O que é manutenção predial e sua importância

O que é manutenção predial e sua importância
calendar_month13/10/2022 view_list

Você sabe o que é a manutenção predial e sua importância? 

A construção civil vem passando por mudanças ao longo dos anos. Antigamente o foco era produção e construção em massa. No entanto, com o passar dos anos, foi se entendendo que mais que construir é necessário dar a manutenção.

Sabemos que ao comprar um automóvel, será necessário dar manutenção, mas ao comprarmos um imóvel, isso não era tão comentado, por isso, a importância de trazermos à tona a manutenção predial. A manutenção é um conjunto de práticas imprescindíveis para garantir que a qualidade do ímovel se estenda por anos e anos. 

Afinal, estamos falando de um bem durável. Neste conteúdo vamos explicar sobre o que é a manutenção predial, os tipos, como planejar e realizar, entre outros esclarecimentos. 

O que é manutenção predial? 

Manutenção predial é uma ferramenta composta por diversos itens na qual você vai ter atividades técnicas e administrativas, trabalhando juntas para poder compor esse nosso universo. Assim, a função básica dela é garantir a saúde, segurança e conforto dos usuários, além da valorização patrimonial. 

Antigamente as construtoras tinham o foco em entregar os empreendimentos e seguir para uma nova obra, mas, hoje já se entende que é necessário a manutenção a partir do momento que começam pessoas a viver nesse local. 

O que gera a manutenção predial ao longo do tempo? Muitos fatores ambientais, de degradação de uso indevido. Alguns motivos podem ser:

  • Agentes naturais atmosféricos, como chuva e umidade, variações de temperatura e calor, gases poluentes, sol e vento.
  • Fatores biológicos, como fungos, insetos (sim, cupins destroem até mesmo o concreto!), roedores e bactérias.
  • Cargas elevadas atuando sobre a infraestrutura.
  • Desgastes causados pelo uso de produtos químicos e pela atividade industrial.

Tipos de manutenção predial 

Existem alguns tipos de manutenção predial que são realizadas em momentos e ocasiões diferentes. Portanto, confira agora os diferentes tipos de manutenção predial!

Preventiva

Como o próprio nome já diz, a manutenção predial preventiva tem como foco prevenir problemas futuros. Para isso, é necessário um cronograma periódico que garanta a inspeção e análise de pontos críticos da edificação. 

Esses pontos devem ser analisados de acordo com a necessidade de cada local a ser analisado. 

Essa manutenção é vantajosa em relação a custos, porque evita surgimento de problemas e defeitos que poderiam custar mais caro. Além disso, a manutenção predial programada eleva a vida útil das infra estruturas civis, elétricas, hidráulicas e de equipamentos como ares-condicionados, bombas, motores, transformadores e muitos outros.

Corretiva

A manutenção predial corretiva, tem como objetivo solucionar problemas que já foram identificados por quem mora no edifício. Por isso, na maioria das vezes é pontual e realizado de forma emergencial.

Como é feita a manutenção de forma mais emergencial, normalmente podem ocorrer alguns problemas na rotina corporativa do prédio, como: faltar luz, água ou impedir a entrada em determinado espaço. 

Esse tipo de manutenção acaba saindo mais caro e gerando um certo incômodo a quem convive no local.

Mas existem alguns casos em que a manutenção predial corretiva é programada para algum conserto ou troca de componentes e peças de equipamentos. Normalmente, nessas situações, ela está associada ao protocolo preventivo e preditivo, que veremos a seguir.

Preditiva

A manutenção predial preditiva também se antecipa ao surgimento de problemas com inspeções para descobrir degradações ou defeitos.

A diferença é que essas inspeções são realizadas só quando o problema está prestes a acontecer, principalmente para diminuir a quantidade de intervenções. Para isso, é necessário um estudo no período preventivo para identificar a durabilidade de materiais e componentes para agir antes que possa degradar, queimar, quebrar. 

Existem algumas análises que podem agir auxiliando nesse diagnóstico como: raios X, ultrassom, termografia, avaliação de partícula magnética ou penetrantes fluorescentes, além de outras técnicas com equipamentos especiais que indicam, por exemplo, a existência de rachaduras, fissuras, deterioração, infiltração ou pontos de aquecimento.

Como planejar e realizar a manutenção predial? 

Na manutenção predial é necessário analisar alguns fatores. Existem empresas especializadas nesse planejamento e realização e alguns profissionais que podem auxiliar em problemas diferentes como: engenheiros, eletricista, encanador, pedreiro, pintor, faxineiro, dedetizador e equipe de segurança. 

Os principais serviços na manutenção predial incluem medidas de prevenção e conserto como as seguintes ações: 

  • Vistoria completa nas instalações hidráulicas e elétricas da construção;
  • Inspeção nos dispositivos e equipamentos de segurança e monitoramento das estruturas das edificações e de áreas comuns, tais como câmeras de segurança, alarmes, grades, guarda corpo, escadas de incêndio, saídas de emergência, extintores etc;
  • Vistoria em instalações de gás, ar condicionado, aquecedores;
  • Vistoria em elevadores, portões eletrônicos, interfones;
  • Reparos na estrutura do edifício;
  • Limpeza das estruturas;
  • Vistoria para melhorias na acessibilidade da edificação;
  • Consertos em geral na estrutura e reparos como troca de revestimentos e reparos na pintura;
  • Conferir integridade de coberturas (lajes, telhas, vedações, mantas);
  • Limpeza da fachada, calhas, caixa d’água, piscina e áreas comuns (área gourmet, sauna, jardins, salões de festa, academia).

Importância da Manutenção predial 

Com essas especificações citadas, deu para notar a importância de um edíficio realizar a manutenção predial. Com ela você pode evitar:

  • Custos financeiros com a correção emergencial de problemas, normalmente maiores que o investimento em manutenção preventiva.
  • Desvalorização patrimonial ocasionado pela degradação da edificação.
  • Queda na eficiência geral de sistemas, máquinas e motores que afetam não apenas a produtividade da empresa como a qualidade de vida dos usuários da edificação.
  • Paralisações não programadas nas atividades industriais com perdas de produtividade e dos lucros.
  • Acidentes com perda de vidas e da reputação da empresa. Custos com indenizações.
  • Prejuízos patrimoniais e a própria destruição do imóvel.
  • Responsabilização legal por acidentes com danos a infraestruturas ou pessoas.

Conheça o Isolamento 3TC 

Por fim, para garantir uma construção de qualidade é necessário pensar na qualidade dos materiais também na hora de reformar ou construir. Com o aumento das temperaturas, ter um isolamento é ítem básico. 

Um bom isolamento térmico impede que o ambiente interno sofra interações de clima com o ambiente externo. A utilização da Manta Térmica 3TC ajuda no controle e na proteção da temperatura interna, ela é fundamental para a redução dos custos com aparelhos de ar-condicionado e economia de energia.

A Manta Térmica 3TC é um material versátil, leve, flexível, de fácil instalação, com grande durabilidade e que se adapta a diversos projetos! Com uma tecnologia inovadora em projetos de climatização de ambientes, isolamento térmico e eficiência energética, o 3TC revoluciona os conceitos do mercado de isolamento térmico. 

Através da composição de sua tecnologia, é o único material do mercado capaz de controlar de forma eficiente, as três formas de transferência de calor, proporcionando conforto térmico, eficiência e economia.

O 3TC Isolamento é formado por um núcleo de EPS, não propagante a chamas. Por ser composto por 98% de ar, o EPS consegue barrar com eficiência a transferência de calor por condução. Junto ao EPS, nas duas extremidades, utilizamos uma película de Mylar, um polímero altamente refletivo, não condutor de eletricidade e capaz de refletir até 97% da radiação. 

A junção dos dois materiais barra também a convecção. Além de ser uma solução eficaz no combate ao desconforto térmico, o 3TC apresenta uma durabilidade superior aos sistemas tradicionais.

Se quiser conhecer melhor sobre a 3TC ou saber mais dicas sobre construção, temos conteúdos incríveis para você.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *