Manta térmica para telhado: guia completo para escolher a melhor

You are currently viewing Manta térmica para telhado: guia completo para escolher a melhor
Manta Termica 3TC Instalando

A busca pelo conforto térmico é uma constante para todos no Brasil, no calor do verão ou no frio do inverno. Garantir que o seu espaço tenha as temperaturas certas ajuda a diminuir os incômodos com o frio e calor. Mas, para isso, é preciso recorrer às soluções mais adequadas e com melhor custo-benefício. Em geral, as construções tradicionais não contam com nenhum elemento para obter o isolamento, principalmente telhados de cerâmica, telhas brasilit, telhas galvalume, galpões e barracões de estrutura metálica. Então, uma das possibilidades mais eficazes e baratas é investir na manta térmica para telhado.

Feita de maneira especial, ela é voltada para garantir a total proteção contra a perda ou absorção de calor. No entanto, há muitos modelos e estilos no mercado, o que pode gerar dúvidas na hora de escolher.

Para que não restem questionamentos, acompanhe os próximos tópicos. Você vai entender melhor o que é uma manta térmica, como utilizá-la e algumas dicas para selecionar a mais indicada para telhados. Boa leitura!

1. O que é a manta térmica

A manta térmica é um produto com características especiais voltadas para o controle da temperatura de um local. Ela pode ser usada em ambientes residenciais, áreas comerciais ou industriais.

Antes de escolher o melhor modelo para comprar, o ideal é reconhecer as características específicas desse produto. A seguir, confira quais são as informações importantes sobre a manta térmica.

1.1 Como a manta térmica é feita?

A manta térmica é produzida em rolos, como se fosse de um tecido. A diferença é que ela é feita de maneira especial e tem o propósito de ajudar a dissipar o calor e a isolar o ambiente da perda ou do ganho de temperatura.

Um isolante térmico tradicional normalmente é feito de materiais como lã de vidro, rocha, poliuretano ou isopor, e exige um espaço de ar que pode gerar custos e dificuldades de instalação. Uma manta térmica comum, no entanto, conta com revestimento aluminizado e protege o local da radiação, além de garantir uma aplicação fácil. A manta térmica 3TC protege o ambiente das três formas de transferência de calor, sendo assim uma solução mais completa.

Nesse tipo de produto, as faces exteriores são refletivas. Esta característica ajuda a evitar o ganho de temperatura e a perda de calor no frio, mantendo o ambiente com um clima agradável.

1.2 Para que esse isolante térmico serve?

Como explicamos, a manta térmica tem a função de diminuir a troca de calor entre um ambiente interno com o seu ambiente externo. Isso significa que, após a sua aplicação, é difícil sofrer com o calor ou com o frio no local protegido.

Tal situação acontece porque, em primeiro lugar, a manta auxilia a resguardar o espaço da radiação solar. Os raios são refletidos em vez de serem absorvidos, o que evita a elevação da temperatura.

Além do mais, a camada interna é feita com um excelente isolante térmico. Então, o calor é impedido de passar, mesmo quando é gerado por condução ou convecção. Se não consegue entrar na estrutura, ele também não sai. Na prática, isso significa que o interior da casa fica confortável até quando o ambiente externo estiver mais frio — afinal, ela não perde calor para o lado de fora da casa.

Apesar de não ser a sua função principal, a manta térmica também pode ajudar a isolar ruídos, melhorar a durabilidade do telhado e a proteção do imóvel, em geral.

1.3. Além do telhado, onde a manta pode ser utilizada?

O uso da manta térmica é quase obrigatório em telhados de telhas metálicas ou de fibrocimento, uma vez que esse material aborve muito calor, deixando os ambientes muito quentes nos dias mais quentes do ano.

Além disso, esses materiais deixam o ambiente muito frio durante o inverno, o que além de deixar os moradores desconfortáveis eleva os gastos com aquecedores elétricos.

O material também deve ser utilizado em construções de telha de barro se os ambientes tiverem grande incidência de raios solares ou em cidades muito secas e quentes. Como você sabe, ambientes assim demandam muito ar-condicionado, elevando as contas de energia elétrica.

Nesse cenário, a manta térmica diminui a necessidade do uso de aparelhos elétricos reduzindo os gastos e gerando uma economia bastante significativa.

A manta térmica também pode ser utilizada em supermercados, galpões, fábricas, lojas, escolas e igrejas. Seu uso também é indicado no isolamento de veículos como vãs, caminhonetes e caminhões baús que assim poderão transportar produtos perecíveis por mais tempo.

Containers convertidos em residência também podem oferecer maior conforto aos habitantes ao se utiliza a manta. De fato, esse módulos são muito quentes e é preciso ligar o ar-condicionado, praticamente, o dia inteiro para suportar o calor.

Na agroindústria, a manta térmica pode ser utilizada na construção de silos para sementes e de galpões utilizados na criação de aves. Isso facilita o controle da temperatura ambiente, o que é fundamental para que os animais cresçam e desenvolvam todo o seu potencial. Nesses espaços, portanto, esse investimento se traduz no aumento da produtividade e na melhoria do bando.

1.4. Dá para utilizar a manta térmica em motorhome?

É fundamental que um motorhome tenha um bom isolante térmico. Mesmo que o veículo rode somente pelo Brasil, país que tem um clima amigável durante a maior parte do ano, o fato é que a temperatura pode cair muito durante a noite nos meses mais secos.

Ninguém quer acordar no meio da noite e ter que ligar o aquecedor elétrico para não congelar, não é mesmo?

Além disso, o país tem cidade muito quentes, que atingem facilmente mais de 35º em alguns períodos do dia. Nessas condições, não dá para ficar dentro do veículo, que é basicamente um caixa de metal, sem ligar o ar-condicionado. Como esse aparelho consome muita gasolina o preço da viagem poderá sair alto demais, afinal o preço do combustível está bastante salgado.

A variação de temperatura também pode ter um grande impacto sobre a saúde de quem vive em um veículo motorizado. De fato, algumas cidades do país têm grande amplitude térmica, com termômetros marcando quase 40º durante o dia e 11º durante a noite.

O ideal, no entanto, é manter a temperatura constante no interior do veículo. Ou seja, não importa o clima, quem quer viver com conforto em um motorhome precisa ter um bom isolamento térmico.

O 3TC é um dos produtos mais utilizados na construção e na reforma de motorhome. O material que une folhas de alumínio a um recheio de EPS é bem mais prático e rápido de instalar que os materiais tradicionais.

Além disso, o material é leve, o que elimina a necessidade de ter quer reforçar a estrutura do motorhome. E como é bastante resistente e durável não será preciso reformar o veículo para a instalação de climatizadores, aparelhos de ar-condicionado ou outros isolantes térmicos.

2. Como utilizar a manta térmica no telhado

Para garantir a proteção adequada, a manta térmica para telhado precisa ser instalada corretamente. O processo exige que os passos sejam executados de acordo com a fase da construção e com o tipo do telhado. Assim, é possível deixar a construção preparada.

2.1 Quais são os tipos de telhados?

Antes mesmo de pensar em escolher a manta térmica para telhado, é preciso conhecer quais são os tipos de coberturas existentes. Desse jeito, é possível reconhecer qual solução se encaixa melhor em cada proposta. Na sequência, descubra quais são os principais modelos disponíveis.

2.1.1 Cerâmico

modelo feito com telhas cerâmicas é provavelmente o mais famoso e utilizado. O material de cobertura surge em cores diversas, mas a terracota é a mais comum. Apesar da baixa porosidade, a cerâmica ainda absorve parte da água, o que exige um cuidado especial em certos ambientes.

As telhas surgem em vários formatos, como as românicas, germânicas e embutidas. Em geral, não aguentam o peso de alguém que caminha sobre elas, demonstrando o cuidado exigido na manutenção.

2.1.2 Metálico

O telhado metálico pode ser feito com telhas de zinco, galvalume, entre outros materiais menos utilizados. Ele oferece bastante praticidade na instalação do isolamento térmico, mas não é tão efetivo no controle contra a temperatura. Por se tratar de um excelente condutor de calor, exige um tratamento especial.

Por causa das suas características, é empregado em indústrias e ambientes comerciais, como galpões. Também é bem aplicado em terraços e coberturas como uma solução de baixo custo.

2.1.3 Madeira

De aspecto rústico, o telhado de madeira oferece uma estrutura de fácil acesso. Normalmente, é composto por placas posicionadas sobre as diversas ripas, feitas com o mesmo material.

A madeira é utilizada em imóveis com uma proposta rústica e é menos comum em espaços comerciais e industriais.

2.1.4 Vidro

Embora seja menos recorrente, o telhado de vidro aparece em algumas residências. As telhas são feitas com um vidro especial e reforçado, que normalmente permite a passagem de radiação. No entanto, a troca de calor não ocorre, o que leva ao aumento da temperatura do ambiente, como em uma estufa. Neste tipo de telhado o foco é o acabamento, e não é recomendado instalação de manta térmica.

Por causa de suas características, é uma escolha mais indicada para certos pontos da casa, como em claraboias ou áreas em que o sol não bate. Também é adotado em jardins de inverno e pergolados.

2.1.5 Cimento

Novidade no mercado, o telhado de cimento oferece ótimo custo-benefício. É semelhante ao de cerâmica, com a diferença de que não absorve a água da chuva. A versão de fibrocimento é interessante por ser leve, resistente e muito funcional. Quando bem aplicado, é uma alternativa que atende às principais expectativas.

Além do material utilizado, os tipos de telhado variam de formato — especialmente em relação ao escoamento.