Tinta refletiva vs 3tc: qual é a melhor?

You are currently viewing Tinta refletiva vs 3tc: qual é a melhor?
Tinta refletiva vs 3tc - 3TC Isolamento

Precisando reduzir o consumo de energia? Então, você deve estar interessado em saber quais são as diferenças entre a tinta refletiva e o 3TC, certo?

A tinta refletiva protege a casa dos raios ultravioletas do sol. Usada pela NASA, inicialmente, para proteger as naves espaciais do superaquecimento, o produto passou a ser utilizado como barreira térmica de construções residenciais de pequeno, médio e de grande porte.

Já o 3TC é um material com propriedades isolantes, que climatiza o ambiente interno. Ou seja, ele isola termicamente o ambiente interno do externo. Assim, você não vai precisar de aquecedores de ambiente e nem de aparelhos de ar condicionado!

Formado por um “sanduíche” de poliestireno expandido (EPS) revestido por películas refletivas, o 3TC é um material que apresenta alto desempenho tanto em regiões frias, como nas regiões quentes.

Quer entender esse assunto melhor? A seguir daremos mais detalhes sobre a tinta refletiva vs 3TC. Vamos lá? Acompanhe!

saiba porque a manta térmica 3TC é a melhor do mercado, clique no link e baixe o ebook.

Tinta Refletiva vs 3TC: o que é a tinta refletiva?

Como o nome sugere, essa tinta reflete os raios solares, impedindo que eles penetrem no ambiente. Produzida a base de água, é considerada um produto pouco poluente e “amigo” do meio ambiente.

É bastante utilizada em construções, principalmente nas superfícies externas como telhados, muros e paredes.

Quais as vantagens da tinta refletiva?

Além de barrar os raios solares, a tinta refletiva oferece as seguintes vantagens para uma construção:

Opção sustentável

A tinta refletiva é um material sustentável já que, ao reduzir o impacto da radiação solar nas construções, contribui para a redução do aquecimento global.

Além disso, essa cobertura líquida é um produto a base de água, o que quer dizer que não polui e nem emite gases de efeito estufa.

Protege o telhado da ação do tempo

Como a tinta impermeabiliza o telhado, a cobertura fica protegida do acúmulo de água e da umidade, evitando o estrago da ferrugem e do mofo.

Bom custo-benefício

A tinta tem preço bastante atrativo e bom rendimento, o que garante economia na hora de construir ou reformar. No entanto, pode ser necessário utilizar outras opções de cobertura, como o 3TC para garantir o bom isolamento do ambiente.

Versatilidade

Pode ser utilizada em diversos materiais como madeira, plástico, concreto e metal. Além disso, a tinta pode ser aplicada tanto na parte interna como nas áreas externas da casa.

Fácil aplicação

É muito fácil aplicar a tinta refletiva em telhados, fachadas e muros de casas, indústrias e galpões. Claro, é preciso observar alguns cuidados: evite pintar a fachada da casa em dias chuvosos.

Além disso, é preciso preparar muito bem a superfície que receberá a cobertura – isso garantirá maior durabilidade. Vale mencionar que o material não é inflamável, por isso pode também ser usado em indústrias e em locais com grande incidência de calor.

tinta refletiva

Bom isolamento térmico

Ao comparar a tinta refletiva vs 3TC quando o assunto é isolamento térmico, é fácil perceber que os dois produtos são bons isolantes.

No entanto, se a sua ideia é economizar energia diminuindo o uso do ar-condicionado nos dias mais quentes do ano e do aquecedor durante o inverno, utilizar a tinta refletiva pode não ser a melhor opção uma vez que o material barra apenas a radiação solar.

E quais as desvantagens?

Precisa de manutenção constante

Ao compararmos a tinta refletiva vs 3TC, é importante observar que, quando a tinta empoeira, ela perde a função. Por isso, é preciso lavá-la com uma certa frequência, principalmente se você mora nos grandes centros urbanos.

Além disso, com o passar do tempo o material descasca. Ou seja, de tempos em tempos é preciso refazer a pintura.

Não impermeabiliza bem os espaços

A tinta térmica impede a passagem da água, protegendo a construção da umidade e da proliferação de fungos e bactérias. No entanto, com o tempo, o acabamento pode descascar. Nesse caso, a proteção fica comprometida e o local pode começar a mofar.

É pouco durável

Assim como as outras tintas, a refletiva tem durabilidade reduzida, principalmente em cidades muito úmidas.

Tinta refletiva vs 3tc: o que é 3TC revestimento?

O 3TC é uma opção de revestimento mais eficiente que a tinta refletiva, uma vez que lida com as 3 formas de transmissão de calor: condução, convecção e radiação.

O funcionamento desse material lembra o da garrafa térmica, que mantém o conteúdo quente ou frio, independente da temperatura ambiente.

Condução é a transferência de calor que ocorre entre materiais sólidos, a convecção por meio de fluidos e de gases presentes na atmosfera. Já a radiação é o aquecimento das superfícies por ação das ondas eletromagnéticas, como os raios do sol.

Como dissemos, a tinta refletiva lida apenas com a radiação, no entanto, não elimina as outras formas de perda/ganho de calor.

Existem outros isolamentos tradicionais, como a como a lã de rocha e a lã de vidro, que lidam apenas com a condução, que corresponde por menos de 10% da transferência de calor. Os outros 90% normalmente ficam sem nenhum tipo de barreira, o que acaba superaquecendo os ambientes nos dias quentes e deixando-os muito frios durante o inverno.

Ou seja, o 3TC Isolamento é uma solução completa e que inova por lidar com as três (3) formas de transferência (T) de calor (C). Feito de poliestireno expandido (EPS) revestido por lâminas de um polímero altamente refletivo, o 3TC barra 97% da radiação e atua de forma eficiente contra a condução térmica.

Além disso, essa cobertura veda o ambiente e impede a entrada de vapores, impedindo a transmissão de calor por convecção. Essa atuação em três frentes e a sua grande capacidade de isolamento fazem do 3TC um produto de alta performance, ideal para vários setores da construção civil e industrial.

Esse grande desempenho, no entanto, não implica em aumento de custos, muito pelo contrário.

A eficiência térmica gera uma economia de 35% do consumo de energia, o que significa que as contas de luz ficarão muito mais baratas.

O 3TC é muito menos volumoso e pesado que isolamentos tradicionais, reduzindo o custo com transporte para o cliente final.

Além disso, o material dispensa estruturas extras para instalação, ou seja, não há necessidade de refazer o telhado para instalar o 3TC.

O 3TC é um material bastante flexível. Assim, o produto pode ser disponibilizado em rolos ou painéis, diminuindo o custo do frete e evitando o desperdício de material. Pode ser produzido em diferentes espessuras. As mais finas podem ser flexionadas em ângulos de 90°.

Assim, fica mais fácil contornar obstáculos em estruturas já construídas. Também garante a instalação em dutos de ar-condicionado e no interior de veículos. Isso significa que a contratação de mão de obra especializada se faz desnecessária, assim como a utilização de estruturas extras de suporte.

O 3TC é bastante resistente e durável, ou seja, o material não racha e nem quebra. Isso significa que a solução não encarece o projeto, diferente das outras soluções de isolamento mais tradicionais como a lã de vidro que precisam ser substituídas a cada cinco anos.

Quais as vantagens do 3TC?

Controle da condução

condução térmica é a transferência de calor entre materiais e só acontece em meios sólidos.

Ao analisar tinta reflexiva vs 3TC vale observar que somente o segundo material é capaz de evitar que o calor do meio externo penetre na construção por meio da condução. Como você sabe, a tinta refletiva controla apenas a radiação.

Controle de convecção

convecção ocorre quando há propagação de calor entre fluidos e gases. Nesse caso, a transmissão acontece por meio das correntes de convecção circulares que se formam no material que se aquece.

O 3TC controla a convecção de forma muito eficiente, já a tinta refletiva não impede a transmissão de calor entre o ambiente externo e interno.

Controle da radiação

É uma das principais formas de radiação e ocorre por meio da emissão de ondas eletromagnéticas. Nesse processo, parte da energia térmica dos corpos é convertida em energia eletromagnética e vice-versa.

Quando o assunto é tinta refletiva vs 3TC, vale observar que os dois materiais são eficientes ao controlar a radiação.

Fácil de instalar

3TC é leve e fácil de instalar. Não exige mão de obra especializada e pode ser aplicado nas estruturas já existentes, sem a necessidade de reforçá-las.

Além disso, o material é fácil de ser transportado, por isso o custo é baixo e não impacta no valor da obra.

Pode ser encontrado em diferentes formatos, o que facilita o uso em espaços pequenos, bem como em construções de grandes dimensões como supermercados, aeroportos e estádios de futebol.

Ponte térmica

Ponte térmica é o ponto no qual o isolamento térmico permite a perda de calor. Ao utilizar o 3TC, isso não acontece, já que o material isola corretamente toda a superfície.

Já a tinta refletiva forma pontes de calor quando descasca ou quando a superfície acumula sujeira.

Eficiência energética

Outro ponto que merece destaque quando o tópico é tinta refletiva vs 3TC é a eficiência energética.

O 3TC, como dissemos, permite reduzir o consumo de ar-condicionado e de aquecedores elétricos, fazendo com que as contas de energia fiquem mais baratas.

A tinta refletiva também contribui para a redução no consumo de energia, no entanto, em menor escala já que, como dissemos, o produto lida apenas com a radiação.

Isolamento acústico

O 3TC é um bom atenuante acústico, reduzindo a penetração de ruído externo no ambiente.

A tinta refletiva, por outro lado, não impede que os barulhos do lado externo incomodem os ocupantes do imóvel.

Boa vedação

 

Vedações são os elementos que fecham um ambiente, seja externa ou internamente. O 3TC é um bom material de vedação, garantindo que o espaço ofereça conforto térmico aos ocupantes.

Já a tinta refletiva não atua como elemento de vedação.

Toxidade

O 3TC atende às demandas de segurança do mercado de construção civil, pois é fabricado com aditivo inerte e que não propaga chamas.

Além disso, o isolante não irrita a pele, não contém agentes nocivos à camada de ozônio e não possui químicos adesivos na sua composição.

A tinta refletiva não contém produtos tóxicos em sua composição, por isso, pode ser considerada um produto seguro para a saúde.

Reciclável

O 3TC pode ser reutilizado inúmeras vezes, desde que seja retirado diretamente do local onde foi instalado. Além disso, o EPS é um material derivado do plástico e por isso pode ser 100% reciclável.

Por outro lado, a tinta refletiva não pode ser reutilizada. Caso o produto descasque será preciso passar outra demão de tinta

Resistência

Outro ponto importante sobre tinta refletiva vs 3TC é a resistência. Tanto um material quanto o outro não retém umidade e, portanto, não mofam.

No entanto, caso a tinta descasque, paredes e telhados poderão absorver água. Nesse caso, como dissemos, será preciso refazer a pintura para evitar que o surgimento de mofos e infiltrações que podem acabar danificando a construção.

Versátil

O 3TC pode ser instalado nos mais diversos tipos de construção como em casas residenciais, prédios, aeroportos, silos, galpões e armazéns, e em diversas estruturas, como telhados, paredes, pisos, lajes. Ele também pode ser aplicado em veículos de transporte, vans e containers.

O material também pode ser aplicado em um motorhome. Isso garantirá que os ocupantes fiquem confortáveis durante a viagem. Como você sabe, a temperatura cai muito durante a noite, principalmente nas estações secas.

Para não ter que dormir com o aquecedor ligado e gastar combustível durante a noite toda, instalar o 3TC é a solução.

Além disso, algumas cidades do país são quentes o ano todo, atingindo temperaturas superiores a 35°. Nesse caso, viajar em uma caixa de metal sem ar-condicionado é inviável. O ar-condicionado também consome muita gasolina, o que pode tornar a viagem inviável já que o preço do combustível está muito alto.

O ideal, portanto, é instalar o 3TC no veículo e evitar o impacto da mudança de temperatura. Nada melhor do que um bom isolamento térmico para que a viagem dos sonhos não se transforme em um pesadelo.

Também dá para aplicar o 3TC em dutos de ar-condicionado e em estruturas usadas para armazenar remédios, comida ou locais de criação de animais.

Já a tinta refletiva só pode ser utilizada como acabamento de paredes, muros ou telhados.

Gostou desse post sobre tinta refletiva vs 3TC? Então compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais e conheça a opinião dos seus amigos sobre o assunto!

Deixe um comentário