Manta térmica para telhado: preço, benefícios e mais!

Manta térmica para telhado: preço, benefícios e mais!
calendar_month02/09/2022 view_list

No momento de planejar e executar uma obra, existem alguns fatores importantes que podem fazer a diferença na hora de habitar o ambiente que acabam sendo esquecidos. Você conhece os benefícios da manta térmica para telhado?

Você já entrou em um local e se incomodou com as temperaturas altas ou baixas excessivas? Isso ocorre muitas vezes por falta de manta térmica, que consegue amenizar tanto o calor quanto o frio. 

Neste conteúdo vamos falar o que você precisa saber sobre a manta térmica para telhado. Acompanhe! 

O que é manta térmica? 

A manta térmica é um produto utilizado como uma barreira para diminuir o desconforto térmico das construções. Pode-se a instalar em diversos locais reduzindo a passagem de calor externo para o ambiente interno e vice-versa.

Para saber mais a fundo sobre manta térmica em geral, confira nosso conteúdo “Manta Isolante Térmica: o que você precisa saber antes de comprar”.

O que é manta térmica no telhado?

Antes de mais nada, é importante saber que pode-se usar a manta térmica como subcobertura para telhados prontos ou em fase de construção.

A manta térmica aplicada no telhado, geralmente, tem em sua composição o alumínio, com o objetivo de promover isolamento térmico. Sua instalação visa proteger o ambiente de temperaturas extremas.

Dessa forma, pode-se atenuar tanto o calor quanto o frio excessivo instalando a manta térmica no telhado. Pode-se utilizar esse tipo de material tanto em residências, quanto em comércios, empresas e indústrias.

Em geral, instala-se a manta térmica no telhado entre a telha e as madeiras do forro, ou mesmo sobre o telhado. Além da manta de alumínio, existem também mantas feitas de espuma ou lã de vidro. Ainda assim, o alumínio é o material mais utilizado pela sua boa capacidade de refletir a luz solar.

A manta térmica no telhado, quando feita de alumínio, funciona de forma a refletir o calor absorvido pelas telhas. A manta ainda visa evitar que o calor que se acumula ao longo do dia penetre pelo telhado. Existem alguns tipos de mantas que oferecem também proteção contra goteiras e infiltrações.

No entanto, quando falamos em manta térmica, o principal objetivo é, como o nome diz, o isolamento térmico.

Como funciona manta térmica no telhado?

A manta térmica no telhado, quando feita de alumínio, funciona de forma a refletir o calor absorvido pelas telhas.

Assim, a manta não permite que o calor que vem dos raios solares entre no ambiente. O mesmo acontece com a lã de vidro e outros materiais, por processo de isolamento térmico.

A forma mais utilizada e efetiva de instalar a manta térmica feita de alumínio no telhado, é a técnica de entre telhas. A partir dessa técnica, coloca-se uma espécie de tela de madeiras finas para a instalação da manta entre as telhas e a tela.

A manta ainda visa evitar que o calor que se acumula ao longo do dia penetre pelo telhado. Existem alguns tipos de mantas que oferecem também proteção contra goteiras ou infiltrações.

No entanto, quando falamos em manta térmica, o principal objetivo é mesmo o isolamento térmico.

Benefícios da manta térmica para telhado

Existem inúmeros benefícios de ter na sua construção a manta térmica. Dessa forma, vamos apresentar os mais notáveis que vão te convencer que adquirir uma manta térmica para telhado é de grande vantagem.

Bloqueio de goteiras e sujeiras 

O telhado é o local da construção que mais absorve qualquer tipo de mudança de clima, poeira. A manta térmica é uma boa medida para controlar a entrada de sujeira e evitar pequenas goteiras. Apesar disso, esse material não possui objetivo de conter infiltrações, portanto, grandes umidades podem comprometer sua eficiência.

Por outro lado, as sujeiras pequenas e insetos ficam afastados do ambiente porque a manta cria um bom bloqueio no telhado. Dessa forma, o imóvel fica bem mais protegido de danos causados pela ação desses agentes.

Possibilita maior conforto térmico e acústico 

Feito de um material projetado para isso, com a manta térmica você consegue controlar melhor a temperatura do ambiente tanto no frio quanto no calor. Sem falar no conforto acústico que algumas mantas proporcionam em relação aos barulhos externos como chuvas, trânsito e muito mais. 

Fácil instalação 

De modo geral, a instalação de uma manta térmica no telhado não implica em uma obra complexa e nem gera resíduos. Assim, na maioria dos casos, não é necessário isolar totalmente o local no dia da instalação.

Essa é uma grande vantagem de seu uso em empresas e indústrias, já que podem seguir funcionando. Considera-se então, que a manta térmica apresenta pouco transtorno para instalação.

Também é um material sustentável, não gera resíduos nem desperdícios na aplicação. Sua instalação é bastante limpa.

Bom custo benefício

Comparando os benefícios que a manta térmica oferece com o valor que ela tem no mercado, você encontra um dos melhores custos benefícios na hora da sua construção. 

Maior eficiência energética da construção

Com a manta térmica, você consegue economizar até na energia elétrica, graças a sua alta performance de deixar o ambiente longe do calor ou do extremo frio. 

É reciclável

Dependendo da manta térmica escolhida, ela poderá ser reutilizada ou reciclada, então, mesmo que a obra seja temporária será possível reutilizá-la em outras obras.

Tecnologia anti-chama 

Outra vantagem que vale ser ressaltada é a segurança oferecida no caso de incêndio, é muito importante verificar se manta térmica escolhida é fabricada com componentes anti chamas e se possui aprovação e classificação conforme normas de desempenho do Corpo de Bombeiros.

Desvantagens da manta térmica

Pode-se apontar algunas desvantagens no uso da manta térmica no telhado. Dessa forma, uma boa ideia é conferir quais são e optar pela medida mais eficiente para controle de temperatura.

Não possui 100% de desempenho

Apesar de reduzir muito a entrada de calor no ambiente, a manta térmica não é 100% efetiva para manter a tempertura estável. Isso se deve porque o alumínio pode deixar passar cerca de 5% do calor absorvido pelo telhado.

Assim, o uso do ar condicionado costuma ser indicado como complementar à manta térmica. No entanto, seu uso é reduzido em mais de 40% na média.

Reflete raios UV

Embora bloqueie grande parte do calor dos raios solares, a manta térmica não é suficiente para bloquear os raios UV. Dessa forma, quem trabalha ou reside no local ainda pode estar sujeito aos danos causados por esses raios.

Saiba como aplicar a manta térmica de alumínio no telhado 

A forma mais utilizada e efetiva de instalar a manta térmica feita de alumínio no telhado, é a técnica de entre telhas. Assim, a partir dessa técnica, coloca-se uma espécie de tela de madeiras finas para a instalação da manta entre as telhas e a tela.

No entanto, em geral, instala-se a manta térmica da seguinte maneira:

  1. A estrutura do telhado deve ser parafusada e finalizada. Pregue as ripas sobre os caibros. Disponha as ripas de acordo com o projeto estrutural ou siga a orientação de galga das telhas. A estrutura deve ter um bom caimento, isso garantirá que a água da chuva escorra para as calhas.
  2. Estenda a manta térmica sobre a estrutura, prendendo-a com grampos e pregos. Sobre as emendas, a manta deve ser bem esticada e fixada com cuidado. Sobreponha em 10 cm nas faixas e na cumeeira, sobreponha, pelo menos, 20 cm.
  3. Deve-se fixar bem o material para que não crie “bolsas” que possam acumular água.
  4. Coloque o madeiramento do telhado sobre a manta térmica.
  5. Instale as telhas sobre a estrutura de madeira. Caso o caimento tenha mais de 30°, as telhas devem ser parafusadas para evitar que “voem” em dias de ventos fortes.
  6. Se a manta térmica for instalada sobre a laje, ela deve ficar a uma distância mínima de 3 cm da superfície.

Prefere não refazer o telhado? Para instalar a manta térmica sobre as telhas, finalize a construção.

  1. Em seguida, estique o material sobre o telhado e prenda-o com ganchos ou pregos.
  2.  As pontas devem “envelopar” a cobertura e serem presas com cuidado para que não se soltem nos dias de chuva forte.

Mostramos o passo a passo de como instalar a manta térmica de alumínio, mas como existem diversos tipos de mantas térmicas disponíveis no mercado, é importante sempre verificar com o fabricante a melhor maneira de instalar a manta térmica.

Conheça a manta térmica 3TC! 

Por fim, agora para quem quer investir na melhor opção do mercado, entenda alguns detalhes sobre a manta térmica.

O isolamento térmico ou a manta térmica tradicional lida apenas com a condução, o que responde por 10% da transferência de calor de um ambiente. Os outros 90% normalmente ficam sem nenhum tipo de barreira, causando o aumento de temperatura nos dias quentes, mas também a perda de temperatura em dias mais frios.

Já o 3TC Isolamento é uma solução completa em isolamento térmico que inova por lidar com as três (3) formas de transferência (T) de calor.

Essa atuação em três frentes e seu impacto na capacidade de isolamento fazem do 3TC um produto de alta performance, ideal para atender as demandas do mercado de construção civil residencial, comercial, industrial e da agropecuária.

Mas com o 3TC Isolamento o ótimo desempenho não significa aumento dos custos. A eficiência térmica que proporciona conforto tanto no calor quanto no frio pode gerar uma economia de até 35% no consumo de energia gasta por ar-condicionado ou aquecedores. Além disso, o 3TC é muito menos volumoso e pesado que isolamentos tradicionais, reduzindo assim o custo com transporte para o cliente final.

Quer entender também sobre sobre conforto térmico na arquitetura? Temos um conteúdo bem completo para você. 

2 Comentários

  1. Boa noite.
    Estou com um projeto de construção de uma sede no meu sítio e gostaria de saber se posso utilizar e qual seria o melhor isolante para as paredes de alvenaria. Pensei em fazer duas carreiras de tijolo maciço com a manta ou placa entre elas, pois, não quero utilizar gesso na parte externa. Durante o dia e muito calor e a noite esfria em decorrência da proximidade da represa. antecipo agradecimentos pela atenção.

    1. Olá, Paulo! Obrigado pela pergunta e interesse pelo 3TC isolamento.

      Você pode sim fazer essa instalação, pois o 3TC se adequa a diversos projetos. O ideal seria que você fizesse essa instalação na parte interna do sítio.
      Em relação a parede dupla, não há necessidade, pois só de ter alguma proteção mecânica já irá proteger o material, seja placa de gesso, argamassa com a tela estrutural ou até mesmo as placas cimenticias (no caso de instalação em paredes externas seria uma das opções).

      O 3TC é o produto ideal para seu projeto, pois em dias muito quentes ele irá amenizar a temperatura, deixando um ambiente agradável, e em dias muito frios ele irá evitar a perda de calor interno do ambiente. Ele é ideal para ser instalado.

      Caso tenha interesse, irei deixar o link do nosso canal do YouTube que mostra a instalação em paredes (https://www.youtube.com/watch?v=O_mtp-qmdy8&t=2s) e nosso manual de instalação (https://info.3tc.com.br/manual-de-instalacao-aplicacao-em-paredes).

      Também vou deixar os nossos canais de atendimento, para que você possa falar diretamente com um especialista da 3TC e tirar as suas dúvidas!

      Whatsapp: 31 98649-7523
      https://api.whatsapp.com/send?phone=553186497523

      Telefone: (31) 3568-0513

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *