Telha sanduíche ou manta térmica 3TC: quais são as diferenças?

Telha sanduíche ou manta térmica 3TC: quais são as diferenças?

Está procurando um material isolante e considerando a telha sanduíche?

São muitas as opções no mercado para sistemas de isolamento térmico, sejam para empresas ou residências. Portanto, é normal que hajam dúvidas como a eficiência, o custo benefício e a durabilidade do material escolhido para otimizar o conforto térmico no ambiente.

Pensando nisso, nesta postagem realizamos um comparativo técnico e de preços entre a Manta Térmica 3TC e a Telha Sanduíche, também conhecida como telha termo-acústica. Ao final do conteúdo será mais fácil decidir qual é a melhor opção para sua necessidade.

O que é telha sanduíche?

Telha sanduíche

Uma telha sanduíche, também conhecida como painel sanduíche, é um tipo de material de construção utilizado em telhados, paredes e fachadas de edifícios.

Ela consiste em duas camadas de material rígido, geralmente painéis de metal ou plástico reforçado com fibra de vidro, que são unidas por um material isolante termicamente, como poliuretano, poliestireno expandido (EPS) ou lã mineral.

Essa estrutura em camadas dá à telha sanduíche suas propriedades isolantes, tornando-a eficaz na regulação da temperatura dentro de edifícios. Por isso, a telha sanduíche é frequentemente usada em construções industriais, comerciais e residenciais.

O que é a manta térmica 3TC?

A manta térmica 3TC é o desfecho de anos de pesquisa, que resultou em produto muito simples, fácil de aplicar e barato, correspondendo às exigências do mercado brasileiro.

3TC é um isolamento térmico e acústico que apresenta eficiência e durabilidade superiores aos isolamentos tradicionais. Assim, o 3TC permite o isolamento de até 97% da radiação, além da isolação por convecção e condução.

Utiliza a eficiência do poliestireno expandido (EPS) e possui duas lâminas refletivas que barram os raios infravermelhos. Isso torna o 3TC uma estrutura flexível, resistente à umidade e contínua. Além disso, o 3TC é apresentado em duas versões:

  • rolo ou manta térmica;
  • placa ou painel.

Telha Sanduíche e Manta Térmica 3TC: quais são as diferenças?

Tanto o 3TC quanto a telha sanduíche atuam no controle da temperatura interna e redução do desconforto térmico em ambientes e ainda proporcionam isolamento acústico. 

Porém, há grandes diferenças entre o 3TC e a telha sanduíche que precisam ser analisadas Nessa situação, comparamos o 3TC na espessura de 10mm com a telha sanduíche feita com o isolamento de PU (Poliuretano) nas espessuras de 30mm e 50mm.

ESPESSURA

O 3TC Isolamento utiliza menor quantidade de materiais. Por exemplo, se usarmos o 3TC de 10mm, a telha sanduíche irá utilizar de 30mm a 50mm do PU. Isso sem contar com a proteção mecânica em cima para proteger o isolamento térmico.

Sabe o que isso significa? Ao optar pela telha termo-acústica seria necessária uma segunda camada de telha. Isso resultaria em uma maior necessidade de materiais e gastos mais altos para a obra. Por outro lado, com a telha sanduíche você compra duas telhas, mais o isolamento térmico, quando poderia ser apenas uma.

  • Primeiro quesito: 3TC sai na frente por conseguir realizar a mesma demanda com menos material e menos gastos.

RADIAÇÃO

A tecnologia do 3TC (Mylar + Núcleo de EPS) permite o isolamento de até 97% da radiação, além do barrar pela convecção e condução. O material é eficiente na proteção contra as 3 formas de transferência de calor, por isso a manta térmica é tão eficiente na criação de conforto térmico

A telha sanduíche, por sua vez, barra apenas uma das três formas de transferência de calor: a condução. Como sabemos, 70% da incidência do calor vem através da radiação solar e isso a torna uma solução ineficiente.

Dessa forma, além do desconforto pela alta sensação de calor, um sistema de isolamento térmico de má qualidade gera mais gastos com energia e pode ocasionar problemas trabalhistas por não prover um bom ambiente de trabalho aos colaboradores.

  • Segundo quesito: 3TC sai na frente por isolar termicamente contra as 3 formas de transferência de calor e ser um sistema se isolação de temperatura mais completo.

DENSIDADE

O sistema de isolamento por manta térmica 3TC têm o peso extremamente menor do que a telha sanduíche com PU. A estrutura fica bem mais pesada quando composta por duas telhas.  E quando o foco é só a  densidade dos materiais de isolamento, a do 3TC é de 16 – 18 kg/m³,  contra de 35 kg/m³ a 39 kg/m³ do PU na telha sanduíche.

Além do peso estrutural de duas camadas de telhas, o peso do PU individualmente é bem superior ao peso estrutural do 3TC. Ainda há de se considerar que com a telha sanduíche há um gasto extra com a estrutura para suportar o peso do metal utilizado duas vezes nas telhas, pois utiliza-se uma camada para a proteção mecânica do isolamento térmico.

  • Terceiro quesito: 3TC sai à frente por garantir menor peso e densidade de material, garantindo maior custo benefício e facilidade na instalação.

PREÇO

O investimento por m² da manta térmica 3TC instalada é a melhor opção custo-benefício do mercado. Com preços baixos para uma tecnologia eficiente, segura e com total assistência técnica, o preço do 3TC instalado é de até 60% menor do que o custo da telha sanduíche!

Além disso, a manta térmica de subcobertura da 3TC Instalada é muito mais barato que a lã de vidro, lã de rocha ou até mesmo a lã de PET com um acabamento muito superior.

  • Quarto quesito: 3TC sai à frente por garantir menor custo na compra e instalação da manta térmica.

SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO

A manta 3TC possuí películas refletivas com baixa emissividade que são primordiais no combate a radiação, e por sua vez na redução da sensação de calor. 

Sendo extremamente eficiente na redução da temperatura interna, essa manta isolante térmica elimina a necessidade de aparelhos de climatização de ambientes.

Ou seja, a necessidade de climatização por aparelhos em estruturas revestidas pelo 3TC é bem menor comparado a estruturas revestidas pela telha sanduíche.

  • Quinto quesito: 3TC se destaca por conseguir ser um sistema completo, que dispensa o uso de aparelhos auxiliares a para manter o conforto térmico em um ambiente.

Abaixo, demonstramos a eficiência do 3TC em isolar um ambiente termicamente. Demonstramos por meio de um longo estudo, através dos cálculos de capacidade térmica. Você pode fazer seu próprio cálculo de consumo elétrico utilizando a calculadora de BTU.

Calculo de capacidade térmica: Q=A.ΔT.U

O parâmetro de capacidade térmica de um ambiente significa a quantidade de energia em forma de calor que se encontra em um ambiente. Dessa forma, a partir disso, se dimensiona através de um sistema de refrigeração a quantidade de calor que é necessário ser retirado.

  • “Q” representa o calor transferido do ambiente externo ao ambiente interno (carga térmica).
  • “U” é o coeficiente global.
  • “A” significa a área.
  • “ΔT” se trata da variação da temperatura.

Os coeficientes estão diretamente relacionados. Quanto menor for a quantidade de calor transferido do ambiente externo para o ambiente interno, menor vai ser a quantidade de calor a ser retirada. Quanto menor for a carga térmica, menor o coeficiente global e menor será a necessidade de aparelhos de climatização .

Portanto, isso implica em redução de custos e menor consumo de energia.

Os cálculos são diretos e precisos e demonstram que o 3TC de 10mm é três vezes mais eficiente que a telha sanduíche com PU de 30mm e duas vezes mais eficiente que o PU de 50mm.

E agora, ficou mais fácil decidir?

Como pudemos acompanhar, a manta térmica 3TC apresenta vantagens nos principais pontos que devem ser levados e conta ao se escolher um sistema completo de isolamento térmico.

Então conheça mais sobre 3TC, entre em contato pelo Whatsapp e vamos conversar sobre o seu projeto.

6 Comentários

  1. Não ficou claro para mim esta parte

    ESPESSURA
    O 3TC Isolamento utiliza menor quantidade de materiais. Por exemplo, se usarmos o 3TC de 10mm, a telha sanduíche irá utilizar de 30mm a 50mm do PU. Isso sem contar com a proteção mecânica em cima para proteger o isolamento térmico.

    Sabe o que isso significa? Ao optar pela telha termo-acústica seria necessária uma segunda camada de telha. Isso resultaria em uma maior necessidade de materiais e gastos mais altos para a obra. Com a telha sanduíche você compra duas telhas mais isolamento térmico quando poderia ser apenas uma.

    Primeiro quesito: 3TC sai na frente por conseguir realizar a mesma demanda com menos material e menos gastos.

    Quer dizer se eu optar pelo 3tc nao vai precisar por telhas???

    1. Fernando, obrigado pelo seu questionamento. O 3TC Isolamento serve como proteção térmica e atenuação acústica para praticamente qualquer tipo de cobertura. No caso da telha sanduíche, ela tem o mesmo propósito, mas usa o dobro da quantidade de material de fechamento, no caso, telhas. Com o 3TC de subcobertura, você ainda precisará da telha simples, e a manta térmica 3TC de 10 mm embaixo dela para servir como uma barreira isolante excelente. A tecnologia consegue com uma espessura menor, portanto menos peso por metro cúbico em toda a estrutura, isolar bem o ambiente.

      Caso o local já possua telhas, é possível instalar o forro térmico 3TC por baixo em um processo de Retrofit que aproveita a estrutura existente. Se quiser saber mais sobre a tecnologia e conhecer algumas formas de instalações dela, recomendamos nossa página de segmentos, e lá você poderá ver todas as aplicações com essa tecnologia: https://www.3tc.com.br/segmentos

  2. Bom dia amigo, gostei muito do seu material
    Vi na loja ( Minas Rio ) em São Pedro da Aldeia RJ
    Fiquei enteressado em colocar na minha loja
    Vou precisar de 320 metros quadrados
    Aguardo um orçamento abrs

    1. Levi, como vai? Obrigado pelo seu comentário. Uma pessoa da equipe 3TC irá entrar em contato com você para se informar mais da sua necessidade e te passar um orçamento qualificado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *