Telha que não esquenta: quais os tipos e como isolar o calor

Telha que não esquenta: quais os tipos e como isolar o calor
calendar_month05/12/2022 view_list

Dentre os fatores que contribuem para o conforto térmico, acústico  e a beleza estética de uma construção, está a telha. Quando tem qualidade, durabilidade e um bonito design, consegue até mesmo valorizar o preço de venda ou locação do imóvel. Devido a todos esses benefícios, é importante escolher o melhor tipo de material: a telha que não esquenta.

Neste artigo, mostraremos o motivo de optar por essa telha. Além disso, falaremos sobre os tipos e como isolar com eficiência o calor que incide na telha. Acompanhe os próximos tópicos!

Por que buscar uma telha que não esquenta?

É bem verdade que construir ou reformar um imóvel exige tempo e dinheiro. Sendo assim, é essencial fazer boas escolhas de materiais para não haver desperdício de recursos financeiros, frustrações e mão de obra. 

Para que um projeto alcance a melhor relação custo-benefício e entregue o tão desejado retorno sobre o investimento (ROI), é preciso avaliar bem: os gastos, a estética e a funcionalidade dos materiais. Essa regra se aplica, em especial, na escolha das telhas.

Quanto falamos em funcionalidade, nos referimos ao conforto térmico e acústico que as telhas podem proporcionar. Sem esses benefícios, não é prazeroso ficar no imóvel. Afinal, se não estiver muito quente, estará frio; talvez, até barulhento.

Essas sensações ruins também cobram “um preço” nos custos mensais do imóvel. Uma vez que, nos meses mais quentes, será preciso utilizar climatizadores, ar-condicionados e ventiladores, na maior parte do tempo. 

Por outro lado, quando se instala uma telha que não esquenta, ou com manta térmica de qualidade, o custo vindo do consumo desses equipamentos diminui consideravelmente. Nos meses frios, o material isolante da telha, reduzirá o impacto da baixa temperatura externa – reduzindo também o uso de aquecedores.

Sem falar que, o imóvel estará protegido contra altos ruídos vindos dos arredores do imóvel. Dessa forma, os moradores podem dormir tranquilos. Sim, vale muito a pena instalar uma telha que não esquenta!

Telha que não esquenta: tipos

Vale aqui uma recomendação: antes de instalar qualquer tipo de telha – até mesmo a que não esquenta -, é fundamental que seja feita uma análise na estrutura do imóvel. O objetivo é entender o peso suportado pela estrutura. Desse modo, se evita a instalação de telhas que podem comprometer as paredes e o alicerce.

Além disso, é importante saber que o melhor custo-benefício vai ser a instalação de uma manta térmica abaixo de uma telha. Essa alternativa é a melhor indicação para todos os tipos de construção, residencial, industrial ou agrícola.

Feita essa avaliação, o próximo passo é conhecer os tipos de telha que não são encontradas no mercado. A seguir, listamos os principais modelos.

Concreto

Resistência e beleza arquitetônica são as principais características da telha de concreto. Podemos incluir também na lista de vantagens: a menor absorção de água e a inibição da ação de fungos. Para não reter tanto o calor externo e manter a temperatura interna agradável, a telha de concreto deve ter um tom claro.

Em contrapartida, nas regiões mais frias, as cores escuras podem ser utilizadas e dão um aspecto sóbrio à construção. Não importa a cor escolhida, a telha de concreto tem um baixo índice de condutividade térmica. Isso significa que não esquenta com facilidade. Outra vantagem é com respeito a manutenção.

Devido a já citada resistência, a telha é difícil de trincar – o que potencializa a vida útil -, reduzindo a necessidade de troca. Além disso, tem um encaixe perfeito. O resultado é um telhado bem alinhado e com baixa probabilidade de gerar goteiras.

Cerâmica 

Esse tipo de telha também é conhecida como telha de barro. Podemos dizer que é a preferida entre as pessoas e tida como um dos modelos mais tradicionais do mercado. Uma das razões para o “sucesso” da telha de cerâmica é a beleza que confere a construção. 

Porém, antes de instalá-las, é importante conferir se a estrutura do imóvel suporta o peso das telhas. Dentre as vantagens da telha de barro, podemos destacar:

  • Conforto térmico – evita que o imóvel esquente ou esfrie demais;
  • Resistência ao fogo;
  • Economia e durabilidade.

Para evitar infiltrações e goteiras, é recomendada a utilização de uma manta térmica de alta qualidade. Embora o custo final do telhado fique um pouco maior, a proteção gerada no imóvel compensa o investimento.

Gravilhada

Outra telha que não esquenta é a gravilhada. O material é metálico, revestido por uma camada de rocha moída e recebe um tratamento cerâmico. Além do conforto térmico, esse modelo virou uma tendência nas construções por ser resistente e leve. Quando a instalação é finalizada, a beleza estética gera valor para o imóvel.

Ao reunirmos as vantagens da telha gravilhada, podemos elencar:

  • Economia na instalação;
  • Funcionalidade na manutenção;
  • Durabilidade;
  • Impermeabilidade. 

Ecológica

A telha ecológica (também conhecida como fibra vegetal) é a opção mais sustentável entre os modelos que não esquentam. Entre as suas principais características, estão: o baixo índice de condutividade térmica (temperatura interna sempre agradável). Esse conforto térmico é potencializado quando a telha recebe uma manta isolante  gerando também conforto acústico.

Na sua composição, esse tipo de telha utiliza vários tipos de resíduos naturais, como: coco e madeira. Dessa forma, a produção reaproveita insumos e materiais que seriam descartados no meio ambiente. Quando finaliza sua vida útil, a telha pode passar por um novo processo de reciclagem.

Sem contar que o processo de produção tem baixos índices de emissão de gases do efeito estufa (como o monóxido de carbono). Listamos as principais vantagens da telha ecológica, destacamos:

  • Leveza;
  • Sustentabilidade;
  • Alto índice de conforto térmico e acústico;
  • Economia;
  • Fácil instalação.

Quer saber mais sobre esse tipo de telha que não esquenta? Então, aproveite para ler artigo: “Telha ecológica é boa? Saiba mais sobre

Telha sanduíche 

Uma opção “de ouro” entre as telhas que não esquentam é a sanduíche. Consiste em um modelo termoacústico (equilíbrio na temperatura interna e isolamento de ruídos externos) adequado para todos os tipos de construções. Em especial, as feitas com os sistemas drywall e steel frame.

Quanto a composição, envolve a utilização de duas placas metálicas (podem ser de galvalume ou aço galvanizado). No meio dessas placas, é inserido um material isolante. No geral, é feito com poliestireno ou poliuretano. Essa espessura isolante possui, em média, 30 mm. 

No entanto, a medida pode ser aumentada, dependendo do nível de isolamento térmico e acústico desejado. É possível pintar as placas metálicas com tinta eletrostática. O resultado é a personalização do projeto.

Colocando na “ponta do lápis” as vantagens da telha sanduíche, podemos alistar:

  • Redução da umidade interna;
  • Resistente ao fogo e fungos;
  • Diminuição do gasto com climatizadores e aquecedores;
  • Fácil instalação;
  • Versatilidade;
  • Leveza.

Embora todas as telhas citadas sejam eficientes na proteção contra o calor, é necessário encontrar alternativas para a obtenção do melhor conforto térmico possível. No próximo tópico, apontaremos um material altamente eficiente. 

Como isolar o calor da telha?

Em conjunto com a instalação da telha que não esquenta, é possível fazer a aplicação da manta térmica ou dos painéis térmicos da 3TC. Quais são os diferenciais desse material? Enquanto a manta térmica tradicional geralmente lida apenas com 10% da transferência de calor – o que corresponde apenas a uma das formas de transferência, em sua maioria, a condução, a da 3TC através da composição de sua tecnologia consegue obter versatilidade e uma maior eficiência. 

O motivo é que o isolamento da 3TC lida com as 3 formas de transferência de calor: 

  • Condução – vinda de materiais e fluídos;
  • Radiação – originada nos raios infravermelhos;
  • Convecção – vem de vapores, infiltrações de ar e gases.

Essa eficiência térmica pode ser obtida pelos vários tipos de mercado de construção: civil residencial, industrial, agropecuária e comercial. Confira abaixo a tabela comparativa entre a manta 3TC e outros materiais. 

Telha que não esquenta

Gostou de conhecer os tipos de telha que não esquenta? Entendeu como isolar o calor das telhas de forma eficiente? Então, aumente os seus conhecimentos! Acesse o blog da 3TC e confira outros conteúdos valiosos

4 Comentários

    1. Olá, Carla! Obrigada pelo comentário. O 3TC é ideal para o seu projeto, pois ele pode ser instalado em telhados e até mesmo em lajes. De qualquer maneira, irei deixar nossos canais de atendimento para que você possa entrar em contato com nossa equipe comercial para entendermos melhor sua demanda. Pode fazer por esses mesmos canais:

      Whatsapp: https://www.3tc.com.br/whatsapp/

      Telefone: (31) 3568-0513

  1. Boa tarde, tenho um telhado de zinco (telhas galvanizadas). Qual seria a manta térmica ideal para o mesmo. Obs: moro em Governador Valadares MG, incidência de sol ano inteiro

    1. Olá, Adairton! Obrigada pelo comentário. Nós trabalhamos com dois tipos de espessura e alguns tipos de aplicação do 3TC, que seria o rolo e a placa. O tipo de aplicação vai variar de acordo com o projeto. De qualquer maneira, irei deixar nossos canais de atendimento para que você possa entrar em contato com nossa equipe comercial para entendermos melhor sua demanda. Pode fazer por esses mesmos canais:

      Whatsapp: https://www.3tc.com.br/whatsapp/

      Telefone: (31) 3568-0513

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *