O que seria uma casa sustentável, afinal de contas? Saiba mais sobre!

You are currently viewing O que seria uma casa sustentável, afinal de contas? Saiba mais sobre!

Afinal, o que seria uma casa sustentável

O tema “sustentabilidade” está cada dia mais presente no nosso cotidiano, figurando entre as mais diversas áreas da sociedade. Como não poderia ser diferente, a engenharia civil também vem sendo impactada por essa consciência ambiental crescente.

Nesse contexto, muitos profissionais do ramo estão buscando inserir em suas construções elementos que economizem recursos naturais e minimizem os impactos na natureza, visando sempre a preservação do meio ambiente. E é assim que nasce o tão popular conceito de casa sustentável.  

No entanto, apesar de ser um assunto bastante falado nos últimos anos, muitas pessoas não conhecem o real propósito de uma casa sustentável. 

E aí, o que você sabe sobre esse tópico? 

Não se preocupe! Preparamos esse artigo para tirar as principais dúvidas sobre o tema e te mostrar o que é uma casa sustentável. 

Siga a leitura!

O que é ser sustentável?

Antes de partirmos para o foco do texto, é fundamental compreendermos o conceito de ser uma pessoa sustentável. Afinal, o que significa essa palavra que tanto ouvimos em nosso dia a dia? 

De forma resumida, carregar a bandeira da sustentabilidade significa tomar decisões, sejam pequenas ou grandes, que respeitem o meio ambiente e a sociedade. E engana-se quem acha que ser sustentável é apenas não jogar lixo no chão. O conceito vai muito além, representando a forma que adaptamos nossos hábitos diários visando sempre o bem estar social. 

Sendo assim, consequentemente, podemos dizer que ser sustentável é pensar no futuro de sua família e do planeta terra como um todo.

O que seria uma casa sustentável?

Em poucas palavras, casa sustentável é uma residência planejada, construída e mantida sem trazer impactos consideráveis ao meio ambiente. Ou seja, todo o projeto do espaço é feito considerando o já citado conceito de sustentabilidade. 

Então, para isso, a tecnologia assume um papel de protagonismo na construção, contribuindo para reduzir resíduos produzidos e diminuir os gastos com energia. 

Uma casa sustentável conta com dois objetivos principais:

  • Manter o cuidado com a natureza em primeiro plano, visando sempre a redução do impacto ambiental em todas as suas funções. Consumo de energia, água e os materiais que são utilizados em sua arquitetura são apenas alguns exemplos de itens poupados neste processo;
  • Entregar ao proprietário um retorno financeiro originado pela economia nas contas de água e luz. 

Ou seja, uma casa sustentável faz com que o proprietário una o útil ao agradável, protegendo o meio ambiente ao mesmo tempo que economiza seu dinheiro. 

Características de uma casa sustentável

Mas afinal, o que faz com que uma casa seja considerada sustentável? É só um elemento isolado? Sua construção? A manutenção? Um conjunto de tudo?

É isso que vamos descobrir agora. Confira as principais características de uma casa sustentável!

Captação de águas pluviais

Um sistema de captação de águas pluviais tem como objetivo diminuir um dos principais problemas ambientais: o desperdício e a falta de água.

Em resumo, se trata de um método de reaproveitamento de água. Aqui, o líquido coletado é tratado e armazenado. Ao fim do processo, o recurso torna-se limpo e próprio para uso não potável, trazendo uma considerável economia no fim do mês. 

Possui uma arquitetura que possibilita a ampla utilização da luz natural

Apostar em iluminação natural também é uma excelente pedida para casas sustentáveis. Afinal, existem diversas formas de permitir que a luz do sol entre no espaço e evite gastos com energia elétrica. As clarabóias são ótimos exemplos.

No entanto, os benefícios não param por aí. Luz natural também é uma das maiores aliadas para quem deseja cultivar plantas e flores no interior da casa. 

É utilizado o reaproveitamento de materiais recicláveis

Materiais recicláveis sempre são itens presentes quando o assunto é sustentabilidade. Afinal, esse é um dos principais e mais simples métodos para evitar o acúmulo de resíduos e desperdício de materiais. 

Assim, o proprietário da casa sustentável deve adotar uma mentalidade de reciclagem, buscando reaproveitar itens que seriam descartados sempre que possível. 

Telhado verde (cobertura vegetal)

Muito provavelmente você já passou por alguma casa ou estabelecimento com um belo telhado repleto de plantas. Esse é o famoso telhado verde (ou cobertura vegetal), um elemento que ganha cada vez mais popularidade na arquitetura. 

O telhado verde conta com diversas vantagens. Ele ajuda na melhoria da qualidade do ar, do sistema de drenagem, contribui para o isolamento térmico e acústico e, além de tudo isso, torna o ambiente ainda mais bonito e charmoso.

Redução da geração de resíduos 

É impossível pensar em ter uma casa sustentável sem adotar costumes que visam a redução de resíduos. Assim, uma das maneiras mais efetivas de atingir esse objetivo é diminuindo hábitos consumistas. 

Além disso, realizar práticas como a já citada reciclagem para reaproveitamento e compostagem é um excelente passo para construir uma casa sustentável.

Redução do uso de energia elétrica

Por último, mas não menos importante, temos uma das características mais lembradas quando o assunto é lar sustentável. Muito provavelmente você já viu alguma casa com grandes placas no telhado, certo? Pois bem, o proprietário dessa casa está reduzindo o uso da eletricidade através da energia solar fotovoltaica. 

Além desse exemplo citado, temos também a energia solar térmica, que utiliza o calor do sol para aquecer a água da residência. 

Como a 3TC pode auxiliar para que sua casa seja sustentável?

Nos responda uma pergunta: o que fazer para fugir das grandes variações climáticas que ficam cada vez mais intensas no Brasil? Bem, muitas pessoas podem citar os climatizadores nesse contexto.

Mas se você parar para pensar, irá perceber que esses aparelhos vão contra um dos principais objetivos das casas sustentáveis: a economia de energia, visto que eles exigem bastante eletricidade para funcionar.

Dessa forma, é nesse cenário que os isolantes térmicos 3TC surgem como a opção ideal para manter seu lar climatizado tanto no inverno quanto no verão. Tudo isso reduzindo ou até mesmo ficando sem a necessidade de ter gastos adicionais ou excessivos com aparelhos de ar condicionado. 

O isolamento 3TC é uma solução completa em isolamento térmico que inova por lidar com as três (3) formas de transferência (T) de calor (C). Ele utiliza a eficiência do poliestireno expandido (EPS), material mundialmente difundido no isolamento de construções, para atuar contra a condução térmica. Além disso, também possui duas lâminas de um polímero refletivo que barra 97% dos raios infravermelhos, atuando contra a radiação térmica.

Conclusão

Por fim, como podemos perceber ao decorrer do artigo, casas sustentáveis são conceitos cada vez mais populares e presentes na arquitetura e engenharia. Dar essa cara mais ecológica para o seu lar vai além de apenas economizar dinheiro com energia elétrica; é também fazer sua parte e pensar no futuro do planeta. 

Gostou do conteúdo? Em nosso blog, contamos com um acervo riquíssimo de posts como esse. Acesse o link e confira!

Deixe um comentário