Isotelhas: o que saber antes de comprar

Isotelhas: o que saber antes de comprar

O que é isotelha?

A isotelha é um revestimento utilizado em coberturas de edifícios e é composta por lâminas de aço ou alumínio, revestidas com uma camada de material isolante e um acabamento superficial. As isotelhas são leves, resistentes e duráveis, e são utilizadas em diversos tipos de edifícios, desde residências até prédios comerciais. 

Além de proteger a estrutura do edifício contra intempéries, elas também contribuem para a economia de energia, pois a camada isolante ajuda a manter a temperatura interna constante, diminuindo o uso de sistemas de aquecimento e ar condicionado.

Quais são os tipos da isotelha?

Existem diferentes tipos de isotelhas disponíveis no mercado, que se diferenciam principalmente pelo material de base, pelo tipo de acabamento e pelo tipo de fixação. As isotelhas de aço são mais resistentes e duráveis, mas também mais pesadas e mais caras. Já as isotelhas de alumínio são mais leves e econômicas, mas também menos resistentes. 

O acabamento das isotelhas pode ser liso ou ondulado, e revestido com uma camada de material anti-fungos e anti-mofo para aumentar a durabilidade e a resistência às intempéries. 

Os 2 tipos mais usados de isolamento das isotelhas são o Poliuretano (PU/PIR) e o EPS (isopor). As isotelhas de PU/PIR são bem mais eficientes, porém bem mais caras.

Um dos melhores substitutos para as isotelhas é instalar uma manta térmica de subcobertura junto da telha simples. Um dos melhores produtos do mercado é a manta térmica de subcobertura 3TC WHITE, que substitui as isotelhas num preço muito mais acessível, com eficiência comprovada.

Quando optar pela isotelha?

A isotelha pode ser considerada extremamente versátil e usada em diversos tipos de construção. Mas, quando realmente optar pela isotelha? 

Por ter uma fácil instalação e ser extremamente leve, ela é uma telha que garante uma mão de obra mais acessível. Ela é indicada tanto para residências, quanto para indústrias, comércios e outros tipos de construções.

Seus diferenciais são: 

  •  São duráveis e exigem pouca manutenção; 
  • Podem ser feitas sob medida, fazendo com que as perdas de material sejam mínimas;
  • Podem substituir telhas de fibrocimento;
  • Elas não mofam e nem servem de alimento para insetos e microorganismos;
  • Não propagam chamas;
  • Promovem a economia de energia, já que reduz o uso de ventilador, ar-condicionado e aquecedor;
  • Pode ser utilizada em telhados com pouca inclinação.

Para identificar os benefícios, é importante também verificar para qual finalidade será usada. 

Residências 

Quando instalada em residências, a isotelha pode oferecer benefícios como: 

  • Conforto térmico 
  • Privacidade 
  • Segurança

Galpões comerciais e industriais

O uso da isotelha em galpões comerciais e industriais oferece diversos tipos de benefícios, entre eles o armazenamento de produtos com muito mais conservação e preservação.  

A isotelha tem outro diferencial que é a tecnologia anti chamas, garantindo ainda mais segurança para o seu galpão e estoque. 

Escritórios e Empresas

Para o uso em escritórios e empresas o uso da isotelha garante mais praticidade desde a construção. Sem falar na ergonomia e a garantia de economia na energia elétrica. Sua alta capacidade de isolamento térmico, faz com que o uso do ar condicionado por exemplo, seja muito menor que em espaços com telhas comuns. 

Garagens

Para empreendimentos como garagem a isotelha é um grande aliado. Além de oferecer segurança que é o que o proprietário procura, é super fácil e barata a instalação. 

Salões de festa

Deixar um salão de festas com conforto térmico é um desafio! Mas, um dos detalhes que podem fazer a diferença no ambiente do salão de festas é a isotelha. Por garantir um isolamento térmico importante, ela garante que o ambiente conserve melhor qualquer meio de ventilação do ambiente. 

Sem falar que, o isolamento também garante menor propagação do som, garantindo que os eventos possam fazer mais barulho sem se preocupar com a vizinhança.

Igrejas

Para quem busca uma solução de telhas para Igrejas a isotelha pode ser uma grande aliada. Além de oferecer conforto térmico, oferece conforto acústico. 

Como fixar as isotelhas

A fixação das isotelhas também pode ser feita de diferentes maneiras, dependendo da estrutura da cobertura e do tipo de edifício. As isotelhas podem ser fixadas por parafusos, por grampos ou por adesivos, sendo que cada método tem suas vantagens e desvantagens. As fixadas por parafusos são mais resistentes, mas também mais difíceis de instalar. 

Já as isotelhas fixadas por grampos são mais fáceis de instalar, mas podem se soltar com mais facilidade em condições de vento forte ou chuva intensa. Por último, as isotelhas fixadas por adesivos são as mais fáceis de instalar, mas também as menos resistentes. Além de proteger a estrutura do edifício, as isotelhas também contribuem para a estética do edifício, pois podem ser encontradas em diversas cores e texturas. 

As isotelhas de cor clara são mais eficientes em refletir a luz solar e ajudam a diminuir o aquecimento interno do edifício. Lembre-se disso na hora de comprar e ter certeza de que está fazendo o melhor investimento em sua obra.

Custo-Benefício: Vale a pena investir?

É importante lembrar que as isotelhas podem ser um pouco mais caras do que outros tipos de telhas, como por exemplo a telha simples com o 3TC Isolamento de subcobertura. Isso se deve aos materiais de isolamento termoacústico utilizados na sua fabricação e ao fato de que elas são mais eficientes do ponto de vista energético. 

Toda cobertura que fornece isolamento térmico ajudará na economia de energia. O único produto que controla as 3 formas de transferência de calor é o 3TC mesmo. Porém as isotelhas são produtos de difícil manutenção quando dão problema, apesar de eficientes em sua proposta. 

Apesar disso, a longo prazo, o investimento em telhas isotérmicas pode ser mais vantajoso, pois elas podem ajudar a economizar dinheiro com despesas de energia. 

Além disso, ao escolher telhas isotérmicas, é possível contribuir para a preservação do meio ambiente, já que elas possuem um baixo impacto ambiental.

Diferenças entre Isopor, PU/PIR e 3TC

Para escolher o melhor tipo de isolamento térmico para as isotelhas é importante verificar diversos fatores e o investimento disponível.  Existem os isolamentos de Isopor, de Poliuretano e o com o custo-benefício e qualidade incomparável o 3TC. 

Entenda a diferença entre eles: 

Isopor

O isopor é feito principalmente de ar, o que significa que é um mau condutor de calor, mas um excelente convector. Ele prende o ar em pequenos bolsos, bloqueando o fluxo de energia térmica. Isso reduz a condução e a convecção e torna o isopor um bom isolante, porém não o melhor no mercado.

PU/PIR

Esse material é utilizado principalmente em quatro segmentos: sendo eles a indústria (isolamento térmico de tubulações, dutos, câmaras frigoríficas, entre outros), o transporte (isolamento térmico de carrocerias, vagões ferroviários, contêineres, entre outros), painéis especiais (confecção de painéis frigoríficos e telhas térmicas, também popularmente conhecidas como sanduíche) e na construção civil (isolamento térmico de telhados e coberturas).

Por conta de seu baixo fator de condutividade térmica, as placas de poliuretano funcionam para o isolamento térmico, porém são uma opção cara.  

3TC

Agora, para quem procura um material que vai fazer diferença a longo prazo, pode contar com o Isolamento 3TC.

A Manta Térmica 3TC é um material versátil, leve, flexível, de fácil instalação, com grande durabilidade e que se adapta a diversos projetos! É ideal para: 

  • Telhado – estrutura metálica
  • Telhado Colonial – estrutura de madeira
  • Paredes – Alvenaria e Drywall
  • Galpões e Barracões
  • Laje
  • Forro Modular
  • Container
  • Veículos
  • Steel Frame
  • Agronegócio – granjas/aviários e galpões e silos para grãos
  • Entre outros. 

Saiba mais sobre a 3TC e suas vantagens

Esta solução traz o custo mais baixo, com um isolamento térmico de altíssima qualidade, e atenuação acústica. A isotelha de PU/PIR possui eficiência quase similar ao 3TC, porém o custo de compra, instalação e manutenção são significativamente maiores.

As isotelhas de Isopor ou EPS são de qualidade muito inferior às outras opções, e não recomendamos a utilização desse tipo de telha, apenas em casos muito extremos.

Isolamento térmico de alto poder 

A temperatura de um ambiente oscila devido a 3 formas de transmissão de calor. São elas: a condução que ocorre através de materiais e fluidos; a convecção, por meio de gases, fluidos, vapores e infiltração de ar; e a radiação, oriunda dos raios infravermelhos. 

Isolamento térmico ou a manta térmica tradicional lida apenas com a condução, o que responde por 10% da transferência de calor de um ambiente. Os outros 90% normalmente ficam sem nenhum tipo de barreira, causando o aumento de temperatura nos dias quentes, mas também a perda de temperatura em dias mais frios.

Já o 3TC Isolamento é uma solução completa em isolamento térmico que inova por lidar com as três (3) formas de transferência (T) de calor ©.

Isolamento acústico 

A manta 3TC é ideal para as pessoas que moram em apartamentos, os ruídos vindos das unidades superiores, inferiores e adjacentes, tiram a paz e podem gerar muito estresse. Uma das maneiras de impedir a entrada ou saída desses sons é aplicando uma manta termo acústica nas paredes, teto e piso.

No caso das paredes, a manta pode ser instalada entre a alvenaria e a placa de gesso ou PVC. Quanto ao teto, o material será aplicado entre a laje e o forro. Já no piso, o ideal é que a manta seja inserida no contrapiso.

Resistência física e anti-chama

O 3TC também atende às demandas de segurança do mercado de construção civil, não causa nem propaga mofo, possui aditivo inerte que combate o aparecimento de formigas carpinteiras e cupins e não propaga chamas.

Fácil instalação e ótimo custo-benefício

A elevada flexibilidade dessa inovação permite que o produto seja disponibilizado em rolos ou painéis, o que diminui o custo do frete e o desperdício de material. 

Dependendo da espessura em que foi produzido, o 3TC pode ser dobrado em ângulos de 90°, facilitando a instalação, contornando obstáculos em estruturas já construídas e tornando desnecessária a contratação de mão de obra especializada ou estruturas de suporte.

Entre em contato com a 3TC e confira mais conteúdos do nosso blog!

O que achou do conteúdo sobre a isotelha? Conseguiu esclarecer suas dúvidas sobre a importância desse diferencial na sua construção? Confira mais conteúdos da 3TC!

Caso você tenha interesse em saber mais sobre como instalar as isotelhas, duas vantagens e desvantagens, e fazer um orçamento, basta entrar em contato com nossa equipe técnica que lhe ajudamos a fazer a melhor escolha para o seu projeto. Pode ser por esse link ou clicando no botão do WhatsApp no canto esquerdo de baixo da tela.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *