Modelos de telhados: escolha o melhor para sua obra!

Modelos de telhados: escolha o melhor para sua obra!
calendar_month22/08/2022 view_list

Se tem uma parte importante na hora de construir sua casa é o telhado. Muitas vezes, nem nos damos conta de como é o telhado de onde moramos, onde trabalhamos, mas o telhado é peça chave para que a obra em si tenha qualidade – sendo assim, você conhece todos os modelos de telhados?

Por estar em contato direto com o externo, ele precisa ser muito bem pensado, planejado e executado. Além disso, é importante pensar em que local esse telhado vai ser instalado, qual a utilidade do local. Um galpão? Uma casa? Um escritório? Cada um desses locais tem necessidades diferentes, não é mesmo?

Sem falar na estética, se tem outro fator importante na hora de escolher um telhado, é sua estética. Neste conteúdo, vamos explicar quais os tipos de telhados e qual a função e diferencial de cada um. 

Modelos de telhados: confira os principais

Antes de entrarmos no assunto sobre os visuais de cada tipo de telhado, é importante falar sobre de qual material ele é feito. 

Os telhados de cerâmica, por exemplo, são feitos com barro. 

Eles necessitam de uma inclinação ideal, e essa inclinação é formada a partir da fabricação da telha, por isso, é muito importante na hora de construir escolher a inclinação ideal. Outra facilidade da telha em cerâmica é a mão de obra para execução, como ela é bem antiga no Brasil, os trabalhadores das obras têm facilidade e expertise na hora de instalar. 

Outro material buscado para o telhado hoje em dia é o policarbonato e sua principal vantagem é a iluminação, sendo ideal para uma garagem, por exemplo. O que oferece esse diferencial também é o telhado de vidro. 

As telhas de alumínio também são utilizadas em algumas construções, tem a instalação prática.

Confira, agora, alguns formatos e modelos de telhados.

Telhado em 1, 2, 3 águas 

Telhado de uma água conta com apenas um lado de escoamento, ele é o telhado mais simples, ideal para casas menores, edículas e quintais. Ele é mais fácil de instalar e mais rápido. 

O telhado de duas águas o modelo de duas águas possui como característica principal as duas faces de escoamento. Ele é mais utilizado em obras arquitetônicas mais tradicionais. 

E o telhado de três águas, assim como o de um e de dois, possui três lados de escoamento que facilitam uma saída mais rápida da água. 

Com um formato triangular, ele é indicado para casas grandes e é utilizado normalmente na parte de frente. 

Em L 

Podendo ser feito com várias maneiras de escoamento como um, dois, três águas, sobreposto ou embutido, o maior diferencial desse modelo de telhado é seu formato em L. 

Pode-se utilizar em casas pequenas ou grandes, mas indica-se para quem quer aproveitar melhor os muros e os espaços do terreno. Como por exemplo, quer ter uma casa bonita com uma piscina ao lado. 

Sobreposto 

Para um visual moderno e charmoso, o telhado sobreposto é uma ótima opção. E ele nada mais é que um telhado sobre telhado, criando formas, formatos, designs únicos e charmosos para sua casa. 

Ele tem um custo alto e precisa de mão de obra especializada, porém, ele não exige uma quantidade ou tipos determinados de quedas de água por sua característica versátil.

Borboleta 

O telhado borboleta e também conhecido como invertido é ideal para regiões mais secas, pois sua inclinação é ao contrário, liberando o escoamento através de um cano central. O seu visual é ousado e diferente, perfeito para uma casa mais moderna. 

Verde 

O telhado verde é muito interessante também, ainda mais se sua janela dá de frente para o telhado, apreciar uma área verde pode ser muito mais incrível. 

O famoso telhado verde (ou cobertura vegetal), um elemento que ganha cada vez mais popularidade na arquitetura. 

O telhado verde conta com diversas vantagens. 

Ele ajuda na melhoria da qualidade do ar, do sistema de drenagem, contribui para o isolamento térmico e acústico e, além de tudo isso, torna o ambiente ainda mais bonito e charmoso. Se quiser saber sobre sua relação com a sustentabilidade é só acessar esse conteúdo.

Plano 

O telhado plano vem sendo cada vez mais desejado em condomínios de luxo. Por que ele dá foco na arquitetura da casa e deixa o telhado como muitas vezes um coadjuvante, sem a necessidade de ser visto. 

Para que não haja problemas futuramente ele é necessário ser instalado com várias camadas de materiais isolantes que protegem contra umidade, frio e vapor, bem como um sistema de drenagem. 

Arqueado 

A forma de escoamento da água pode ser comparada ao modelo de telhado de uma água, ou uma queda. O seu formato muito inclinado acaba sendo a atração principal da arquitetura da casa. É uma opção muito irreverente. 

De vidro

Chegou em um dos modelos mais bonitos, o telhado de vidro. Sua principal função é promover a iluminação natural, com ele você pode apreciar o sol, a lua, a chuva ou o sol de forma coberta e protegida. 

Apesar de requerer uma manutenção maior, o modelo é perfeito para varandas. 

Diferença entre os modelos de telhados aparente e embutido 

Tradicionalmente no Brasil as casas tinham como padrão telhado aparente com telhas de cerâmica ou concreto. Normalmente, o telhado aparente precisa de madeiras, ripas, tipos de apoios para segurar o telhado com a laje. 

Para tentar trazer economia, praticidade e oferecer uma estética diferenciada a arquitetura começou a praticar o uso do telhado embutido, que é um telhado que você não vê as telhas. 

Assim, para escolher o modelo ideal para sua obra, o mais indicado é solicitar ajuda de um especialista, pois tem  casos que o telhado aparente é uma necessidade e tem casos que usar o telhado embutido é uma ótima opção. 

Conte com o Isolamento da 3TC! 

Por fim, para todos os tipos de telhados, você pode contar com a tecnologia da 3TC. Este isolamento oferece muitas vantagens para sua obra como: 

  • Aplicação em reformas ou novos sistemas construtivos. 
  • Excelente durabilidade. 
  • Redução do consumo de energia com aparelhos de climatização. 
  • Redução de custos operacionais. 
  • Reduz a geração de resíduos. 
  • Dispensa a necessidade da instalação de uma estrutura extra ao local de aplicação. 
  • Leve, flexível e maleável. 
  • Eficiência energética e maior sustentabilidade. 
  • Segurança – Classificado pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) como material não propagante de chamas (classe II-A-d0).

Conheça mais sobre a 3TC!

Quer conhecer melhor sobre a tecnologia 3TC e como ela pode beneficiar sua casa, escritório ou galpão? 

Acesse nossos conteúdos e fique informado sobre as tendências. 

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *