Tilt up: saiba mais sobre essa tecnologia da construção civil

Tilt up: saiba mais sobre essa tecnologia da construção civil
calendar_month07/11/2022 view_list

O método de concepção Tilt Up é um processo antigo muito utilizado nos Estados Unidos, Austrália, no Brasil entre outros países. É um sistema construtivo mais utilizado entre os pré-moldados na América do Norte, somando 15% do total das obras industriais. 

O Tilt Up não é montado onde vai ficar, ele é moldado no chão. Você sabia disso? Ele vem sendo muito pesquisado a construção civil pois tem um custo relativamente baixo e uma durabilidade alta. Afinal, todo mundo quer otimizar custos em uma obra. 

Quer entender melhor sobre este método? Acompanhe este conteúdo. 

O que é o sistema Tilt up?

Esse método de construção surgiu em 1906, nos EUA. Seu nome tem origem na palavra inclinar que em inglês é “tilt”.  Desenvolveu-se após a segunda guerra com o advento das gruas móveis. Foi trazido pela sociedade Torre de Vigia em 1989 para construção de seu parque gráfico com 200.000 m² e 1.000 apartamentos. 

No Brasil, essa tecnologia foi importada pela construtora Walter Torres Jr. no ano de 1993, diretamente dos EUA. Seu nome tem origem na palavra inclinar que em inglês é “tilt”. O sistema baseia-se na fabricação de placas de concreto de grandes dimensões, autoportantes, que têm função estrutural e de fechamento.

 Essas paredes podem apresentar as mais variadas formas e texturas, sendo moldadas em concreto armado e executadas no próprio canteiro de obras, utilizando a superfície do como piso como fôra na horizontal. Ele é feito de aço, concreto e acabamentos, garantindo assim uma alta durabilidade e um baixo custo. 

Como funciona o sistema Tilt up?

Diferente do padrão das construções tradicionais, no método tilt up o início se dá pelo piso. Primeiro é feita toda a movimentação da terra, preparando-se o terreno para a execução do piso, deixando completamente nivelado. 

Depois, são moldados e levantados os painéis, que depois serão travados com telhado metálico. A partir de agora, não precisa-se mais de terra dentro da obra.  A obra fica mais limpa, organizada, garantindo ganhos significativos na produtividade. 

Então a ordem para a execução é: fôrma, armadura, concretagem , nivelamento, montagem dos painéis e finalização. 

Vantagens do sistema Tilt up 

As vantagens desse sistema são inúmeras, depois de um século sendo utilizada, a construção com o Tilt up é altamente competitiva e certas obras, só este método seria capaz de realizar. Algumas outras vantagens: 

Baixa manutenção 

Uma das vantagens do sistema Tilt Up é justamente o baixo custo de manutenção. Como o projeto desenvolve-se sob medida para o negócio, você não tem que se preocupar com ajustes pós-obra.

Além disso, os materiais utilizados e suas tecnologias empregadas, garantem uma vida útil superior em comparação a outros métodos de construção.

Ou seja, ele é uma ótima alternativa para empresas que queiram algo realmente personalizado. 

Segurança 

Atualmente o sistema Tilt Up já é empregado na construção de galpões, mas também de prédios de até 30 andares, o que mostra a segurança do método. 

Sendo assim, cada vez mais se popularizando pelas obras do Brasil. 

Fundação mais econômica 

Por terem baixa manutenção e ser feito de materiais mais acessíveis, o método Tilt up também é econômico. Garantindo um valor legal de material, menos manutenção e com a diminuição do tempo utilizado, garante, além disso, economia na mão de obra. 

Simplicidade e agilidade 

Não podemos deixar de lembrar da rapidez do método em relação a outros sistemas de construção. Para se ter uma ideia, um único guindaste consegue levantar, por dia, cerca de 10 painéis pré-fabricados através dessa técnica. Ou seja, um processo que poderia levar semanas, talvez até meses, tem sua execução em questão de dias.

Indicado para quaisquer tipografias 

Outra vantagem do Tilt Up é que ela pode ser aplicada em terrenos com qualquer tipo de tipografia. Conforme já citado no conteúdo, pode ser utilizada tanto para grandes galpões como para prédios de até 30 andares. 

Mas, antes da construção é necessário fazer um mapeamento das condições para determinação das especificações da estrutura. Com base nessas informações é possível desenvolver um projeto adequado para o terreno. 

Conheça o Isolamento 3TC 

Para garantir a qualidade de qualquer tipo de obra, inclusive pelo método Tilt Up é importante pensar no isolamento térmico. A temperatura de um ambiente oscila devido a 3 formas de transmissão de calor. São elas: a condução que ocorre através de materiais e fluidos; a convecção, por meio de gases, fluidos, vapores e infiltração de ar; e a radiação, oriunda dos raios infravermelhos. 

Isolamento térmico ou a manta térmica tradicional lida apenas com a condução, o que responde por 10% da transferência de calor de um ambiente. Os outros 90% normalmente ficam sem nenhum tipo de barreira.

Já o 3TC Isolamento é uma solução completa em isolamento térmico que inova por lidar com as três (3) formas de transferência (T) de calor (C)

Ele utiliza a eficiência do poliestireno expandido (EPS), material mundialmente difundido no isolamento de construções, para atuar contra a condução térmica. Também possui duas lâminas de um polímero refletivo que barra 97% dos raios infravermelhos, atuando contra a radiação térmica.

Para combinar a alma de EPS e o polímero refletivo em uma única estrutura, o 3TC conta com uma avançada técnica patenteada que combina as camadas do produto, formando uma cobertura flexível, impermeável e contínua.

Essa atuação em três frentes e seu impacto na capacidade de isolamento fazem do 3TC um produto de alta performance, ideal para atender as demandas do mercado de construção civil residencial, comercial, industrial e da agropecuária.

Mas com o 3TC Isolamento o ótimo desempenho não significa aumento dos custos. A eficiência térmica que proporciona conforto tanto no calor quanto no frio pode gerar uma economia de até 35% no consumo de energia gasta por ar-condicionado ou aquecedores.

O que achou do conteúdo? Se quiser saber mais sobre construção civil, temos artigos exclusivos para você. Visite o blog da 3TC.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *