Temperatura do ambiente: qual é a ideal e como mantê-la?

Temperatura do ambiente: qual é a ideal e como mantê-la?

A temperatura do ambiente vêm subindo ano a ano de maneira assustadora, devido a poluição e efeito estufa.

Especialmente em nosso país, se tem uma coisa que o brasileiro conhece é o calor. Sabe aquela sensação de abafamento que parece que nada refresca?

Pois é, no entanto também tem aquela sensação de chegar em um ambiente e se sentir confortável com a temperatura. 

O controle de temperatura do ambiente proporciona ao nosso corpo uma sensação de bem-estar e conforto.

E porque acontece isso? Qual é a temperatura ideal de se manter um ambiente? Como manter a temperatura ambiente por mais tempo?

Neste conteúdo vamos explicar melhor esse conceito de temperatura ambiente e como mantê-la agradável e propícia para aumentar a produtividade e conforto seja em casa ou no ambiente corporativo.

Confira e tenha uma boa leitura! 

Qual é a temperatura ambiente?

temperatura do ambiente
temperatura do ambiente

Por definição, a temperatura ambiente é a temperatura do ar num determinado ambiente, sem que haja a troca de calor com fontes calóricas.

Ou seja, é aquela presente no ar puro da superfície. A temperatura ambiente bastante agradável é aquela que experimentamos quando estamos em uma trilha ou em um passeio ao ar livre e que extremamente confortável.

Qual a temperatura ideal para o ambiente?

A temperatura ideal para o ambiente está entre 21 e 22 °C, o que corresponde à temperatura ideal e mais saudável para ambientes fechados, durante todo o ano.

Tanto em domicílios quanto ambientes de trabalho.

temperatura ideal de 21 a 22º C
temperatura ideal de 21 a 22º C

Porém, isso pode variar de acordo com a pessoa e suas condições, por exemplo, um ambiente mais quente pode ser mais adequado a bebês, idosos e doentes. 

Por outro lado, há pessoas que costumam sentir muito calor e por isso consideram as temperaturas “normais” como demasiado elevadas.

Assim, para determinar a temperatura de conforto “ideal”, deve-se colocar desde logo a questão de até que ponto a sua casa precisa de estar quente, debatendo o tema com quem partilha o seu lar para chegar a um consenso.

Quais são as temperaturas ambiente inadequadas?

A temperatura do corpo humano normalmente é de 36,5ºC.

A temperatura do corpo humano normalmente é de 36,5ºC.
Corpo humano 36,5ºC.

Se um ambiente estiver muito gelado ou muito quente a ponto de fazer a temperatura do corpo se alterar o que pode acontecer é: 

  • Hipertermia;
  • Hipotermia.

Hipertermia é a elevação da temperatura do corpo, relacionada à incapacidade do corpo de promover a perda de calor para o ambiente em que se encontra ou, ainda, reduzir a produção de calor.

Este aumento pode ser causado tanto por elementos externos, como exposição ao Sol, exposição por longo tempo a fornos ou locais de grande temperatura, como também, podem ser causados reação do organismo, frente a alguma doença ou proteção.

Hipotermia é definida quando a temperatura central do corpo humano cai abaixo de 35° C. Vale dizer que essa temperatura central, em condições normais, é similar ao valor medido na axila. 

A hipotermia pode ser atingida rapidamente, por exemplo na imersão em água gelada ou no contato direto com neve e gelo, ou lentamente, quando da exposição do atleta a temperaturas ambientais frias, se agravando muito quando há vento, umidade ou chuva.

Qual a importância de manter o ambiente em uma temperatura ideal? 

Pode-se chamar o ato de manter a temperatura no ambiente, também, de ter um equilíbrio térmico no ambiente. 

A transferência de calor se dá de maneira espontânea, sempre partindo do corpo de temperatura mais elevada para o corpo de menor temperatura.

A energia em forma de calor pode ser transferida através de processos como a condução, radiação e convecção. 

Que o calor prejudica todos os seres humanos de maneira geral, nós sabemos. Pois, a temperatura ideal influencia na eficiência das ações desempenhadas, no humor, na produtividade e a satisfação no que está produzindo.

Se a temperatura ambiente for elevada, as pessoas sentem excesso de cansaço, enquanto temperaturas baixas dificultam a concentração e foco.

Mas, existem algumas pessoas mais suscetíveis a ter problemas de saúde causados pelo calor excessivo como: 

  • Idosos;
  • Portadores de doenças crônicas;
  • Crianças;
  • Pessoas acamadas;
  • Quem sofre com problemas ou transtornos psíquicos/mentais;
  • Indivíduos que utilizam determinados medicamentos: anti-hipertensivos, antiarrítmicos, diuréticos, antidepressivos, neurolépticos, entre outros.

Porém, qualquer pessoa saudável pode correr o risco de se prejudicar.

Grandes atletas, por exemplo, quando estão em altas demandas de treinamento, têm maior chances de desidratação.

Deste modo, prejudicando a saúde, o treino e possibilitando até desmaios e mau estar durante o processo de controle de temperatura.

Como manter a temperatura do ambiente ideal?

Existem algumas dicas que auxiliam o ambiente a ficar em uma temperatura mais agradável.

Vamos saber quais? 

Criar correntes de ar nos ambientes (portas e janelas) 

Criar correntes de ar nos ambientes através de portas e janelas
image 33

Você sabia que nos ambientes fechados como a nossa casa, o ar tem de dois a cinco poluentes mais poluentes do que o ar externo?

Por isso, a importância de garantir um ambiente com entradas de corrente de ar. 

Além de deixar o ambiente mais arejado e fresco, ele evita doenças respiratórias, reduz qualquer tipo de odores, reduz a umidade em ambientes fechados, entre outros benefícios.

Ventiladores posicionados estrategicamente

Os ventiladores são aparelhos que, dependendo do modelo, podem reduzir e favorecer o controle de temperatura do ambiente em até 3ºC.

Normalmente, eles são opções um pouco mais baratas e contam com uma enorme variedade de tamanhos e formatos. 

Instalados em locais estratégicos conseguem deixar o ambiente extremamente confortável.  Os especialistas afirmam que os ventiladores podem se tornar mais eficientes se estiverem posicionados de frente para a janela.

É pela janela que, em dias de calor, mais ar quente entra no ambiente. Quando o ventilador está direcionado para ela, ele ajuda a “empurrar” esse ar quente para fora, mantendo o ambiente mais fresco.

Não se trata, porém, de deixar o ventilador na janela, mas sim posicionado de tal forma que o vento se direcione para lá.

Ter plantas em casa

Plantas auxiliam no controle ideal da temperatura ambiente
Plantas auxiliam no controle ideal da temperatura ambiente

Todo mundo sabe que as plantas purificam o ar, mas será que elas podem ajudar também a amenizar o calor? Com certeza! 

Além disso, existem algumas plantas específicas que ajudam muito mais como: Antúrio, Aranha, Café de Salão, Crisântemo, Dracena e muitas outras.

Elas têm um alto poder de purificação do ar, gerando uma sensação de bem estar muito maior.

Investir em isolamento térmico

O isolamento térmico surge como uma opção mais econômica e saudável.

Essa solução busca garantir um controle da temperatura sem utilizar energia elétrica, utilizando bloqueios físicos para impedir a entrada e saída de calor ou frio no local.

O Isolamento 3TC é uma tecnologia inspirada no funcionamento das garrafas térmicas e também nos trajes de astronautas, pois conseguem controlar a temperatura no frio e no calor.

Desta forma, baseando-se nessas tecnologias, o 3TC foi desenvolvido para ser um isolante térmico muito diferente dos convencionais justamente por controlar as três formas de transferência de calor.

Como monitorar a temperatura de um local

Existem algumas maneiras de monitorar a temperatura do local e verificar se está de acordo para um conforto térmico.

Entre os principais aparelhos estão: 

  • Termômetro de momento;
  • Termômetro de registo gráfico;
  • Data loggers;
  • Indicador de congelamento.

Conheça mais sobre a 3TC e confira mais conteúdos do nosso blog! 

O isolamento térmico ou a manta térmica tradicional lidam apenas com a condução, o que responde por 10% da transferência de calor de um ambiente.

Os outros 90% normalmente ficam sem nenhum tipo de barreira, causando o aumento de temperatura nos dias quentes. Além disso, podem causar a perda de temperatura em dias mais frios.

Já o 3TC Isolamento é uma solução completa em isolamento térmico que inova por lidar com as três (3) formas de transferência (T) de calor ©.

Quer adquirir essa tecnologia 3TC em seu lar e empresa?

E, saiba tudo sobre como o Isolamento térmico pode ser uma boa alternativa para uma temperatura agradável em qualquer local. 

2 Comentários

    1. Olá, Cecilia! Obrigado pelo comentário! A 3tc é uma tecnologia destinada ao isolamento térmico, para conter a umidade indicamos o uso das mantas impermeabilizantes que irá atender melhor sua demanda, por exemplo a manta asfáltica. Podemos indicar a TERAC, que é nosso distribuidor também (https://www.terac.com.br/).

      Pode entrar em contato com Gleison: (11) 98781-9790

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *