Esteja você renovando ou acrescentando algo a um local existente, ou mesmo construindo um imóvel totalmente novo, o planejamento adequado de um projeto de construção é um empreendimento tremendo. Mesmo os gerentes de planejamento mais experientes lutam para definir as expectativas adequadas para projetos de construção, devido aos soluços imprevistos que podem ocorrer. Neste guia completo, você terá todas as informações que precisa para realizar um orçamento na construção civil. Não perca!

orçamento na construção civil

Preparando um orçamento na construção civil

Não há como estar 100% preparado para as realidades os imprevistos de um projeto de construção. Os empreiteiros podem encontrar mudanças nas condições do local e precisar ajustar os planos. Além disso, também pode haver escassez repentina de materiais de construção.

Mas isso não deve impedir que os proprietários façam seus planos, dos mais estáveis possíveis oue usem algum tipo de planejamento terceirizado, com outras empresas confiáveis, e até no uso adequado de tipos certos de materiais. Neste sentido, é muito importante que você fique atento às novidades do mercado, principalmente no que se refere à estrutura, isolamentos, pintura, tipo de piso, teto, etc.

Também, certifique-se de que você e seus contratados estejam atingindo o orçamento na construção civil desejado. Um bom orçamento na construção civil geralmente é dividido em 4 fases. Confira!

Fase 1: Análise e descoberta

O modelo de cronograma de construção com um gráfico que pode ser feito via Google ou em uma planilha física. Deve-se começar um orçamento na construção civil pela escolha da equipe, já que é preciso mais de uma pessoa para planejar um orçamento na construção civil. A composição de sua equipe de construção depende do porte e da estrutura de sua demanda. Pode incluir uma empresa terceirizada com seus colaboradores ou membros de um grupo de trabalho escolhido para esse fim.

Desta forma, o entendimento da estrutura geral de custos de sua obra é fundamental. Portanto, certifique-se de que, pelo menos, um membro da equipe tenha a confiança do projeto para representar adequadamente esse ponto de vista já elaborado.

Projetos de construção civil são caros, portanto, estar preparado para resistir a estouros sem quebrar a banca, é essencial. Pesquise e analise metas e requisitos que você tem para este projeto. Saiba antes o quê e o porquê da sua construção civil ao começar etapa por etapa.

Assim, depois de ter tudo planejado, vá para os detalhes do orçamento na construção civil. Avalie então, as condições do local, da estrutura, condições internas e externas (ambiente) e qualquer documentação existente que possa ainda ser verificada, certo?

Também avalie os recursos e as limitações do seu projeto. Conheça seus limites reais para poder trabalhar dentro deles. Por último, esteja ciente dos requisitos específicos de segurança e código e de todas as licenças de que você precisará para prosseguir.

Ainda, para começar a planejar, considere usar os modelos de orçamentos na construção civil com cronogramas que podem ser baixados pela internet, onde você pode alterar à vontade, construindo um orçamento mais preciso.

Fase 2: Design e desenvolvimento

Durante esta fase, você precisa determinar o escopo potencial de seu projeto. E isso vai ajudar

A primeira etapa é reunir-se com seus arquitetos e consultores de design para aproveitar a expertise deles.

Depois de analisar seu trabalho potencial, peça aos consultores que tragam opções criativas e apresente-as com desenhos ou modelos. É fundamental que todas as partes interessadas e dos tomadores de decisão estejam alinhados com o design final antes de você começar, ok?

Assim que houver aprovação do design, iniciamos a segunda etapa. Crie uma lista de materiais necessários e não hesite em procurar a ajuda de consultores externos para obter uma segunda opinião. A maioria das pessoas não tem ideia do que se passa em infraestruturas de edifícios em que passam a maior parte do tempo, nem de quanto orçamentos podem custar.

Por isso, ter um engenheiro experiente para fornecer uma estimativa para o projeto geral. Ele permitirá que você avalie as propostas de vários contratados quando chegar a hora de escolher um.

No término desta fase, finalize seu orçamento na construção civil e cronograma para começar a buscar propostas de contratantes. Ao fazer isso, certifique-se de que os empreiteiros tenham cumprido todos os requisitos da licitação.

Alguns proprietários colocam requisitos tecnológicos (como uso de softwares e sistemas) em suas propostas para garantir que estejam usando as mesmas plataformas de seus contratados. Essas plataformas podem ser acessíveis por meio de dispositivos móveis que garantem que possam receber uma comunicação mais consistente durante todo o projeto.

Isso minimiza o tempo gasto esperando que os empreiteiros produzam os itens necessários, como títulos de construção ou comprovante de seguros. Esses modelos são muito úteis quando se verifica tais requisitos de maneira mais organizada.

Além disso, considere o uso de modelos para estimativa de orçamento na construção civil através de tabulação de inserções de itens, tudo como ferramentas otimizadas e poderosas.

orçamento na construção civil

Fase 3: Documentação e pré-construção

Aqui tratamos de um rastreador de documentação de construção. Assim, depois de passar pela fase de design e desenvolvimento, você precisará garantir a aprovação do design final e do orçamento. Quer a aprovação final venha do responsável chefe da construtora ou a responsabilidade final esteja com você, certifique-se de que os tomadores de decisão entendam o projeto e estejam preparados para levá-lo adiante.

Antes de começar, faça uma reunião com todas as partes interessadas (empreiteiros, arquitetos, concessionárias, etc.) para discutir o projeto, avaliar quaisquer problemas potenciais e trabalhar para resolvê-los. Isso reduzirá o risco desde o início e ajudará a manter o orçamento na construção civil e o cronograma do projeto mais firmes nos trilhos.

Com isso, mantenha toda a documentação de autorizações, regulamentos, resultados e contratos em um local organizado. Prepare e envie toda a papelada necessária, garantindo que você tenha uma vantagem inicial saudável antes de realmente precisar dela. Poucas coisas são mais frustrantes do que não poder começar a trabalhar porque suas licenças não foram liberadas.

Ao gerenciar sua pré-construção, tudo deve ser devidamente documentado e rastreado. Visite o local com frequência durante a demolição e a pré-construção para garantir que tudo esteja ocorrendo perfeitamente e de acordo com o cronograma planejado.

Use ferramentas digitais de organização e gestão do orçamento na construção civil, bem como artigos em nosso blog sobre construção, materiais usados para evitar dores de cabeça posteriores, entre outros.

Lembre-se de documentar todos os contratados e relatorizar as inspeções diárias, semanais do local para controlar todo o fluxo de trabalho que está sendo feito. Assim você evita o surgimento de dúvidas ou incertezas ao resolver questões com um contratado.

Fase 4: Construção e encerramento

Na verdade, construir e fechar contratos será quase certamente a fase mais longa do projeto. Monitore a construção e garanta que o progresso esteja o mais próximo possível dos cronogramas e custos projetados.

Mesmo os planos mais bem elaborados encontrarão obstáculos. Por isso, mantenha um registro de pedido de alteração detalhado para garantir que, quando houver necessidade de fazer alterações, elas sejam rastreadas e anotadas no futuro. Identifique os pontos problemáticos com antecedência e desenvolva soluções alternativas.

Mantenha todas as partes interessadas alinhadas, desde contratados até concessionárias de serviços públicos. Rastreie seus resultados e quaisquer materiais usados. Isso ajudará a manter os pagamentos de progresso de seus contratados oportunos, precisos e justos para o trabalho que foi concluído. Além disso, prepare listas de pendências, listas de verificação de encerramento, garantias e quaisquer inspeções necessárias.

Para esta fase final, use os modelos que você achou anteriormente, acrescentando a fatura de tempo e materiais, lista de orçamentos feitos e outras listas de verificação no caso de encerramento do projeto para ajudá-lo a gerenciar essas etapas.

Métodos e Técnicas do Orçamento na Construção Civil

Tanto o orçamento e a estimativa de custos são ferramentas essenciais na indústria da construção. A estimativa de custos e orçamento na construção civil são ferramentas essenciais para o planejamento na indústria e desempenham um papel central nas fases de pré-construção e construção de um projeto.

Assim, as melhores práticas determinam que o orçamento total do projeto deve ser desenvolvido o mais cedo possível em um projeto. Como vimos acima, normalmente visa-se preparar o primeiro orçamento na conclusão da fase de projeto esquemático do arquiteto quando os desenhos estejam cerca de 20% completos.

Concedido isso, este é um conjunto limitado de informações, muitas vezes composto apenas de uma planta do local, plantas baixas e elevações principais, mas se gerenciado de forma adequada é uma técnica chave para o planejamento de custos na construção.

Geralmente, aumenta-se o conjunto de desenhos com um detalhamento do escopo que identifica as necessidades programáticas do proprietário, requisitos jurisdicionais, serviços públicos e expectativas do cliente para transmitir ao estimador de custo o escopo completo do projeto.

O programa completo do proprietário deve ser precisamente identificado, documentado e comunicado à equipe do projeto. Uma vez que o orçamento inicial é estabelecido, ele se torna uma ferramenta essencial para gerenciar o equilíbrio do projeto para atender aos requisitos de orçamento.

Mas como é possível projetar o custo real de um projeto quando os desenhos estão apenas 20% completos?

Existem duas maneiras de avaliar adequadamente o custo de construção do projeto nesta fase inicial.

A primeira é contratar um estimador de custos profissional para preparar a estimativa de construção do projeto. O segundo, que geralmente recomendamos, é contratar um empreiteiro geral adequado com antecedência para realizar os serviços de pré-construção, para os quais preparar orçamentos é um processo essencial.

Em ambos os métodos, o estimador de custo profissional ou o empreiteiro geral desenvolve um modelo de custo do projeto examinando cuidadosamente os desenhos, a narrativa do escopo e fará uma série de perguntas detalhadas de construção ao arquiteto do projeto e à equipe. Isso, com o fim de compreender totalmente o escopo pretendido do projeto.

Além disso, avalie os contratantes em potencial por sua honestidade e transparência em suas projeções orçamentárias. Lembre-se, o que mais importa não é o que um empreiteiro orça com base em um conjunto de desenhos de 20% concluídos, mas o eventual custo total da construção quando o empreiteiro entrega as chaves.

Por isso, gravitamos em torno de empreiteiros em geral que sejam honestos e transparentes no processo de licitação de obras, que saibam elaborar orçamentos e sejam conservadores em suas projeções. Isso é muito melhor do que um empreiteiro que promete demais e entrega por menos, fornecendo orçamentos inatingíveis antecipadamente para conseguir o trabalho.

Se você for proprietário, tome cuidado com as pessoas que lhe dizem o que acham que você deseja ouvir. Os projetos geralmente custam mais do que você pensa e demoram mais para serem realizados. Assim, o trabalho do gerente de construção é garantir que o preço do empreiteiro seja completo e conservador, para que você possa tomar decisões econômicas sólidas.

Mas, independentemente do projeto ser residencial ou comercial, o processo certo é preparar um orçamento total do projeto antecipado que inclui os custos de design e construção, além dos custos previstos ou potenciais para o projeto.

Isso inclui custos de construção de itens de linha detalhados, bem como todos os custos apresentados no projeto. Existem muitos custos fora dos levantados no orçamento na construção civil que geralmente são definidos por categorias indiretas (principalmente, as taxas de design) e materiais (itens de construção, móveis, utensílios e equipamentos).

A isso, adicionamos outros custos do proprietário, como legais e de financiamento, ou se for um projeto de desenvolvimento comercial, custos de marketing e leasing. Assim, um orçamento total para um grande projeto incluirá:

  • arquitetura;
  • engenharia (mecânica, elétrica, hidráulica, estrutural, civil, geotécnica, acústica, etc.);
  • arquitetura paisagística;
  • levantamentos, testes e inspeções;
  • autorizações e taxas;
  • consultoria;
  • móveis, acessórios e equipamentos;
  • taxas de gerenciamento de construção;
  • juros, documentos legais, financiamento e aumento de custos extras.

Isso acima inclui todas as necessidades do proprietário, como automação residencial e segurança para residências e equipamentos especiais, além das despesas extras. Assim, Uma contingência apropriada deve ser alocada para capturar a exposição potencial a condições imprevistas e outros custos ocultos. Como proprietário, espere gastar essa contingência.

A gestão de custos na construção deve incluir as seguintes tarefas:

  1. Desenvolva um orçamento total do projeto o mais cedo possível.
  2. Analise os requisitos do projeto e desenhos para verificar o escopo.
  3. Supervisione a contratada no desempenho de estimativa de custo de projeto de construção de item de linha detalhada.
  4. Determine os verdadeiros parâmetros de custo e tempo para obter todas as aprovações jurisdicionais.
  5. Prepare um orçamento de custos flexíveis, incluindo todos os consultores.
  6. Analise os custos de utilidade, permissão, teste e inspeção.
  7. Estabeleça um projeto e orçamento adequado.
  8. Aloque a contingência suficiente e escalonamento de custos.
  9. Determine e analise os requisitos de fluxo de caixa.
  10. Supervisione a engenharia de valor e melhorias no custo e cronograma.
  11. Implemente controles contínuos para rastreamento em tempo real dos impactos dos custos.

Assim, a construção exige flexibilidade – é aqui que alguém que seja um representante do proprietário experiente é indispensável. Com base em nossa avaliação de risco, recomendamos contingências para fornecer fatores que não podem ser controlados, como condições ocultas, aumento de custos e o inevitável “aumento de escopo” do projeto.

Assim, evite pensamentos esperançosos! Se você preparou um escopo de trabalho completo e preciso, e ainda avaliou seus contratados de fornecedores de materiais, seu orçamento de contingência incorporará fundos suficientes para permitir surpresas.

A duração tem um grande impacto no orçamento. Ao selecionar um empreiteiro geral, avalie cuidadosamente sua capacidade de fornecer um cronograma de caminho crítico preciso e alcançável. Saber avaliar as suposições de um empreiteiro sobre se eles podem realmente entregar um projeto no prazo.

Suas condições gerais e taxas de trabalho de gerenciamento são uma grande parte das despesas gerais e são baseadas inteiramente na duração do projeto. Qualquer aumento de tempo também estende as taxas para todos os outros participantes do projeto – arquitetura, engenharia, inspeções, gerenciamento de construção, etc.

Por isso, um bom representante irá gerenciar e reduzir os custos, acelerando o cronograma de design e construção tanto quanto possível.

Exemplos de um orçamento na construção civil

Você está planejando reformar sua cozinha e fazer um orçamento de construção que inclui:

  1. Licenças e custos de projeto: esta área cobre qualquer licença regulamentada por leis, bem como projetos arquitetônicos.
  2. Demolição: inclui a retirada de gabinetes e acessórios desnecessários na área que está sendo reformada.
  3. Eliminação de resíduos: antes da construção, um plano de eliminação de resíduos deve ser definido. As empresas que lidam com a remoção de resíduos oferecem várias opções.
  4. Banheiros portáteis: os trabalhadores precisam de banheiros, e as unidades portáteis atendem ao objetivo. Eles estão disponíveis para aluguel de longo e curto prazo.
  5. Materiais: tudo, desde bancadas de granito, pisos, pintura, isolamentos a pregos, são abrangidos nesta categoria.
  6. Instalação de novos aparelhos: novos aparelhos precisam ser instalados profissionalmente. A entrega também pode estar incluída nesta despesa.
  7. Linhas de água e esgoto: ao lidar com uma cozinha, encanadores podem ser necessários para lidar com a instalação da linha e possível remoção de linhas antigas.

Depois que você delinear o que era necessário, precisa pesquisar os custos estimados para atingir o orçamento total. Dessa forma, você pode determinar se é possível pagar o projeto de construção.

Organização e planejamentos finais

Muitos clientes reclamam dos custos de construção dos empreiteiros, mas os empreiteiros só podem dar lances no que a equipe de projeto atraiu e planejou. Como consultoria de materiais para residências comerciais e particulares, a revisão contínua da 3TC sobre a utilização devida e gerenciamento do empreiteiro, nos permite identificar conflitos e potenciais excessos com antecedência. Além disso, pode-se mitigar problemas de orçamento enquanto eles estão ainda na mesa de desenho e não pedidos de alteração mais caros durante a construção.

Isso permite que a equipe do projeto almeje áreas de gastos discricionários, dando ao cliente e ao arquiteto melhor visibilidade e controle sobre os custos. Um bom gerente de construção trabalhará com a equipe para gerar uma estimativa de custo de construção abrangente na conclusão, não apenas da fase de projeto esquemático, mas também das fases de desenvolvimento de projeto.

Em qualquer ponto, se os custos estimados excederem as expectativas do proprietário, eles podem aceitar os aumentos de custo para o valor recebido ou considerar recomendações de engenharia de valor para reduzir custos. O trabalho de engenharia de melhor valor é identificar os custos que podem ser removidos do projeto e que não afetam o programa do proprietário ou a intenção do projeto do arquiteto.

No entanto, em qualquer caso, o proprietário deve ser capaz de tomar decisões informadas com base nas implicações de custo reais para essas mudanças, de modo que o preço do item de linha no escopo adicional possa ser preparado para a consideração.

As tendências de mercado que levam a uma possível escalada de custos devem sempre ser consideradas com cuidado, especialmente em projetos de desenvolvimento onde o início da construção está um ano ou mais no futuro.

Percebemos muitas gerências em muitos projetos onde passam um ano ou mais arrecadando fundos para o mesmo, um ano para as aprovações dos direitos e um ano para os desenhos e licenças de construção. Na verdade, é um desafio explicar ao grupo de trabalho o verdadeiro impacto do tempo.

A maioria das pessoas pensa que não está gastando muito dinheiro durante o planejamento ou a arrecadação de fundos. Muitos exemplos ilustram o poder da escalada de custos para inviabilizar o orçamento de um projeto, razão pela qual qualquer empreiteiro geral ou gerente de construção que se preze incluirá esse fator em seus orçamentos.

A estimativa de custos de construção e os procedimentos de controle de custos obviamente não param na preparação do orçamento inicial. Considerado corretamente, o orçamento na construção civil se torna uma ferramenta essencial para gerenciar o projeto.

A maioria dos projetos tornam-se projetos melhores com um orçamento real, pois força a equipe de design a criar soluções práticas e mantém as expectativas do proprietário razoáveis, ​​para que eles saibam o que esperar.

Portanto, a supervisão regular e a atualização periódica dos desenhos, estimativa de custos e orçamento na construção civil são essenciais para manter o projeto sob controle.

Agora, armado com todas as informações, você é capaz de tomar decisões econômicas informadas e precisas o mais cedo possível, traçando um caminho direto para o plano de projeto mais econômico e de qualidade. Portanto, um projeto mais bem-sucedido.

Realizar um projeto de construção é uma tarefa difícil, mesmo para empreiteiros veteranos e gerentes de programa. Embora possa ser intimidante, é possível definir um projeto de construção para uma execução tranquila.

Você descobrirá tudo isso usando nosso conjunto de artigos em nosso blog onde encontrará muitos assuntos relacionados ao gerenciamento de instalações. Por isso, escolha a 3TC como sua ferramenta poderosa para seus projetos de construção. 

Fique sempre por dentro dos assuntos inscrevendo-se em nossa newsletter.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *