Manta térmica para telhado: guia completo para escolher a melhor!

Manta térmica para telhado: guia completo para escolher a melhor!
calendar_month08/07/2022 view_list

Quer saber mais sobre a manta térmica para telhado? Não é para menos já que a busca pelo conforto térmico é uma constante para todos no Brasil, no calor do verão ou no frio do inverno. 

Garantir que o seu espaço tenha as temperaturas certas ajuda a diminuir os incômodos com o frio e com o calor. Mas, para isso, é preciso procurar soluções mais adequadas e com melhor custo-benefício. 

Nos ambientes de trabalho, por exemplo, além de afetar as condições de salubridade, o desconforto térmico pode provocar maior irritabilidade, indisposição e baixa produtividade dos profissionais, aumentando assim o risco de erros e acidentes em suas atividades.

Em geral, as construções tradicionais não contam com nenhum elemento para obter o isolamento térmico, principalmente telhados de cerâmica, telhas brasilit, telhas galvalume, galpões e barracões de estrutura metálica. Então, uma das possibilidades mais eficazes e baratas é investir na manta térmica para telhado.

Mesmo muito negligenciado, o isolamento da cobertura é essencial para economizar energia, preservar a integridade do imóvel e garantir o bem-estar das pessoas. 

Feita de maneira especial, ela é voltada para garantir a total proteção contra a perda ou absorção de calor. No entanto, há muitos modelos e estilos no mercado, o que pode gerar dúvidas na hora de escolher.

Para que não restem questionamentos, acompanhe os próximos tópicos. Você vai entender melhor o que é uma manta térmica, como utilizá-la e algumas dicas para selecionar a mais indicada para telhados. Boa leitura!

 

O que é uma manta térmica para telhado?

A manta térmica é um produto com características especiais voltadas para o controle da temperatura de um local. Ela pode ser usada em ambientes residenciais, áreas comerciais ou industriais.

No Brasil, um país tropical, isolar coberturas é bastante vantajoso, pois evita que o calor seja absorvido ao longo do dia, quando as temperaturas estão mais altas, dissipe-se para o interior da construção. Da mesma forma, quando a atmosfera exterior resfria, o material isolante reduz a perda de calor do ambiente, garantindo o conforto térmico.

Antes de escolher o melhor modelo para comprar, o ideal é reconhecer as características específicas deste produto. A seguir, confira quais são as informações importantes sobre a manta térmica.

Como a manta térmica para telhado é feita?

A manta térmica é produzida em rolos, feita de maneira especial, com o propósito de ajudar a isolar o ambiente da perda ou do ganho de temperatura.

Um isolante térmico tradicional normalmente é feito de materiais como lã de vidro, lã de rocha, poliuretano ou isopor. As mantas térmicas para telhado, no geral, contam com um revestimento aluminizado e protegem o local contra a radiação. A manta térmica 3TC protege o ambiente das três formas de transferência de calor, sendo assim uma solução mais completa.

Nesse tipo de produto, as faces exteriores são refletivas. Esta característica ajuda a evitar o ganho de temperatura e a perda de calor no frio, mantendo o ambiente com um clima agradável.

Para que esse isolante térmico serve?

Como explicamos, a manta térmica tem a função de diminuir a troca de calor entre um ambiente interno com o seu ambiente externo. Isso significa que, após a aplicação, é difícil sofrer com o calor ou com o frio no local protegido.

Tal situação acontece porque, em primeiro lugar, a manta, com a sua camada refletiva, auxilia a resguardar o espaço da radiação solar. Os raios refletem em vez de serem absorvidos, o que evita a elevação da temperatura.

Algumas mantas térmicas, além da camada refletiva, possuem uma camada interna, que é feita de algum material isolante, que controla a transferência de calor por condução. Isso significa que o interior da casa fica confortável até quando o ambiente externo estiver mais frio — afinal, ela não perde calor para o lado de fora da casa.

Apesar de não ser a sua função principal, a manta térmica também pode ajudar a isolar ruídos, melhorar a durabilidade do telhado e a proteção do imóvel, em geral.

Além do telhado, onde mais pode-se utilizar a manta?

O uso da manta térmica é quase obrigatório em telhados de telhas metálicas ou de fibrocimento, uma vez que esse material absorve muito calor, deixando os ambientes muito quentes nos dias mais quentes do ano.

Além disso, esses materiais deixam o ambiente muito frio durante o inverno, o que além de deixar os moradores desconfortáveis eleva os gastos com aquecedores elétricos.

O material também deve ser utilizado em construções de telha de barro se os ambientes tiverem grande incidência de raios solares ou em cidades muito secas e quentes. Como você sabe, ambientes assim demandam muito ar-condicionado, elevando as contas de energia elétrica.

Nesse cenário, a manta térmica diminui a necessidade do uso de aparelhos elétricos reduzindo os gastos e gerando uma economia bastante significativa.

Pode-se utilizar a manta térmica, também, em supermercados, galpões, fábricas, lojas, escolas e igrejas. Seu uso também é indicado no isolamento de veículos como vans, caminhonetes e caminhões baús que assim poderão transportar produtos perecíveis por mais tempo.

Containers convertidos em residências também podem oferecer maior conforto aos habitantes ao se utilizar a manta. De fato, esses módulos são muito quentes e é preciso ligar o ar-condicionado, praticamente, o dia inteiro para suportar o calor.

Na agroindústria, a manta térmica pode ser utilizada na climatização de silos para sementes e de galpões utilizados na criação de aves. Isso facilita o controle da temperatura ambiente, o que é fundamental para que os animais cresçam e desenvolvam todo o seu potencial. Nesses espaços, portanto, esse investimento se traduz no aumento da produtividade.

Dá para utilizar a manta térmica em motorhome?

É fundamental que um motorhome tenha um bom isolante térmico. Mesmo que o veículo rode somente pelo Brasil, país que tem um clima amigável durante a maior parte do ano, o fato é que a temperatura pode cair muito durante a noite nos meses mais secos.

Ninguém quer acordar no meio da noite e ter que ligar o aquecedor elétrico para não congelar, não é mesmo?

Além disso, o país tem cidades muito quentes, que atingem facilmente mais de 35º em alguns períodos do dia. Nessas condições, não dá para ficar dentro do veículo, que é basicamente um caixa de metal, sem ligar o ar-condicionado. Como esse aparelho consome muita gasolina o preço da viagem poderá sair alto demais, afinal o preço do combustível está bastante salgado.

A variação de temperatura também pode ter um grande impacto sobre a saúde de quem vive em um veículo motorizado. De fato, algumas cidades do país têm grande amplitude térmica, com termômetros marcando quase 40º durante o dia e 11º durante a noite.

O ideal, no entanto, é manter a temperatura constante no interior do veículo. Ou seja, não importa o clima, quem quer viver com conforto em um motorhome precisa ter um bom isolamento térmico.

Manta térmica 3TC em motorhome

O 3TC é um dos produtos mais utilizados na construção e na reforma de motorhome. O material composto por um núcleo de EPS e duas películas de um polímero altamente refletivo. Possui instalação mais rápida que os materiais tradicionais.

Além disso, o material é leve, o que elimina a necessidade de ter quer reforçar a estrutura do motorhome e não aumenta de forma significativa o peso no veículo. E como é bastante resistente e durável não será preciso reformar o veículo para a instalação de climatizadores, aparelhos de ar-condicionado ou outros isolantes térmicos.

 

Como utilizar a manta térmica para telhado?

Para garantir a proteção adequada, a manta térmica para telhado precisa ser instalada corretamente. O processo exige que se execute os passos de acordo com a fase da construção e com o tipo do telhado. Assim, pode-se preparar a construção.

Quais são os tipos de telhados?

Antes mesmo de pensar em escolher a manta térmica para telhado, é preciso conhecer quais são os tipos de coberturas existentes. Desse jeito, é possível reconhecer qual solução se encaixa melhor em cada proposta. Na sequência, descubra quais são os principais modelos disponíveis.

Leia mais em: Modelos de telhados: escolha o melhor para sua obra!

Cerâmico

modelo feito com telhas cerâmicas é provavelmente o mais famoso e utilizado. O material de cobertura surge em cores diversas, mas a terracota é a mais comum. Como o material é poroso, absorve muita água, o que exige um cuidado especial em certos ambientes.

As telhas surgem em vários formatos, como as românicas, germânicas e embutidas. Em geral, não aguentam o peso de alguém que caminha sobre elas, demonstrando o cuidado exigido na manutenção.

3TC Telhado Cerâmico

 

Metálico

O telhado metálico pode ser feito com telhas de zinco, galvalume, entre outros materiais menos utilizados. Ele oferece bastante praticidade na instalação do isolamento térmico, fundamental para que o ambiente se torne confortável para os ocupantes.

Por causa das suas características, é empregado em indústrias e ambientes comerciais, como galpões. Também aplica-se bem em terraços e coberturas como uma solução de baixo custo.

Madeira

De aspecto rústico, o telhado de madeira oferece uma estrutura de fácil acesso. Normalmente, compõe-se por placas posicionadas sobre as diversas ripas, feitas com o mesmo material.

A madeira é utilizada em imóveis com uma proposta rústica e é menos comum em espaços comerciais e industriais.

 

Vidro

Embora seja menos recorrente, o telhado de vidro aparece em algumas residências. As telhas são feitas com um vidro especial e reforçado, que normalmente permite a passagem de radiação. No entanto, como o vidro é um mal condutor de calor, o ambiente não irá perder calor por condução ou convecção, o que leva ao aumento da temperatura do ambiente, como em uma estufa. Neste tipo de telhado o foco é o acabamento, e não recomenda-se a instalação de manta térmica.

Por causa de suas características, é uma escolha mais indicada para certos pontos da casa, como em claraboias ou áreas em que o sol não bate. Também é adotado em jardins de inverno e pergolados.

 
Telhado Vidro 3TC

Cimento

Novidade no mercado, o telhado de cimento oferece ótimo custo-benefício. É semelhante ao de cerâmica, com a diferença de que não absorve a água da chuva. A versão de fibrocimento é interessante por ser leve, resistente e muito funcional. Quando bem aplicado, é uma alternativa que atende às principais expectativas.
 
Telhado de Cimento

Ecológico

Telhado ecológico ou telhado verde é um sistema construtivo no qual planta-se coberturas vegetais como grama e plantas de pequeno porte sobre lajes ou telhados convencionais.

A função da cobertura é aumentar a área verde da cidade e reduzir as chamadas “ilhas de calor”, que ocorrem quando a temperatura de uma cidade atinge seu pico. Assim, a vegetação absorve calor e umidade contribuindo para a formação de um microclima agradável. 

Isso também faz com que a edificação consuma menos energia devido a diminuição do uso de aparelhos de ar condicionado.

Existem dois tipos de telhado verde, o intensivo e o extensivo. O primeiro conta com uma grande variedade de plantas. Como é pesado, exige maior manutenção e uma boa estrutura de sustentação – a espessura mínima para esse modelo de telhado é 20 cm e a carga suportada é de 300 kg / m².

Já o extensivo pode-se aplicar sobre construções de 8 cm de espessura. Exibe, principalmente, gramíneas e plantas de pequeno porte. Não suporta tanta carga de águas das chuvas por isso não é a melhor escolha quando o assunto é captação.

 

Além do material utilizado, os tipos de telhado variam de formato — especialmente em relação ao escoamento.

Uma água

telhado uma água é aquele que só tem uma face de escoamento. Possui alta utilização em construções menores ou simples, além de ser indicado para ambientes com baixa necessidade de vazão. Para instalar a manta térmica, as dificuldades são pouca, pois há apenas uma área que deve ser coberta.

Duas águas

Já o telhado duas águas é o que conta com duas faces. Está entre os mais utilizados e dá conta de boa parte das necessidades de escoamento de água nos espaços. Nesse tipo de material, cria-se um ponto chamado de cumeeira, que é onde as duas faces se encontram.

Três águas

telhado três águas têm formato triangular, pois esse tipo apresenta três áreas de escoamento de água. O ponto de encontro dos três, forma a cumeeira principal.

Quatro águas

quatro águas conta com quatro espaços de escoamento, como o nome indica. Por isso, esse tipo de telhado tem a melhor vazão para uma grande quantidade de água, o que o torna ideal para ambientes muito chuvosos.

Curvo

O telhado curvo é menos usual e é aplicado com frequência em projetos bem modernos. Aparece de forma simétrica ou assimétrica. Portanto, na instalação da manta térmica para telhado, exige que o produto acompanhe toda a sua área.

Como é feita a instalação da manta térmica para telhado?

A aplicação precisa ser executada com muito cuidado. É preciso cobrir toda a área dessa região, o máximo possível dentro das possibilidades da obra, de modo a impedir a passagem de calor, água ou outros elementos.

A manta 3TC, especificamente, é aplicada na subcobertura, ou seja, abaixo das telhas. Dependendo do caso, ela também pode ser instalada na laje superior — o importante é criar uma camada de proteção acima do ambiente, de modo a evitar que a temperatura invada o espaço.

O modelo mais simples é com ripas de madeira, como o telhado cerâmico, de cimento ou mesmo de madeira. Dessa forma, a manta é aplicada no “corpo” da estrutura para garantir que as telhas fiquem bem posicionadas acima do isolamento.

Telhados metálicos são mais comuns em galpões industriais, e 3TC pode ser instalado sem retirar as telhas e é feito diretamente nas terças. Em todos os casos, é indispensável contar com profissionais capacitados, experientes e habilidosos o bastante para executar o procedimento.

É possível aplicar a manta após a construção?

Muita gente ainda tem dúvidas se a instalação da manta térmica para telhado só pode ser executada na fase de construção. A boa notícia é que, na maioria dos casos, é possível apresentar soluções mesmo após a finalização da etapa. Imóveis em uso, portanto, podem se beneficiar dessa possibilidade.

O processo pode se tornar um pouco mais complexo quando se trata de uma opção já em uso. No entanto, esse não é um empecilho para uma equipe realmente preparada para esse tipo de projeto.

Quais são os tipos de manta para telhado?

Manta asfáltica

A manta asfáltica é produzida com asfalto, polímeros elásticos e alumínio. É indicada para construções sujeitas a altas temperaturas como fábricas e indústrias. Além de proteger o telhado da umidade, evita a ação danosa raios UV e, por isso, é utilizada nas mais diversas estruturas como piscinas e containers. 

Entre as suas vantagens está a flexibilidade, que garante que o material acompanhe a dilatação das diferentes estruturas sem perder sua capacidade de impermeabilização. Ela não tem função térmica, apenas impermeabilizante.

O mercado oferece diferentes tipos de manta asfáltica que se diferenciam pela espessura, acabamento, resistência e tipo de aditivo usado no asfalto.

Manta asfáltica aluminizada

A manta asfáltica aluminizada ajuda a controlar a umidade interna dos ambientes. Indica-se tanto para lajes inclinadas como planas. Ela não serve como isolamento térmico, como nenhuma das mantas asfálticas, pois não controlam as 3 formas de transferência de calor. Muitos usam esse material como manta térmica, mas não tem eficácia desejada nem comprovada.

Pode-se instalar nos mais diversos tipos de coberturas como cimento, zinco, ferro, barro e alumínio. Além disso, pode ser aplicada em canaletas, marquises, juntas de dilatação e interiores de veículos de transporte.

Há dois tipos de manta asfáltica aluminizada, comum e autocolante. A primeira deve-se instalar com a ajuda de asfalto ou maçarico. Já a segunda dispensa esses materiais na hora da instalação. Ambas devem fixar-se ao material utilizado na cobertura, moldando-se a ele.

Manta asfáltica de poliéster

Fabricada de material sintético, a manta asfáltica de poliéster tem sua indicação para a impermeabilização de grandes áreas como galpões, aeroportos e estádios de futebol. 

Se pode utilizar em coberturas planas ou inclinadas. A instalação, no entanto, exige proteção mecânica com base intermediária com materiais como papel ou papelão.

Manta asfáltica de polietileno

Pode-se utilizar em casas ou indústrias de telhado plano ou inclinado. No entanto, em áreas de grandes dimensões o material deve ter mais 4 mm de espessura, isso evitará infiltrações e danos à estrutura. 

É flexível, resistente e bastante durável. 

Manta impermeabilizante

A manta impermeabilizante, como o nome sugere, protege a construção de infiltrações causadas pela chuva. 

Como você sabe, o telhado está permanentemente exposto ao sol, ao vento e às mudanças de temperatura. Todos esses elementos podem fazer com que a estrutura perca a integridade, o que contribui para o aparecimento de goteiras. 

O recurso é, portanto, bastante útil já que prolonga a vida útil não somente de forros e lajes, mas também da rede elétrica e de toda a estrutura da edificação trazendo mais segurança e economia aos moradores.

Manta líquida

Esse tipo de manta térmica para telhado tem resina acrílica com alto teor de sólidos. Ao ter sua aplicação, vira uma membrana plástica flexível capaz de refletir a luz do sol e proteger da chuva. 

Em geral, tem sua utilização em telhados e lajes mais antigas para evitar infiltrações e estancar a superfície. A aplicação é simples: vende-se o produto em latas e a aplicação é feita de forma semelhante à da tinta comum. 

Pode-se encontrá-la em diferentes cores como branco, bege e cinza – o que garante que a aplicação não interfira na estética do projeto. Além disso, pode-se aplicar em diferentes superfícies como concreto e cerâmica. É durável, lavável e não possui solventes inflamáveis.

Manta térmica 3TC

O 3TC protege o ambiente das temperaturas externas e garante o conforto térmico dos ocupantes. A manta térmica 3TC é um material de 10 mm de espessura composto por um núcleo de EPS revestido por duas películas refletivas. A sua composição garante o controle das três formas de transferência de calor, o que faz com ele seja o isolante ideal para ser usando tanto em cidades quentes como em lugares de temperatura mais fria.

Como elimina a transferência e a absorção de calor ao longo do dia, diminui o aquecimento e reduz as contas de energia já que o espaço precisará utilizar menos o ventilador e os aparelhos de ar condicionado. 

Pode-se usar em telhados de diferentes tipos de telhas, estruturas, tamanhos e formatos. É fácil de instalar e bastante flexível, por isso, pode ser aplicada em veículos, casas, prédios e em de dutos de ar-condicionado.

Também pode-se aplicar em estufas e em galpões de plantio. Nessas construções, a manta térmica para telhado 3TC oferece excelente relação custo x benefício já que garante a geminação saudável das mudas. 

O material destaca-se por ser seguro, pois não propaga o fogo. Oferece ainda conforto acústico aos ocupantes de um imóvel reduzindo o ruído externo e o barulho da chuva causado pela água nas telhas metálicas. 

Fungos, bactérias e cupins não atacam o material 3TC. Além disso, o 3TC não permite que roedores e resíduos penetrem no ambiente já que veda o espaço completamente. 

Esse tipo de solução apresenta uma enorme vantagem competitiva em relação às demais. Por apresentar alta durabilidade, os custos com manutenção reduzem. Além disso, o 3TC é muito leve e fácil de instalação, representando um custo mais baixo para transporte e instalação.

Como escolher a manta térmica para telhado certa

Para que tudo saia conforme o planejado, é essencial fazer uma boa escolha da manta térmica para telhado. Entre tantas opções no mercado, torna-se imprescindível conhecer o que faz sentido para as necessidades específicas.

Na sequência, veja quais aspectos considerar para selecionar o melhor tipo e veja como direcionar a sua decisão corretamente.

Verifique o controle da transmissão de calor

Como dito, o calor não se transmite por apenas uma maneira. Além da condução — ou por contato —, ele pode se movimentar por convecção e radiação. O problema é que muitas das mantas térmicas só consideram o primeiro método (condução), ou apenas o terceiro (a radiação). Como resultado, o que é gerado e movimentado pelos outros meios circula livremente para dentro do ambiente.

O ideal, portanto, é escolher um material cuja tecnologia seja capaz de lidar com as três formas de transmissão. Os raios de radiação, por exemplo, têm que ser refletidos, enquanto o calor transferido por condução ou por convecção não deve conseguir vencer a barreira e entrar no ambiente. Desse jeito, pode-se conquistar um imóvel realmente protegido.

Opte por uma alternativa com dupla face refletiva

Assim como acontece com uma garrafa térmica, a manta aplicada no telhado deve conter duas faces refletivas e espaço de ar, como a manta térmica 3TC. Se apenas uma delas for desse tipo, há uma perda sensível de eficiência. Como se sabe, perder a capacidade de isolação térmica significa troca de calor e desconforto no ambiente.

O produto no estilo sanduíche, que conta com isopor no meio das faces refletivas, é muito adequado e garante o alcance dos efeitos esperados.

Vale observar, no entanto, que o 3TC tem um produto com uma face Mylar e outra branca que é tão eficiente quanto a versão com duas faces de polímero reflexivo.

Escolha uma alternativa versátil

Outro ponto relevante é selecionar uma manta térmica para telhado que seja versátil. É importante que ela ajude a evitar o ganho de temperatura no verão e a perda de calor no inverno. Assim, somente desse jeito é possível chegar ao conforto térmico por completo.

Também é interessante pensar em uma alternativa capaz de oferecer conforto acústico, além do térmico. Ao evitar os diversos ruídos no ambiente, ele se torna ainda mais confortável de estar.

Pense na praticidade de instalação

Não dá para ignorar questões como a facilidade de instalação. Acima de tudo, a manta térmica para telhado tem que ser prática e simples de aplicar, pois isso ajuda a garantir a máxima eficiência e a obtenção dos resultados desejados.

Também é interessante que ela possa ser aplicada após a construção e em qualquer tipo de telhado. Tanta adaptabilidade faz com que o processo cumpra todas as expectativas, sem a exigência de gastos extras.

Avalie a durabilidade

Não dá para se esquecer da durabilidade do material. É indispensável que ela seja feita com componentes de alta qualidade e com um procedimento exclusivo, capaz de conferir um excelente resultado.

Investir em uma boa escolha significa não ter que trocar o material e aproveitar os melhores impactos ao longo do tempo. Trata-se, portanto, de um investimento com grande retorno quando feito da maneira adequada.

Uma manta térmica para telhado que atende aos requisitos é a 3TC. Capaz de oferecer um excelente desempenho térmico e ser de fácil aplicação, ela não é como as aluminizadas comuns. De face dupla e sem a necessidade de um espaço de ar, oferece o isolamento térmico necessário para obter o máximo conforto. Assim, é uma escolha interessante para todo tipo de telhado.

Tanta versatilidade também a torna uma opção indicada para qualquer tipo de imóvel. É possível, inclusive, realizar um estudo de viabilidade para verificar a possibilidade de produção com dimensões personalizadas.

Qual a metragem da manta térmica para telhado?

A metragem da manta térmica para telhado pode variar dependendo do tamanho e da área do telhado que deseja cobrir. Geralmente, vende-se as mantas térmicas para telhado em rolos com diferentes larguras e comprimentos. Para determinar a quantidade de manta térmica necessária, deve-se medir a área total do telhado que pretende cobrir.

A fórmula básica para calcular a quantidade necessária de manta térmica é: Área do Telhado = Largura do Telhado x Comprimento do Telhado

Com base na área total do telhado, é possível escolher um rolo de manta térmica adequado para essa área. 

As especificações exatas podem variar entre diferentes fabricantes e tipos de mantas térmicas. Assim, deve-se buscar informações com o fabricante e orientação profissional.

Vantagens de contar com uma manta térmica para telhado

Recorrer a uma manta térmica para telhado traz muitos benefícios. Esse produto, como visto, oferece características especiais a partir da sua fabricação e aplicação nos diversos tipos de telhado.

Para se convencer de que essa é a melhor escolha para o imóvel, veja por que vale a pena fazer esse investimento.

Deixa os espaços com temperaturas adequadas

Sentir muito calor ou frio faz com que o corpo não funcione da maneira adequada, o que torna a experiência de estar no ambiente desagradável. Com a manta térmica, resolvem-se esses problemas, proporcionando um conforto térmico às pessoas ali presentes.

Em uma casa, significa ter um lar mais arejado no verão ou que não perde tanto calor no inverno. Em um ambiente de trabalho, as condições ergonômicas e de salubridade melhoram significativamente. Tudo isso leva a uma melhor experiência, mais produtividade e satisfação com o espaço.

Aumenta a eficiência energética

Quando o ambiente sofre com a transmissão de calor, é comum que ele experimente um aumento considerável no gasto energético. Uma casa sem o devido isolamento, no verão, exige mais do ar-condicionado. No inverno, pode ter um uso ampliado do aquecedor ou do chuveiro elétrico, por exemplo.

Com a aplicação da manta térmica para telhado, por outro lado, é possível aumentar a eficiência energética do local. Com uma temperatura adequada e relativamente constante, torna-se necessário usar menos os equipamentos para obter conforto. Isso pode provocar uma significativa diminuição do valor da conta de luz.

Evita a ocorrência de infiltrações e goteiras

Não é só o calor que encontra um bloqueio de passagem. Dessa forma, com a manta térmica para telhado, é possível evitar a ocorrência de infiltrações ou goteiras — principalmente, aquelas causadas pela chuva.

Um telhado cerâmico, por exemplo, sofre com a absorção da água. Portanto, sem a devida proteção abaixo das telhas, a água pode se infiltrar na laje ou mesmo na estrutura da casa.

Apresenta baixa necessidade de manutenção

Quando bem selecionada e aplicada, a manta funciona de maneira contínua, sem dar problemas ou dores de cabeça. Dessa maneira, trata-se de um item capaz de resistir a condições intensas, como altas temperaturas do verão brasileiro.

Além de reduzir gastos após instalação já que há redução das contas energia devido a diminuição do uso do ar-condicionado ou ventilador, o 3TC elimina a necessidade de manutenção do telhado. Afinal, na maior parte dos imóveis, o acesso ao telhado é difícil. Se fosse preciso fazer a manutenção constante, os demais benefícios seriam menos interessantes. Por outro lado, a aplicação fácil e o funcionamento descomplicado fazem com que você não tenha que se preocupar com a manta.

Garante máxima acessibilidade

Apesar de o material ter um funcionamento inteligente, ele é bem mais em conta do que pode parecer. Mesmo ao escolher uma tecnologia de ponta, é possível fazer uma contratação por um valor que cabe no bolso.

Os números se tornam especialmente interessantes quando é feita uma análise sobre o custo-benefício. A economia de energia, o aumento do conforto e a grande durabilidade fazem com que a manta térmica se transforme em um investimento com excelente potencial. Para completar, contar com essa proteção é um dos fatores que contribuem para a valorização do imóvel.

Amplia a sustentabilidade

A aplicação de uma manta térmica para telhado exige, em primeiro lugar, materiais que podem ser reciclados. Boa parte do produto não se descarta após o uso prolongado, o que evita a geração de uma grande quantidade de resíduos.

A garantia de sustentabilidade, entretanto, existe por causa da economia que essa instalação é capaz de causar. Ao regular a temperatura em níveis agradáveis, é preciso usar menos energia elétrica dos climatizadores. Isso gera, afinal, um resultado bem mais interessante, e que torna o imóvel amigo da natureza em todos os sentidos.

Ajuda a aumentar a segurança

Por fim, recorrer à instalação da manta é um jeito de garantir segurança para o imóvel. Primeiramente, esse é um elemento que ajuda a evitar a entrada de itens estranhos, como sujeiras e insetos. Trata-se também de um item à prova de roedores. Ainda sobre os organismos vivos, o produto não acumula bactérias e fungos, o que é ótimo para os alérgicos.

Outro ponto importante é que a manta não propaga fogo. Qualquer princípio de incêndio não tem continuidade até o telhado, o que ajuda a garantir uma atuação rápida e eficaz da segurança.

A manta térmica para telhado é uma solução versátil e repleta de qualidades. Ao fazer a sua escolha considerando as necessidades particulares do projeto, é o investimento certo para garantir conforto e bem-estar dentro de qualquer ambiente.

Conheça a 3TC

Um ambiente perde e ganha calor de três formas: pela condução, convecção e radiação.

A condução ocorre por meio de materiais sólidos e líquidos, a convecção por vapores e gases. Já a radiação por meio de raios infravermelhos. Produtos tradicionais que não tem a face refletiva, lidam apenas com a condução, o que corresponde a menos de 10% da perda de calor (ou ganho de calor) do ambiente.

Os outros 90% não encontram nenhum tipo de barreira, fazendo com que o ambiente fique muito quente quando há muita incidência de sol ou muito frio nos meses de inverno.

Já o 3TC Isolamento é uma solução completa de isolamento térmico que inova por lidar com as três (3) formas de transferência (T) de calor (C). Seu núcleo de EPS elimina a condução térmica enquanto as lâminas reflexivas barram 97% dos raios infravermelhos. O 3TC é uma cobertura flexível, resistente à umidade e contínua que veda o ambiente e impede a entrada de vapores, o que dificulta a transmissão de calor por convecção. 

Ou seja, o ambiente fica confortável durante todo o ano não importa qual seja o clima. Esse desempenho faz com que o produto seja o mais usado na construção civil quando se deseja reduzir o valor contas de energia. 

Economia de energia com a manta térmica 3TC

De fato, a instalação do 3TC garante economia de energia, já que haverá menor necessidade do uso do ar-condicionado e de aquecedores elétricos. Também é a solução mais recomendada na construção de supermercados e galpões utilizados para guardar alimentos frescos e criar animais. Em locais que possuem aparelhos de climatização, a estimativa de redução de consumo energético pode chegar a 30%.

O produto pode ter sua instalação em construções já finalizadas e não requer nenhuma estrutura extra, ou seja, o produto não impacta no valor final da obra.

Por fim, gostou de saber como funciona a manta térmica para telhado? Entre em contato conosco da 3TC, tire as suas dúvidas e faça já o seu orçamento!

 

52 Comentários

  1. Excelente conteúdo.
    Tenho uma reforma de uma casa com telhas fibrocimento. Penso em colocar a manta térmica sob o madeiramento para evitar a remoção do telhado.
    A ideia é instalar a manta e fazer rebaixamento com drywall.
    Qual manta seria a vossa recomendação?

    1. Olá! Obrigada pela sua pergunta!
      Recomendamos a manta térmica 3TC, que possui ótima eficiência. É um material que controla as 3 formas de transmissão de calor (a condução, convecção e radiação), além disso a mata térmica 3TC é muito fácil de ser instalada e super indicada para aplicação em telhados.

      Para solicitar um orçamento você pode entrar em contato pelo site ou WhatsApp, estou deixando esses dois links aqui!

      Orçamento: https://www.3tc.com.br/orcamento/

      Whatsapp: +55 31 98649-7523
      https://api.whatsapp.com/send?phone=5531986497523&text=

      Aqui nesse link temos mais informações sobre a instalação do 3TC em telhados
      https://www.3tc.com.br/segmentos/telhados/

  2. Como instala a manta sob Eternit? Telhado está pronto e substituírei as telhas. A manta ficaria sob a telha em contato com a Eternit? Como é presa a manta? O madeiramento está pronto?

    1. Olá Komatsu!

      A manta térmica 3TC pode ficar tanto acima da estrutura em contato com a telha, quanto abaixo da estrutura. Separei alguns materiais da 3TC para você conferir como a instalação pode ser feita.
      Temos esse vídeo no youtube que mostra a instalação da manta térmica, onde 3TC foi instalado entre a estrutura do telhado e as telhas: https://youtu.be/A42ka-X7nV8
      Aqui nesse link temos diversas informações sobre a instalação do 3TC em telhados, nessa página você tem acesso, também, aos nossos manuais de instalação: https://www.3tc.com.br/segmentos/telhados/
      Se precisar de mais alguma informação técnica, você pode entrar em contato com a nossa equipe pelo link: https://www.3tc.com.br/fale-conosco/

      Para orçamento você pode fazer a solicitação pelo link: https://www.3tc.com.br/orcamento/
      Ou entrar em contato pelo nosso whastapp: 31 98649-7523

  3. eu estou com um galpão de quatrocentos e oitenta e tres metro de zinco e o cliente quer reter o calor deste galpão esta manta retem o calor do sol e deixa este ambiente frequinho

    1. Olá Kleber, O 3TC é o único isolamento térmico que controla as 3 formas de transferência de calor (a condução, a convecção e a radiação). Não existe nenhum outro material no mercado que faça o controle interno da temperatura de maneira tão eficiente como o 3TC Isolamento. Uma das vantagens da manta térmica 3TC é o seu revestimento: um polímero altamente refletivo, que reflete até 97% da radiação solar.

      Temos alguns estudos de caso, que podem mostrar na prática a eficiência do 3TC.
      Você pode conferir um desses estudos no link: https://www.3tc.com.br/blog/case-instalacao-isolamento-termico-galpao/

      Se você quiser mais informações sobre o 3TC, entre em contato com a gente https://www.3tc.com.br/fale-conosco/
      Se quiser solicitar um orçamento, pode fazê-lo pelo link: https://www.3tc.com.br/orcamento/
      ou pelo whastapp: (31) 98649-7523

  4. Posso colocar a manta de aluminio de 2 fáceis em cima das ripas,e depois recolocar as telhas francesas, resolve o aquecimento solar,pois não tem lages e nem forro

  5. Pode ser feita a emenda de 2 tipos de mantas diferentes na mesma cobertura, sendo com alumínio e sem?
    Caso seja possível essa mescla, teríamos problemas de aderência na aplicação da proteção mecânica?

  6. Boa tarde 🌹. Bastante explicativo, minha necessidade é imediata mas será executado sem destelhar, local tremendamente quente. Minha dúvida; como unir as partes, se a fita terá a mesma durabilidade de sustentação não estando apoiada nós caibro(❓) . Estou procurando dentro do que existe uma manta com 5mm dupla Face para uma área de 100m2, com preço e facilidade de pagamento razoável. Desde Já agradeço sua atenção.

    1. Oi Virginia, tudo bem? Muito obrigado pela pergunta! =)
      Vou te mandar um email ai agora sobre a aplicação do 3TC Isolamento em estruturas como a sua. Vou incluir um vídeo, algumas fotos e também nosso manual de instalação para que você visualizar a aplicação e conferir o passo a passo. É bem simples o processo! Qualquer dúvida você fala comigo, ok? Obrigado!

  7. Bom dia meu telhado e de telhas antigas tipo francesas e que nunca deram goteiras,por tal motivo gostaria de instalar a manta termica sobre o forro que é de madeir
    Aa não quero destelhar.será que funciona senão qual seria a melhor solucao.precisarei de 70 me. Gostaria de um orçamento. Grata Angela Almeida Rio de Janeiro.

    1. Angela, obrigado pela sua pergunta. No caso de não poder destelhar, o ideal seria retirar o forro, instalar o 3TC, e voltar com um forro. Para enviar um orçamento, nossa equipe comerical vai entrar em contato com você.

      obrigado!

  8. Gostaria de colocar um forro de PVC sob um forro de madeira que já está instalado. É possível colocar a manta entre os dois e obter um bom resultado?

    1. Olá Janne, com certeza! O 3TC pode ser instalado logo acima do forro de PVC, utilizando a própria estrutura presente no local. Vamos te mandar um email com umas informações específicas sobre esse tipo de aplicação!

    1. Olá Laiton, tudo bem? Então, o 3TC tem a durabilidade como um diferencial, com relação as outras alternativas do mercado. O 3TC, se não for alterado ou danificado de nenhuma maneira, pode ser utilizado por vários e vários anos, inclusive sendo desinstalado e utilizado em um novo local que a eficiência térmica vai ser exatamente a mesma. A manta, se não estiver danificada, não precisa ser trocada e não é preciso fazer reparos nem nenhum tipo de manutenção no isolamento térmico 3TC.

  9. Bom dia tenho um cobertura de 97 metrô quadrado vcs me fornecer o material para mim forrar meu teto para aminizae o valor meu tel e21_99273_5623
    3

  10. Boa tarde,
    Gostaria de saber se posso colocar a manta térmica entre um forro de madeira, previamente instalado e um de pvc, ou fazendo isso abafa o ambiente?

    1. Patrícia, o que faz o ambiente ficar abafado é não ter a manta térmica, pois desta forma esquenta ainda mais o ambiente. Com a manta térmica 3TC com certeza ficará mais fresco e mais agradável o mesmo ambiente depois da instalação.

  11. Boa tarde. Tenho uma sacada com 32 metros quadrados coberta com policarbonato. Colocamos uma cordinha no teto mas ainda assim é muito quente pois bate sol o dia todo. Uma vizinha colocou forro de drywall com manta de lã de rocha e manta termica para ruído e temperatura respectivamente. Funcionou. Minhas duvidas: coloco a manta termica sobre a lã de rocha?? Posso deixar a cortina de teto??? Qual o valor é metragem para essa área de 32 metros quadrados?? Grata, Andréa

  12. Olá. Minha casa possui telhas de zinco. Eu gostaria de saber se vcs tem um produto que possa ser aplicado por cima das telhas. Eu preciso de um orçamento para 164m2.

    Grato

  13. Boa tarde..tenho uma cobertura em frente a casa com telhas de fibrocimento. ..qual a melhor manda térmica? a colocação tem que ser por baixo das telhas ou pode ser por baixo das vigas de madeira? desde ja agradeço

    1. Roseli, obrigado pela pergunta.A melhor manta térmica é a 3TC de 10mm, fácil de instalar e nu preço mais acessível. Ela pode ser colocada tanto abaixo das telhas como abaixo do ripamento, e o resultado térmico é o mesmo. caso queira um orçamento nos envie um email em orcamento@3tc.com.br com as informações que lhe enviamos ou pelo Wahtsaap 031986497573.

  14. Meu telhado é de Eternit, certamente dirão para colocar a manta sob as telhas?
    Para tanto pode me passar por favor no email quanto me custaria uma metragem de 8,5 m por 6 m?
    aguardo
    atenciosamente

    1. Janaine, Em cima do telhado não recomendamos pois além de diminuir a resistência mecânica do material, pode incomodar prédios mais altos por conta do reflexo do sol. De toda forma funcionaria se bem fixado. De toda forma, recomendamos sempre a instalação por baixo do telhado.

  15. Bom dia. Meu telhado no 2° andar da casa é de telhas do tipo pvc , imitando formato cerâmico tradicional, e já tenho o teto forrado em gesso. Para não precisar retirar este último para colocar sob o telhado , eu poderia estar usando a manta térmica sobre estas telhas? Aguardo contato também por email.
    Obrigada

    1. Alessandra, obrigado pelo seu comentário! Infelizmente não recomendamos colocar o 3TC Acima das telhas. A melhor opção no seu caso é contratar um telhadeiro com experiência, e ele vai conseguir retirar o seu telhado, instalar o 3TC e voltar com o telhado sem problemas. Esta forma de instalação é mais custosa, mas vai lhe garantir conforto térmico e ajudar no controle da umidade que afeta o forro de gesso a longo prazo.

  16. Parabéns pelo texto.
    Claro,de fácil entendimento e com ampla abordagem.
    Tenho uma cada grande de com telhado de madeira , com vigas amostra como era comum a alguns anos aqui no Sul.
    Como tenho muita madeira de qualidade (louro gaucho e cabriuva) quero preserva-la com manta, material que não era muito comum na época da construção.
    Moro em Novo Hamburgo , no RS.
    Como posso encontrar a mão de obra qualificada para este serviço?
    Tenho razoável noção de construção civil e a maioria dos prestadores de serviço autônomos, deixam muito a desejar em qualidade, capacidade e profissionalismo.
    Podem me indicar algum caminho?
    Grato

    1. Olá! obrigado pelo seu comentário. A 3TC entrega no Brasil todo e oferece suporte à distância. A instalação do 3TC é bem fácil, e qualquer profissional que instale forros, ou até mesmo pedreiros e telhadeiros, conseguem trabalhar com a manta. Nos nossos vídeos mostramos como instala, e podemos lhe enviar um orçamento. Para isso, só nos informar seus dados em https://www.3tc.com.br/orcamento

  17. A finalidade principal que pretendo utilizar a manta térmica, no meu caso, seria para retenção de goteiras, oriundas de uma cobertura com telhas de cimento, material este conforme informações deste site tem como principal objetivo reter a água, mas no meu caso, não tive sorte. Dentro desta finalidade, qual seria a manta com a melhor performance?

    1. João, para retenção de goteiras, é recomendado materiais impermeabilizantes, que não tem função de isolamento térmico como o 3TC tem. Vai depender do tipo de telhado e do acesso a ele também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *