Reforma de cozinha: confira essas dicas valiosas para a sua obra

You are currently viewing Reforma de cozinha: confira essas dicas valiosas para a sua obra

A cozinha é sem dúvida um dos ambientes mais importantes da casa. Afinal, passamos uma boa parte de nossos dias por lá, preparando refeições, comendo ou até mesmo conversando com familiares. E justamente por esse papel de protagonismo, a reforma de cozinha com a maior cautela do mundo.

A ideia de fazer uma reforma na cozinha pode assustar muita gente. Afinal, trocar piso, instalar luminárias, bancadas e pintar parede são atividades que realmente podem render um bom trabalho. 

Mas você reparou que utilizamos a palavra “podem” acima? Pois é. Apesar de parecer uma missão muito complexa, reformar a cozinha não é um bicho de sete cabeças se você souber algumas dicas de ouro para organizar o processo.

Para te ajudar, separamos neste artigo alguns passos fundamentais para realizar uma reforma na cozinha da melhor maneira possível, sem estresse, sem dor de cabeça!

Siga a leitura e confira!

Reforma de cozinha: por onde começar?

Em uma reforma da cozinha, você precisa fugir ao máximo de deslizes. Lembre-se que esse cômodo conta com conexões, tubos e estruturas que levam a água da caixa para a torneira. Portanto, todo cuidado na hora de planejar a obra é pouco!

Para garantir um trabalho seguro e sem sustos, é fundamental que você siga essas dicas a seguir:

Coloque o planejamento no papel

Como toda tarefa em nossa vida, o primeiro passo a ser tomado é adotar um método para colocar as ações em prática. Ou seja, você deve planejar a reforma da cozinha de maneira cronológica, pensando sempre do começo para o final. 

É fundamental que esse planejamento seja registrado em um papel, de modo que você consiga visualizar com mais clareza o progresso de todo o procedimento. 

Fazer o orçamento 

Depois de colocar todo o passo a passo no papel, chegamos na etapa de verificar os preços. Para isso, é fundamental que você saiba exatamente o que quer fazer. Portanto, a ideia do projeto deve estar totalmente clara em sua cabeça.

O próximo nível é definir um teto de gastos, um limite de valor que não poderá ser ultrapassado.

Lista de materiais a serem usados

Realizou o planejamento? Definiu o orçamento disponível para a obra? Bem, então já podemos avançar para a lista dos materiais que serão utilizados em sua reforma da cozinha.

Aqui, registre literalmente tudo que você vai precisar ao decorrer do processo. Desde móveis até materiais de limpeza, separando cada item em uma lista.

Dicas para a reforma da cozinha

Agora que passamos por toda a fase de planejamento da pré-obra, chega o momento de literalmente colocar a mão na massa. Mas calma! Existe uma maneira correta de botar o planejamento em prática. 

Abaixo, confira nossas dicas para a reforma da cozinha!

Não focar apenas na estética e se esquecer da funcionalidade

Sim, sabemos que a estética é um ponto fundamental na reforma da cozinha. Afinal, quem não quer um lugar bonito e todo arrumado para fazer suas refeições? No entanto, é muito importante que você consiga aliar a beleza com a funcionalidade do cômodo. 

Para isso, tenha um ponto muito estabelecido na cabeça: todos os itens e móveis da cozinha devem estar próximos de forma que seja prático pegá-los quando necessário. 

Além disso, se movimentar de forma livre no ambiente também é um fator imprescindível. Portanto, nada de amontoar eletrodomésticos pelo espaço. “Praticidade” é a palavra de ordem aqui. 

Atentar-se à iluminação 

Um outro pilar vital para que a reforma da cozinha aconteça como o esperado é a iluminação, independente de ser natural ou artificial. Dessa forma, esse é um ponto que você deve priorizar em sua lista de planejamento, visto que um erro aqui pode prejudicar tanto a funcionalidade quanto a estética do cômodo.  

Dê preferência aos pontos de iluminação natural durante o dia. De noite, o uso de luminárias direcionadas e spots pode ser uma excelente aposta.

Aproveitar ao máximo o espaço 

O próximo ponto esbarra muito na questão da funcionalidade. Mesmo se sua cozinha for pequena, você pode aproveitar os espaços de maneira inteligente. É só saber se planejar. 

Nossa dica é usar móveis planejados e multifuncionais. Além de aproveitarem o espaço da melhor forma (realizam duas ou mais funções ao mesmo tempo), eles são feitos exatamente considerando as medidas de sua cozinha.

Escolha revestimentos de fácil limpeza

Vamos combinar: ninguém gosta de perder horas e horas limpando a casa, certo? A cozinha, que é um ambiente que precisa ser lavado constantemente, requer muitos cuidados quando o assunto é limpeza.

Dessa forma, é importante que durante a sua reforma você aposte em revestimentos que permitem uma limpeza mais rápida. Assim, será possível poupar o tempo e esforço de ficar esfregando aquelas manchas de gordura que custam a sair. 

Invista na climatização do ambiente

Por último, mas não menos importante, você deve se atentar com a climatização. Afinal, lembre-se que esse é o espaço em que assamos, cozinhamos e fritamos alimentos. Se o ambiente não for climatizado adequadamente, a cozinha se tornará uma estufa.

Nesse cenário, o isolamento térmico 3TC serve como uma excelente forma de climatizar não apenas a cozinha, como a casa de uma maneira geral. Acesse o link e saiba mais!

Lista de materiais para a reforma de cozinha!

Abaixo, separamos alguns materiais indispensáveis para a reforma da cozinha que você deve colocar no checklist. Confira!

  • Pias;
  • Encanamentos;
  • Buchas;
  • Cotovelos;
  • Luvas de redução;
  • Niple de redução;
  • Tampões;
  • Tês;
  • Torneiras;
  • Interruptores;
  • Caixa de embutir;
  • Caixa de passagem para piso;
  • Tubos e eletrocalhas;
  • Fiação elétrica;
  • Bocal para as lâmpadas;
  • Tinta;
  • Azulejo;
  • Piso;
  • Rejunte;
  • Armários;
  • Luminárias;
  • Ralo;
  • Por fim, os móveis necessários.

Conheça a 3TC

 

Viu como uma reforma da cozinha não precisa ser difícil? Na verdade, contando com um planejamento bem pensado e bastante organizado, essa missão torna-se fácil e intuitiva. E aí, vamos colocar a mão na massa?

Gostou desse artigo? Quer mais publicações sobre engenharia civil e assuntos relacionados? Para mais conteúdos como esse, acesse o nosso blog! Por lá, temos um grande acervo de posts sobre o assunto. Acesse esse link

Deixe um comentário