Telhado com isolamento térmico: conheça os principais tipos

You are currently viewing Telhado com isolamento térmico: conheça os principais tipos

Existe uma grande variedade no que diz respeito a telhado com isolamento térmico atualmente. Esses produtos variam no tipo de material como, por exemplo, lã de vidro, poliéster e lã de rocha; ou outros como mantas de isolamento, rolos, preenchimento solto e placas de espuma rígida.

É fácil se perder em uma loja quando você não sabe o que está procurando, porque há muitas opções. Felizmente, estamos aqui para ajudar a tornar as coisas um pouco menos complicadas e ajudá-lo a escolher o telhado com isolamento térmico para sua construção.

Por que optar por um telhado com isolamento térmico?

O isolamento térmico é um dos componentes mais importantes do sistema em um telhado. Ele cria um ambiente confortável no interior do edifício, protegendo-o do calor e do frio. Além disso, ajuda a reduzir os custos de energia de aquecimento e resfriamento.

Por isso, a importância do telhado com isolamento térmico aumentou recentemente principalmente devido às mudanças nos padrões de isolamento em todo o mundo. Isso acontece porque colocam maiores demandas na resistência térmica de estruturas de edifícios a fim de reduzir a perda de energia.

Os tipos de isolamento usados em sistemas de cobertura plana devem ter não apenas características térmicas elevadas, mas também propriedades mecânicas suficientes para poder suportar cargas (cargas de chuva, lastros, umidade em acúmulos, excesso de calor, etc).

 

Tipos comuns de telhado com isolamento térmico

Há diversos tipos de telhados com isolamento térmico. Confira os principais.

Espuma de poliuretano

Trata-se de uma placa de isolamento térmico produzida por um processo químico de espuma rígida de poliuretano, combinada com um catalisador. Esta é uma solução universal e eficiente para todos os tipos de telhados expostos. 

Placa de isolamento de lã mineral (lã de rocha)

A lã de rocha é um tipo de isolamento de lã mineral produzida a partir de fibras de rocha basáltica. É uma das soluções mais comuns para telhados expostos fixados mecanicamente, especialmente onde é necessária uma resistência mais elevada ao fogo.

Isolamento de lã de vidro

É um material para telhado com isolamento térmico bastante popular que existe há muitos anos. Os processos de fabricação melhoraram drasticamente a durabilidade e aquela “coceira” do material de lã de vidro.

Isolamento de poliéster

O isolamento de poliéster é um produto sintético artificial, feito de plástico PET reciclado, como as garrafas de bebidas. É um produto forte e durável que não se degrada com o tempo. Está disponível em mantas e rolos.

Isolamento de Celulose

Hoje, o isolamento de celulose é feito com até 85% de papel reciclado. Assim, o isolamento do telhado de celulose pode ser instalado durante a fase de construção da sua casa ou adaptado às casas existentes. Como o isolamento de celulose é tratado com ácido bórico, isso aumenta a resistência ao fogo e reduz o crescimento de mofo.

telhado com isolamento termico

Placa de isolamento EPS (Poliestireno Expandido)

EPS é uma placa de isolamento térmico produzida a partir de grânulos de poliestireno expandido. Assim, é uma das soluções mais econômicas para sistemas de cobertura exposta e com lastro. Veremos este produto logo mais abaixo.

Diferentes formas de telhado com isolamento térmico

Como vimos, o telhado com isolamento térmico pode vir em uma variedade de formas para atender às suas necessidades específicas. Abaixo estão algumas das formas também sugeridas de material de isolamento de telhado cada vez mais comuns usadas em ambientes comerciais e residenciais.

Isolamento de rolo de manta

Os rolos de isolamento são a forma comumente usada para o telhado, pois são mais adequados para a instalação de grandes áreas. Os rolos de isolamento também podem ser usados como uma camada superior na área do telhado.

Isolamento de batente/manta

A forma mais comum de isolamento é o de manta. Normalmente são pré-cortados para caber entre as vigas e os pregos. Lembre-se que, ao instalar as mantas de isolamento do telhado, não se deve deixar nenhuma lacuna que comprometa a eficácia do isolamento. 

Isolamento de placa rígida

As placas de isolamento podem ter espessura estreita, enquanto outras têm uma camada externa de folha que desvia o calor. As placas de isolamento são rígidas e duráveis e podem ser instaladas no telhado. Todas as placas de isolamento reduzem as perdas de calor no inverno e os ganhos de calor no verão, permitindo temperaturas internas confortáveis o ano todo.

Isolamento de espuma em spray

A espuma de poliuretano em spray é um material comumente usado. Como tem capacidade de vedação de ar, minimiza o risco de condensação, umidade, mofo ou corrosão. A espuma de poliuretano se expande para acomodar perfeitamente o espaço em que está sendo instalada, sendo um bom produto de isolamento de telhado. 

Contra: a espuma exige alguns cuidados, pois é inflamável e não deve ser usada perto de máquinas, por exemplo, ou guardada perto do calor e do sol.

Durafoil

É um tipo de manta térmica com aproximadamente 50m², usada para controlar a temperatura de forma prática e econômica. Além disso, a manta Duralfoil possui uma espécie de subcobertura de dupla face de alumínio que não é difícil de instalar. Ela resulta em um fator reflexivo de até 95% da ação de raios, diminuindo assim, toda a temperatura do ambiente interno.

Ainda, pode reduzir goteiras e tipos de vazamentos, que por sua vez, liquida o surgimento de mofos. Nas camadas internas, traz uma laminação com filme que gera mais resistência, contra fungos e bactérias.

Tinta refletiva

Trata-se de uma tinta aplicada para refletir a radiação (UV). Assim, ela impede que o calor possa se irradiar para dentro do ambiente. Também é um revestimento térmico que age por reflexão à atividade de radiação solar, geralmente usado em áreas externas.

Como sua base é de água, essa tinta não possui porosidade e ao aplicar, forma-se uma pequena película de micro esferas (cerâmicas), o que faz refletir quase 100% da ação ultravioleta. Além disso, reduz pela metade a temperatura do telhado.

Também possui proteção extra contra corrosão, bactérias e fungos, garantindo uma eficiência energética (diminuindo o gasto de eletricidade). Pode ser aplicada em todo tipo de telhados de galpões, armazéns, casas, silos, supermercados, prédios comerciais, granjas, etc. 

Facefelt

É um tipo de lã de vidro para isolamento termo acústico para coberturas de grandes metragens, bom para isolar ruídos e minimizar a temperatura.

Assim, esse tipo de isolamento foi feito para o tratamento termoacústico em construções de pavimento único, o que descarta o uso de materiais internos. Além disso, como é feito de lã de vidro de resinas sintéticas, é uma solução que tem as seguintes vantagens:

  • conforto acústico
  • bem-estar e economia de energia)sustentabilidade (
  • segurança
  • alta resistência
  • fácil instalação

Pode ser aplicada em edificações de grandes metragens, galpões e depósitos, escolas, hotéis, shopping centers e supermercados, etc.

Ainda é dividido em subcoberturas:

Midfelt: isolamento térmico e acústico para telhas duplas (sanduíche).

Facefelt Roofing: isolamento termoacústico de correção da reverberação. 

A tecnologia 3TC

O 3TC é uma tecnologia nova em isolamento térmico e acústico no Brasil. Além disso, já mostrou a sua eficiência e durabilidade superiores aos isolamentos tradicionais. Na verdade, o 3TC é composto por um núcleo de EPS anti-chamas e duas películas altamente refletivas mas que não conduzem eletricidade.

Desta forma, o 3TC pode ser instalado além do telhado com isolamento térmico, mas também entre pisos, paredes e tetos de todos os tipos, como manta térmica ou forro térmico

Funcionando com base na alta tecnologia da NASA, o 3TC foi desenvolvido para ser um isolante térmico muito diferente já que controla as três formas de transferência de calor. Mas qual é a diferença?

Os isolantes convencionais, como a lã de vidro, a lã de rocha, a espuma de Poliuretano (PU) e até mesmo do EPS (isopor), lidam apenas com a condução, que corresponde por 10% apenas da transferência de calor em construções.

O 3TC age diferente: ele lida com as três formas de transferência de calor.

E então? Agora que você já conheceu todos os principais tipos de telhado com isolamento térmico, que tal deixar seu comentário neste post?

 

Deixe um comentário