Existe uma grande variedade no que diz respeito a telhado com isolamento térmico atualmente. Esses produtos variam no tipo de material como, por exemplo, lã de vidro, poliéster e lã de rocha; ou outros como mantas de isolamento, rolos, preenchimento solto e placas de espuma rígida.

É fácil se perder em uma loja quando você não sabe o que está procurando, porque há muitas opções. Felizmente, estamos aqui para ajudar a tornar as coisas um pouco menos complicadas e ajudá-lo a escolher o telhado com isolamento térmico para sua construção.

Por que optar por um telhado com isolamento térmico?

O isolamento térmico é um dos componentes mais importantes do sistema em um telhado. Ele cria um ambiente confortável no interior do edifício, protegendo-o do calor e do frio. Além disso, ajuda a reduzir os custos de energia de aquecimento e resfriamento.

Por isso, a importância do telhado com isolamento térmico aumentou recentemente principalmente devido às mudanças nos padrões de isolamento em todo o mundo. Isso acontece porque colocam maiores demandas na resistência térmica de estruturas de edifícios a fim de reduzir a perda de energia.

Os tipos de isolamento usados em sistemas de cobertura plana devem ter não apenas características térmicas elevadas, mas também propriedades mecânicas suficientes para poder suportar cargas (cargas de chuva, lastros, umidade em acúmulos, excesso de calor, etc).

 

Tipos comuns de telhado com isolamento térmico

Há diversos tipos de telhados com isolamento térmico. Confira os principais.

Espuma de poliuretano

Trata-se de uma placa de isolamento térmico produzida por um processo químico de espuma rígida de poliuretano, combinada com um catalisador. Esta é uma solução universal e eficiente para todos os tipos de telhados expostos. 

Placa de isolamento de lã mineral (lã de rocha)

A lã de rocha é um tipo de isolamento de lã mineral produzida a partir de fibras de rocha basáltica. É uma das soluções mais comuns para telhados expostos fixados mecanicamente, especialmente onde é necessária uma resistência mais elevada ao fogo.

Isolamento de lã de vidro

É um material para telhado com isolamento térmico bastante popular que existe há muitos anos. Os processos de fabricação melhoraram drasticamente a durabilidade e aquela “coceira” do material de lã de vidro.

Isolamento de poliéster

O isolamento de poliéster é um produto sintético artificial, feito de plástico PET reciclado, como as garrafas de bebidas. É um produto forte e durável que não se degrada com o tempo. Está disponível em mantas e rolos.

Isolamento de Celulose

Hoje, o isolamento de celulose é feito com até 85% de papel reciclado. Assim, o isolamento do telhado de celulose pode ser instalado durante a fase de construção da sua casa ou adaptado às casas existentes. Como o isolamento de celulose é tratado com ácido bórico, isso aumenta a resistência ao fogo e reduz o crescimento de mofo.

telhado com isolamento termico

Placa de isolamento EPS (Poliestireno Expandido)

EPS é uma placa de isolamento térmico produzida a partir de grânulos de poliestireno expandido. Assim, é uma das soluções mais econômicas para sistemas de cobertura exposta e com lastro. Veremos este produto logo mais abaixo.

Diferentes formas de telhado com isolamento térmico

Como vimos, o telhado com isolamento térmico pode vir em uma variedade de formas para atender às suas necessidades específicas. Abaixo estão algumas das formas também sugeridas de material de isolamento de telhado cada vez mais comuns