Ventilador ou climatizador: qual o melhor? Veja outras opções para considerar

You are currently viewing Ventilador ou climatizador: qual o melhor? Veja outras opções para considerar

Quando o assunto é qual aparelho de climatização escolher, muitas pessoas esbarram em uma dúvida bastante comum: afinal, devo escolher um ventilador ou climatizador? Qual é a opção mais vantajosa e econômica?

Bem, a resposta para essa pergunta pode te surpreender: depende! As duas opções contam com prós e contras que devem ser considerados. Cada um possui particularidades que se encaixam melhor em contextos específicos. 

Além disso, existem no mercado outras opções que também devem ser cogitadas para o seu planejamento de climatização. 

Assim, para te ajudar nessa missão de escolher o aparelho de climatização ideal, preparamos esse artigo mostrando tudo que você precisa saber sobre ventilador ou/e climatizador. 

Siga a leitura!

Ventilador e seus tipos

Os ventiladores são aparelhos que, dependendo do modelo, podem reduzir a temperatura do ambiente em até 3ºC. Normalmente, eles são opções um pouco mais baratas e contam com uma enorme variedade de tamanhos e formatos. 

Assim, é justamente por essa grande gama de opções que você precisa compreender as diferentes características que um ventilador pode ter. 

Abaixo, separamos alguns dos tipos de ventilador mais utilizados no dia a dia. Veja!

Ventilador de teto 

Começamos com um dos modelos mais populares do mercado. Os ventiladores de teto contam com duas ou mais hélices e são instalados diretamente no teto, fixos.

Por espalhar o ar de maneira uniforme e com potência, o ventilador de teto é uma boa opção para ambientes de médio e grande porte. Apesar de ser projetado para reduzir a temperatura do espaço, quando a rotação de suas hélices é invertida (usando o aparelho como um exaustor), ele também pode ser utilizado como aquecedor de ar. Normalmente, a potência média desses aparelhos é de 150W.

De parede

Já os ventiladores de parede são muito comuns em espaços comerciais, como lojas e escritórios, sendo instalados em colunas ou paredes. Por contarem com pás maiores e mais alternativas de velocidade, eles atingem uma área de até 20m².

Assim, muitas vezes, esse modelo de ventilador gira (oscila), sendo regulável para uso tanto na vertical quanto na horizontal. Por fim, as opções de dimensões e tamanhos são bastante variáveis. A potência média gira em torno de 135W

De mesa

Agora temos aqui uma opção muito utilizada em ambientes pequenos e que não necessitam de uma ventilação mais intensa, como apartamentos ou lofts, por exemplo.

Por serem alternativas menores, os ventiladores de mesa são mais baratos e apresentam uma potência média menor, girando em 55W.

Coluna/torre/pedestal

Essa é a opção mais moderna de ventilador. Geralmente, conta com uma gama maior de funcionalidades e velocidades. 

No entanto, eles não produzem tanto vento, sendo menos eficientes que os ventiladores de mesa. A potência média é de 80W.

Circulador de ar 

Por fim, temos os circuladores, o tipo mais comum e procurado no mercado. A principal função desse modelo é circular o ar, garantindo uma maior distribuição pelo ambiente. 

Enquanto o ventilador direciona o ar para somente um sentido, o circulador espalha para outras direções. Por isso, a opção pode ser uma pedida interessante para espaços menores. A potência média é de 150 a 200W.

Climatizador e seus tipos 

O funcionamento dos climatizadores é totalmente diferente dos ventiladores. Pois, além de garantir o conforto térmico, o aparelho também ajuda a melhorar a qualidade do ar e aumentar a umidade do ambiente. 

Abaixo, indicamos os tipos mais populares de climatizadores. Veja!

Climatizador portátil

O climatizador portátil é um modelo destinado a ambientes menores, como escritórios e pequenas salas. 

Portanto, uma das principais vantagens dessa opção é justamente a possibilidade de transportá-lo para locais desejados. 

De parede

Como o nome sugere, os climatizadores de parede são fixos, estáticos nas paredes do imóvel. Por serem bastante potentes, a indicação é que eles sejam utilizados em grandes ambientes, como igrejas, galpões, academias, etc. 

Axial e de teto

Os climatizadores evaporativos axiais e de teto/telhado são alternativas muito eficientes e versáteis. Aqui, é possível instalar o aparelho não somente em tetos, como também em dutos com saídas na parede. Esse leque aberto de variedades garante que o projeto de climatização seja o mais funcional e moderno possível.  

Ventilador ou climatizador: qual escolher? 

Agora, como já conhecemos melhor as características específicas de ventiladores e climatizadores, podemos dar um passo adiante. Nessa etapa, nosso objetivo será entender as vantagens e desvantagens de cada aparelho. 

Confira!

Vantagens do ventilador 

  • Menores preços;
  • Grande número de modelos;
  • Consome menos energia que os climatizadores.

Desvantagens do ventilador

  • Muito barulho;
  • Não umidifica o ar;
  • Levanta e espalha poeira e outras sujeiras;
  • Não reduz a temperatura, só ventila o ambiente.

Vantagens do climatizador

  • Umidifica o ar;
  • Limpa e purifica o ar e o ambiente;
  • Menos barulho;
  • Função timer.

Desvantagens do climatizador

  • Baixa eficiência em regiões úmidas;
  • Maior custo;
  • Exige higienização com maior frequência e trabalho;
  • Manutenções constantes.

Outra opção para além do ventilador ou climatizador

Quando o assunto é climatização de ambientes, muitas pessoas pensam somente em ventiladores e climatizadores como opção. Mas afinal, será que só existem esses dois métodos para garantir o conforto térmico no ambiente?

Felizmente, a resposta para essa pergunta é “não”. Hoje encontramos no mercado diversas possibilidades mais econômicas e funcionais do que os aparelhos citados nesse texto. Afinal, como vimos acima, ambos contam com diversas desvantagens que devem ser levadas em consideração na hora de escolher a melhor forma de climatizar seu imóvel. Portanto, você não precisa ficar aprisionado apenas no ventilador ou climatizador. 

Nesse cenário, o isolamento térmico surge como uma opção mais econômica e saudável do que ventilador ou climatizador. 

A 3TC criou uma tecnologia de isolante térmico baseada no funcionamento das garrafas térmicas e também nos trajes de astronautas. Essas roupas são conhecidas por controlar tanto temperaturas altas quanto baixas com a mesma eficiência. 

Assim, o 3TC foi desenvolvido para ser um isolante térmico muito diferente dos convencionais justamente por controlar as três formas de transferência de calor: condução, convecção e radiação. 

E a atuação nessas três frentes faz com que a 3TC seja uma verdadeira referência quando o assunto é isolamento térmico de alta performance. Como resultado, temos a garantia de controle térmico no seu imóvel e, consequentemente, mais conforto.

Por fim, além de ser opção e uma alternativa para ventilador ou climatizador, é importante destacar que o isolamento térmico também pode servir como um complemento para qualquer uma das duas opções. 

Conheça mais sobre a 3TC Isolamento 

características do 3TC Isolamento

Gostou do conteúdo? Para mais artigos como esse, acesse o blog 3TC! Lá, contamos com uma variedade de publicações sobre climatização e engenharia civil de maneira geral. Clique no link e saiba mais!

 

Deixe um comentário