Reforma de telhados: dicas e informações importantes

Reforma de telhados: dicas e informações importantes
calendar_month16/01/2023 view_list

Afinal, qual é a melhor maneira de fazer reforma de telhados? 

Os telhados são uma das regiões da casa que mais sofrem com problemas. E para piorar esse cenário, danificações nessa estrutura podem afetar a casa como um todo, desde paredes, janelas até os tetos. 

Seja por erros no desempenho de materiais, ações da natureza (como chuvas ou ventos intensos) ou falta de manutenção periódica, fato é que ninguém está livre de ter contratempos acima da cabeça.  

E quando essas falhas tornam-se insustentáveis, surge a necessidade de colocar a mão na massa e fazer uma reforma no telhado.

E aí, quer fazer uma reforma de telhados mas não sabe por onde começar? Siga a leitura que vamos te mostrar dicas de ouro para executar essa missão com sucesso! 

Por que fazer reforma de telhados?

A resposta para essa pergunta parece óbvia: para evitar os problemas que um telhado danificado pode trazer. No entanto, essa reforma pode trazer outros benefícios para a estrutura de sua casa que você nem imagina. Confira abaixo! 

Assegurar a qualidade da cobertura

O primeiro ponto não poderia ser diferente. Uma boa reforma do telhado garante a qualidade da cobertura. Estamos falando de uma estrutura essencial para nosso lar. Afinal, é ela que nos protege de ações naturais, como frio, calor, chuvas ou ventos fortes. 

Portanto, uma cobertura danificada pode trazer sérios problemas para a estrutura de uma casa. 

Verificar a estrutura da construção

Quando você sobe para realizar este reparo, será possível ter uma visão geral da casa. Assim, fica mais fácil identificar a estrutura da construção e checar se tudo está em seu devido lugar. 

Evitar problemas

Por último mas não importante, a reforma de telhados também pode ter um papel de identificação de eventuais problemas. 

Quando estamos no alto da casa, você pode encontrar problemas que estão começando a se desenvolver, resolvendo-os antes que eles se desenvolvam até virar uma dor de cabeça.  Ou seja, falamos de uma consequência do tópico anterior. 

Quais os perigos em não fazer a reforma dos telhados?

Um telhado que não passa por uma revisão periódica pode gerar diversos problemas para o proprietário. Para te ajudar a identificar esses pontos, separamos alguns perigos de não fazer a reforma dos telhados. Veja! 

Infiltração

Um quadro de infiltração acontece quando a água da chuva entra nas paredes do imóvel. E esse contato pode acontecer através de danos no telhado, como quebrados, buracos, etc. 

A infiltração causa manchas, bolhas, mofo, entre outros problemas, trazendo um aspecto desagradável, diminuindo o conforto do morador e comprometendo a estrutura do imóvel. 

Vazamento 

Um vazamento pode trazer um problema que ninguém deseja passar: água dentro de casa. Esse contratempo danifica diversas estruturas da residência, podendo até queimar eletrodomésticos, dependendo da região afetada. 

Desconforto térmico e acústico

Especialmente considerando as variações térmicas cada vez mais intensas em nosso país, um telhado em boas condições mostra-se fundamental. Afinal, um mesmo dia pode ter ondas fortes de calor, chuva e frio em curtíssimo espaço de tempo.  

Além disso, temos um ponto chave principalmente para moradores de cidades grandes: o desconforto acústico. Quando estamos nesse contexto do dia a dia de uma metrópole, a poluição sonora torna-se um verdadeiro problema. 

Considerando esse cenário, um telhado devidamente reformado pode servir como proteção contra ruídos externos. Mais um ponto para a saúde de sua audição! 

Dicas para a reforma de telhados

Mas afinal, existe uma maneira correta de reformar telhados? Cada pessoa conta com um método diferente que pode funcionar melhor. No entanto, existem algumas dicas para facilitar esse processo. Confira! 

Inspecione o telhado para identificar os problemas

A melhor forma de resolver problemas é identificá-los antes que eles tomem proporções maiores e mais sérias. Portanto, é fundamental que você realize periodicamente uma inspeção com o objetivo central de detectar esses problemas com agilidade. 

Faça um planejamento detalhado

Para toda reforma que for fazer em sua casa, planejamento é a chave. Afinal, realizar essas funções sem contar com um bom plano de voo pode atrapalhar mais do que ajudar no processo. 

Portanto, antes de subir para colocar sua reforma no telhado, é essencial que você tenha em mente todos os passos a serem seguidos. 

Substitua as telhas antigas por novas

Um outro ponto indispensável na hora da reforma no telhado é substituir suas telhas antigas. Essas estruturas, quando velhas, podem ficar extremamente frágeis. Nesse contexto, elas falham em seu principal objetivo: proteger o telhado de ações externas. 

Portanto, manter as telhas sempre novas é muito importante para seu objetivo de reformar o telhado. 

Invista no isolamento dos telhados: benefícios do Isolamento 3TC 

Como vimos ao decorrer do conteúdo, é fundamental proteger o seu telhado para evitar dores de cabeça. Nesse contexto, você conhece os benefícios do isolamento 3TC dessa estrutura? Abaixo, vamos te mostrar:  

A segurança que as telhas 3TC traz para sua residência são grandes diferenciais. Você poderá contar com: 

Anti chama 

Prever acidentes é uma missão muito difícil. Por esse motivo, é indispensável manter o alerta sempre ligado contra incêndios ou problemas com fogo. o isolamento térmico 3TC é classificados pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) como material não propagante de chamas (classe II-A-d0).

Custo-benefício

Por último mas não menos importante, temos o custo-benefício. Afinal, existe coisa melhor do que unir o útil ao agradável e comprar um excelente produto por um valor justo?

Conheça mais sobre a 3TC e confira mais conteúdos do nosso blog!

Durante o conteúdo, percebemos a importância de manter seu telhado sempre reformado, livre de problemas. Nesse contexto, o isolamento da 3TC pode ser o detalhe que faltava para deixar a estrutura de sua residência impecável.

Gostou do conteúdo? Quer ler mais artigos como esse? No blog 3TC, você encontra um acervo enorme de posts sobre o mundo da engenharia civil. Acesse o link e saiba mais!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *