A melhor solução térmica para Telha Zipada

A melhor solução térmica para Telha Zipada
calendar_month20/01/2023 view_list

A telha zipada é uma opção cada vez mais popular para coberturas de galpões e barracões, devido à sua facilidade de instalação. Elas são chamadas de “zipadas” devido ao fato de que as telhas são interligadas, formando uma “ziguezague” ao longo da cobertura. Elas possuem design moderno, e são excelentes contra infiltrações.

Vantagens da Telha Zipada

Primeiramente, as telhas zipadas são produzidas à partir de bobinas de aço. A principal característica da telha zipada, sobretudo, é que podem ter um comprimento longo de até 70 metros e inclinação mínima de 2,5%. Uma das principais vantagens da telha zipada é a sua facilidade de instalação: elas são produzidas e instaladas no local da obra. Dessa forma, caminhões transportam bobinas de metal para a obra e lá são feitas as telhas zipadas de acordo com a necessidade do projeto. Desta forma, há uma economia significativa em transporte e perda de material, além de quase zerar o descarte de resíduos.

Além disso, sua versatilidade permite ao engenheiro ou arquiteto projetar as telhas zipadas para se encaixarem, dando melhor previsibilidade de custo de instalação. Do mesmo modo, a telha zipada não possui sobreposição transversal e nem fixações aparentes. Vale ressaltar que diminui muito o uso de parafusos ou pregos, tornando a instalação mais rápida e fácil. Ademais, telhas zipadas são leves, o que significa que não há necessidade de reforçar a estrutura do telhado antes da instalação, gerando mais economia.

Outra vantagem da telha zipada é o seu design moderno. Elas têm uma aparência limpa e elegante, e são disponíveis em uma variedade de cores e estilos. Isso significa que elas podem ser usadas para complementar qualquer estilo de arquitetura, desde tradicional até contemporâneo.

Estanqueidade e manutenção

A telha zipada é altamente resistente às intempéries, como chuva, vento e outros. A perfiladeira que fabrica as telhas utiliza de materiais de alta qualidade que são resistentes à água e às altas temperaturas, o que significa que elas são duráveis e confiáveis. Normalmente utiliza bobinas composta de galvalume em diversas espessuras, e de acordo com o projeto. Isso se dá também por conta do sistema de junção das telhas, que é feito pensando na estanqueidade, minimizando quase por completo a chance de haver goteiras ou infiltrações.

A manutenção de telha zipada é rara e quando necessária muito fácil. Antes de mais nada, é extremamente seguro andar por cima da cobertura pronta, mas claro, com os EPIs adequados. Bem como ela resiste à ação do tempo, caso haja algum problema, ele é fácil de identificar e de solucionar com uma equipe técnica especializada. Em outras palavras, uma economia não contabilizada nas obras é exatamente essa, pois telhas sanduíches ou isotelhas possuem um custo de manutenção altíssimo, e caso haja infiltrações ou goteiras, pode danificar a própria telha, ou até mesmo a estrutura.

Isolamento Térmico

Uma das desvantagens da telha zipada está em seu controle da temperatura. Por ser uma telha metálica ela transmite calor para dentro do ambiente, mesmo quando é da cor branca. Metais são ótimos condutores de calor. Apesar disso, o galvalume é a melhor composição metálica para coberturas. Além de sua fácil aplicação, bobinas de galvalume prontas para virar telhas estão espalhadas em Centros de Distribuição de empresas de Ferro e Aço por todo o Brasil.

O calor de qualquer construção inicia pela ação do sol e do tempo, seguindo as leis da termodinâmica. Existem 3 formas de transferência de calor, a condução, a convecção e a radiação. De maneira geral, em uma cobertura, a radiação é responsável por 70% de toda a transmissão do calor de fora para dentro. A condução térmica pouco afeta a temperatura interna quando existe um grande espaço de ar, que é o caso de galpões e barracões industriais, de supermercados. Para isso é preciso pensar em solução para o problema do controle térmico para economia de energia elétrica do local.

Soluções térmicas para telha zipada

No mercado existem soluções como mantas de lã de vidro, com nomes comerciais como face, e aplicação felt, e também de lã de rocha. Esses produtos são pouco resistentes à umidade dos telhados, e vão dar prejuízo e problemas posterior à conclusão do projeto. Utilizar produtos como lã de vidro, ou de rocha para solucionar problemas de calor no telhado não vai amenizar tanto assim o calor.

Telha ZIpada Manta Térmica 3TC galpão
Telha Zipada + Manta Térmica 3TC instalada

Sendo assim, sem dúvida as mantas térmicas são as mais indicadas para as telhas zipadas. A melhor manta térmica do mercado, sem sombra de dúvidas, é a da 3TC Isolamento, que pode vir tanto com acabamento White, Black ou Silver, dependendo do acabamento desejado para o projeto. Ela possui facilidade na instalação, no transporte e no descarte também. Ela é a melhor aliada da telha zipada, e possui utilizações em diversos tipos de indústrias, supermercados, com clientes extremamente satisfeitos.

Gostou da solução? Quer saber um pouco mais ou quem sabe pedir um orçamento? Entre em contato conosco pelo botão do whatsapp, e receba um orçamento em até 24 horas!

Orçamento 3TC Isolamento

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *