3TC Isolamento

Piso de vinílico é bom? Saiba tudo nesse post

Muito usado em empresas, centros comerciais e espaços corporativos, o piso de vinílico é bom para residências e outros espaços destinados à convivência familiar, pois reproduz com perfeição a beleza e a praticidade da madeira ou a modernidade do cimento queimado. 

Além de tornar um espaço mais acolhedor, o piso de vinílico é bom porque é muito fácil de instalar. A limpeza não exige cuidados especiais: basta varrer e passar um pano úmido — ao contrário da madeira o material é resistente a água.

A seguir explicaremos melhor as vantagens desse material e por que instalá-lo na sua casa! Acompanhe!

O piso de vinílico é bom para qual espaço da casa?

O piso de vinílico é bom para ser usado em, praticamente, todos os espaços da casa como quartos, salas de jantar e escritórios, permitindo a criação de ambientes amplos e abertos, que aproveitam melhor a iluminação natural.

É um material 100% sintético. A primeira camada é composta por fibra de vidro, que então é revestida com vinil de PVC e plastificante. Sobre essa é superfície é gravada uma lâmina que imita a textura da madeira ou do mármore. A seguir, é aplicada poliuretano sem cera. A espessura total varia de 1,5 mm em mantas de vinil a 5 mm em réguas ou pranchas.

Durável e resistente, confere grande beleza e conforto a um ambiente. Também conhecido como piso de PVC, é ideal para quem deseja substituir o revestimento antigo da casa de forma rápida e sem entulho. Pode ser encontrado em diferentes modelos e formatos, que se diferenciam pela padronagem e textura.

Foto: br.pinterest.com

Tipos de piso vinílico

O piso de vinílico pode ser encontrada em diferentes formatos. Confira!

Piso de vinílico em manta

Pode ser instalado sobre o piso existente, o que diminui o custo da obra. Existem diferentes padrões como madeira, mármore ou cimento queimado. 

É bonito e fácil de instalar, no entanto, é pouco resistente a ranhuras e cortes. Muitos projetos de construção e reforma utilizam esse revestimento no quarto do casal ou para no das crianças. 

Piso de vinílico em placa

Deve ser instalado em superfícies regulares, o que garantirá a durabilidade e a resistência do material. É um material versátil e bastante resistente que pode ser instalado em todos os espaços da casa como quartos, salas e varandas e é indicado para casas com crianças ou animais de estimação. 

Piso de vinílico em réguas

Essa opção de acabamento é durável e bastante resistente a ranhuras. Durante a instalação as peças são coladas ou encaixadas umas as outras, o que diminui o tempo da obra.

Esse sistema conhecido como “click” deve ser utilizado em superfícies regulares e não corre o risco de descolar com o passar do tempo. Como é mais resistente e durável que os outros modelos, essa opção é um pouco mais cara que as demais, no entanto, oferece um toque de sofisticação ao projeto.

Foto: tuacasa.com.br

Quais as vantagens do piso de vinílico?

O revestimento oferece muitas vantagens, por isso é um dos materiais de construção mais procurados por quem deseja reformar ou construir ambientes bonitos e confortáveis. Veja os pontos fortes do material:

Bom desempenho termoacústico

O piso de vinílico é bom, pois não propaga do som e garante o conforto térmico. Assim, os moradores se verão livres de ruídos indesejáveis e conseguirão reduzir as contas de energia, devido à queda da necessidade do uso de ar-condicionado no verão e de aquecedores elétricos no inverno. 

Além disso, o revestimento é confortável – as pranchas de piso são revestidas com uma camada acolchoada o que fará com que você caminhe sem sentir frio ou calor. 

Hipoalérgico

O piso de PVC não acumula poeira e pode ser limpo facilmente — basta remover a sujeira e passar um pano úmido. Por isso, o material é considerado hipoalérgico.

Grande variedade de padrões

Como dissemos acima, o piso de vinílico é bom, pois pode ser encontrado em diferentes modelos e formatos. Revestimentos coloridos são ideais para o quarto das crianças ou para a brinquedoteca.

Já as que imitam a madeira, podem ser instaladas na sala de estar ou na sala de jantar, assim como o piso que imita o cimento queimado. Modelos que simulam o mármore são boas opções de acabamento para varandas e demais áreas de convivência. 

Fácil instalação

O piso de vinílico é bom, pois é bem mais fácil de instalar que os revestimentos mais usados em projetos residenciais como a cerâmica, a madeira e a ardósia.

Pode ser colado, adesivado ou instalado pelo sistema de clique, sem a necessidade de retirar o piso anterior — o tempo de instalação é em torno de 3 dias. 

Preço baixo

O metro quadrado do piso de PVC varia de R$50 a R$200,00, ou seja, é bem mais acessível que o revestimento cerâmico ou de porcelanato. 

Foto: arkpad.com

Quais as desvantagens do piso de vinílico?

Claro, o piso de PVC também apresenta algumas limitações:

Não pode ser usado sobre qualquer superfície

O piso de PVC deve ser aplicado sobre superfícies niveladas e devidamente impermeabilizadas. Além disso, o revestimento não pode ser aplicado sobre superfícies de madeira ou de cimento, uma vez que a nova cobertura pode apresentar manchas. 

Exige a contratação de mão de obra especializada

Para garantir uma instalação perfeita, o ideal é contratar mão de obra especializada. O profissional verificará se há necessidade de nivelar a superfície e se a umidade permite a aplicação do revestimento. 

Além disso, somente um profissional sabe como cortar e encaixar as peças corretamente, o que garantirá a durabilidade e a beleza da reforma. 

Baixa durabilidade 

O piso de PVC é menos resistente que a madeira e os acabamentos cerâmicos. Em geral, dura cerca de 15 anos – após esse período é preciso substituir a cobertura. 

Não deve ser aplicado em áreas externas

A cobertura não deve ser aplicada nas áreas externas da casa, uma vez que o PVC não suporta o excesso de sol ou de chuva que podem danificar e desbotar o material. 

Além disso, a cobertura pode exibir cortes e desgastes, caso tenha contato com móveis e outros objetos pontiagudos. 

Gostou deste texto que explica por que o piso de vinílico é bom? Então, aproveite a visita para assinar a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do nosso blog!

Sair da versão mobile