Telhas Sanduíche são as melhores opções de isolamento termoacústico?

You are currently viewing Telhas Sanduíche são as melhores opções de isolamento termoacústico?

O que você sabe sobre as telhas sanduíche e suas aplicações? 

A escolha da telha é, certamente, um dos momentos que pedem mais atenção ao decorrer do seu projeto. Afinal, existem inúmeras opções de telhas disponíveis no mercado, cada uma contando com características muito específicas. 

Considerando o contexto, pode surgir a dúvida: qual possibilidade optar? Nesse artigo, iremos sanar essa e outras dúvidas sobre as telhas sanduíche, suas principais aplicações, vantagens e desvantagens para a sua obra. 

Siga a leitura e veja tudo sobre o assunto!

O que são telhas sanduíche?

Vamos começar pelo início? O ponto de partida que você deve considerar antes de fazer a sua escolha é conhecer o que exatamente são as telhas sanduíche, também conhecidas como termoacústicas.  

Em primeiro lugar, vamos explicar o motivo das telhas sanduíche serem conhecidas dessa forma. Por ter 3 camadas em sua composição – duas de telha nas extremidades e uma isolante mais grossa no meio -, a estrutura assemelha-se com um sanduíche, surgindo assim o seu nome popular. E é justamente essa sobreposição de camadas que garante um de seus principais pontos positivos: a proteção contra o calor e os ruídos. 

A telha termoacústica é uma das 11 diferentes tipos de telhas vendidas no mercado, projetada especialmente para revestir telhados. Além dessa função, ela também pode exercer o papel de divisória e vedação em um projeto. 

Entretanto, mesmo com toda a popularidade, as telhas sanduíche contam com algumas desvantagens que tiram sua liderança no ramo. 

Tipos de telhas sanduíche

Você sabia que existem dois tipos de telhas sanduíche – simples e dupla -, cada um com suas particularidades e características próprias? 

Confira abaixo as principais diferenças entre os dois.

Simples

As telhas sanduíche simples são caracterizadas por contar com apenas uma chapa de metal, revestimento e folha de alumínio em sua composição. Ou seja, aqui não temos aquela camada dupla de chapas. 

A folha de alumínio fica sempre direcionada para a parte interna da construção, enquanto a extremidade da chapa de metal se localiza do lado externo.

Dupla

Diferente da simples, as telhas sanduíche dupla tem mais uma chapa em sua estrutura. Ou seja, duas chapas de metal, uma em cada extremidade, e o revestimento no meio. Como consequência dessa composição reforçada, o isolamento acústico e térmico torna-se ainda mais forte. 

Vantagens da telha sanduíche

Como todo tipo de material utilizado em construções, a instalação da telha termoacústica conta com vantagens e desvantagens que devem ser consideradas. Abaixo, indicaremos os principais benefícios que as telhas sanduíche podem proporcionar.

Isolamento térmico e acústico

Quando falamos de benefícios de escolher a telha sanduíche, certamente o isolamento térmico/acústico está entre os mais lembrados. 

A telha sanduíche é capaz de reduzir consideravelmente os ruídos externos, garantindo uma barreira acústica de 20 a 40 decibéis. Por isso, ela cai como uma luva para imóveis localizados em regiões barulhentas, como os próximos a bares, metrôs e avenidas, por exemplo. 

Proteção contra goteiras e vazamentos

A proteção contra infiltrações causadoras de problemas como goteiras e vazamentos de água é uma possibilidade das telhas sanduíche, graças ao fato da mesma ser conhecida por não absorver água

Desvantagens das telhas sanduíche

Apesar de contar com muitos pontos positivos, a telha sanduíche também pode apresentar alguns contras

Abaixo, vamos te mostrar as principais desvantagens desse material. 

A aplicação deve ser feita apenas por profissionais

Não tem jeito, a aplicação das telhas sanduíche deve ser necessariamente feita por profissionais. Afinal, a instalação realizada sem um know-how técnico e os equipamentos adequados pode trazer diversos problemas, como as já citadas infiltrações.

Exige mais cautela com o projeto da obra

Como vimos ao decorrer do texto, a telha sanduíche promove um conforto térmico e acústico de qualidade. No entanto, é importante frisar que a telha sozinha provavelmente não trará os resultados esperados. 

Em outras palavras, o projeto de uma maneira geral é um ponto indispensável para o funcionamento da telha termoacústica. De nada adiantará, por exemplo, aplicá-la sem ter uma orientação solar bem planejada. Portanto, lembre-se: o conjunto da obra é fundamental!

Alto custo

Por último, devemos ressaltar que dependendo de alguns pontos como a região do Brasil, o material da telha e espessura, seu valor de mercado pode ser alto. 

As Telhas Sanduíche são as melhores opções para o isolamento termoacústico?

Mesmo sendo uns dos tipos de telhas mais conhecidas e utilizadas quando se trata de isolamento termoacústico, as Telhas Sanduíche não são as melhores opções no mercado. 

3TC é um isolamento térmico e acústico que apresenta eficiência e durabilidade superiores aos isolamentos tradicionais. Enquanto as Telhas Sanduíches possuem o índice de isolamento de até 90% em ambientes fechados, o isolamento proporcionado pela 3TC é de até 97% da radiação, além da isolação por convecção e condução, sendo o resultado de anos de pesquisa.

3TC Isolamento

Além disso, o custo-benefício superior do isolamento 3TC se faz evidente, sendo mais em conta e mais eficiente que as Telhas Sanduíche, correspondendo às exigências do mercado brasileiro.

Conheça a 3TC 

Gostou do conteúdo? Acesse a página da 3TC para mais publicações que irão mudar sua forma de enxergar o isolamento térmico e acústico!

Deixe um comentário