isolamento é uma etapa importante na construção. Ele protege os ambientes e pode, até mesmo, aumentar o conforto das pessoas. Entre as soluções disponíveis, vale a pena conhecer o que é espuma expansiva.

O produto possui bom coeficiente de transferência de calor, não encolhe e resiste bem à pressão. Pode ser utilizada tanto em ambientes internos como nos externos, pois veda portas e janelas contra correntes de ar, chuva, vento e poeira.

Essa solução de isolamento oferece outras vantagens em construções urbanas e rurais, desde que seja aplicada corretamente. Além disso, é interessante descobrir qual é a solução exclusiva que traz todos esses benefícios e vários outros.

Na sequência, vamos explicar melhor o que é espuma expansiva e entender qual é o papel do produto na construção! Vamos lá? Acompanhe!

O que é espuma expansiva?

Como a fita adesiva, a espuma é um daqueles produtos que podem ser usados ​​para muito mais do que o pretendido. Hackeada de inúmeras maneiras, a espuma encontra seu caminho em banheiros, cozinhas e tetos, e ainda funciona ao ar livre sob passarelas de concreto e pedras.

É um produto projetado para expandir e endurecer ao entrar em contato com o ar, ou seja, é polímero líquido que assume o estado sólido após passar pelo chamado processo de cura.

Assim que ela é aplicada no local desejado, começa a passar por uma expansão de volume. Esse crescimento pode chegar a 300% do valor inicial e se mantém com o uso, ao longo do tempo. Quando já está curada, ou seja, já está em sua forma definitiva, pode ser cortada, lixada e receber diversos tipos de acabamento.

Normalmente, a espuma expansiva é feita de poliuretano, só que em forma diferente. Geralmente vem em recipientes com bicos de pulverização, o que facilita a aplicação em janelas, portas e telhados.

É um material a prova d’água e resistente ao fogo. Algumas marcas de espuma em spray têm diferentes níveis de expansão: alta expansão para vãos maiores, baixa expansão para janelas e portas internas.

Em certas situações, a expansão da espuma de spray em torno das janelas e portas pode, em teoria, fazer com que a moldura saia da parede. Então, o ideal é utilizar um material com pouca expansão.

Como o produto é fabricado?

A espuma expansiva pode ser encontrada de três maneiras: baixo-custo, standard e premium, usada em grandes projetos. Todas são fabricadas de MDI (diferilmetado diiscianato).

Qual a importância da matéria-prima utilizada? Insumos de qualidade produzem uma espuma totalmente homogênea e bem espaçada, o garante a durabilidade e a resistência do produto.

A espuma expansiva de MDI de baixo custo, por exemplo, tem estrutura pouco resistente. Assim, ao ser cortado, o material exibe buracos e rachaduras superficiais, o que diminui a vida útil da aplicação. Além disso, a espuma pode romper, provocando problemas e prejuízo financeiro.

Qual é a função desse produto?

Se você já assistiu a algum programa de construção e reforma do HGTV, sabe que os construtores dos Estados Unidos, Canadá e alguns países de clima frio utilizam a espuma em todo o perímetro de portas e janelas. Isso garante o bom condicionamento térmico das estruturas.

O produto também garante o bom isolamento acústico, o que é fundamental para quem mora nas grandes cidades.

Já no Brasil, é comum utilizar o método dos pontos para instalar a porta de entrada e janelas, garantindo que o espaço se torne mais confortável para os moradores.

Agora que você já sabe o que é a espuma expansiva, é indispensável entender qual é a função desse material. Prioritariamente, ele é utilizado para realizar o preenchimento de elementos construtivos. A espuma pode servir para encher janelas e portas, por exemplo.

Por causa do seu “mecanismo” de funcionamento, é adequada para efetuar a vedação de espaços — mesmo de locais complexos, já que ela é capaz de se adaptar para preencher todo o espaço.

Portanto, serve tanto para ocupar espaços vazios e dar estruturação e fixação a alguns componentes construtivos (como portas) quanto para fechar frestas e outras aberturas específicas.

Como é feita a aplicação da espuma?

A aplicação da espuma expansiva começa com uma superfície totalmente limpa. É preciso retirar poeira, óleos e quaisquer sujeiras. Não é necessário que o local esteja nivelado (pois ela se adapta), mas a superfície deve favorecer a aderência.

Ao contrário de outros produtos, ela exige que a área esteja levemente úmida. Isso ajuda a manter o item no lugar e facilita a “cura”, para que tudo fique fixo conforme o desejado com seu uso.

Normalmente, o produto vem em spray e é comum que ele só possa ser usado na primeira vez, pelo funcionamento da válvula. A aplicação pode ser manual ou com máquina específica, mas a lata deve estar sempre virada para baixo. Após sacudir o suficiente, é só cortar o bico e pressionar o mecanismo.

Uma vez que a espuma expansiva seja aplicada, é preciso aguardar cerca de 24 horas. As primeiras aparas podem ser feitas após 2 horas, mas o indicado é esperar um dia para chegar à etapa final.

Cuidados no uso da espuma expansiva

Como a maioria dos produtos de construção e reforma, a espuma exige alguns cuidados. O produto é inflamável, por isso não deve ser usado perto de máquinas de solda, por exemplo. Além disso, deve ser guardado longe do calor e do sol.

Na hora da aplicação, é importante que o local esteja ventilado.

ESPUMA EXPANSIVA

E o método de aplicação por pontos? Como é?

Nesse método, são feitos 3 pontos de cada lado da porta, na altura da dobradiça. O distanciamento entre eles deve ter de 20 a 30 centímetros.

É possível reutilizar a espuma expansiva?

A maioria dos fabricantes não recomenda o reúso da espuma expansiva, pois a válvula pode entupir. No entanto, caso a cânula possa ser vedada ou dobrada, o que evita o rompimento, o produto poderá ser reutilizado por cerca de duas semanas.

Nesse caso, é preciso cortar a ponta do aplicador para remover a espuma seca antes da nova utilização. Claro, todas às vezes que o produto for utilizado é fundamental colocar luvas e óculos de proteção, além de roupas apropriadas.

Quais são as vantagens da espuma expansiva?

O uso desse produto se justifica por algumas vantagens que ele oferece. Então, tão importante quanto saber o que é espuma expansiva é entender o que torna esse material tão interessante. A seguir, veja quais são alguns dos maiores benefícios de selecioná-lo para um projeto.

Aplicação rápida

No geral, a aplicação da espuma é bem rápida e ocorre em questão de minutos. Isso é importante para garantir maior velocidade e produtividade ao projeto. Além disso, o produto reduz custos com a compra de cimento, cal e areia.

Vale observar que esse jeito de assentar portas também é bem prático. Quem opta por utilizar a espuma não precisa comprar pregos, parafusos e nem massa mista, esse produto substitui todos esses itens.

Aplicou errado? Basta usar um removedor e limpar o produto. No entanto, o limpador de espuma só funciona poucos minutos depois da aplicação. Claro, também é uma boa ideia usar o removedor para limpar mãos e paredes, caso seja necessário.

Facilidade de aplicação

Claro, a facilidade de aplicação é outra vantagem do produto. Como dispensa o uso de massa, instalar portas e janelas fica muito mais fácil. Além disso, é muito mais simples carregar uma lata em formato spray do que preparar e carregar cimento de um lado para o outro da construção.

Essa facilidade se torna ainda mais evidentes na construção de prédios de condomínios com muitos andares e, consequentemente, muitas janelas e portas para instalar. A válvula da espuma expansiva facilita o uso e garante uma aplicação muito mais precisa.

Vedação de ambientes

Outro ponto interessante é que a espuma é eficiente para vedar ambientes. Trata-se de uma alternativa adequada para impedir a passagem de chuva ou vento, por exemplo. Embora não seja esse seu propósito, também pode ajudar no isolamento acústico, quando associada a outras soluções.

Boa resistência

Apesar de ser um “líquido” que se transforma em sólido, podemos dizer que o produto apresenta boa resistência. Depois que se expande, a espuma consegue suportar bem a pressão, assim como impactos e intempéries. Com isso, a necessidade de manutenção e de novos gastos é reduzida.

Aplicação sem desperdício

Não é preciso adicionar cimento, cal ou areia a espuma expansiva, o que diminui a sujeira. Além disso, não há contato com produtos pesados e de difícil remoção.

Vale observar que há poucas perdas com a espuma, já que a quantidade de material utilizada é menor que as dos métodos tradicionais. Por quê? O material tem bom rendimento já que tem expansão controlada.

Qual o rendimento da espuma expansiva?

Quando o assunto é rendimento da espuma expansiva é importante observar três fatores: o tamanho da lata, o peso e a fresta do caixilho, ou seja, da esquadria onde o material será aplicado.

É possível encontrar espumas em latas de 500ml e de 750ml. Cada uma dessas embalagens pode conter produtos diferentes. Isso ocorre porque a espuma expansiva é um spray, ou seja, é um líquido sob pressão.

Latas de espuma expansiva de 500ml, por exemplo, podem conter volumes de 340g ou de 480g. Nesse caso, o tamanho da lata é o mesmo, no entanto, a quantidade de produto em cada embalagem é diferente. Claro, a lata com 480g custa mais caro que a de 340g.

Quanto ao tamanho da esquadria, vale a regra: quanto menor o espaço do caixilho, maior o rendimento da espuma expansiva.

A espuma profissional é bastante compacta e rígida. Quando aplicada com pistola e limpador, o ajuste é bastante fino, o que garante economia significativa.

Como calcular o rendimento da espuma expansiva?

Qual é o rendimento de cada lata? A embalagem de 500ml / 340g permite vedar 2 portas. Já a de 500 ml / 480g permite vedar de 3 a 4 portas.

A lata de 750ml / 735g permite vedar 6 portas e a de 742/ 742g, 7 portas. Claro, pode haver alguma variação entre produtos de diferentes fabricantes.

Qual o custo do produto?

A embalagem de 500ml de espuma custa cerca de R$ 25,00. No entanto, é possível encontrar preços mais atrativos dependendo da marca e do uso.

Como a 3TC pode ajudar?

Depois de descobrir o que é espuma expansiva, você notou que ela serve para vedar e até para isolar ambientes. No entanto, é possível ter ainda mais eficiência nos projetos — e vale a pena contar com a 3TC para isso.

A empresa oferece uma solução exclusiva para garantir o isolamento térmico e acústico dos ambientes, com resultados superiores a outros elementos. A seguir, veja quais são os destaques do que apresentamos! Quer conhecer mais? Assista o vídeo sobre a tecnologia 3TC!

Tecnologia diferenciada

A tecnologia usada na solução 3TC é exclusiva e altamente eficiente. Utilizamos polímeros refletivos e poliestireno expandido (como na espuma). Com isso, conseguimos impedir as três formas de transferência de calor: convecção, condução e radiação.

Isso aumenta o conforto térmico de maneira considerável, favorece a eficiência energética e também ajuda a garantir isolamento acústico. Trata-se de um produto versátil, eficiente e resistente.

O item é disponibilizado na forma de mantas ou placas, então pode ser instalado em construções já finalizadas. Com a adaptação adequada a cada espaço, permite evitar o mofo, a passagem de água e a entrada de insetos — tudo graças à atuação exclusiva.

Preço acessível

Apesar disso, tanta qualidade não tem um valor exorbitante. Na verdade, a solução que disponibilizamos tem um preço acessível e ótimo custo-benefício. Se, depois de saber o que é espuma expansiva, você se interessou, saiba que nossa alternativa é bem em conta.

A instalação também é fácil, não demora muito e não gera gastos excessivos. Portanto, o produto tem um custo atraente, especialmente em relação às vantagens exclusivas que oferece.

Atendimento altamente consultivo

Desde o seu primeiro contato, você terá a oportunidade de conversar com especialistas na solução, capacitados para dar indicações adequadas. Com isso, há como saber de quanto produto precisará e quais são as recomendações específicas.

Para melhorar, a instalação é igualmente qualificada e garante um ótimo desempenho. Assim, há a certeza de que a manta ou placa isolante de 3TC atenderá às suas necessidades de forma completa.

Depois de saber o que é espuma expansiva, você notou que esse é um produto adequado para a vedação de certas áreas, com baixo custo e alta eficiência. Quando falamos em isolamento, entretanto, é preciso pensar em algo ainda mais completo.

Por isso, fale com um de nossos especialistas na 3TC e conheça a solução exclusiva que oferecemos!

12 respostas
    • Augusto Barreto
      Augusto Barreto says:

      Olá Carlos, tudo bem? Muito obrigado pela pergunta! Somos especialistas no 3TC Isolamento, nosso sistema de isolamento térmico utilizado para reduzir a temperatura interna dos ambientes. Para obter informações específicas sobre a utilização e as recomendações voltadas para a espuma expansiva na borda da piscina, nossa sugestão é que consulte as especificações e entre em contato com o fabricante da piscina na hora de fazer a impermeabilização, tudo bem? Se precisar de alguma informação ou solucionar qualquer dúvida sobre isolamento térmico estamos à disposição!

      Responder
    • Augusto Barreto
      Augusto Barreto says:

      Olá, tudo bem? Muito obrigado pela pergunta! A recomendação que colocamos em nosso blog, que a espuma deve ser aplicada de cabeça pra baixo, é para que ocorra o maior aproveitamento possível do material existente no spray, entendeu? Quando a espuma é utilizada em outras posições, pode ocorrer uma perda significativa do produto, já que o gás armazenado, utilizado para impulsionar a matéria prima pode acabar antes de acabar o material em si.

      Responder
    • Augusto Barreto
      Augusto Barreto says:

      Oi Adriana, tudo bem? Muito obrigado pelo contato! O valor do 3TC varia de acordo com a quantidade de m2 e também de acordo com a espessura do 3TC necessária para fazer o isolamento. No seu caso, qual sua demanda e quantos m2 de 3TC você irá precisar?

      Responder
    • Augusto Barreto
      Augusto Barreto says:

      Oi Marcelo, tudo bem? Bacana demais! Podemos te ajudar nesse projeto, com toda certeza! Vou te mandar um email falando da utilização do 3TC Isolamento em galpões, tenho certeza que você vai gostar bastante do material. Vamos enviar alguns vídeos, fotos e alguns conteúdos para você dar uma olhadinha também. Enquanto o email não chega, sugiro dar uma olhadinha nessa página aqui =) https://www.3tc.com.br/segmentos/galpoes/

      Responder
    • Augusto Barreto
      Augusto Barreto says:

      Oi Maria Cecília, tudo bem? Muito obrigado pelo contato e pela pergunta! Então, existem tecnologias específicas que utilizam a espuma expansiva dessa forma no mercado. Mas é bastante importante a consulta de um profissional, um engenheiro civil para verificar se é aplicável e recomendável em sua situação. Espero poder ter ajudado =)

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *