Telha ecológica é boa? Saiba mais sobre, e a importância do isolamento!

Telha ecológica é boa? Saiba mais sobre, e a importância do isolamento!
calendar_month08/09/2022 view_list

A construção civil é responsável por 51% a 70% dos sólidos urbanos que se mal descartados, podem prejudicar o meio ambiente. Pensando nisso, hoje em dia, as soluções ecológicas estão cada dia mais sendo estudadas e implantadas nas construções de casas, escritórios, galpões entre outros. Saiba se a telha ecológica é boa e mais sobre nesse artigo!

Antes de mais nada, a sustentabilidade na construção civil visa a construção de casas e edifícios a partir de obras que respeitem o meio ambiente. Por isso, o uso de materiais sustentáveis é fundamental para amenizar os impactos dos resíduos da construção civil. 

Além da telha ecológica, já existem alguns tipos de materiais que cumprem esse papel como: concreto sustentável, blocos de entulho, madeira manufaturada, madeira plástica, cimento ecológico, tintas minerais e o assunto deste conteúdo, e mais.

Acompanhe e aprenda mais sobre esse tipo de telha.

O que é a telha ecológica 

Com certeza você deve estar se perguntando, mas o que é a telha ecológica? A telha ecológica é um tipo de telha fabricada a partir de resíduos de fibras naturais, como madeira e coco, ou com o reaproveitamento de fibras de materiais reciclados como papel e garrafa PET.

É um material ecologicamente correto, pois estimula a reciclagem ao reutilizar como matéria-prima elementos que seriam descartados. Portanto, uma boa forma de proteger sua construção e o meio ambiente.

Existem diferentes opções de telhas ecológicas, como as produzidas com fibra vegetal, tetra pak, plástico reciclado e papelão.

Quais são os tipos de telha ecológica?

Com o avanço dos testes com uma diversidade de materiais, encontraram-se modelos diferentes e cada um com seus diferenciais e especificações. 

Fibra vegetal 

A telha ecológica de fibra vegetal é fabricada com fibras de madeiras como eucalipto ou pinho, ou com fibras naturais de sisal, coco e bananeira. Assim, pode-se encontrá-las em diversas cores e utilizá-las para a cobertura de casas, edifícios comerciais e galpões.

Tetra pak

A telha ecológica de Tetra Pak tem fabricação com a reutilização de embalagens tipo longa-vida, como as das caixas de leite. O alumínio e o plástico das caixinhas são totalmente reaproveitados na sua composição.

Seu formato vendido pelas lojas de construção é em um tamanho padrão de 2,20 x 0,92m, mas é muito fácil de cortar.

Plástico reciclado

A telha ecológica de plástico reciclado é feita de garrafas PET recicladas. Separa-se de acordo com a cor do plástico, com isso, é possível ter uma tela com uma aparência translúcida ou colorida. 

A produção é feita em formato colonial, como as tradicionais telhas de cerâmica.

Papelão 

A telha ecológica de papelão é produzida com papel reciclado, que é dissolvido para a extração da fibra de celulose e depois, misturado ao betume asfáltico, que garante a resistência à telha. Pode ter coloração diversa e tamanhos variados.

Telha ecológica é boa? 

Assim, como qualquer tipo de material, podemos identificar vantagens e desvantagens da telha ecológica. Confira a seguir!

Vantagens da telha ecológica 

As vantagens na utilização da telha ecológica nas construções podem ser:

Sustentabilidade 

Já ficou claro pelo conteúdo que essa telha gera muito menos impacto ao meio ambiente, tornando sua casa mais sustentável. Em poucas palavras, casa sustentável é uma residência planejada, construída e mantida sem trazer impactos consideráveis ao meio ambiente. Ou seja, todo o projeto do espaço é feito considerando o já citado conceito de sustentabilidade.

Redução de custos

Com o uso da telha ecológica você pode ter uma diminuição significativa nos custos para construir seu telhado. Por ser feito de materiais recicláveis a telha ecológica é mais barata que as telhas convencionais. 

Leveza

É uma telha mais leve quando comparada com modelos tradicionais, como a cerâmica ou fibrocimento. Com isso, na hora da obra pode-se reduzir a quantidade de madeira ou outra estrutura utilizada para a cobertura, o que pode gerar uma boa economia no custo total da obra.

Durabilidade

A telha ecológica tem alta durabilidade e uma longa vida útil. Além disso, não quebra, não trinca e é resistente a chuvas de granizo.

Não toxicidade

Todos os tipos de telha ecológica tem produção com materiais atóxicos e não apresentam risco para quem vai habitar no local.

Isolamento térmico e acústico 

A maioria das telhas ecológicas são fabricadas com filtro UV e contam com baixa transmissão de calor. Mas, para garantir ainda mais eficácia, sempre aconselhamos o uso de uma manta térmica. Por isso, indicamos sempre que você conheça a manta térmica da 3TC. 

O 3TC é uma tecnologia nova em isolamento térmico e acústico no Brasil. Além disso, ele atende todas as normas de segurança da construção civil: uma inovação que apresenta eficiência e durabilidade superiores aos isolamentos tradicionais. O 3TC é composto por um núcleo de EPS anti-chamas e duas películas altamente refletivas mas que não conduzem eletricidade.

Desvantagens da telha ecológica

Porém, existem também algumas desvantagens também ao utilizar telhas ecológicas na sua construção. 

A instalação deve ser feita apenas por profissionais preparados.

Não são todos profissionais na construção civil que têm a expertise desse novo segmento, por isso é importante procurar mão de obra especializada e seguir o manual de instruções da telha escolhida. 

Estética não tão apelativa.

Com o visual das telhas ecológicas a arquitetura pode sofrer um pouco. Mas nada como um bom projeto para que as telhas tenham seu papel e não se destaquem. 

Pouca possibilidade de inclinação

A inclinação do telhado deve acompanhar as recomendações mínimas e máximas para cada formato de telha. Em geral, o recomendado é de 15%.

Conheça o Isolamento 3TC 

Agora, se você busca a melhor solução no isolamento da sua casa é o isolamento 3TC.

Isolamento térmico ou a manta térmica tradicional lida apenas com a condução, o que responde por 10% da transferência de calor de um ambiente. Os outros 90% normalmente ficam sem nenhum tipo de barreira, causando o aumento de temperatura nos dias quentes, mas também a perda de temperatura em dias mais frios.

Já o 3TC Isolamento é uma solução completa em isolamento térmico que inova por lidar com as três (3) formas de transferência (T) de calor (C). Essa atuação em três frentes e seu impacto na capacidade de isolamento fazem do 3TC um isolador de alta performance, ideal para atender as demandas do mercado de construção civil residencial, comercial, industrial e da agropecuária.

Quer saber um pouco mais sobre o isolamento ou ter dicas incríveis na hora de construir? Confira mais conteúdos exclusivos da 3TC!

BANNER Orçamento 3TC Isolamento

4 Comentários

  1. Bom Dia !

    Experiência própria e algumas informações/correções:

    1. “Tetra-Pak”® é o nome da empresa e não do produto, que, no caso, são as embalagens tipo “longa vida”.
    2. Tal embalagem também conta com papel em sua composição (a maior parte).
    3. Durante muitos anos, a matéria-prima de tais telhas vinha exclusivamente das aparas e refugos das fábricas embaladoras; nada vinha do pós-consumo.
    4. Pude testar tais telhas em 2007: duraram pouquíssimo: 2 anos. Inclusive fui alertado pelo próprio fabricante da cidade de Ibaté SP.
    5. Hoje, algumas recicladoras removem o papel e ainda adicionam uma folha de alumínio na parte superior da telha, para aumentar sua durabilidade e diminuir a sensação de calor.
    6. A telha reciclada de embalagens PET necessita de boa quantidade de aditivos químicos para aguentar alguns poucos anos. Ressecam com facilidade, amarelam e não aguentam granizo.
    7. Existe, também, a telha feita com tubos de creme dental reciclados (75% PE + 25% AL). Essa dura muito mais de 20 anos e suporta cerca de 100kg/m². Mas transmitem muito calor, necessitando, assim, de isolamento térmico.

    César
    cesarlu@zipmail.com.br
    22-set-22 11h23
    (cliente satisfeito da 3TC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *