Parede com umidade: O que fazer? Confira essas dicas e como a 3TC pode ajudar

You are currently viewing Parede com umidade: O que fazer? Confira essas dicas e como a 3TC pode ajudar

Em especial nos meses mais frios e chuvosos do ano, é comum aparecerem manchas escuras nas paredes dos imóveis. Essas manchas são ainda mais frequentes em locais pouco ventilados e ficam grande parte do tempo fechados. Ao se deparar com esse tipo de mancha, muitos já percebem ser umidade e digitam nas páginas de busca da web: “parede com umidade, o que fazer?”

Encontrar a resposta para essa pergunta é muito importante, pois a umidade compromete a estética das construções. Pior ainda, prejudica a saúde de toda a família. Neste artigo, mostraremos o que fazer para lidar com esse problema. Mostraremos também os motivos que levam ao aparecimento da umidade. Acompanhe os próximos tópicos!

O que deixa a parede com umidade?

Como dito na introdução, as temperaturas mais baixas e o excesso de chuva, são dois fatores que contribuem para a umidade nas paredes. Mas não são as únicas causas. Existem outros motivos que podem favorecer o aparecimento das manchas em qualquer época do ano. A seguir, apontamos alguns deles.

Defeitos no encanamento

Entre as razões para o surgimento da umidade está o defeito na estrutura hidráulica da residência. Em alguma parte do encanamento, pode estar vazando água. E não precisa ser grande quantidade. Pequenas gotas de vazamento já são suficientes. Para resolver a situação, o caminho é identificar a origem, ou seja, o cano que precisa de conserto.

Para isso, talvez seja necessário quebrar uma área da parede. Comece pelo local onde a mancha de umidade está evidente. Esse tipo de serviço pode ser mais complexo e delicado do que imagina. Sendo assim, o ideal é contratar um profissional de serviços hidráulicos (encanador).

Isolamento ineficaz ou inexistente na construção

Quando não existe ou é feito um isolamento ineficiente no imóvel, a umidade pode aparecer. Sendo assim, é importante investir em materiais isolantes de qualidade. Entre eles, podemos destacar: o isolamento térmico, placas de drywall ou isopor e produtos impermeabilizantes.

Além do cuidado com a qualidade dos materiais, é essencial pesquisar sobre a empresa que fará o serviço de isolamento ou impermeabilização. O ideal é que tenha credibilidade no mercado por entregar serviços eficientes e de qualidade. Dessa forma, são mínimas as chances do retorno da umidade no futuro.

Não impermeabilização em áreas úmidas

Falando um pouco mais sobre a impermeabilização, pode ser realizada mesmo em paredes já pintadas. A ausência desse tipo de serviço eleva as possibilidades de aparecer umidade. Para que a aplicação seja eficiente, os seguintes procedimentos devem ser seguidos:

  • Análise da área — identificação do problema que causa a umidade. Se for um vazamento, por exemplo, deve ser reparado antes da impermeabilização;
  • Preparação do local — em paredes pintadas, é preciso lixá-las até que fiquem lisas. Além disso, será necessário eliminar sujeiras, como poeira, pois atrapalham a aplicação;
  • Aplicação do impermeabilizante — a próxima etapa é passar o produto na parede ou na área específica na qual se localiza a umidade. É importante observar com atenção a indicação do produto. Existem alguns específicos para paredes internas e outros somente para externas.

O que fazer com a parede com umidade?

Para conhecimento, podemos destacar três principais categorias de umidade. São elas:

  • Intemperismo — acúmulo de água pluvial em telhados, calhas ou lajes;
  • Capilaridade — umidade vinda da parte inferior da parede. Nesse caso, a água é absorvida pela fundação por meio da ascensão permanente (nível do lençol freático) ou da sazonalidade (épocas de chuvas, temporais e friagens);
  • Infiltração — além do já citado vazamento, esse tipo de umidade costuma ter origem em subsolos mal projetados. Sem ter havido estudos sobre o lençol freático e a redução dos impactos dele na construção.

Não importa o tipo de umidade, quando aparece, é normal não saber o que fazer para eliminá-la. A seguir, damos dicas valiosas para ajudar nesse objetivo.

Identificar de onde vem a umidade

A umidade pode ter origem na parede ou ser provocada por determinadas condições do ambiente interno. Como descobrir de onde vem? Uma dica é colocar um pedaço de papel alumínio sobre a mancha de umidade. Deixe assim por alguns dias. Caso surjam sinais de bolor na superfície voltada para a parede, então essa é a origem da umidade.

Por outro lado, se a mancha de bolor estiver na superfície oposta, a umidade vem do ambiente. Nesse último caso, o ideal é melhorar a ventilação do local. Abrir portas e janelas são atitudes recomendadas. Se possível, deixe também a luz solar incidir sobre o local úmido.

Não deixar móveis encostados na parede

Outra sugestão é evitar que a mobília do imóvel fique muito próxima da parede. Além de abafar o local, impedindo a circulação do ar, o mofo vindo da umidade pode se proliferar nos móveis. Se isso acontecer, aumentam as chances de os moradores desenvolverem doenças respiratórias por causa da grande concentração desses fungos.

Deixar as janelas abertas sempre que possível

Como dito, as janelas devem ficar abertas a maior parte do período do dia. Durante a noite, se for seguro, algumas podem permanecer assim. Para evitar a entrada de insetos indesejados, o ideal é instalar telas nas aberturas. Por outro lado, se o receio é a entrada de pessoas indesejadas, é importante a instalação de grades.

Caprichar na limpeza e na pintura da obra

Quando pinta-se as paredes com frequência, os produtos utilizados na composição das tintas podem eliminar os fungos da umidade. Assim, para potencializar esse efeito, é essencial conferir as instruções da tinta para optar pela com químicas direcionadas para o combate desses tipos de fungos.

Uma segunda sugestão é limpar as paredes que costumam ficar úmidas. Para isso, pode-se utilizar cloro, água sanitária ou água com sabão. Com a ajuda de esponja, aplique a solução escolhida na parede e esfregue até que a mancha desapareça. Não deixe de usar uma luva para a proteção das mãos.

Investir em isolamento térmico de qualidade

O isolamento térmico impede que a umidade externa e interna afete a parede. Isso acontece porque o material mantém a temperatura dos ambientes equilibrada (nem frio, nem calor demais) — mesmo em locais climatizados, regiões frias ou com grande concentração de chuvas.

características do 3TC Isolamento

Para melhores resultados, o isolamento térmico precisa utilizar a manta térmica 3TC que tem resistência a umidade e eficiência térmica. Uma vez que, é produzida com poliestireno expandido — produto que evita a transferência térmica por condução.

Enfim, a umidade é uma realidade vivenciada em muitos imóveis, mas isso pode ser modificado. Seguindo as dicas dadas neste artigo, temos certeza de que as paredes do seu imóvel e a saúde da família, não serão mais afetadas por esse incômodo.

O que achou do nosso artigo? Quer continuar bem informado? Então, acompanhe os artigos publicados no blog da 3TC!

Deixe um comentário