Telha de amianto: saiba mais e entenda como isolar o calor

Telha de amianto: saiba mais e entenda como isolar o calor

Antigamente, a telha de amianto foi amplamente utilizada em várias aplicações devido às suas propriedades únicas e, até hoje, faz parte de muitas construções históricas e edificações antigas. No entanto, devido aos riscos que o amianto apresenta à saúde, a telha de amianto foi substituída pela telha de fibrocimento. 

Neste texto vamos falar sobre a telha de amianto, seus perigos e apresentar soluções disponíveis para isolar o calor de forma segura, promovendo ambientes mais saudáveis e eficientes em termos energéticos, sem precisar de ar-condicionado.

Acompanhe! 

Telha de amianto: o que é e sua composição

A telha de amianto é um tipo de cobertura amplamente utilizado na construção civil devido às suas propriedades isolantes e alta durabilidade. 

Essas telhas são compostas por uma mistura de cimento, água e fibras de amianto. O amianto, ou asbesto, é uma fibra mineral natural que se incorpora à matriz de cimento para conferir resistência, elasticidade e propriedades isolantes às telhas.

A composição das telhas de amianto varia, mas geralmente contêm aproximadamente 10% a 15% de fibras de amianto, que são dispersas uniformemente na matriz de cimento. O amianto utilizado pode ser do tipo crisotila (amianto branco) ou anfibólio (amianto marrom ou azul). 

Telha de amianto: onde foi utilizada? 

Telha de amianto

A telha de amianto foi utilizada em diversas aplicações e ganhou destaque como uma opção popular para cobertura de telhados e paredes, bem como para isolamento acústico e térmico em diversos tipos de construções.

As telhas de amianto foram aplicadas em uma variedade de locais e edifícios, incluindo:

  • Coberturas de telhados de residências e edifícios comerciais;
  • Edifícios industriais, como fábricas e armazéns;
  • Estruturas agrícolas, como celeiros e estufas;
  • Instalações militares e governamentais;
  • Escolas, hospitais e outros edifícios públicos;
  • Construções de infraestrutura, como pontes e túneis;
  • Locais de construção temporários, como canteiros de obras.

Qual a diferença entre a telha de amianto e fibrocimento? 

As telhas de amianto e fibrocimento são termos frequentemente utilizados para descrever o mesmo tipo de material de cobertura. 

No entanto, a principal diferença entre as telhas de amianto e o fibrocimento está na composição das fibras utilizadas. As telhas de amianto contêm fibras de amianto, que eram amplamente usadas no passado devido às suas propriedades isolantes e de resistência. Porém, como já apresentado, o amianto é conhecido por ser altamente tóxico.

Assim, para reduzir os riscos à saúde associados ao amianto, desenvolveram-se alternativas ao uso dessas fibras perigosas, resultando no fibrocimento livre de amianto. Atualmente, se produz as telhas de fibrocimento com fibras sintéticas, como polipropileno, celulose ou fibras de vidro. 

Essas fibras substitutas mantêm as propriedades isolantes e de resistência, oferecendo uma opção mais segura para coberturas. Além disso, vale lembrar que muita gente que pesquisa a telha de amianto, na verdade está buscando a telha de fibrocimento, ou mesmo a telha brasilit.

Como a telha de amianto isola o calor? 

As telhas de amianto são conhecidas por possuírem baixa condutividade térmica, o que significa que elas não conduzem calor facilmente. No entanto, em um país tropical como o Brasil, essas telhas absorvem o  calor durante o dia e transmitem esse calor durante a tarde e a noite, causando muito desconforto térmico.

Durante o dia, quando a radiação solar incide sobre as telhas de amianto, parte desse calor é absorvida pelo material. Portanto, à medida que o sol se põe e a temperatura ambiente começa a cair, as telhas de amianto liberam o calor armazenado, contribuindo para o aumento da temperatura interna dos ambientes.

Portanto, a telha de amianto não pode ser considerada uma forma eficiente de isolamento térmico. No entanto, existem outros materiais mais seguros e eficientes disponíveis atualmente no mercado que oferecem melhores propriedades isolantes e sem os riscos à saúde associados ao amianto.

A manta térmica 3TC se apresenta como a solução mais avançada e eficiente para o isolamento térmico de telhados no mercado. 

Como a manta térmica 3TC isola o calor da telha?

Banner 3tc orçamento

Sendo composta por camadas de polímeros refletivos, isolantes e barreiras de ar, a manta térmica 3TC proporciona um excelente desempenho na redução do calor transmitido pelo telhado. Assim, essa combinação permite que a manta atue tanto na redução do calor radiante como no bloqueio da condução e da convecção térmica. Basicamente ela funciona igual uma garrafa térmica, ou o famoso copo stanley.

Uma das vantagens da manta térmica 3TC é a sua segurança. Isso porque, ao contrário de soluções tradicionais que podem envolver materiais prejudiciais à saúde, como o amianto, a manta 3TC é livre de substâncias nocivas e não emite gases tóxicos. Além disso, ela é resistente a fungos, bactérias e insetos, garantindo um ambiente saudável e livre de problemas de saúde.

Confira os benefícios proporcionados pela utilização do 3TC Isolamento em telhados:

  • Aplicação em reformas ou novos sistemas construtivos.
  • Excelente durabilidade.
  • Redução do consumo de energia com aparelhos de climatização.
  • Redução de custos operacionais.
  • Reduz a geração de resíduos.
  • Dispensa a necessidade da instalação de uma estrutura extra ao local de aplicação.
  • Leve, flexível e maleável.
  • Eficiência energética e maior sustentabilidade.
  • Segurança – Classificado pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) como material não propagante de chamas (classe II-A-d0).

Qual o perigo da telha de amianto?

A telha de amianto apresenta sérios perigos para a saúde humana devido à presença de fibras de amianto em sua composição. Assim, essas fibras são extremamente finas e, quando inaladas, podem causar danos irreversíveis aos pulmões e ao sistema respiratório. 

Portanto, o amianto é considerado carcinogênico pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo responsável por doenças como câncer de pulmão, mesotelioma (um tipo raro de câncer que afeta a membrana que reveste os pulmões, o coração e a cavidade abdominal) e asbestose (uma doença pulmonar crônica causada pela inalação de fibras de amianto).

Diversos estudos científicos têm comprovado a relação entre a exposição ao amianto e o desenvolvimento de doenças, como um publicado no Journal of Occupational and Environmental Medicine em 2019, que analisou a relação entre o risco de câncer de pulmão e a exposição a telhas de amianto em uma população de trabalhadores na indústria de construção. Os resultados indicaram um aumento significativo no risco de câncer de pulmão entre aqueles que tiveram contato com telhas de amianto.

Portanto, considera-se o amianto um material a evitar, adotando materiais mais seguros e que não prejudiquem a saúde nas construções civis.

VEJA TAMBÉM: Telha sanduíche desvantagens

Conclusão

Por fim, você entende mais sobre a telha de amianto, suas aplicações passadas e todos os perigos à saúde relacionados a esse material? 

Se você busca um isolamento térmico de qualidade para o seu telhado, a 3TC está aqui para solucionar o seu problema. Entre em contato e faça seu orçamento!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *