Quando se trata de um isolamento, seja térmico ou acústico, existem muitas dúvidas a respeito dos tipos de materiais que compõem os produtos, bem como, qual a função deles no isolamento. Afinal de contas, todo mundo quer aquele que for mais eficaz. Dentre as variedades, existem a manta de lã de vidro e o 3TC, que é um produto que vem conquistando bastante o mercado.

A lã de vidro é um material já muito conhecido e pode ser usado para diversos segmentos, sendo considerado um dos isolantes térmicos e acústicos, presente em inúmeros projetos da construção civil. Porém, com o avanço da tecnologia, vão surgindo outros materiais que superam os já conhecidos e que podem trazer muitas vantagens, como o 3TC.

Se você não conhece muito sobre esses dois produtos, continue por aqui para entender um pouco mais as diferenças entre eles, bem como quais as vantagens de um e do outro. Vamos lá?

Afinal, o que é uma manta de lã de vidro?

O nome lã de vidro às vezes pode soar um pouco estranho, porém ela vai muito além disso. Essa manta, nada mais é do que um isolante térmico e acústico produzido à base de fibra de vidro e areia. Essa combinação, de ambos os materiais, é capaz de absorver o som de um ambiente e também impedir a transferência de calor.

Ela é amplamente utilizada em construções de residências e edificações comerciais. Os sistemas construtivos de estruturas metálicas, que são compostos por paredes de drywall, usam dessa manta de lã de vidro para isolar o som e o calor, já que essas paredes não têm as mesmas características de uma alvenaria.

Sendo assim, esse material é capaz de evitar que o som e outros ruídos sejam transmitidos para fora do ambiente ou que entrem no espaço, bem como a transferência de calor. Esse isolamento só acontece por conta das características físicas e químicas da manta de lã de vidros. Sua composição é fibrosa feita de sílica e sódio, sendo altamente resistente ao fogo.

Geralmente a manta de lã de vidro é vendida em rolos ou painéis, sendo utilizadas também em telhas metálicas, forros, telhados distintos, e lajes, além das paredes de drywall, como já foi citado. Vale lembrar, que a densidade e espessura do material pode variar de acordo com o projeto e a finalidade para qual está sendo usado.

E o 3TC, o que é?

O 3TC é um tipo de isolante térmico muito eficiente, pois ele lida com todas as formas de transmissão de calor. Isso porque, a energia térmica pode ser transmitida por três formas diferentes: condução, que é por meio de materiais ou fluidos; convecção, por gases, vapores e infiltração do ar; e a radiação, derivada de raios infravermelhos.

Ele é muito mais eficiente porque os produtos para isolamento térmico convencionais conseguem impedir a passagem de calor apenas da condução, que é responsável por apenas 10% da transferência de temperatura em construções. Isso quer dizer que os outros 90% conseguem passar tranquilamente.

E foi pensando nisso que a nossa empresa pensou no 3TC como uma excelente solução, e o seu nome já diz tudo. Três formas de Transferência de Calor.

Esse material é feito a partir do poliestireno expandido (EPS) que já é amplamente utilizado no mundo da construção civil, atuando na condução térmica de fluidos. O EPS é vinculado a duas lâminas de um polímero reflexivo que é responsável por barrar 97% dos raios infravermelhos. Com isso, o resultado é o 3TC.

A combinação desses dois materiais é feita por meio de uma técnica bastante avançada, que combina camadas de ambos os produtos. A cobertura final é flexível, impermeável e contínua, vedando totalmente o ambiente de qualquer interferência térmica. É por esse motivo que o 3TC tem conquistando tanto o mercado. Ele atende tanto o ramo da construção civil de residências, como de edifícios comerciais, indústrias e agropecuária.

Esse material se diferencia da lã de vidro, primeiramente por isolar as três formas de calor, como mencionado, e também por ser um pouco mais leve e econômico. O 3TC tem uma eficiência térmica muito grande, mantendo o conforto tanto no calor quanto no frio.

E na hora de escolher, qual manta é melhor?

Tanto o 3TC quanto a manta de lã de vidro têm os seus benefícios, porém, um deles acaba sendo mais eficiente do que o outro para o tipo de projeto que você pretende fazer.

A manta de lã de vidro tem como principais benefícios:

  • amplo uso no mercado da construção civil;
  • segurança total para o usuário do material;
  • bastante resistente;
  • leve e fácil de manusear;
  • não propaga chamas ou alimenta focos de incêndio;

Já o 3TC tem com vantagens:

  • facilidade de instalação em comparação a qualquer outro material do mercado;
  • elevada durabilidade, aumentando a vida útil da construção e evitando muitas manutenções periódicas;
  • bom retorno sobre o investimento, por conta da economia que ele proporciona para o gasto de energia;
  • excelente custo benefício;
  • experiência positiva de todos os clientes;
  • atuação bastante versátil, sendo eficaz em outros seguimentos, além da construção civil.
  • Testado pelo IPT com classificação A-II

Vale ressaltar que o 3TC é um produto altamente inovador que se adapta a qualquer tipo de ambiente. Isso se dá pela sua característica de dispensar qualquer estrutura extra. Dessa forma, ele pode ser uma solução adequada para casas, apartamentos, lojas, galpões, igrejas, laboratórios, hospitais, dentre outros. Inclusive, a linha de produtos é bastante extensa, você pode encontrar o 3TC de diversas formas diferentes.

Por fim, independentemente do tipo de projeto de isolamento que você quer fazer, se for procurar por um isolante térmico, aposte no 3TC. Você não vai se arrepender e ainda poderá contar com as diversas vantagens desse produto!

O que achou do nosso conteúdo? Gostou de conhecer um pouco mais sobre o 3TC e a manta de lã de vidro? Achou interessante as diferenças entre os dois e todos os benefícios que proporcionam? Se quiser ver mais assuntos como esse, continue aqui e entenda o que é uma manta térmica e como ela funciona!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *