Sol artificial Coreano: saiba mais sobre essa tecnologia!

Sol artificial Coreano: saiba mais sobre essa tecnologia!
calendar_month24/10/2022 view_list

A tecnologia vem transformando o nosso mundo de forma muito rápida. Novos dispositivos, novos facilitadores e tudo que pode melhorar nossa vida. Agora, ninguém imaginava que a tecnologia pudesse surpreender e inventar um sol artificial. 

Isso mesmo, na Coreia do Sul, desenvolveu-se o KSTAR. Um sol artificial que pode chegar a uma temperatura de até 100 milhões de graus celsius. Neste conteúdo vamos explicar um pouco mais sobre este Sol artificial Coreano. 

Sol artificial: o que é? 

Com uma largura de 37 metros, uma profundidade de 50 metros e uma altura de 30 metros, o sol artificial mais conhecido como Kstar é um aparelho que tem como objetivo se assimilar ao sol e produzir energia limpa para o planeta. 

A energia do Sol e de outras estrelas é produzida por meio de fusão nuclear. No espaço, os núcleos atômicos de diferentes tipos de gás hidrogênio se fundem de forma natural, o que resulta na formação de gás hélio e partículas de nêutron. Uma pequena quantidade de massa é perdida nesse processo, convertendo-se em energia. 

Como funciona o sol artificial? 

Para recriar as reações de fusão que ocorrem no Sol na Terra, deve-se colocar os isótopos de hidrogênio dentro de um dispositivo de fusão como o KSTAR para criar um estado de plasma onde íons e elétrons são separados, e os íons devem ser aquecidos e mantidos em altas temperaturas.

Qual foi o primeiro Sol artificial do mundo? 

O primeiro sol artificial teve desenvolvimento na Academia de Ciências da China, com o nome de Tokamak. Ele é um reator de fusão atômica que, espera-se, poderá um dia tornar-se uma fonte virtualmente infinita de energia.

A fusão nuclear é o processo de geração de calor do Sol e de todas as estrelas. É por isso que os chineses estão chamando seu reator de “sol artificial”.

O Tokamak, chamado de EAST (“Experimental Advanced Superconducting Tokamak”), é uma atualização do HT-7, um reator construído em parceria com a Rússia nos anos 1990. O HT-7 tornou a China o quarto país do mundo a possuir um equipamento desse tipo, depois da Rússia, França e Japão.

O que faz do Sol artificial coreano tão surpreendente? 

O que surpreende a todos sobre o sol artificial coreano é a operação longa em alta temperatura, superando algumas desvantagens dos modos ITB nos traz um passo mais perto do desenvolvimento de tecnologias para a realização da energia de fusão nuclear. 

O Kstar garantir uma tecnologia necessária para longas operações de 100 milhões de graus celsius por 20 segundos. 

Conheça a tecnologia do Isolamento 3T

Quando se fala em tecnologia, a 3TC também entende do assunto. Foi desenvolvida pela 3TC uma tecnologia própria, pensada para aliar a simplicidade do funcionamento de garrafas térmicas com a ciência aplicada nos trajes espaciais da NASA. Assim, se resultou na criação de um sistema de isolamento completo, resistente, eficiente e versátil.

A temperatura de um ambiente oscila devido a 3 formas de transmissão de calor. São elas: a condução que ocorre através de materiais e fluidos; a convecção, por meio de gases, fluidos, vapores e infiltração de ar; e a radiação, oriunda dos raios infravermelhos. 

Isolamento térmico ou a manta térmica tradicional lida apenas com a condução, o que responde por 10% da transferência de calor de um ambiente. Os outros 90% normalmente ficam sem nenhum tipo de barreira, causando o aumento de temperatura nos dias quentes, mas também a perda de temperatura em dias mais frios.

Já o 3TC Isolamento é uma solução completa em isolamento térmico que inova por lidar com as três (3) formas de transferência (T) de calor (C).Ele utiliza a eficiência do poliestireno expandido (EPS), material mundialmente difundido no isolamento de construções, para atuar contra a condução térmica. Também possui duas lâminas de um polímero refletivo que barra 97% dos raios infravermelhos, atuando contra a radiação térmica.

Para combinar a alma de EPS e o polímero refletivo em uma única estrutura, o 3TC conta com uma avançada técnica patenteada que combina as camadas do produto, formando uma cobertura flexível, impermeável e contínua. Essa cobertura veda o ambiente e impede a entrada de vapores, o que dificulta a transmissão de calor por convecção.

Por que escolher 3TC?

A atuação em três formas de transferência de calor e seu impacto na capacidade de isolamento fazem do 3TC um produto de alta performance. Assim, o 3TC é ideal para atender as demandas do mercado de construção civil residencial, comercial, industrial e da agropecuária.

Mas com o 3TC Isolamento o ótimo desempenho não significa aumento dos custos. A eficiência térmica que proporciona conforto tanto no calor quanto no frio pode gerar uma economia de até 35% no consumo de energia gasta por ar-condicionado ou aquecedores. Além disso, o 3TC é muito menos volumoso e pesado que isolamentos tradicionais, reduzindo assim o custo com transporte para o cliente final. 

Tecnologia e construção é com a gente! Quer saber mais novidades? Oferecemos para você conteúdos exclusivos

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *