Telha Sanduíche ou 3TC: saiba qual é mais vantajoso!

You are currently viewing Telha Sanduíche ou 3TC: saiba qual é mais vantajoso!

O isolamento térmico e acústico nas construções é um recurso utilizado pela engenharia com a finalidade de trazer conforto aos usuários das edificações. Isso porque mantêm a temperatura agradável e reduz o barulho indesejado. No mercado há vários materiais que cumprem bem com essa função, dentre eles a telha sanduíche.

Pensando nisso, criamos este texto com o objetivo de mostrar para você as vantagens de usar um revestimento térmico e acústico na construção, explicando como escolher a melhor solução entre telha sanduíche ou 3TC isolamento.

Então, continue com a leitura e conheça um pouco mais sobre esses materiais!

Por que é importante o isolamento térmico e acústico?

No calor em excesso, o indivíduo apresenta um aumento da excitabilidade, astenia, depressão, inquietação e incapacidade para se concentrar. Nas ocorrências mais graves podem ocorrer modificações físicas, como a desidratação.

A exposição a ruídos por muito tempo pode acarretar perda auditiva. Os primeiros sintomas a aparecer são os zumbidos, uma percepção de estar com os ouvidos obstruídos e ouvir sons abafados. Os danos auditivos que ocorrem progressivamente são muito difíceis de serem revertidos.

Portanto, o isolamento térmico e acústico protege contra temperatura extremas e ruídos. Um bom projeto deve focar nessa questão, e para isso a utilização de um isolante térmico e acústico se torna essencial. O isolamento é como se fosse feito um envelopamento, que no inverno mantém o calor do lado de dentro e no verão deixa o interior com temperatura mais agradável.

O que é telha sanduíche?

É chamada de sanduíche por apresentar duas camadas externas de material metálico com seu interior constituído por um recheio com propriedades isolantes, que podem ser:
  • poliestireno expandido (EPS);
  • poliuretano (PU);
  • lã de rocha;
  • lã de vidro.
A seguir, destacamos alguns benefícios da sua utilização como isolamento térmico e acústico na construção

Redução considerável do ruído externo

Geralmente, reduz em média de 20 a 40 dB da absorção do barulho externo. A característica de barrar o som se deve às particularidades físicas do isolante, como à sua densidade.

Excelente isolamento térmico

Por possuir baixa condutividade térmica, a troca de calor entre o ambiente interno e externo é reduzida. Além do mais, se destaca pela excelente resistência à dissipação do calor. Em locais com altas temperaturas, é uma vantagem bastante interessante..

Redução dos custos com a energia elétrica

Por proporcionar um ambiente com temperatura mais amena, é possível economizar energia quando se reduz a utilização de ar-condicionado e ventiladores.

Retardante de chamas

Muito importante para a prevenção e combate a incêndios, principalmente em locais de armazenamento de produtos que facilitam a propagação do fogo.

Telha Sanduíche podem absorver umidade

Problemas como infiltração não são evitados com a instalação das telhas, pois elas podem minar água. Porém, as telhas sanduíches são propícias a absorver a umidade, e ao ganhar peso devido a absorção água, o material pode acabar se rompendo.

Instalação de Telha Sanduíche

As telhas sanduíches podem ser utilizadas em diversos tipos de construção. Mas, por conta do seu peso elevado, elas se mostram complicadas em quesitos estruturais, e muitos projetos vão gastar mais por conta disso. Em muitos locais já construídos elas se mostram uma opção mais cara e mais complexa justamente por conta disso. 

Tenha CERTEZA de que o local onde serão instaladas as telhas possui estrutura adequada para suportar o peso inicial e o peso depois da absorção de umidade com o tempo.

Material pesado

Possui peso elevado em comparação a outro tipo de telha, seu peso varia de 12 a 14 kg por metro quadrado. Assim, o telhado precisa ser robusto para suportar o peso extra.

Manutenção de Telha Sanduíche

Por se tratar de um material de difícil instalação, a manutenção também é bem complicada. Trocar 1 telha é uma tarefa dificílima, pois uma sequência inteira deverá ser trocada. Além disso, ela é bem suscetível a danos e problemas com o tempo de utilização, além de perder eficiência térmica.

Alta durabilidade e resistência

A telha sanduíche é resistente a impactos intensos, chuvas fortes e ventania. No entanto, é preciso realizar inspeções preventivas nas fixações das telhas e caso seja preciso substituir as telhas, os gastos serão dispendiosos.

saiba porque a manta térmica 3TC é a melhor do mercado, clique no link e baixe o ebook.

Quais são os tipos de telha sanduíche?

Dá para encontrar dois tipos de telha sanduíche:

Simples: É a opção mais barata. É composta de um “recheio” de EPS ou PU e duas chapas metálicas, a superior de zinco e a inferior de alumínio.

Dupla: É a mais utilizada no mercado. Nesse modelo de telha sanduíche, tanto a parte superior quanto a inferior são de zinco. Graças a essa composição, o material se torna mais eficiente em isolar o ambiente dos ruídos e das altas temperaturas.

Além disso, a telha sanduíche pode ser encontrada em diferentes formatos. Os modelos ondulados são mais utilizados em tetos curvos. Nesse caso, o isolamento mais indicado é a lã de vidro que torna o material mais maleável.

A telha sanduíche não é utilizada só em telhados. Em cidades muito frias, ela também é aplicada nas paredes. Assim, fica fácil manter a temperatura interna sem ter que usar calefação e nem aquecedores. 

Para usufruir desse benefício, o projeto deve prever paredes em steel frame e drywall, que permitem incorporar a telha sanduíche em todos os cômodos da casa, ou pelo menos, onde elas são mais necessárias. 

Como utilizar a telha sanduíche?

1. Restaurantes

Nesse pequeno restaurante, a telha sanduíche foi utilizada nas paredes para reduzir os gastos com aquecedor e com ar-condicionado. 

Para dar mais charme ao espaço, o material foi pintado em ambas as faces. No entanto, nem sempre é preciso pintá-lo. Se o projeto for estilo industrial, por exemplo, basta instalar a telha e decorar o espaço de acordo com o projeto.

2. Banheiros ou lavabos

Esse banheiro de inspiração industrial aposta na telha sanduíche nas paredes e no telhado. Assim, não há necessidade de usar aquecedor elétrico e nem piso aquecido. Essa ideia pode ser utilizada tanto em projetos residenciais como em espaços comerciais.

Caso você prefira um pouco de cor, pode pintar o revestimento com tinta látex e utilizar revestimentos brancos ou pretos, para dar mais destaque as paredes.

3. Vestiários ou saunas

Áreas externas, em geral, não têm calefação e nem isolamento, certo? Nesse caso, a telha sanduíche é uma boa alternativa para tornar esses espaços mais agradáveis.

Aqui, o material recebeu revestimento de madeira tratada e pintura branca, para aumentar a durabilidade. Assim, depois de sair de um banho quente dá para trocar de roupa sem correr o risco de congelar.

4. Fachadas de casas e fábricas

Construir toda a fachada com a telha sanduíche pode ser uma boa opção para quem mora em cidades muito frias ou muito quentes. 

Além de evitar ruídos, os moradores poderão desfrutar de uma temperatura sempre amena. Quem não gosta de estética industrial, pode cobrir as telhas com placas de gesso ou com madeira tratada. Isso deixará a estética mais elegante e harmônica.

5. Bares e casas de show

Bares e casas de show podem ser um problema para os vizinhos, certo? Ao apostar na telha sanduíche, esses espaços evitam reclamações já que o ruído e o barulho deixam de ser um transtorno para quem está nas imediações.

Além disso, esses espaços vão poder economizar com aquecimento e com ar-condicionado, já que a troca de calor entre o meio externo e o interno é minimizada pelas telhas sanduíches.

Só que para conseguir esse efeito, o material precisa ser bem instalado e cobrir todas as superfícies, caso contrário o calor pode escapar, deixando o ambiente frio.

6. Sala de jantar

É uma casa ou um container? Essa estética pode ser facilmente conseguida ao revestir as paredes com a telha sanduíche. Você pode optar por pintá-las de branco ou cinza, ou deixá-las sem revestimento.

Também dá para cobrir todas as telhas com placas de gesso, assim o espaço poderá adquirir uma estética mais moderna, sem abandonar a pegada industrial.

Caso o isolamento deixe a desejar, pode ser preciso utilizar o 3TC para revestir as paredes e o telhado. 

7. Quarto do bebê

Revestimento em madeira e gesso, pintura delicada e telha sanduíche deixam o quarto do bebê livre do calor do verão e silencioso. 

>> Leia também: 18 MANEIRAS DE AMENIZAR O CALOR NO VERÃO

Assim, dá para cortar gastos com energia elétrica e garantir contas mais baratas no fim do mês.

E o 3TC isolamento, o que é?

O 3TC é o desfecho de anos de pesquisa, que resultou em produto muito simples, fácil de aplicar e barato, correspondendo às exigências do mercado brasileiro.

3TC é um isolamento térmico e acústico que apresenta eficiência e durabilidade superiores aos isolamentos tradicionais. Permite o isolamento de até 97% da radiação, além da isolação por convecção e condução.

Utiliza a eficiência do poliestireno expandido (EPS) e possui duas lâminas refletivas que barram os raios infravermelhos. Isso torna o 3TC uma estrutura flexível, resistente à umidade e contínua. É apresentado em duas versões:

  • rolo ou manta térmica;
  • placa ou painel.
Tanto a telha sanduíche como o 3TC isolamento atuam no controle da temperatura, reduzem o desconforto térmico além de proporcionar atenuação acústica. A seguir, apresentaremos algumas vantagens que tornam esse material superior:
  • controle da transferência de calor por condução, convenção e radiação;
  • versátil;
  • elimina pontes térmicas;
  • vedação;
  • resistente a água e ao mofo;
  • reciclável;
  • durável;
  • eficiência energética;
  • atóxico;
  • fácil de instalar (Baixe aqui o nosso manual de instalação)

Sua eficiência térmica proporciona bem-estar tanto no calor quanto no frio, e ainda, gera uma economia de até 35% no consumo de energia. Outra vantagem é que dispensa a instalação de estrutura extra, e por conta dessa característica, se adapta a qualquer ambiente e construção.

Suas características são:

  • isolamento térmico rígido de alta performance;
  • controle das três formas de transferência de calor;
  • produzido com EPS e laminação com películas refletivas;
  • produto certificado.

Pode ser aplicado em:

  • edificações residenciais e comerciais;
  • galpões industriais;
  • agropecuária;
  • construções novas e reformas;
  • pode ser instalado no interior ou exterior das estruturas;
  • embaixo ou sobre o concreto;
  • contêineres, veículos;
  • câmaras frigoríficas;
  • dutos de ar-condicionado.

Telha sanduíche ou 3TC isolamento qual utilizar?

Ao analisar as duas opções, é importante compreender os diferenciais de cada material, é isso que garante a melhor escolha para o seu projeto, assim como, seu custo-benefício. Nessa perspectiva, 3TC se destaca como uma solução ideal para coberturas em locais que precisam de conforto térmico e acústico, versátil, durável e com um ótimo retorno financeiro.

Além das vantagens já enumeradas, o produto conta com espessuras de 10 a 20 milímetros. Além disso, o material pode ser produzido em outras dimensões. No entanto, mesmo com a espessura mínima, o 3TC é muito eficiente.

O 3TC pode ser comprado com as duas faces prata ou com uma face prata e a outra branca.. Não podemos deixar de destacar que, a instalação do isolamento 3TC evita o rebaixamento do teto. Por ser muito leve não exige cálculos estruturais e seu custo de execução é menor que o da telha sanduíche.

Gostou do assunto? Caso ainda tenha ficado alguma dúvida entre em contato conosco. A nossa equipe técnica terá o maior prazer em atendê-lo e solucionar os seus questionamentos. Até breve!

3TC Isolamento

Perfil corporativo da 3TC Isolamento

Deixe um comentário