O que é baú isotérmico e como funciona a refrigeração?

O que é baú isotérmico e como funciona a refrigeração?
calendar_month10/11/2022 view_list

Os produtos fazem parte do grupo de importantes investimentos realizados pelos negócios. Por isso, precisam de um cuidado e tratamento especial enquanto são transportados para os pontos logísticos e clientes. Somente assim, é possível manter a integridade e a qualidade dos itens. Para atingir esse nível de proteção, muitas empresas optam pelo transporte em um baú isotérmico.

Neste artigo, explicaremos melhor sobre esse tipo de baú. Além disso, mostraremos também como funciona, as razões para utilizá-lo e os benefícios adquiridos. Acompanhe os próximos tópicos!

O que é baú isotérmico?

Simplificando a explicação, o baú isotérmico é um modelo de carroceria projetado para transportar produtos (ou mercadorias) que precisam de um determinado nível de temperatura (em média, entre 0 e 10 graus negativos). Dessa forma, os itens não perdem a integridade, volume e qualidade. 

Para manter a temperatura, os baús isotérmicos são construídos por meio da aplicação de placas com materiais isolantes, como: poliestireno expandido (EPS), poliuretano etc. Além disso, pode-se utilizar chapas de fibra de vidro ou alumínio liso polido.

Quando o piso desse tipo de carroceira é no modelo “sanduíche”, a composição da estrutura, no geral, é feita com camadas de fibra de vidro, compensado naval, colmeia de caibros recheadas com poliuretano, laminação em fibra de vidro, um revestimento superior de piso de alumínio canaletado ou em “gel coat”.

Com a ajuda de avançados sistemas tecnológicos, existem baús que permitem o gerenciamento dos níveis de temperatura pelo motorista dentro da cabine do caminhão. Assim, para entender qual é o melhor modelo de baú isotérmico, é preciso avaliar as necessidades de transporte e as especificações de temperatura dos produtos.

Como funciona a refrigeração do baú isotérmico? 

Na prática, o baú isotérmico conta tanto com as placas que o revestem quanto com o sistema eletrônico implantado, para a conservação da temperatura interna. Sendo assim, os produtos transportados não sofrem danos no decorrer da quilometragem. 

Como dito no tópico anterior, esse tipo de carroceria precisa ser projetado com materiais isolantes específicos. Essas matérias-primas são leves – e devem ser assim. Desse modo, além do resfriamento adequado, o caminhão ganha mobilidade e leveza – atributos indispensáveis para um melhor rendimento na condução do motorista.

Já para o negócio, o baú isotérmico é prático e gera um bom custo-benefício. Isso acontece por que essa carroceira pode ser utilizada também para transportar produtos em temperatura ambiente. O resultado são caminhões versáteis e funcionais.

Para que utilizar o baú isotérmico?

Dentre os tipos de produtos que podem ser transportados em um baú isotérmico, podemos destacar:

  • Medicamentos; 
  • Pães e bolos;
  • Carnes e peixes; 
  • Frutas e flores; 
  • Entre outros.

Vale relembrar que esses itens podem ser armazenados em temperatura entre 0 e 10 graus negativos. Para os produtos (como os congelados) que precisam de graus mais baixos (entre 15 e 20 graus negativos), se recomenda o uso do baú frigorifico. Assim como no caso do isotérmico, o baú frigorífico também pode ser usado para transportar mercadorias em temperatura ambiente.

Outras vantagens do baú isotérmico

Ao contar com o baú isotérmico, a empresa obtêm inúmeros benefícios, além do principal: manter a conservação dos produtos. A seguir, apontamos as principais vantagens. 

Baixa probabilidade de contaminação

Os baús isotérmicos reduzem ou eliminam o risco de contaminação dos itens a serem transportados. Em especial, os alimentícios. Afinal, devido à baixa temperatura interna, muitos micro-organismos e bactérias, que proliferam em graus mais elevados, não sobrevivem. 

Em vista disso, os alimentos não sofrem, por exemplo, com bolor, mau cheiro e azedamentos. Quando os clientes percebem que os itens não perderam a qualidade, entendem que a empresa se preocupa com a saúde deles. O resultado é a fidelização dos consumidores. 

Praticidade nas entregas

Felizmente, não é necessária uma grande estrutura para que o baú isotérmico seja instalado. Na verdade, pode-se implantar o baú em qualquer tipo de chassi ou carroceria. Uma vez que, os materiais isolantes utilizados, se adequam ao formato de diversos modelos de caminhões, com diferentes necessidades de resfriamento. 

Sendo assim, a empresa não precisa trocar toda a frota para usufruir da praticidade do baú isotérmico. Essa possibilidade reduz o gasto orçamentário interno e ajuda o negócio a usar os recursos com inteligência. Afinal, o dinheiro que seria investido em novos caminhões, será canalizado para outros setores e projetos mais estratégicos. 

Conheça o Isolamento 3TC

No mercado, não existe sistema de isolamento térmico mais eficiente do que o 3TC. Isso porque essa é uma solução completa que lida com três tipos de calor: condução (vinda de fluidos e materiais), radiação (originada nos raios ultravioletas) e convecção (por meio de vapores, fluidos, gases e infiltração de ar).

Para atingir essa eficiência, o isolante térmico 3TC utiliza o poliestireno expandido (EPS). Essa tecnologia conta com duas lâminas de polímero refletivo que impede a transmissão de 97% dos raios infravermelhos. Dessa forma, os produtos armazenados no baú isotérmico ficam em segurança e não perdem a qualidade.

Dentre os principais benefícios do isolamento 3TC, destacamos:

  • Tecnologia patenteada;
  • Leveza;
  • Fácil instalação;
  • Eficiência energética;
  • Resistência a umidade e mofo;
  • Não propaga chamas;
  • É reciclável e sustentável;
  • Não tóxico.

Sem dúvidas, as mercadorias da empresa precisam do isolamento térmico 3TC. Dessa forma, não haverá prejuízos financeiros e na imagem do negócio. Pelo contrário, os lucros ficarão maiores ao passo que os clientes satisfeitos indicam a marca para novos consumidores.

O que achou do nosso artigo? Entendeu o que é o baú isotérmico? Quer continuar bem informado e ter acesso a conteúdos relevantes? Então, acesse o blog da 3TC e confira os artigos publicados!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *