Revestimento para quarto: qual escolher e cuidados necessários

Revestimento para quarto: qual escolher e cuidados necessários
calendar_month26/01/2023 view_list

O revestimento para quarto auxilia em ter um quarto aconchegante, podendo ser um dos diferenciais para ter uma vida melhor, você sabia? Pode até melhorar seu relacionamento, sua auto estima e muitos outros benefícios. 

Se tem uma frase que faz sentido é: “seu quarto é seu lar”. Passamos os momentos mais cruciais do nosso dia, no nosso quarto. Dormir bem é uma das coisas mais importantes para nossa saúde, bem-estar, descanso e qualidade de vida.

Além disso,  você pode personalizar do seu jeito, como gosta e com cores que façam sentido para você. Por isso, um dos ítens importantes do quarto é o revestimento. Neste conteúdo vamos entender o melhor revestimento e cuidados necessários para cuidar. 

O que é revestimento para quarto?

Revestimento é a camada externa que cobre a alvenaria (camada externa das estruturas das paredes ou piso que se utilizam de cal, cimento ou gesso). São revestimentos: os azulejos, porcelanatos, cerâmicas, pastilhas e pedras utilizadas para revestir os pisos e as paredes.

O revestimento para o quarto é uma forma de você mostrar sua personalidade e seu jeito de ser. Personalizando do jeito que você gosta! 

Revestimento para quarto: quais são os tipos?

Existem alguns tipos de revestimento indicados para o quarto. Vamos conhecê-lo melhor? 

Papel de parede

O papel de parede é um revestimento cada vez mais usado. Normalmente ele é feito de celulose, mas hoje em dia tem papel de parede até líquido. A sua aplicação é simples, requer paciência, mas pode ser feita por alguém sem experiência. 

Ele é muito utilizado pelo seu ótimo preço, a metragem do papel de parede geralmente é muito mais barata do que comprar um latão de tinta e todos os materiais necessários para pintura (sendo que, nesse último caso você provavelmente precisará contratar um profissional).

Outro diferencial é sua variedade de visual. Existem modelos infantis, que imitam alguma textura, alguns que imitam madeira, desenhos diversos e um milhão de possibilidades. 

Para aplicação é necessário alguns materiais como:

  • Cola, caso tenha optado por um papel de parede que não é autocolante;
  • Pote para diluir a cola;
  • Escada para aplicação nos locais mais altos;
  • Trena;
  • Rolo e brocha para pintura;
  • Tesoura e estilete para cortar o papel de parede;
  • Espátula para deixar o papel de parede lisinho e sem bolhas de cola ou de ar;
  • Pano e esponja para limpar as marcas de dedo após a aplicação; Se o papel de parede for o tradicional opte apenas pelo pano levemente úmido.

Madeira

O revestimento natural sugere uma decoração mais delicada. Prioriza o resultado estético. A lâmina de madeira é uma fina folha cortada do bloco da madeira maciça. Sua composição é igualmente 100% madeira, sustentada por sua própria trama de fibras. Um material orgânico, limpo, que não polui e inofensivo para a saúde. Proporciona uma sensação de conforto e um ambiente mais fresquinho. 

Para instalar é importante ter um especialista no assunto para ficar simétrico e não ter chances de cair. 

Concreto

O revestimento de concreto é uma tendência super moderna! Existem muitas facilidades e vantagens ao se ter um revestimento de concreto. 

O revestimento de concreto é considerado um verdadeiro material multiuso. Podendo se adaptar a diferentes aplicações, dentro e fora dos imóveis, o material se permite aplicar em pisos e paredes internas e externas, além de compor diversos ambientes, incluindo as áreas de lazer. Os revestimentos mais utilizados na decoração industrial urbana são os modelos em relevo, por atribuírem um ar moderno ao ambiente. 

É importante ter alguns cuidados depois de aplicar o revestimento no seu quarto como: 

  • Após a aplicação, as peças devem ser impermeabilizadas, assim como a superfície que receberá o material; 
  • A limpeza deve ser realizada com detergente do tipo neutro ou alcalino; 
  • Como a grande maioria dos materiais de revestimento, a instalação de revestimentos de concreto exige mão de obra especializada. Revestimentos de concreto são muito sensíveis a manchas, por isso seu manuseio deve ser feito utilizando luvas e o armazenamento não deve ser prolongado. Seguir corretamente as especificações listadas pelo fabricante também é fundamental para que a parede ou piso seja assentado corretamente e o revestimento não perca a garantia; 
  • Sempre é bom lembrar que é mandatório a utilização da argamassa recomendada ou então de uma especial, própria para revestimentos pesados, principalmente ao revestir uma parede. Com um trabalho profissional e cuidadoso, é difícil que essas lindas peças descolem ou caiam da sua parede.

Tijolinhos

Você sabia que existem plaquetas e porcelanatos que imitam tijolinhos? O preço acessível, a durabilidade do material e uma vasta gama de tamanhos e cores são os principais fatores que incentivam os moradores a requisitarem um modelo de tijolinho que faça sentido no ambiente. 

Eles podem ser feitos de porcelanato, plaqueta, comprado em olaria ou pode ser feito originalmente na obra. 

Acetinado

A superfície dos revestimentos acetinados possui um brilho leve e discreto, mas o que mais chama a atenção neste tipo de acabamento é seu toque suave e sedoso, muito agradável e confortável para todos os espaços internos da casa, inclusive para o quarto. Sua aparência acetinada é obtida por meio de um processo de escovação e deve ser instalado por um profissional especializado. 

Porcelanato polido

Já o porcelanato polido recebe polimento e são lapidados como verdadeiras jóias em seu processo de fabricação, deixando suas superfícies extremamente lisas e proporcionando o alto brilho característico deste tipo de acabamento. São indicados para áreas secas como salas, corredores e quartos.

Revestimento para quarto: cuidados necessários

Mas, para manter um revestimento sempre bonito é necessário alguns cuidados. 

Isolamento com manta térmica

O isolamento com a manta térmica é capaz de conservar e cuidar melhor do seu revestimento, pois ele garante:

  • Proteção contra infiltrações 
  • Maior conservação da parede e o revestimento
  • Conforto térmico e acústico para os quartos
  • Menos variação e temperatura. 

Limpeza periódica

A limpeza deve ser recorrente para que o revestimento seja bem conservado. É importante verificar o tipo de revestimento com o tipo de limpeza que deve ser feita. Existem produtos específicos para cada tipo de material. 

Testar produtos antes da utilização

Por falar nisso, antes de aplicar qualquer tipo de produto é importante testar em uma partezinha que não é vista o produto para evitar manchas e que o revestimento seja prejudicado de alguma forma. 

Benefícios da manta térmica 3TC

Manta térmica 3TC

Agora, para garantir uma eficiência completa para o seu quarto e garantir mais durabilidade ao seu revestimento, vamos falar um pouco sobre os benefícios de uma manta térmica. 

Impermeabilidade

A manta térmica para parede ainda protege contra a umidade e contra a infiltração de água e goteiras, que costumam acontecer nos dias chuvosos e frios em paredes com pouca ou nenhuma impermeabilização.

Dessa forma, ela se torna uma opção que vai além das expectativas do consumidor, conferindo não apenas o isolamento térmico da construção, mas promovendo melhorias em outras áreas. Como ela é impermeabilizante, ajuda a prolongar a vida útil da construção.

A umidade e as infiltrações comprometem, em médio ou longo prazo, a confiabilidade da estrutura e a segurança dos moradores. Além disso, interferem em aspectos estéticos, causando mofo e deixando manchas nas paredes, criando, às vezes, um ambiente insalubre.

Alta qualidade (resistência física)

A qualidade de uma manta térmica da 3TC é inquestionável, inclusive sua resistência física. 

O 3TC® não racha, quebra ou se danifica com facilidade. A ótima durabilidade também diminui o investimento do projeto, uma vez que outras soluções em isolamento necessitam ser reaplicadas ou parcialmente substituídas com cinco ou dez anos.

Tecnologia anti-chama

A manta 3TC é classificada como Classe II-A. Ou seja, não é propagadora de chamas, o que dá ao usuário uma segurança maior para evitar o risco de incêndios. 

Fácil instalação

A manta térmica também é leve, flexível e oferece facilidade em sua instalação. Isso economiza tempo e torna mais prático seu uso. Não exige uma reforma completa na casa. É uma solução para quem tem pressa ou não pode gastar muito com reformas.

Portanto, a manta térmica para parede é uma opção bastante interessante para a sua empresa. No entanto, você deve prestar bastante atenção na hora da escolha de um fornecedor: opte por materiais mais eficientes e multifuncionais e por um suporte ponta a ponta. Ou seja, desde o orçamento, explicação técnica, até a instalação e manutenção das mantas. É justamente isso que a 3TC Isolamento consegue entregar para você!

Vedação

Algumas mantas, como a 3TC, têm camada de material acústico, ou seja, reduzem a entrada dos ruídos externos no ambiente interno, garantindo uma melhor vedação. Assim, além de atender ao conceito de conforto térmico, elas proporcionam ainda conforto acústico.

Em alguns lugares, os ruídos externos realmente atrapalham a rotina dos usuários da edificação. Barulho de veículos que transitam pelas ruas, buzinas, vozes, equipamentos e ferramentas trabalhando, som de música estrondosa podem incomodar bastante, atrapalhando uma conversa mais fluida, a concentração no trabalho, impedindo de assistir a um programa de TV e assim por diante.

A poluição sonora é um dos principais problemas das cidades, principalmente as maiores. Ela também é nociva à saúde quando excede a 80 decibéis (o limite máximo recomendado pelos especialistas), ou seja, pode provocar problemas auditivos e até induzir à surdez.

Leia mais conteúdos da 3TC

O que achou deste conteúdo sobre revestimentos? A 3TC tem vários outros tipos de conteúdos relacionados à construção civil. Antes de começar a construir ou reformar, o melhor lugar para a pesquisa é no blog da 3TC

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *