Entenda o que é e quais são os tipos de manta térmica no mercado

You are currently viewing Entenda o que é e quais são os tipos de manta térmica no mercado

O telhado é a parte de uma estrutura que mais está sujeita às variações climáticas. A exposição ao Sol, ventos, chuva e outras mudanças climáticas favorece o surgimento de falhas estruturais, além de contribuir para o desconforto térmico no interior do ambiente. Dentro desse contexto,  os revestimentos térmicos podem ajudar a diminuir o desconforto térmico em indústrias, residências e outras construções. Hoje conversaremos sobre um desses tipos de isolamento: conheça o que é e o os tipos de manta térmica existentes no mercado.

O que é manta térmica?

A manta térmica é um produto utilizado como uma barreira para diminuir o desconforto térmico das construções. Ela pode ser instalada em diversos locais para reduzir a passagem de calor externo para o ambiente interno e vice-versa.

Em países de climas mais frios, a utilização de mantas térmicas nos telhados é bem difundida. Aqui no Brasil a maioria das construções não utiliza nenhum tipo de isolamento. Apesar de não termos o frio  excessivo, na época do verão o calor é intenso, atingindo temperaturas bem altas em quase todos os estados.

O desconforto térmico causado pelas altas temperaturas pode ser amenizado com um sistema de isolamento térmico. A incidência do sol sobre as telhas gera calor que é absorvido pelo material e depois transferido para dentro do imóvel. A camada de isolante impede que todo esse calor seja totalmente transferido.

Quando instaladas no telhado, além dos benefícios térmicos, elas podem contribuir com a manutenção da estrutura, prevenindo falhas. De forma geral, a manta térmica é importante por abranger três frentes:

Isolamento da radiação

Dependendo do local, o telhado é a parte da construção que mais recebe radiação solar. Logo, o aquecimento das outras partes é inevitável, pois as telhas mais utilizadas não fornecem proteção contra o calor.

Redução do consumo de energia elétrica

O consumo de energia elétrica utilizada com ar-condicionado e ventiladores tende a diminuir, já que o ambiente fica com temperatura agradável para os usuários, e os aparelhos precisam fazer menos esforço para resfriar o ambiente.

Redução do desconforto térmico

Durante o verão, a manta isola o calor externo, deixando o ambiente interno mais agradável, enquanto no inverno a manta impede que o calor produzido internamente saia para o ambiente externo.

Quais são os tipos de manta térmica?

Manta asfáltica

Como o próprio nome sugere, a manta asfáltica é fabricada à base de asfalto, sendo adicionados outros materiais de acordo com a característica pretendida. A manta asfáltica pode ser utilizada em telhados com a finalidade de impermeabilizar a área.

A grande vantagem de utilizar esse tipo de manta é a flexibilidade, já que ela consegue se adaptar ao local sem rachar nem perder sua função impermeabilizante.

Manta asfáltica aluminizada

A manta térmica de alumínio funciona como isolante térmico, refletindo um pouco do calor das telhas. O material é impermeável e, por isso, impede também a troca de ar e umidade entre os ambientes.

Porém, a capacidade de redução térmica de uma manta de alumínio pode não ser satisfatória. Isso se deve ao fato de que o objetivo principal desta tecnologia está relacionado à impermeabilização, e não ao isolamento térmico.

Basicamente, a instalação desse tipo de manta isolante pode ser realizada de duas maneiras: sobre o telhado ou sob as telhas.  E ainda pode ser utilizada em juntas de dilatação, calhas, canaletas e marquises.

A maneira mais eficiente para cada projeto deve ser definida junto a uma empresa especializada em projetos de isolamento térmico.

Placas de espuma

A placa de espuma é um material rígido, com baixa condutividade térmica e por isso é utilizada para revestimento térmico. Na instalação, as placas são cortadas e encaixadas no local de acordo com a necessidade.

Além da sua forma rígida, existe também a espuma expansiva, que pode ser aplicada em forma de spray. Assim, o material atinge lugares mais difíceis, podendo selar completamente o ambiente.

Manta de lã de vidro

A manta de lã de vidro é um isolante térmico para condução, mas principalmente um ótimo isolamento acústico, sendo um dos mais tradicionais. Ela pode ser utilizada em telhados e paredes, é altamente resistente e incombustível. A vantagem em utilizar a lã de vidro é conseguir reduzir os ruídos e um pouco da transferência de calor com o mesmo material.

Além disso, o material é flexível e a instalação é considerada fácil. Quanto maior for a exigência do isolamento, maior será a espessura necessária, o que pode se tornar uma desvantagem em locais com pouco espaço disponível.

Manta térmica 3TC

A manta isolante desenvolvida pela 3TC tem tecnologia exclusiva, permitindo a proteção contra todos os tipos de transferência de calor. A manta 3TC é constituída por polímeros refletivos e poliestireno expandido.

características do 3TC Isolamento

A manta é revestida por lâminas refletivas que conseguem reter até 97% dos raios infravermelhos. O modo como a manta é produzida e instalada também impede a troca de ar entre os ambientes.

Por ser um material bem versátil, ela pode ser instalada também como placa, de acordo com a necessidade de cada projeto. Então, mesmo que o local já esteja construído, essa manta térmica pode ser utilizada sem comprometer a planta do local e com os mesmos benefícios.

Outras vantagens de utilizar a manta 3TC é que, além da proteção térmica, ela resiste a mofo e água, pode ser reciclada e proporciona isolamento acústico ao ambiente e ainda é fabricada com material antichamas.

Biohosp Final - 3TC Isolamento

Portanto, antes de decidir sobre qual manta térmica utilizar, pesquise bastante. Se ainda restarem dúvidas, não hesite em contratar ajuda profissional para que se faça uma avaliação precisa do local. A instalação das mantas pode trazer inúmeros benefícios para a sua residência ou ambiente de trabalho. Por isso, é importante os tipos de manta térmica no mercado e como cada uma delas funciona para que o desempenho da instalação a longo prazo não seja prejudicado.

Se a estrutura do seu telhado for de madeira, baixe aqui o manual de instalação!

Algumas opções oferecem várias vantagens, além do isolamento térmico. Por isso, é importante pesquisar e avaliar o melhor custo-benefício.

Agora, que você já conhece os tipos de mantas térmicas e como cada tipo funciona, entenda os principais problemas causados por um isolamento térmico e má qualidade. 

 

 

3TC Isolamento

Perfil corporativo da 3TC Isolamento

Este post tem 6 comentários

  1. José Ribeiro Rosa Filho

    Gostaria de um orçamento de 50 metros quadrados de manta de alumínio para usar em cima de um telhado de telha de amianto.
    Dês de já agradeço pela atenção.

    1. Olá José Ribeiro, tudo bem? Obrigado pelo contato! Trabalhamos com o sistema de Isolamento Térmico 3TC, utilizado para controlar as três formas de transferência de calor, proporcionando conforto térmico, eficiência e economia. O 3TC não tem alumínio em sua composição e a recomendação é que o 3TC fique sempre abaixo da telha, nunca exposto ao tempo. É isso mesmo que você procura?

  2. Márcio Adriano da Fonseca

    E quanto a manta de Bidim com impermeabilizantes emborrachado?

    1. A manta de Bidim possui mais função de impermeabilizante que necessariamente térmica.

  3. Rogério Rosa

    Bom dia, gostaria de um contato do setor Técnico para esclarecer algumas dúvidas.

Deixe um comentário