Saiba como fazer corretamente uma limpeza de ar-condicionado

You are currently viewing Saiba como fazer corretamente uma limpeza de ar-condicionado

Me diga, a sua limpeza de ar-condicionado está em dia? Não é mistério para ninguém o fato de que o clima no Brasil fica mais quente ano após ano. Nesse cenário, o ar-28/06/2022condicionado vem sendo um aparelho cada vez mais utilizado por famílias que buscam fugir de todo esse calor, especialmente no verão. 

No entanto, engana-se quem acredita que para usar esse eletrodoméstico basta só apertar o botão de ON e acabou. Na verdade, ele requer muitos cuidados não apenas para funcionar corretamente, como também para prevenir a proliferação de ácaros, poeira e outros elementos que podem afetar a sua saúde. 

Considerando esse contexto, afirmamos que a limpeza do seu ar-condicionado deve permanecer sempre impecável. Mas afinal, você sabe a forma ideal de realizar a higienização do aparelho? Além disso, qual deve ser a frequência desse processo?

Nesse artigo, vamos te passar algumas dicas de ouro para garantir o ar de sua casa limpo e livre de impurezas. Siga a leitura e confira! 

Por que é importante limpar o ar-condicionado?

Antes de qualquer coisa, devemos deixar um ponto bem claro: é fundamental que você realize a limpeza do seu ar-condicionado com constância. Preferencialmente, uma vez por semana. 

Muitas pessoas insistem em higienizar o aparelho somente quando surge algum problema. No entanto, para evitar gastos de tempo e dinheiro com consertos, a manutenção preventiva é indispensável. 

Além de prevenir futuras falhas em seu funcionamento, a limpeza do ar-condicionado também traz outros benefícios. Confira!

Cuidado com a saúde 

Como citamos no início do conteúdo, um ar-condicionado sujo representa um verdadeiro perigo para a sua saúde. Afinal, esses aparelhos, quando não higienizados corretamente, são ambientes perfeitos para o surgimento de colônias bacterianas e fungos. 

Como consequência, esses microrganismos são expelidos para o ar e são grandes responsáveis pelo surgimento de diversas doenças respiratórias, como a asma e a bronquite. Essas condições, caso não sejam tratadas com cuidado, podem inclusive desencadear problemas mais sérios, como quadros de pneumonia. 

Melhorar o funcionamento do aparelho 

É uma questão de lógica: quando o aparelho não vê uma boa limpeza há tempos, naturalmente sua capacidade de climatizar o ambiente é reduzida drasticamente. 

Isso ocorre porque o aglomerado de poeira e resíduos no filtro do ar-condicionado dificulta o seu funcionamento pleno, formando uma espécie de barreira física de sujeira. Assim, ele acaba sendo obrigado a usar mais energia para atingir o resultado esperado. Muitas vezes, esse processo acaba incapacitando o aparelho a longo prazo. 

Portanto, se você perceber que o seu ar-condicionado está gastando muito e gelando pouco, ligue o alerta! Esse é um dos principais indicativos de que uma limpeza precisa ser feita com urgência. 

Redução de custos com manutenção 

Ninguém gosta de gastar dinheiro com manutenção, não é mesmo? Afinal, você já pagou caro pelo próprio ar-condicionado. Desembolsar mais uma quantia para que um técnico resolva um problema é frustrante. 

Mas calma! Esse tópico é uma consequência direta do anterior. Se você preserva o seu aparelho realizando limpezas periódicas, as chances dele apresentar falhas reduzem consideravelmente. 

O resultado desse processo é a economia tanto do dinheiro que você gastaria com a manutenção, quanto do tempo que perderia durante a visita dos técnicos. 

Garantir a climatização desejada

Por fim, vamos combinar: você comprou o ar-condicionado justamente para não sofrer com o grande calor do Brasil, certo? Agora imagine o seguinte cenário: janeiro, ápice do verão. Você liga o aparelho, coloca na temperatura desejada e ele simplesmente não refrigera. Desesperador, não é?

A limpeza de ar-condicionado serve justamente para evitar situações assim. Ao higienizar as pás com frequência, ele funcionará do jeito que você deseja, sem sofrer com o já citado bloqueio de poeira e ácaro

Como limpar corretamente o ar-condicionado? 

Agora que vimos as vantagens de higienizar o aparelho, podemos dar um passo adiante. A seguir, vamos te mostrar um passo a passo de como limpar o ar-condicionado da maneira correta, sem danificar sua estrutura e afetar o funcionamento. Confira! 

Certifique-se de desligar o aparelho

Apesar de parecer uma dica óbvia, muitas pessoas esquecem de desligar o ar-condicionado antes da limpeza. A água, quando entra em contato com o interior do aparelho, pode acabar danificando o filtro e os componentes eletrônicos. 

Portanto, atenção com esse primeiro passo! Verifique sempre se a tomada está desconectada antes de avançar com o processo. 

Escolha os produtos de limpeza certos 

Outro ponto fundamental para que a higienização seja feita da melhor forma possível é a escolha dos produtos para limpar sujeira acumulada e tirar odores. Geralmente, os manuais dos aparelhos citam quais substâncias podem e não podem ser aplicadas durante a lavagem. 

Você pode facilmente encontrar esses produtos específicos para limpar seu ar-condicionado em lojas de ferragens de bairro. Simples assim!

Retire a tampa e o filtro, se necessário

O próximo passo é conseguir chegar na bobina. No entanto, em alguns modelos você precisará retirar a tampa frontal e o filtro para isso.

Normalmente, o manual de instruções do seu ar-condicionado conta com todo o passo a passo para você retirar tanto a tampa quanto o filtro. 

Limpe as lâminas com delicadeza

O próximo passo é limpar com bastante cuidado as lâminas da ventoinha, retirando todo o excesso de poeira. Essa é uma etapa que requer atenção, visto que estamos falando de um componente frágil e fundamental para que o seu ar-condicionado funcione bem. 

O filtro deve ser lavado com água corrente

Na hora de lavar o filtro, utilizar água corrente fria ou morna (podendo ser de torneira ou chuveiro, por exemplo) é a opção ideal para não danificar a peça.

Aqui, não tente esfregar com pano ou colocar produtos de limpeza nesse componente (essas práticas podem acabar danificando o material). Só a água já é o suficiente para a higienização. 

Não deixar o aparelho sem filtro e tampa após a limpeza

Limpou as lâminas com cuidado? Lavou o filtro com água corrente? Todos os passos anteriores foram concluídos? Então chega a hora de finalizar o processo. 

Ao fim das etapas anteriores, se certifique de colocar de volta todos os componentes exatamente em seus locais de origem. Errar a posição de algum elemento pode resultar em danos no funcionamento do aparelho. Portanto, nossa dica é que você verifique no manual a posição original de cada peça.

Ao final da limpeza, esperar um tempo para ligá-lo novamente

Por último mas não menos importante, você deve esperar alguns minutos para ligar novamente o item.

Dez minutos após o fim da limpeza, ligue o aparelho na energia. Pronto, seu ar-condicionado está devidamente higienizado!

Conclusão

Ao seguir as dicas de nosso artigo, a vida útil do seu ar-condicionado será ainda maior! Assim, você não ficará na mão quando precisar, garantindo que sua casa permaneça fresquinha mesmo no verão.

E para ainda mais conforto, utilizar o isolamento térmico 3TC em seu imóvel é uma excelente pedida. A solução 3TC é baseada no controle tanto de temperaturas frias quanto quentes, lidando com três formas de transferência de calor: radiação, condução e convecção. 

Quer mais dicas como essa? Visite o blog 3TC para mais! Por lá, temos outros conteúdos que vão tornar a sua obra ainda mais fácil e econômica. Acesse o link

Deixe um comentário