caldeiras, injetoras, tanques de armazenamento, entre outros equipamentos que fazem parte de uma indústria.

O isolamento térmico industrial impede que o equipamento esquente ou esfrie o ambiente e não sofra interações com o clima externo, conservando a energia na planta industrial, o que gera uma redução de custos operacionais.

Quais são os benefícios desse tipo de isolamento térmico?

Os efeitos promovidos pelo isolamento térmico industrial fazem valer a pena esse tipo de investimento. Veja quais são a seguir!

Redução do consumo de energia

Quando há instalações industriais compostas por um isolamento térmico, o uso da energia é bem menor, visto que não há perda de temperatura e não é necessário um gasto maior para manter a temperatura dos processos industriais.

Diminuição dos custos

A redução no consumo de energia acaba afetando os custos na indústria, ao provoca uma economia total da edificação. Ela abrange diversos aspectos, como o combustível utilizado, o local da instalação industrial, as condições ambientais e os impostos inclusos nos custos da empresa.

Redução de perdas por alteração de temperatura

Outro efeito do isolamento térmico nos custos operacionais da indústria é a minimização das perdas. O transporte dos materiais passa a ser feito em dutos e instalações industriais que são isoladas termicamente, o que é muito mais seguro, afinal, o processo acontece sem alteração de temperatura.

Sem um isolamento térmico adequado, muitos materiais e produtos industriais acabam sendo desperdiçados por conta da perda de temperatura no seu transporte. No final, eles acabam ficando inutilizáveis, como é o caso da indústria de medicamentos (nesse caso, se o produto for alterado, ele não pode mais ser usado).

Conforto para os trabalhadores

Muitas indústrias trabalham com temperaturas elevadas que podem gerar acidentes de trabalhados com vários níveis de gravidade, caso não haja um isolamento adequado. Isso porque muitos equipamentos dissipam calor para o ambiente, que pode ser impactante e prejudicial para a saúde dos trabalhadores.

Para aumentar a segurança das pessoas transitam pelo ambiente industrial, é muito importante fazer um isolamento térmico nos principais equipamentos e tubulações. Isso também contribui para o aumento do conforto térmico, pois os espaços ficam mais agradáveis com a baixa variação de temperatura, mantendo um clima mais ameno.

Aumento da produtividade

Um ambiente com alto índice de alterações de temperatura causa desconforto em todos os trabalhadores, além da perda de concentração, irritabilidade, stress e, em casos mais extremos, problemas de saúde.

Portanto, é necessário pensar em um isolamento térmico adequado para deixar o ambiente de trabalho o mais agradável possível. Dessa forma, a indústria pode contar com a produtividade dos seus trabalhadores.

Como é feito o isolamento?

É importante ressaltar que a temperatura de um local pode oscilar de três formas: a condução (por meio de materiais e fluidos), a convecção (gases e vapores) e a radiação (raios infravermelhos).

A única forma de transmissão de calor que o isolamento térmico tradicional combate é a condução, responsável por apenas 10% da variação de temperatura em um ambiente industrial. Mas e o restante? Como fazer para isolar?

Para isso, você pode contar com o 3TC Isolamento, uma solução completa para todos os tipos de transmissão de calor. Utilizamos dos benefícios do poliestireno expandido (EPS) para atuar na condução térmica de materiais e fluidos oriundos de processos industriais, além de duas lâminas de polímero refletivo para barrar 97% dos raios infravermelhos.

O isolamento térmico industrial visa a trazer as soluções mais eficientes para cada tipo de empresa. O projeto é pensado de acordo com o tipo de segmento que a empresa atua, bem como quais os equipamentos e instalações fazem parte do seu ambiente industrial.

É importante focar nesses tipos de isolamento, pois cada um apresenta graus de condução de calor e aplicação distintas. A 3TC ainda trabalha com isolantes convencionais, como lã de vidro, lã de rocha, espuma de PU (Poliuretano) e de Isopor, além de tintas refletivas e mantas térmicas que lidam com a radiação. Você consegue achar os nossos produtos em formas de rolo, mantas, placa, painel etc. Eles podem ser instalados logo na concepção do galpão industrial.

Quais aspectos considerar ao aplicar o conforto térmico industrial?

Para aplicar convenientemente o conforto térmico industrial, é importante considerar determinados aspectos. Vamos analisá-los agora:

Identifique o revestimento adequado

Há muitos materiais que reduzem a transferência do calor em ambos os lados. A escolha do revestimento deve considerar o tipo de ambiente e o tipo de produção industrial.

Quando se faz uma boa escolha, podemos evitar a deterioração do produto, conservar sua validade, reduzir despesas com energia elétrica e com microrganismos prejudiciais à saúde dos funcionários e à qualidade do produto.

O mercado disponibiliza diferentes tipos de revestimento com a função de isolante térmico e que podem ser utilizados nos depósitos, centros de distribuição (CDs), transporte e assim por diante. Os principais revestimentos para o conforto térmico industrial são:

A lã de vidro

Quando falamos de isolamento térmico, não podemos esquecer a manta de lã de vidro. Trata-se de um material incombustível e flexível, pode ser aplicado em paredes e em telhados. Apesar de sua eficiência térmica, a lã de vidro desempenha uma função mais acústica, ou seja, promove o isolamento acústico.

De qualquer modo, a fibra de vidro é um importante isolante térmico. Ele é disposto de modo que oferece uma textura parecida com a lã, no formato de placas ou mantas.

A lã de rocha

A lã de rocha é formada a partir de rochas basálticas específicas e de outros minerais que recebem aquecimento e se transformam em filamentos.

Esses materiais são aglomerados em uma solução de resina e possibilitam a confecção de produtos mais leves e flexíveis.

A espuma elastomérica

Esse isolante para conforto térmico industrial é produzido com espuma elastomérica que resiste ao fogo e absorve pouca água.

Por se tratar de placas de espumas rígidas, os profissionais cortam e montam no lugar de instalação. Elas oferecem um isolamento térmico satisfatório e também podem ser vendidas como espuma expansiva, que fica rígida no ponto de instalação (a espuma elastomérica propriamente dita).

O poliestireno

O poliestireno passa por três fases:

  • a pré-expansão;
  • a armazenagem intermediária;
  • a moldagem.

É um revestimento plástico que apresenta rigidez e leveza. Ele pode ser comercializado como espuma moldada formada por aglomerado de grânulos.

O poliestireno tem muita aplicação na construção civil e na fabricação de caixas térmicas que armazenam alimentos e bebidas. Seu uso tem crescido no mercado porque tem muito potencial de isolamento térmico, é leve e seu custo é baixo.

A lã natural de ovelha

É a versão natural dos isolamentos convencionais, comercializados como painéis, flocos, mantas e aglomerados. É um material obtido de maneira natural e dispensa, em sua produção, o tratamento a temperaturas muito altas.

Caracteriza-se por sua resistência e por regular eficientemente a umidade, o que permite um excelente conforto térmico industrial.

A manta 3TC

Com essa tecnologia nova, podemos diminuir em até 97% a incidência da radiação solar para dentro da indústria. Ela ainda impede a transmissão de calor por convecção e condução. Desse modo, a manta 3TC oferece proteção contra os três modos de transferência de calor. Isso garante um desempenho excelente do produto.

O material usado na manta dispõe de espaço de ar em conjunto com a refletância, servindo para aplicação em qualquer obra da construção civil.

A forma de aplicar é simples. Dispensa reformas em edificações já concluídas ou em andamento. Devido a essa característica, a manta 3TC pode ser instalada sem que seja preciso interromper o fluxo de trabalho na indústria.

Elabore um projeto com isolamento

Para efetivar o projeto de conforto térmico industrial, é preciso analisar a viabilidade de determinados equipamentos e do isolamento com materiais específicos. Apenas um estudo profissional permitirá identificar as melhores opções.

Outros critérios a considerar no projeto são os preços, a praticidade na instalação, a sustentabilidade, a resistência (umidade, água), a durabilidade, a versatilidade.

Avalie também que o isolamento tende a criar um ambiente de trabalho mais salutar (menos umidade, reduz a proliferação de fungos, ácaros e outras coisas), mais econômico (reduz a necessidade de aplicar outros meios de refrigeração) e mais produtivo (menos ruído, menos calor promovem mais produtividade).

É fundamental inserir o isolamento no projeto desde o início. Defina onde os materiais isolantes serão colocados: nas paredes, no piso, no telhado. Com tudo detalhado, os resultados são bem melhores.

Escolha uma manta que se ajuste ao equipamento

Avalie os equipamentos destinados ao conforto térmico (exaustores, ventiladores) e selecione uma manta que se adapte a eles. A manta 3TC, por exemplo, ajusta-se facilmente ao ambiente e às dimensões requeridas no projeto. A manta ideal contribui para economizar gastos com energia elétrica de outros equipamentos.

Estude sobre a empresa escolhida para efetuar o trabalho

Outro aspecto a analisar é a empresa que vai realizar o trabalho. Claro que convém investigar se ela é confiável, se seus produtos e serviços são de boa qualidade.

O 3TC comercializa e instala um produto patenteado para proporcionar isolamento térmico e acústico em residências, empresas e indústrias — não importa se a edificação já está pronta e usada ou se ainda está em construção.

O nome 3TC é uma alusão ao controle sobre as três formas de transferência de calor: condução, convecção e irradiação. 3 formas de Transferência de Calor, ou, simplificadamente, 3TC.

Alie o isolamento térmico a outros equipamentos

O conforto térmico industrial é planejado conforme o perfil da indústria. Alguns equipamentos são muito comuns no ambiente industrial.

Aliando o isolamento térmico a esses equipamentos, os resultados tendem a ser melhores — haverá mais conforto e, ao mesmo tempo, redução de gastos com energia elétrica, pois o isolamento reduz a necessidade do consumo excessivo dos equipamentos.

Vamos analisar algumas soluções comumente aplicadas no ambiente industrial. A manta térmica vai otimizar seu uso, fazendo com que se exija menos deles.

A saída de ar natural

Os ambientes industriais nem sempre são projetados de forma que o fluxo de ar circule satisfatoriamente. Então, uma solução viável é instalar no telhado saídas de ar que permitem a liberação para o ambiente externo de gases, fumaça e poeira que circulam no espaço interno.

Para que essa estratégia dê certo, é preciso analisar criteriosamente o layout da indústria e do que é produzido, para que não sejam liberados para o ambiente externo gases nocivos, que podem causar danos ao meio ambiente.

O exaustor industrial

O exaustor industrial é um equipamento com motor que renova o ar em áreas industriais muito grandes. Além de contribuir para o conforto térmico industrial, ele ajuda a remover odores, contaminantes, poeira e outras coisas que podem causar problemas de saúde.

O exaustor pode ser instalado próximo a áreas em que a temperatura é muito elevada, como fornos, caldeiras, estufas e outros ambientes. Pode ser colocado em telhados e paredes, como o isolante térmico.

Outras soluções

Além dessas soluções, podemos citar os seguintes equipamentos:

  • os ventiladores centrífugos ou axiais;
  • o climatizador evaporativo industrial;
  • os insufladores.

Vale a pena destacar que se você ainda não tem conforto térmico industrial na sua empresa, foque nos principais benefícios que esse tipo de produto traz para o ambiente da fábrica e invista em um projeto. Além de melhor as condições de temperatura na empresa, vai trazer melhorias na produtividade, por exemplo.

Gostou de conhecer mais sobre como funciona um isolamento térmico industrial? Quer ficar por dentro de nossos produtos e serviços? Então, entre em contato com a nossa empresa para descobrir como poderemos ajudar!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *