Quanto gasta um ar condicionado? Saiba como economizar!

Quanto gasta um ar condicionado? Saiba como economizar!
calendar_month19/08/2022 view_list

Hoje em dia, com o clima que vivemos, um dos ítens básicos que as pessoas mais buscam para ter conforto é um aparelho de ar condicionado. No entanto, você sabe quanto gasta um ar condicionado?

O aumento das temperaturas é uma realidade, e as mudanças climáticas devido ao desmatamento só vem crescendo. Assim, as cidades têm ficado cada vez mais quentes, precisando cada vez mais de ar condicionado nas casas, escritórios e galpões. 

Existem muitos modelos no mercado, mas você sabe qual o melhor aparelho para o espaço que você quer resfriar? Sabe como pode economizar? Precisa de dicas para auxiliar na performance do aparelho? Então, neste conteúdo você vai ficar sabendo de tudo! 

Como calcular quanto gasta um ar condicionado? 

Para saber quanto gasta seu ar condicionado é necessário analisar algumas variáveis, a começar pelo modelo: os modelos de janelas são mais compactos, ideal para lugares pequenos e tem um preço mais acessível. Alguns prédios antigos já vem com o suporte que encaixa. 

Por outro lado, o modelo split é o mais moderno atualmente e o aparelho é equipado com dois equipamentos, um que vai na área externa, chamado de condensador e um que vai na área interna, o evaporador. O modelo split conta com uma função que ajuda na economia de energia, pois ajusta o funcionamento do aparelho automaticamente, de acordo com a temperatura do local, impedindo que o ambiente fique muito frio, ou muito quente. 

Agora, para quem investiu em um modelo split inverter, tem ainda mais economia na hora da conta de energia. 

Vamos pensar em um ambiente ideal para saber mais ou menos o gasto do ar condicionado? Primeiramente, é necessário saber quantos metros quadrados tem o local, a quantidade de pessoas que vai estar no ambiente, a luminosidade, o número de aparelhos eletrônicos ligados e até mesmo o clima da região.

Em um ambiente de 10m² a 12m², um aparelho de 7.500 BTUs é ideal. Já em um ambiente de 15m² um de 10.000 BTUs é excelente. Caso seja um escritório ou um ambiente bem maior, o ideal são os modelos Split Cassete, Split Piso-Teto e o Multi Split. 

Sabendo os BTUs do seu aparelho é possível ter uma noção de gastos de acordo com a seguinte tabela:

Potência térmica BTU/hPotência elétrica kWHoras diárias ligado Consumo mensalkWh
7.4001,28288
10.0001,48336
12.50028480
18.0002,68624
21.0002,88672
30.0003,68864

Agora, é só verificar na sua conta de luz qual o valor do KWh da sua região e realizar a conta.

No entanto, se voce busca facilidade, pode, também, utilizar a Calculadora BTU da 3TC!

Fatores que influenciam quanto gasta um ar condicionado 

Antes de mais nada, existem muitos fatores internos e externos que fazem com que seu ar condicionado gaste menos ou mais energia. Veja agora:

Categoria

Como já falado posteriormente, existem vários modelos de ar condicionado no mercado: janela, split, portátil e aqueles para grandes ambientes.

Ciclo reverso

A função de aquecer de um ar condicionado que contém o ciclo reverso pode aumentar seu gasto quando é utilizado na função. A quantidade de energia para gelar é diferente de aquecer. Porém, esse ciclo traz mais praticidade, um só aparelho para todos os climas. 

Potência

De acordo com a quantidade de BTUs que um ar condicionado tem, sua potência aumenta, com isso, gasta mais energia. Um ar condicionado de 9.000 BTUs pode ser muito mais econômico que um de 12.000 BTUs, mas não é potente o suficiente para gelar um ambiente maior. 

Tecnologia

Com a tecnologia inverter, você consegue economizar ainda mais. Pois essa tecnologia implementada nos aparelhos mantêm a temperatura mais constante, evita picos de energia, tem um circuito inteligente de climatização.

Além disso, consegue atingir a temperatura solicitada de forma mais rápida. Ou seja, oferece o melhor custo-benefício e conforto para pessoas e até criação de animais. Sendo isolamento térmico uma tecnologia importante que reduz o estresse dos gados.

Quanto gasta um ar condicionado? Conheça o cálculo 

Para saber qual seu gasto com um aparelho de ar condicionado é necessário fazer um cálculo. Lembrando que para cada ar condicionado é necessária uma conta diferente.

Para saber o consumo de energia do AC em Kw/h é necessário fazer a conta do seu consumo mês. Exemplo: 1 Ar condicionado de 1085 W funcionando 8 horas por dia durante 1 mês (30 dias) Consumo = 1 x 1085 W x 8 horas/dia x 30 dias ÷ 1000 = 260,4 kWh/mês.

Assim que souber a quantidade de KWh/ mês que você gasta com esse ar condicionado, você pode pegar sua conta de energia e verificar com o valor do KWh e fazer a conta. 

Como diminuir os gastos com o ar condicionado?

Agora que te contamos como calcular o que você gasta, vamos te entregar algumas dicas para economizar também. Porque a conta de luz aumenta, porém queremos um local confortável para trabalhar ou descansar, não é mesmo?

Manter o aparelho limpo 

É uma questão de lógica: quando o aparelho não vê uma boa limpeza há tempos, naturalmente sua capacidade de climatizar o ambiente é reduzida drasticamente, com isso, gasta mais energia. Isso ocorre porque o aglomerado de poeira e resíduos no filtro do ar-condicionado dificulta o seu funcionamento pleno, formando uma espécie de barreira física de sujeira. 

Assim, ele acaba sendo obrigado a usar mais energia para atingir o resultado esperado. Muitas vezes, esse processo acaba incapacitando o aparelho a longo prazo. Agora, se quer ajuda na hora de limpar seu ar-condicionado, esse conteúdo é perfeito para você. 

Não bloquear saídas de ar 

Evitar o bloqueio de saídas de ar é muito interessante até na hora de instalar, por isso, é importante ver um local que deixe ele com as saídas de ar livres. Não coloque móveis, estantes ou qualquer objeto na frente do ar condicionado, isso pode aumentar o consumo de energia. 

Utilizar a função smart 

Caso seu ar condicionado tenha a função smart é importante utilizá-la, assim você consegue ligar o aparelho antes de chegar em casa e ele vai gelando o ambiente de forma mais natural, sem precisar ligar no modo turbo. Você chega em casa ou no trabalho e o ambiente já vai estar confortável. 

Não abusar de temperaturas muito baixas 

Não abusar de temperaturas muito baixas é extremamente importante, afinal, quanto menor a temperatura mais energia ele vai puxar. Um ar condicionado normalmente não consegue atingir exatamente 18º ou pode demorar horas para chegar, então o interessante é deixar 23º que é uma temperatura agradável e garante economia. 

Investir em isolamento térmico 

Na hora de economizar no ar condicionado, outra dica é utilizar o isolamento térmico. Afinal, ele vai ajudar o problema direto na raiz, que é a variação de temperatura. 

Você já conhece o isolamento térmico da 3TC? O 3TC é uma tecnologia nova em isolamento térmico e acústico no Brasil. Além disso, ele atende todas as normas de segurança da construção civil: uma inovação que apresenta eficiência e durabilidade superiores aos isolamentos tradicionais. 

O 3TC Isolamento é composto por um núcleo de EPS anti-chamas e duas películas altamente refletivas mas que não conduzem eletricidade. Dessa maneira, pode ser instalado entre pisos, nas paredes, em tetos, telhas e telhados de todos os tipos, como manta térmica ou forro térmico, em contêineres, veículos de transporte, vans, kombis, e também em dutos de ar-condicionado. 

Ou seja, um isolante eficiente e versátil, que se adapta à sua necessidade. A eficiência da tecnologia é comprovada por diversos estudos feitos com base em conceitos da Arquitetura, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Termodinâmica.

Conheça mais sobre a 3TC! 

Por fim, quer aprender melhor sobre a tecnologia 3TC e economizar muito mais? Tem muitos conteúdos incríveis para te ajudar a economizar na obra da sua casa e no dia a dia. Confira mais conteúdos do nosso blog

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *