O que é ergonomia e a importância do isolamento térmico

O que é ergonomia e a importância do isolamento térmico

Você sabe o que é ergonomia e qual a importância de levá-la em consideração quando se tem uma empresa?

No Brasil o trabalhador cumpre em média uma carga horária de 8 horas por dia, totalizando 44 horas semanais. Ou seja, com esta carga horária, ter um trabalho que ofereça conforto e qualidade de vida é um diferencial para o funcionário, até para proporcionar para a empresa um rendimento melhor.

Portanto, ter uma empresa que pense na ergonomia do ambiente de trabalho, além de ser uma legislação, garante a execução do trabalho da melhor forma possível. 

O que é ergonomia?

Ergonomia é uma ciência que visa o entendimento da relação das pessoas com as máquinas, equipamentos e condições de trabalho. As normas foram criadas para que os colaboradores sejam submetidos a menos riscos no ambiente de trabalho e tenham conforto para executar suas atividades.

Existe uma norma que auxilia na regulamentação caracterizada como Norma Geral pela Portaria SIT nº 787, de 28 de novembro de 2018, a redação da NR-17 estabelece parâmetros para permitir a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores.

Em uma linguagem mais fácil de entender, se conhece a NR 17 como norma da ergonomia. Isso porque, essa regulamentação trata sobre a saúde ocupacional do colaborador. Pode-se aplicar a ergonomia, no entanto, em todo e qualquer local de trabalho. 

Os aspectos gerais da NR 17 são:

  • Levantamento e transporte individuais de carga/materiais;
  • Mobílias e equipamentos dos postos de trabalho; 
  • Condições ambientais de trabalho (iluminação, ruídos, etc);
  • Organização do trabalho;
  • Trabalho dos operadores de checkout;
  • Trabalho em teleatendimento/telemarketing.

Qual o objetivo e importância da ergonomia?

A ergonomia é um dos itens primordiais para que o trabalhador consiga produzir de maneira mais efetiva e com qualidade. Mas existem alguns objetivos mais específicos.

Valorização dos trabalhadores

Em uma empresa cujo a diretoria não pensa no bem-estar do funcionário, seu conforto, suas condições de trabalho, não tem como valor a valorização do trabalhador. 

Sabe-se que um funcionário valorizado produz mais, tem maior resultado e tem uma saúde melhor, diminuindo o risco de doenças. Por isso, a importância de ter um ambiente com a ergonomia em dia.

Evitar absenteísmo

O absenteísmo ou absentismo é um padrão habitual de ausências no processo de trabalho, dever ou obrigação, seja por falta ou atraso, falta de motivação ou devido a algum motivo interveniente. É usado também para designar a soma dos períodos de ausência de um funcionário de seu ambiente de trabalho.

Se o trabalhador tem conforto ao trabalhar, essas taxas são diminuídas frequentemente. 

Diminuição dos custos em saúde

Outro detalhe que tem como consequência um ambiente saudável é a diminuição de custos com a saúde do trabalhador. Garantir um ambiente de acordo com as normas de ergonomia evitam vários tipos de doenças tanto física, quanto mental. 

Tipos de ergonomia

Existem alguns tipos de ergonomia para levar em consideração:

Física 

A primeira regra estabelecida pela NR 17 aborda as condições individuais para o levantamento e transporte individual de carga. Para exemplificar essa questão, pense em uma empresa com um almoxarifado: certamente o departamento possui colaboradores que são responsáveis pelo transporte de cargas pela empresa. Ou até mesmo um colaborador responsável por manusear pacotes de materiais impressos como contratos, etc. 

É estabelecido que as empresas são responsáveis por averiguar e tratar das questões ergonômicas, compreender o profissional que executa essa atividade, e fornecer equipamentos de transporte para diminuir os impactos na saúde do colaborador. Essa regra possui uma preocupação especial com jovens de 14 a 18 anos, e mulheres.

  • 17.2.1.2 Transporte manual regular de cargas designa toda atividade realizada de maneira contínua ou que inclua, mesmo de forma descontínua, o transporte manual de cargas. 
  • 17.2.1.3 Trabalhador jovem designa todo trabalhador com idade inferior a dezoito anos e maior de quatorze anos. 
  • 17.2.2 Não deverá ser exigido nem admitido o transporte manual de cargas, por um trabalhador cujo peso seja suscetível de comprometer sua saúde ou sua segurança. 
  • 17.2.3 Todo trabalhador designado para o transporte manual regular de cargas, que não as leves, deve receber treinamento ou instruções satisfatórias quanto aos métodos de trabalho que deverá utilizar, com vistas a salvaguardar sua saúde e prevenir acidentes. 
  • 17.2.4 Com vistas a limitar ou facilitar o transporte manual de cargas deverão ser usados meios técnicos apropriados. 
  • 17.2.5 Quando mulheres e trabalhadores jovens forem designados para o transporte manual de cargas, o peso máximo destas cargas deverá ser nitidamente inferior àquele admitido para os homens, para não comprometer a sua saúde ou a sua segurança.

Organizacional

Já a organização do trabalho “deve ser adequada às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado”.

Dessa forma, para efetivação da NR 17, o trabalho precisa levar em consideração no mínimo:

  • As normas de produção; 
  • O modo operatório; 
  • A exigência de tempo; 
  • A determinação do conteúdo de tempo; 
  • O ritmo de trabalho; 
  • O conteúdo das tarefas. 
  • E ainda prevê que as empresas devem realizar análise ergonômica das atividades que exijam sobrecarga muscular do pescoço, ombro, dorso, membros superiores ou inferiores. 

Outro ponto necessário observar é que todo e qualquer sistema de avaliação de desempenho (KPI) deve considerar a repercussão da saúde dos trabalhadores, e que isso deve ter efeitos remuneratórios.

A seguir, confira outras regras desta resolução:

  • Pausas e horários para descanso;
  • Funções de digitação não devem exceder 8.000 toques por hora trabalhada;
  • Tempo efetivo de trabalho de entrada de dados não deve exceder 5 horas, e o restante da jornada de trabalho pode ser executado em outra função ou atividade, segundo a 468 da CLT;
  • Nas atividades de entrada de dados deve haver pausas de no mínimo 10 minutos para cada 50 minutos trabalhados e isso não reduz a jornada normal de trabalho;
  •  Quanto ao retorno do trabalho após afastamento superior a 15 dias, a empresa deve voltar a produção do colaborador em questão de maneira gradativa.

Cognitiva

A cognitiva é usada pelos funcionários mais em relação a fatores intelectuais como tomadas de decisão, interação entre pessoas e máquinas, estresse profissional e carga mental.

Assim, a ergonomia cognitiva está diretamente relacionada a processos mentais como memória e raciocínio.

Quando fatores como estresse e cansaço dos colaboradores estão controlados, o ambiente fica mais produtivo e saudável. O contrário também é verdadeiro, ou seja, quando a empresa não consegue controlar estes fatores, os conflitos internos tendem a ser mais recorrentes.

Para que o clima seja o melhor possível, é importante que a empresa estabeleça uma rotina de treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores.

A importância do isolamento térmico na ergonomia

Outro detalhe extremamente importante na hora de localizar o escritório ou local que vai alocar à empresa/escritório são alguns detalhes da construção. Na regulamentação 17 tem um tópico e fala sobre isso: 

  • 17.5.2. Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como: salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros, são recomendadas as seguintes condições de conforto: 

a) níveis de ruído de acordo com o estabelecido na NBR 10152, norma brasileira registrada no INMETRO; (117.023-6 / I2) 

b) índice de temperatura efetiva entre 20°C (vinte graus centígrados) e 23°C (vinte e três graus centígrados); (117.024-4 / I2) 

c) velocidade do ar não superior a 0,75m/s; (117.025-2 / I2) 

d) umidade relativa do ar não inferior a 40 (quarenta) por cento. (117.026-0 / I2)

Com um Isolamento térmico de qualidade você tem a capacidade de reduzir a entrada ou saída de calor de um determinado ambiente para outro. 

O calor espalha de três maneiras:

  • Convecção: o calor se move através de líquidos ou gases.
  • Condução: transferência de calor através de sólidos.
  • Radiação: o calor é transferido através de espaços abertos vazios por ondas magnéticas elétricas.

Assim, um bom isolante é um mau condutor, e ambientes mal isolados podem perder até 60% do calor ou frio através de paredes e telhados. Em locais mais frios, utiliza-se o isolamento para preservar o calor dentro do espaço, como em casas, escritórios e edifícios inteiros.

Já em locais com altas temperaturas, principalmente no verão, o isolamento térmico garante temperaturas mais amenas dentro dos ambientes.

Conheça a 3TC Isolamento e confira mais conteúdos do nosso blog! 

Para garantir ainda mais controle da temperatura do ambiente, é importante investir em um isolamento térmico de qualidade. É o caso da manta térmica e dos painéis térmicos da 3TC.

O isolamento térmico ou a manta térmica tradicional geralmente lidam apenas com uma das formas de transferência de calor, na maioria dos casos a condução, o que responde por 10% da transferência de calor de um ambiente. Os outros 90% normalmente ficam sem nenhum tipo de barreira ou isolamento, causando o aumento de temperatura nos dias quentes e consequentemente gerando desconforto térmico. Além disso, podem causar a perda de temperatura em dias mais frios.

O 3TC Isolamento, por outro lado, é uma solução completa em isolamento térmico que inova por lidar com as três (3) formas de transferência (T) de calor ©. O 3TC tem como diferencial de mercado a eficiência e a versatilidade de sua tecnologia, podendo-se aplicar em diversos projetos de segmentos diferentes, desde a construção civil à indústria e ao agronegócio.

Além disso, a 3TC atua em diferentes segmentos, como:

Gostou da leitura? Quer saber melhor sobre como produzir mais na sua empresa e garantir uma ergonomia correta? Temos muitos conteúdos exclusivos. Leia mais em nosso blog!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *