Manta térmica no telhado diminui o calor?

You are currently viewing Manta térmica no telhado diminui o calor?

O uso de manta térmica no telhado é uma das medidas que têm sido utilizadas para climatizar ambientes diversos. No entanto, será que ela é realmente efetiva?

Acompanhe o texto e leia todas as informações sobre manta térmica no telhado, como pode ser instalada, como funciona e se seu uso é realmente efetivo! Escolha, assim, a melhor maneira de climatizar seu ambiente!

O que é manta térmica no telhado?

A manta térmica utilizada no telhado em geral é feita de alumínio, com o objetivo de promover isolamento térmico. Sua instalação visa proteger o ambiente de temperaturas extremas.

Assim, tanto o calor quanto o frio excessivo pode ser atenuado com a instalação de manta térmica no telhado. Esse tipo de material pode ser usado tanto em residências, quanto em comércios, empresas e indústrias.

Em geral, a manta térmica no telhado é instalada entre a telha e as madeiras do forro ou mesmo sobre o telhado. Além da manta de alumínio, existe também mantas feitas de espuma ou lã de vidro.

Ainda assim, o alumínio é o material mais utilizado pela sua boa capacidade de refletir a luz solar.

Como funciona manta térmica no telhado?

A manta térmica no telhado, quando feita de alumínio, funciona de forma a refletir o calor absorvido pelas telhas.

Assim, a manta não permite que o calor que vem dos raios solares entre no ambiente. O mesmo acontece com a lã de vidro e outros materiais, por processo de isolamento térmico.

A forma mais utilizada e efetiva de instalar a manta térmica feita de alumínio no telhado, é a técnica de entre telhas. A partir dessa técnica, uma espécie de tela de madeiras finas é colocada para a instalação da manta entre as telhas e a tela.

A manta ainda visa evitar que o calor que se acumula ao longo do dia penetre pelo telhado. Existem alguns tipos de mantas que oferecem também proteção contra goteiras ou infiltrações.

No entanto, quando falamos em manta térmica, o principal objetivo é mesmo o isolamento térmico.

A manta térmica no telhado reduz calor?

Estima-se que a manta térmica no telhado consiga reduzir o calor em até 5 graus C, uma temperatura considerável, sobretudo em períodos mais quentes.

Uma utilidade que tem sido muito apontada na manta térmica é a redução de outras medidas. Quem utiliza ar condicionado consegue reduzir seu uso em até 43%.

Assim, a manta têm sido utilizado como forma de economia de energia e climatização do ambiente de forma sustentável.

Vantagens da manta térmica

Existem muitas vantagens no uso da manta térmica no telhado. Entre as principais, podemos citar especialmente:

É efetiva contra calor e frio

A manta térmica no telhado não serve apenas para controlar o calor no ambinete. Ao contrário, ela também é utilizado para locais muito frios.

Assim, a manta térmica apresenta benefícios para temperaturas extremas. Muitos ambientes que oscilam de temperatura buscam a manta como alternativa para reduzir o desconforto.

Baixo valor para instalação

Os custos para instalação da manta térmica no telhado não são altos. Sua inclusão nos projetos não é representativa a ponto de encarecer muito uma obra.

Dessa forma, ao contrário de outras formas de climatização de ambientes, a manta é indicada como uma de custo reduzido.

Esse fator faz com que locais muito amplos ou com muitas unidades escolham a manta térmica como alternativa para controle de temperatura.

Fácil aplicação

A instalação da manta térmica no telhado não implica em uma obra complexa nem gera resíduos. Assim, o local não precisa ser completamente isolado no dia da instalação.

Essa é uma grande vantagem de seu uso em empresas e indústrias, já que podem seguir funcionando. Considera-se então, que a manta térmica apresenta pouco transtorno para instalação.

Também é um material sustentável, não gera resíduos nem desperdícios na aplicação. Sua instalação é bastante limpa.

Garante relativo conforto acústico

Embora esse não seja o objetivo da manta térmica, seu uso também reduz o impacto dos sons externos no ambiente. Dessa forma, é possível amenizar ruídos e garantir relativo conforto acústico com o uso do material.

Em ambientes com telhas ruidosas, como as de metal, o uso da manta pode melhorar muito a sensação acústica em dias de chuva.

Bloqueia sujeiras e goteiras

A manta térmica é uma boa medida para controlar a entrada de sujeira e evitar pequenas goteiras. Apesar disso, esse material não possui objetivo de conter infiltrações, portanto, grandes umidades podem comprometer sua eficiência.

As sujeiras pequenas e insetos ficam afastados do ambiente porque a manta cria um bom bloqueio no telhado. Dessa forma, o imóvel fica bem mais protegido de danos causados pela ação desses agentes.

Desvantagens da manta térmica

Algumas desvantagens podem também ser apontadas no uso da manta térmica no telhado. Uma boa ideia é conferir quais são e optar pela medida mais eficiente para controle de temperatura.

Não possui 100% de desempenho

Apesar de reduzir muito a entrada de calor no ambiente, a manta térmica não é 100% efetiva para manter a tempertura estável. Isso se deve porque o alumínio pode deixar passar cerca de 5% do calor absorvido pelo telhado.

Assim, o uso do ar condicionado costuma ser indicado como complementar à manta térmica. No entanto, seu uso é reduzido em mais de 40% na média.

Reflete raios UV

Embora bloqueie grande parte do calor dos raios solares, a manta térmica não é suficiente para bloquear os raios UV. Dessa forma, quem trabalha ou reside no local ainda pode estar sujeito aos danos causados por esses raios.

Manta térmica X 3TC

Embora a manta térmica seja uma alternativa razoável e de baixo custo, o uso mais recente de tecnologias mais avançadas pode fazer com que sua instalação não seja uma medida tão efetiva.

Um bom exemplo é a tecnologia 3TC, que oferece revestimento de paredes e telhados com material inovador, inspirado em garrafas térmicas e roupas de uso espacial.

A eficiência de isolamento térmico do 3TC é superior à da manta térmica para telhado convencional. Isso ocorre porque o 3TC consegue isolar termicamente o ambiente de três formas.

Enquanto a manta térmica convencional somente reflete o calor, bloqueando parte de sua entrada, o 3TC atua de forma diferenciada. Além da ação refletiva, ele ainda atua no controle da transferência de calor que acontece por condução e convecção.

Para conhecer mais sobre todas as vantagens e usos do 3TC, leia também nosso artigo: “O que é o 3TC“!

Deixe um comentário