Telha sanduíche: desvantagens, vantagens e mais sobre o material

Telha sanduíche: desvantagens, vantagens e mais sobre o material

Dentre as muitas opções de telhas disponíveis no mercado, uma se destaca: a telha sanduíche – também conhecida como termoacústica.

Na prática, essa estrutura oferece um excelente isolamento térmico e acústico aliado com eficiência, bom custo-benefício e durabilidade. Apesar dos benefícios, a telha sanduíche também possui desvantagens.

Para esclarecer esses questionamentos, neste artigo, mostraremos o que é, valores, bem como os prós e os contras dessa cobertura.

Falaremos também sobre um isolamento que potencializa o conforto térmico e acústico oferecido pela telha sanduíche.

Acompanhe!

O que é a Telha sanduíche?

Telha sanduíche desvantagens

É um tipo de cobertura muito utilizado na área de construção civil devido a praticidade, versatilidade e flexibilidade na adaptação com vários tipos de estrutura.

O termo “sanduíche” se refere à união de duas chapas externas que recebem um material isolante entre elas. Essa camada interna tem, pelo menos, 30 mm (milímetros) de espessura e pode ser de:

Já as chapas externas, são projetadas com PVC, aço ou metal. Embora seja principalmente utilizada como cobertura, a telha sanduíche também pode servir como divisória de ambientes, vedação de fachadas ou paredes.

Em razão da capacidade de isolar ruídos e temperaturas, normalmente, são instaladas em construções localizadas em regiões muito quentes ou frias e próximas de avenidas, casas de shows, bares etc.

Preço da Telha sanduíche

Existem alguns fatores que influenciam no preço da telha sanduíche. Entre os principais, estão os materiais utilizados na fabricação das chapas e na espessura interna.

Por exemplo, as telhas feitas com aço são mais caras do que as de PVC. Quanto ao isolamento interno, o isopor costuma ser mais barato do que a lã de vidro ou rocha.

Outro aspecto que também impacta no valor final do orçamento é o tipo: simples ou dupla. Na primeira categoria, se faz uma das chapas com alumínio, e a outra é metálica, por exemplo.

Já as duplas são projetadas com o mesmo material – algo que encarece o orçamento.

Podemos citar ainda outro fator que pesa no preço: o tamanho da edificação. Então, quanto maior for a metragem da cobertura necessária, mais caro será o valor final do orçamento.

Considerando essas variáveis e como forma de parâmetro, os preços da telha sanduíche praticados no mercado variam entre R$ 50 e R$ 300 por m2 (metro quadrado). 

Telha sanduíche: desvantagens

Antes de optar pelas telha sanduíche, é importante analisar as desvantagens. O ideal é colocá-las “ao lado” das vantagens para fins comparativos.

Dessa forma, a decisão final será mais assertiva, alinhada com os desejos, necessidades e orçamento dos proprietários da obra.

Confira alguns pontos não tão positivos das telhas sanduíche:

Alto custo

O custo da telha sanduíche é mais alto se comparado com outros tipos de cobertura.

O motivo dessa diferença está na qualidade do material utilizado e no tratamento termo acústico feito no isolante interno.

Possibilidade de ser ineficaz no isolamento

A falta de eficiência no isolamento da telha acústica é uma possibilidade real. Porém, isso acontece quando outros fatores relacionados ao projeto termoacústico não são considerados.

Por exemplo, o ambiente é coberto pela telha, mas existe uma grande abertura lateral para a entrada de iluminação natural. Nesse caso, não haverá uma boa dispersão de ruídos e calor.  

Não reflete raios UV

Infelizmente, a telha sanduíche não reflete os raios ultravioletas (UV). Dessa forma, o calor gerado na cobertura não retorna para a atmosfera.

O resultado é a formação de ilhas de calor no interior da edificação, elevando a sensação térmica.

Não-reciclável

Outra desvantagem é a falta de um descarte sustentável.

Embora tenha uma longa vida útil – em média, 30 anos -, no momento da troca das telhas, o material utilizado nas três camadas retorna de forma bruta para a natureza. Isso acontece por falta de locais que façam esse tipo de reciclagem.

Aplicação trabalhosa

A instalação das telhas deve ser feita por profissionais especializados. Isso porque, quando o processo é realizado por trabalhadores que não têm especialização, aumentam as possibilidades de falhas e problemas posteriores.

Em virtude da necessidade desse tipo de mão-de-obra, o custo final da implantação da telha sanduíche fica um pouco mais caro.

Telha sanduíche: vantagens

Apesar das desvantagens, a telha sanduíche possui muitos benefícios, destacamos os seguintes:

Impermeabilidade

O material utilizado na telha sanduíche é impermeável. Isso significa que, quando bem instaladas, protegerá a edificação de infiltrações e umidade vindas do telhado.

Ao utilizar o aço galvanizado, por exemplo, a estrutura do telhado não enferruja por causa das águas pluviais.

Possibilidade de personalização

Como dito em um tópico anterior, a telha sanduíche é produzida sob medida para o projeto.

Sendo assim, se evita a perda de tempo e dinheiro com erros de metragem, falta de encaixe nas peças e grandes reparos na estrutura durante a obra.

Boa resistência

Mesmo nas condições climáticas mais adversas, a telha sanduíche oferece resistência e durabilidade. Conforme citamos, a vida útil é, em média, de 30 anos.

Durante esse período, a manutenção é simples. Já a limpeza, pode ser realizada anualmente.

Decoração

Outro benefício é o aspecto decorativo. Dependendo do gosto do proprietário ou do design da obra, as telhas térmicas podem ser pintadas com diferentes tonalidades.

Pode-se pintar tanto na face externa quanto na interna da telha sanduíche. Sem dúvida, o imóvel ganhará beleza e valorização.

Isolamento termoacústico: substituto ou complemento para a Telha Sanduíche

Telha sanduíche desvantagens

Uma boa solução encontrada no mercado é o isolamento termoacústico. Pois, por meio dele, é possível substituir ou complementar a estrutura da telha térmica sanduíche.

Na primeira situação, pode-se instalar o isolamento em outros tipos de coberturas, como telhados de madeira, alumínio etc.

Uma das grandes vantagens é não precisar trocar as telhas originais pelas sanduíches. Além disso, o isolamento termoacústico:

  • Tem uma espessura menor (10 mm – milímetros);
  • Reduz a quantidade de materiais necessários para uma boa resposta termoacústica;
  • Melhor proteção contra a transmissão de calor;
  • Peso menor sobre a estrutura da edificação;
  • Otimização do custo-benefício.

Por outro lado, é possível inserir o isolamento termoacústico no interior ou exterior das chapas das telhas sanduíches, atuando como se fosse uma telha sanduíche com forro.

Dessa forma, haverá um maior conforto térmico e acústico. Isso significa a dissipação de ilhas de calor e a redução dos níveis de ruídos.

Confira mais detalhes neste vídeo abaixo.

Em especial em regiões muito quentes, com grande movimentação de pessoas, veículos e barulhos de máquinas.

Conheça o Isolamento 3TC

Qual a desvantagem da telha sanduíche?

A 3TC é uma solução completa em isolamento térmico e atenuação acústica.

Enquanto os sistemas tradicionais lidam com apenas 10% da condução de calor, o sistema da 3TC impede a transferência de calor nas suas três formas: convecção, radiação e condução.

Por meio do poliestireno expandido (EPS), a manta termoacústica 3TC impede o impacto de 97% dos raios infravermelhos. Além disso, é um material flexível, durável e impermeável.

Assim, pode-se aplicar na construção residencial, comercial, agropecuária ou industrial. Dentre os outros muitos benefícios do isolamento 3TC, podemos destacar:

  • Eficiência energética;
  • Fácil de instalar;
  • Não tóxico;
  • Resistente a mofo e água;
  • Versátil;
  • Boa vedação.

Com certeza, uma boa estrutura é a receita para uma cobertura segura, durável e eficiente. Conforme vimos neste artigo, a telha sanduíche agrega esses atributos.

Quando reforçada com o isolamento 3TC, os benefícios alcançam patamares ainda maiores.

Entre em contato com nossa equipe e faça seu orçamento:

Gostou do nosso artigo? Entendeu como funciona e as vantagens da telha sanduíche? Não perca os outros conteúdos valiosos publicados no blog da 3TC!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *