Pisos sustentáveis: saiba quais são as opções mais ecológicas

You are currently viewing Pisos sustentáveis: saiba quais são as opções mais ecológicas

Especialmente em nossa sociedade que valoriza dia após dia atitudes ecologicamente corretas, os pisos sustentáveis ganham bastante força nos últimos anos. Dessa forma, esses materiais podem ser positivos tanto para sua obra quanto para o meio ambiente.

Estamos falando de uma tendência na construção civil. Cada vez mais profissionais buscam materiais que dêem um toque mais prático, criativo, confortável e sustentável para seus projetos. Ou seja, temos aqui aquela velha máxima de unir o útil ao agradável, visto que os pisos sustentáveis são perfeitos para quem quer uma construção lindíssima sem agredir a natureza. 

Considerando esse contexto, muitas empresas no segmento buscam garantir serviços ecológicos que respeitam o meio ambiente. A principal missão da 3TC, por exemplo, é oferecer soluções mais sustentáveis e eficientes para isolamento na construção civil.

Você já ouviu falar dos pisos sustentáveis? Conhece os diferentes tipos presentes no mercado? Sabe quais os benefícios de utilizá-los na sua obra? Não se preocupe! Nesse artigo, iremos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. 

Siga a leitura!

O que são pisos sustentáveis ou ecológicos?

Vamos começar pelo início? O primeiro ponto é entender o que realmente são os pisos sustentáveis. Em poucas palavras, eles são revestimentos feitos a partir de materiais reaproveitados (como cortiça, fibra de coco, madeira de demolição) ou componentes reciclados (borracha reciclável, garrafa pet, etc). 

O grande ponto que diferencia o piso sustentável e o tradicional é o fato de que sua utilização não degrada o meio ambiente. Sendo assim, ele surge como uma opção mais barata e perfeita para substituir a madeira, por exemplo, recurso retirado da natureza.

Muitos desses materiais são cultivados em ambientes específicos para essa finalidade, como o eucalipto. Ou seja, logo após a madeira ser coletada, por exemplo, ocorre o replantio de outra no lugar, mantendo esse ciclo. 

Em retrospecto, podemos afirmar que os pisos sustentáveis abraçam os três pilares da sustentabilidade: o ambiental, social e econômico. Tudo isso sem abrir mão do bom gosto e da estética do seu projeto.  

Principais tipos de pisos sustentáveis

Você sabia que existem diferentes tipos de pisos sustentáveis? Abaixo, vamos indicar algumas opções muito populares entre profissionais. Confira!

Piso de eucalipto 

Você é uma daquelas pessoas apaixonadas pelo visual e charme que os materiais feitos de madeira dão para os ambientes? Assim, nesse caso, temos uma excelente notícia: existe uma alternativa de piso sustentável que conta exatamente com essas características que tanto te agradam. 

Os pisos de eucalipto são produzidos a partir de uma madeira especial, plantada em uma floresta específica para essa finalidade. Portanto, o que é retirado é reposto logo em seguida, reduzindo drasticamente o impacto ambiental. 

Piso de bambu

Por apresentar um crescimento muito rápido (sua colheita pode ser feita todo ano), o bambu também é uma alternativa viável e ecológica para ser a matéria-prima do revestimento de seu projeto. Ou seja, é possível colher as varas sem prejudicar a matriz dos pisos. 

E os benefícios não param por aí: essas madeiras contam com uma taxa de absorção de carbono altíssima e ainda são muito resistentes. Uma excelente pedida para piso dos ambientes externos do projeto. 

Piso de cortiça

Os pisos de cortiça são originados através das cascas de árvores, que voltam a se formar após a extração. Em outras palavras, a sua utilização respeita o ciclo de vida da natureza. Por conta dessa capacidade de regeneração da matéria-prima, essa opção torna-se ideal para um projeto sustentável. 

Dentre os principais benefícios do piso de cortiça, podemos destacar o fato de ser um material bem leve e resistente a fungos e bactérias. Uma excelente escolha para as áreas internas de seu imóvel. 

Piso de borracha

Derivados da reutilização de materiais como pneus e sobras de sapatos, os pisos de borracha também são opções viáveis para seu projeto. Por serem duradouros, flexíveis e antiderrapantes, normalmente são utilizados em casas, lojas e ambientes corporativos. 

Outra grande vantagem dos pisos de borracha é o conforto térmico e acústico trazido pelo material. Benefício esse que pode ser potencializado quando aliado com a tecnologia 3TC, capaz de isolar até 97% da radiação (além da isolação por convecção e condução).

Piso de garrafa PET reciclada 

Por fim, temos aqui um dos materiais mais comuns quando o assunto é reutilização e reciclagem: as famosas garrafas PET

Os pisos de PET são derivados de garrafas recolhidas na natureza. Na fabricação, é feita a retirada dos rótulos e tampas, a lavagem e a transformação do material em flocos plásticos. Finalmente, através do processo de extrusão, esses flocos passam por um derretimento e são fundidos na forma laminar. Está pronto o seu piso!

Por que optar por pisos sustentáveis em sua obra?

Como vimos ao decorrer do artigo, os pisos sustentáveis são excelentes opções para garantir um projeto lindo sem agredir o meio ambiente. No entanto, esses materiais ainda oferecem outras grandes vantagens que você precisa conhecer. 

Veja!

Responsabilidade com o meio ambiente

É impossível não citarmos esse benefício em primeiro lugar. Afinal, a grande marca registrada dos pisos sustentáveis é justamente o fato de serem ecologicamente corretos. 

É importante destacar que ao escolher pisos sustentáveis para sua obra, você não estará pensando somente no presente. Essa é uma decisão que, mesmo que indiretamente, certamente irá reverberar no futuro de sua família e das próximas gerações.  

Ótima durabilidade

Outro fator que torna os pisos sustentáveis ótimas alternativas para o seu imóvel é a durabilidade que eles apresentam. Contrariando o que muitas pessoas acreditam, esses materiais não são mais frágeis ou de menos qualidade que os tradicionais. 

Na verdade, esse tipo de piso mostra-se bastante sólido e resistente. O bambu, planta rica em fibras, é um excelente exemplo.

Resistentes a fungos e bactérias

Os fungos e as bactérias são verdadeiros pesadelos para qualquer profissional do segmento. Afinal, eles podem facilmente danificar ou até mesmo acabar com um projeto que levou meses ou até anos para ser concluído. 

Para evitar esse tipo de dor de cabeça, você pode escolher um piso de cortiça, conhecido justamente por ser resistente a esses organismos. 

Custo-benefício 

Vamos combinar que a sensação de encontrar um material de qualidade, bonito e com um preço acessível é maravilhosa, certo? Todos nós sabemos que realizar uma obra traz grandes gastos. Quanto mais você conseguir economizar sem abrir mão da qualidade dos produtos, melhor.

Um dos maiores benefícios de optar pelos pisos sustentáveis em seu projeto é justamente o valor que cabe no seu bolso. 

Cuidado com a saúde

Por fim, não podemos deixar de destacar que os pisos sustentáveis podem ajudar a manter sua saúde preservada. Por serem resistentes a fungos e bactérias, eles evitam problemas como reações alérgicas, crises de asma ou rinites, por exemplo. 

E especialmente considerando uma década como a nossa, todo cuidado com a sua saúde é pouco, certo? 

Conclusão 

Por fim, como vimos nesse artigo, optar por pisos sustentáveis em sua obra pode trazer diversos benefícios para você e sua família. Além de causarem menos impacto ao meio ambiente quando comparados com as opções tradicionais, eles também garantem o seu bem estar. 

Quando aliados com a tecnologia de isolamento 3TC, os resultados serão ainda mais positivos, tanto para o projeto em si quanto para suas economias. 

Gostou do conteúdo? Quer mais dicas de ouro para facilitar o andamento de suas obras? Acesse nosso blog e leia mais artigos como esse!

Deixe um comentário