Parede de isopor: o que é, preço, vantagens e mais sobre!

Parede de isopor: o que é, preço, vantagens e mais sobre!

No setor de construção civil, a parede de isopor aparece como uma excelente opção para quem deseja praticidade, economia, leveza e um bom isolamento termoacústico na edificação. Por isso, é um material largamente usado e aprovado mundialmente. Ao logo dos anos, graças a estudos, inovações e tecnologias, a parede de isopor tem ganho mais eficiência, durabilidade e versatilidade.

Você já ouviu falar nesse tipo de sistema construtivo? Gostaria de conhecê-lo melhor? Neste artigo, explicaremos em detalhes sobre os benefícios, aplicações, custos e desvantagens da parede de isopor. Confira os próximos tópicos!

O que é parede de isopor?

Em termos simples, a parede de isopor (material conhecido como poliestireno expandido – EPS) é um método de construção que dispensa os processos e métodos tradicionais, como: reboco e assentamento de tijolo. Sendo assim, é um sistema mais limpo e rápido. 

Além disso, gera economia tanto na mão-de-obra quanto no custo de materiais. Na prática, funciona assim: fixam-se as placas de isopor em estruturas pré-moldadas. No fim, essas placas formam paredes que podem ser personalizadas conforme o projeto arquitetônico ou decorativo dos ambientes.

Como é feita a parede de isopor?

Para construir as paredes, utilizam-se painéis com duas grelhas aramadas. Não é preciso edificar vigas, pilares de sustentação, tampouco utilizar ferro, madeira ou cimento. A quantidade de painéis a serem instalados depende da metragem da construção. De forma geral, um profissional especializado nesse tipo de serviço define a medida.

No caso do acabamento, utiliza-se argamassa. A finalidade é cobrir, unir e fixar as fissuras entre as placas. Um cuidado importante é deixar espaços abertos na parede para a passagem da rede elétrica e hidráulica. Essas estruturas precisam ser blindadas para não terem contato com o EPS.

Onde usar a parede de isopor?

Normalmente, intala-se a parede de isopor em lugares que precisam de um bom isolamento acústico e térmico. Como no caso de galpões industriais e determinados tipos de estabelecimentos comerciais. No entanto, pode-se implantar em qualquer local, por exemplo: residências.

Tanto no Brasil como em vários países, a parede de isopor é vista em grandes construções, como: prédios, condomínios e empreendimentos. Quanto maior for o percentual de EPS nas paredes de uma construção, mais leve e sustentável será. Sem falar das inúmeras possibilidades de design de ambientes e fachadas – graças a versatilidade do material.

Qual o preço da parede de isopor?

O custo da parede de isopor varia conforme a qualidade do material utilizado, metragem, fabricante ou loja que fornecedora e tratamento específico (inclusão de manta termoacústica ou outro tipo de material). No mercado, o preço médio é de R$ 44 o metro quadrado. Porém, é possível encontrar placas com medidas 1000 x 500 x 15 milímetros por R$ 7.

Esses valores são apenas parâmetros de mercado. Por isso, é importante realizar uma pesquisa minuciosa entre fabricantes e fornecedores. Vale prezar pela melhor relação custo-benefício e retorno sobre o investimento (ROI).

Seria interessante incluir no valor do custo da parede de isopor, os gastos com a mão-de-obra. Dessa forma, chega-se a valores realistas que podem ser alinhados com o limite orçamentário do projeto de construção.

Vantagens e desvantagens da parede de isopor

Visando um entendimento realista sobre a parede de isopor, a seguir, apontamos os seus prós e contras. Para isso, fizemos uma tabela simples. Ao analisá-la, fica fácil perceber que as vantagens superam as desvantagens. Confira!

VantagensDesvantagens
SustentabilidadeNecessidade de maior cuidado com instalações elétricas
EconomiaMão de obra especializada
VersatilidadeExige mais atenção com a qualidade do produto
Segurança

Vantagens

Agora, vejamos maiores detalhes sobre os prós da utilização da parede de isopor na construção. As principais são:

  • Sustentabilidade – o EPS reduz o gasto com energia elétrica e água durante a execução dos serviços. Além disso, emite menos resíduos e gases do efeito estufa (como o CO2 – gás carbônico);
  • Economia – Em média, a aplicação da parede de isopor reduz os gastos com materiais em 50%. Em virtude da rapidez na instalação, se gasta menos com diárias ou horas trabalhadas por profissionais especializados;
  • Versatilidade – as paredes de EPS são ideais para quem deseja mudar o design dos ambientes no futuro. Com muita facilidade, pode-se pintar as paredes, implementar texturas ou outras técnicas de designe de interiores ou exteriores;
  • Segurança – o material das paredes não gera combustão. Isso representa maior segurança para locais, como: indústrias, escolas ou hospitais. Outro benefício do isopor é a não absorção de umidade. Impedindo a proliferação de fungos ou bactérias prejudiciais à saúde.

Desvantagens

Quanto os contras da instalação da parede de isopor, podemos destacar:

  • Necessidade de maior cuidado com instalações elétricas – como dito, as instalações elétricas (bem como as hidráulicas) precisam ser protegidas por meio de uma blindagem. Isso exige a contratação de serviços especializados – o que gera mais custos para a obra;
  • Mão de obra especializada – para que a instalação da parede de isopor tenha qualidade, durabilidade e fique dentro dos padrões nas normas técnicas oficiais, o serviço precisa ser realizado por uma empresa ou profissional especializado. Sem dúvidas, esse tipo de mão-de-obra gera custos extras;
  • Exige mais atenção com a qualidade do produto – é fundamental que o isopor seja de alta qualidade, certificado e produzido por empresas fabricantes renomadas. Dessa forma, são menores as chances de problemas com estrutura. Se houver, o fornecedor confiável dará todo o suporte para resolver o problema.

Conheça mais sobre a 3TC e confira mais conteúdo do nosso blog!

Por fim, podemos dizer que a parede de isopor é uma opção capaz de otimizar qualquer projeto construtivo. Como foi abordado neste artigo, é essencial buscar qualidade, bons profissionais, fornecedores e a melhor relação custo-benefício. Dessa forma, enxerga-se o resultado na beleza dos ambientes internos e externos.

Gostou do nosso artigo? Entendeu o que é, custos e vantagens da parede de isopor? O que acha de continuar bem informado? Acesse o nosso blog e leia outros conteúdos valiosos que foram publicados. Aproveita também para conhecer as soluções em isolamento termoacústico da 3TC!

4 Comentários

  1. Estou pensando em um revestimento térmico para um quarto com janela pequena no ultimo andar do edificio, com incidencia de sol externo boa parte do dia.
    possui laje e acima dela telhas de fibro-cimento.
    Minhas dúvidas:
    o painel de lã de rocha precisa de ser revestido para garantir eficiencia?
    este comodo já tem armários. penso em colocar no teto e nas paredes (alvenaria) mas não sei se dentro do armário preciso de algum revestimento sobre a lã de rocha.
    Pensei em usar a lã semi-rígida, por conta do custo.

    1. Olá Nelson! Obrigada pela pergunta. O painel de lã de rocha não precisa ser revestido para garantir eficiência, mas em relação ao tipo de transferência de calor, ele combate apenas a condução. Já o 3TC combate os três tipos, sendo a radiação, convecção e condução, que traz maior conforto ao ambiente. O 3TC também é resistente a umidade e ao mofo.

      O 3TC tem um melhor desempenho em relação a resistência térmica, sendo que o isolamento fibroso alcança uma resistência térmica de 1,4º C/W e o 3TC alcança 5,5º C/W.

      Outra vantagem é a praticidade, facilidade e flexibilidade de instalação.
      Nossa placa tem espessuras de 10mm a 20mm, que facilitam a instalação em paredes, tetos e até em locais como armários.

      Caso tenha tenha interesse em saber mais sobre o 3TC irei deixar nossos canais de atendimento para que possa falar diretamente com nossos especialistas.

      Whatsapp: https://www.3tc.com.br/whatsapp/

      Telefone: (31) 3568-0513

  2. Ola,
    Meu nome é Andréa, sou engenheira e tenho oportunidade em representação na área civil.
    Achei muito interessante seu material, estou no Nordeste e a questão térmica é sempre grande desafio.
    Gostaria de saber se vocês possuem representante na região de Fortaleza/ Ceará.

    1. Olá, Andreia! Muito obrigada pelo comentário e interesse no 3TC Isolamento! Não temos representante na região do Nordeste! Caso tenha interesse em se tornar representante irei te passar o contato da nossa gerente de relacionamentos para que você possa tirar todas as suas dúvidas.

      Nathália Figueredo: (31) 98932-7875

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *