O que é ruído branco: Faz mal? Por que acalma? Entenda aqui!

O que é ruído branco: Faz mal? Por que acalma? Entenda aqui!
calendar_month14/03/2023 view_list

A qualidade do sono é um fator importante para a saúde física e mental. Por isso, pessoas que não conseguem dormir o suficiente, apresentam sintomas desagradáveis, como: estresse, falta de concentração e perda de memória. Para evitar essas consequências negativas e melhorar o sono, muitos recorrem ao ruído branco. Mas o que é ruído branco?

Neste artigo, responderemos esse questionamento. Mostraremos também os impactos na qualidade do sono e como utilizá-lo da maneira correta. Por fim, apontaremos uma solução eficaz para obter um ambiente tranquilo para dormir. Acompanhe os próximos tópicos!

O que é ruído branco?

Chamamos de ruído branco, qualquer som constante, agradável, gerado eletronicamente e que bloqueia barulhos externos inconvenientes (como os de movimentação existente em avenidas de grandes centros urbanos).

Para acalmar a mente e induzir o sono, os sinais sonoros do ruído branco tem a mesma potência em todas as frequências. Dessa forma, nenhum ruído se sobressai, gerando uma sonoridade linear. Hoje, pode-se encontrar esse tipo de ruído em aplicativos, sites e plataformas de música ou medicina terapêutica.

Alguns talvez se perguntem: será que funciona mesmo? Segundo o estudo “The effects of white noise on sleep and duration in individuals living in a high noise environment in New York City”, publicado pela National Library of Medicine, o ruído branco melhorou muito o sono de indivíduos com dificuldades para dormir.

Além de serem incomodadas pela insônia, as pessoas que participaram desse estudo e em uma cidade com altos níveis de ruídos: Nova York, nos Estados Unidos. Dessa forma, se contra fatos não há argumentos, essa pesquisa comprova a eficiência do ruído branco.

Por que o ruído branco acalma?

Já ouviu alguém dizer que só consegue dormir com o barulho do ventilador, ar condicionado ou TV? A razão para isso é que os sons emitidos por esses e outros aparelhos, quando na mesma frequência, funcionam como “barulhos naturais” (som de cachoeira, vento etc.). Esses barulhos são calmantes naturais.

Isso acontece porque induzem o cérebro em direção ao estado de relaxamento, pois exercem um efeito direto na sincronização das ondas cerebrais. Outro motivo é que o ruído branco faz com que o nível máximo de audição seja atingido, bloqueando outros estímulos – por mais intensos que sejam.

Sendo assim, os barulhos externos não conseguem ativar o córtex cerebral (área responsável pela capacidade de pensar, julgar, equilibrar, movimentar, postural e de percepção). Vale ressaltar que o único sentido humano que permanece ativo durante o sono é a audição – que tem ligação direta com o córtex cerebral.

Ao bloquear a audição, o ruído branco atua como uma barreira contra a ativação dessa área do cérebro. Assim, a eficiência sonora do ruído branco é tão grande que pode acalmar bebês recém-nascidos ou crianças. Sem dúvidas, essas ondas sonoras ajudam e muito na melhoria da qualidade do sono.

Ruído branco faz mal?

Apesar dos benefícios apresentados nos tópicos anteriores, o ruído branco não é isento de riscos. Por isso, é essencial tomar alguns cuidados ao utilizá-lo. Conforme dados publicados em um artigo da Veja Saúde, ao ouvirmos sons que emitem entre 55 a 65 decibéis (dB), podemos ter dificuldades em ter um sono reparador.

Quanto o ruído atinge os 85 dB, corremos perigo de perder a audição e precisar aparelhos auditivos ou ter sérios prejuízos cognitivos no médio ou longo prazo. Mesmo na margem de 70 dB, a audição sente efeitos negativos quando a exposição sonora é prolongada. Sendo assim, é importante ter cuidado com o volume do ruído branco.

No caso dos fones de ouvido, o indicado é que seja utilizada apenas 60% da capacidade máxima. Existem smartphones que emitem uma mensagem de alerta quando esse percentual é atingido – vale a pena respeitar essa indicação.

Por outro lado, se utilizar uma caixa de som para emitir ruídos brancos, os limites podem ser baseados dos índices apresentados pelo artigo 42 do Decreto-Lei 3.888/1941 (conhecido como a lei do silêncio). Durante o período noturno, o indicado é que o volume fique entre 45 e 50 dB.

Como utilizar corretamente o ruído branco?

O aconselhável que se utilize o ruído branco com equilíbrio. Isso significa que:

  • Se for emitido por meio de um fone de ouvido, não seria bom escutá-lo a noite toda. Uma dica é programar um horário para o som ser bloqueado;
  • Quando se utiliza caixas de som, não é preciso desligá-las no decorrer do sono. No entanto, deve-se posicioná-las longe dos ouvidos e reguladas no volume adequado;
  • Os melhores ruídos brancos para induzir o sono profundo são aqueles que emitem frequências constantes, como o barulho de ventilador, ondas do mar ou chuva sem trovões;
  • Evite sons que, embora acalmem a mente, podem ativar o córtex cerebral ou dar sustos durante o sono, como sons de pássaros cantando, florestas tropicais e chuvas com trovões. Uma vez que, esses ruídos tendem a reproduzir sonoridades não lineares, ou seja, que não estão na mesma frequência;
  • Deve-se escolher os aplicativos, plataformas ou sites que disponibilizam o ruído branco com cuidado. Portanto, opte pelos que não apresentam propagandas durante a emissão do som ou intervalos entre uma sessão e outra.

Considere o isolamento termoacústico para o seu conforto!

Uma excelente solução para a redução dos níveis de ruídos externos é o isolamento termoacústico. Esse sistema utiliza o poliestireno expandido (EPS) – material que oferece uma excelente qualidade isolante.

O motivo é que possui duas lâminas de polímero refletivo que barra até 97% dos níveis de radiação solar e também gera um bom isolamento acústico. Assim, com muita facilidade, pode-se aplicar o isolamento termoacústico em diferentes ambientes e tipos de construções.

Além disso, outras vantagens são: flexibilidade, não tóxico, boa durabilidade, vedação, resistência ao mofo e a água. Especificamente no caso térmico, o isolamento da 3TC lida com as três formas de transferência de calor:

  • Condução – vinda de fluidos e materiais;
  • Radiação – originada de raios infravermelhos;
  • Convecção – vinda de vapores, gases e fluídos.

O resultado é um ambiente com equilíbrio térmico, conforto e tranquilidade para dormir. Dessa maneira, a qualidade de vida, o bem-estar físico e mental dos moradores são impulsionados.

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Enfim, o ruído branco trouxe benefícios para a saúde do sono de muitas pessoas. Ao utilizar esse recurso da forma correta, os resultados positivos logo aparecerão. Mas se quiser uma solução definitiva e com elevada eficiência, recomendamos a instalação da manta térmica da 3TC.

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