Case – Aeroporto Internacional de Manaus

Case – Aeroporto Internacional de Manaus

 

A 3TC Isolamento é uma empresa que tem compromisso com o resultado. Para isso, a empresa segue uma metodologia indicada por órgãos reguladores competentes para cálculo de eficiência energética, bem como alguns métodos desenvolvidos por seus engenheiros de acordo com as normas técnicas de cada especificidade: térmica, ergonomia, etc.

A metodologia consiste em três etapas para análise de cada projeto:

Análise Primária

Nesta etapa, a equipe técnica da 3TC Isolamento faz a análise detalhada da estrutura de engenharia do local de instalação, bem como o mapeamento de possíveis dificuldades para a instalação do sistema de isolamento térmico.
O procedimento é feito com a utilização de equipamentos especializados, como termômetros e câmera térmica de alta precisão para medir as temperaturas de superfície, as pontes térmicas, e os índices de radiação.
Para examinar o conforto térmico e a ergonomia, são empregados os aparelhos de medição de acordo

Avaliação de Resultados

Durante todas as etapas do processo de instalação do sistema de isolamento térmico 3TC são realizadas medições térmicas, sendo que os dados coletados são planilhados e lançados no sistema para análise técnica.
São avaliadas as diferenças entre o antes e depois da instalação, em análises de desempenho, ergonomia e conforto térmico.
A emissão dos laudos é feita com precisão, embasada em dados reais e nas informações corroboradas pela literatura, para assegurar que os resultados sejam os mais realistas possíveis.

Emissão de Laudo Técnico

O laudo técnico da 3TC Isolamento inclui as características do local, da estrutura, a linha de produto utilizada, o método de instalação, as medições térmicas e a análise dos resultados contemplando todas as peculiaridades do projeto.
Além disso, a empresa também emite laudos ou certificados ambientais e de segurança do trabalho, bem como outros documentos técnicos, sob demanda.

 

Localização Geográfica:

 

Aeroporto de Manaus -Geolocalização

 

Esta é uma descrição da análise técnica referente à instalação e ao fornecimento do sistema de isolamento 3TC para o Aeroporto Internacional de Manaus – Eduardo Gomes.

A cidade de Manaus está situada no estado do Amazonas, na Região Norte do Brasil, onde é costumeiro atingir altas temperaturas ao longo do ano, sobretudo no período do verão, sendo que as temperaturas podem ultrapassar os 39°C com sensações térmicas que superam 42°C.

No mês de outubro de 2022, por exemplo, atingiu-se a temperatura máxima de 36°C e mínima de 28°C.

Aeroporto de Manaus - previsão do tempo

 

A imagem acima demonstra a necessidade da utilização de sistemas de isolamento térmico na estrutura do Aeroporto Internacional de Manaus devido a média de temperatura da região.

Estas condições climáticas fizeram com que a empresa Vinci Airports decidisse utilizar a tecnologia 3TC para reduzir os impactos negativos do calor, proporcionando assim melhor climatização para os ambientes internos e mais conforto térmico para todos os usuários e colaboradores do local.

A utilização do sistema de isolamento térmico 3TC resulta em maior eficiência energética devido à redução significativa de carga térmica proveniente da cobertura para o ambiente interno, o que consequentemente reduz o consumo energético dos aparelhos de climatização.

Aeroporto de Manaus - 3tc isolamento - fachada

 

Análise Técnica:

A instalação do sistema de isolamento 3TC foi realizada abaixo da cobertura em uma área de 22.692 m² no Aeroporto Internacional de Manaus situado no bairro do Tarumã, na cidade de Manaus – AM.

O método de instalação realizado acima da estrutura de forro e abaixo da estrutura das telhas possibilitou a continuidade das atividades do Aeroporto sem impactos, interferências ou paralizações no local.

A solução técnica apresentada pelo setor de engenharia da 3TC Isolamento teve como objetivo proporcionar eficiência energética em climatização reduzindo a carga térmica proveniente da estrutura de cobertura metálica ao ambiente interno sem impactar no funcionamento do Aeroporto.

Para obter uma melhor compreensão sobre o funcionamento do sistema de isolamento 3TC é preciso analisar como a transmissão de calor ocorre em coberturas.

A transmissão de calor ocorre por 3 formas de transferência – condução, convecção e radiação:

Case – Aeroporto Internacional de Manaus

Condução

Transferência de calor por meio do contato de materiais que conduzem calor. Há materiais que oferecem maior condutividade (como, por exemplo, os metais), e outros com menor condutividade (algumas cerâmicas, poliestireno expandido, fibra de vidro, etc.).

Case – Aeroporto Internacional de Manaus

Convecção

Transferência de calor por meio do movimento do ar e de fluidos que levam calor à medida que se movimentam. A convecção pode ser natural (ar quente tende a subir, ar frio a descer, por exemplo), ou forçada (mediante aparelhos de climatização, ventiladores, etc.).

Case – Aeroporto Internacional de Manaus

Radiação (irradiação)

Transferência de calor por meio da radiação eletromagnética. Esta é a forma pela qual o calor do sol chega até nós. Aproximadamente 93% do calor que chega no telhado vêm por meio da transferência de calor via irradiação solar. Com isso, o sol aquece o telhado e o telhado quente passa a transmitir grande parte desse calor para o ambiente interno por meio da radiação.

 


A tecnologia do isolamento térmico 3TC é utilizada há mais de 50 anos em diversos países e nossa linha de produtos atendem aos mais elevados níveis de segurança internacional e nacional.

Os produtos da 3TC Isolamento são testados nacionalmente e internacionalmente e atendem todas as normas da construção civil e segurança ao fogo.

São classificados como produtos seguros, que não propagam chama e não causam gotejamento em situações de incêndio.

Os produtos são certificados por laudo técnico elaborado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas da USP, IPT, com a classificação Classe IIA, d0, de acordo com NBR 16626, em conformidade também com todos os requisitos do Corpo de Bombeiros seguindo a Instrução Técnica NT 10.

>> Veja aqui como os produtos da 3TC se comportam ao serem expostos ao fogo.

Além disso, os materiais da 3TC Isolamento são atóxicos, resistentes a umidade, não cancerígenos, não propagam mofo, não propagam fumaça tóxica e nem causam irritabilidade no manejo do material.

Preparação:

A empresa 3TC Isolamento realizou todos os treinamentos normativos e de segurança exigidos pela concessionária VINCI AIRPORTS prezando pelos pilares de segurança do trabalho, qualidade na execução de todas as atividades, e eficiência em resultados.

Aeroporto de Manaus - equipe técnica da 3TC

A equipe de engenharia da 3TC Isolamento, em conjunto com o corpo técnico da VINCI AIRPORTS elaborou um cronograma de execução de trabalho, respeitando o projeto técnico de acordo com as características estruturais do local, para minimizar impactos na operação e permitir o pleno funcionamento do Aeroporto durante o período de obras.

Aeroporto de Manus - Planta baixa

Características Estruturais:

A cobertura da área de instalação era composta por telhas metálicas que transmitiam calor excessivo para o ambiente interno.

Esse tipo de cobertura costuma alcançar temperaturas acima de 65° C ao ser exposta ao sol constante, tendo um ganho e perda de temperatura rápido, principalmente para a parte interna da construção, potencializando a transferência de calor, primariamente por meio da radiação.

Aeroporto de Manaus - vista externa aérea

A edificação do Aeroporto conta com uma estrutura de terças e um espaço entre as telhas e os forros, conforme imagem abaixo.

Esse espaço entre a telha e o ambiente interno contém a estrutura de tubulação, elétrica e prevenção de incêndio, os quais foram obstáculos para a instalação do sistema de isolamento térmico 3TC, demandando da equipe de engenharia ajustes para a correta e eficaz instalação do sistema.

Aeroporto de Manus - vista interna com o forro térmico 3TC

Método de Instalação:

Para este projeto, devido ao método de instalação, obstáculos presentes no local, e existência de forro de acabamento, não houve necessidade de acabamento estético, motivo pelo qual foi recomendada a utilização da linha industrial 3TC SILVER com finalidade de garantir prioritariamente eficiência térmica e resistência mecânica.

Aeroporto de Manaus - rolos de 3tc sendo entregues

Os rolos da manta térmica 3TC foram fixados individualmente, facilitando assim a manutenção e movimentação da estrutura.

O sistema de isolamento térmico 3TC atua no controle das 3 formas de transferência de calor, com ênfase no controle da radiação que se dá pela emissividade do material e não pela vedação do sistema.

Portanto, não há necessidade de utilização de fita ou material colante no encontro das placas, pois isso prejudicaria sua movimentação – que ocorre devido à dilatação térmica da estrutura – e não traria nenhum ganho técnico ao sistema.

Além de maior eficiência térmica, a solução técnica apresentada pelo departamento de engenharia com a utilização do sistema 3TC foi a melhor alternativa em comparação com outros tipos de isolamento – tais como lãs, espumas, ou outros materiais fibrosos – devido a resistência a umidade, versatilidade na instalação para contornar os obstáculos apresentados pela estrutura e ao baixo peso estrutural do sistema.

As estruturas metálicas do telhado do Aeroporto – bem como os forros e mobiliários presentes no local – foram obstáculos que tiveram que ser superados pela equipe de instalação, que contou com a versatilidade do produto para obter o melhor desempenho térmico possível.

Os rolos da manta térmica 3TC tiveram que ser subdivididos em partes menores de acordo com os obstáculos encontrados.

Para realizar a fixação do sistema de isolamento a equipe de instalação utilizou parafusos autobrocantes com auxílio de arame galvanizado e perfis metálicos galvanizados.

Desse modo o sistema de isolamento térmico funcionou como uma barreira térmica entre a cobertura metálica e o ambiente interno do Aeroporto, reduzindo drasticamente a carga térmica por radiação. Sua versatilidade possibilitou a fixação acima da estrutura de forro, sem interferência nas demais instalações elétricas, prevenção de incêndio e tubulações.

instalação do 3TC - a fotografia mostra a estrutura metálica do telhado

Como a estrutura não era uniforme em toda extensão, foi necessário a avaliação de cada local de instalação para melhor atender ao projeto.

Áreas correspondentes a praça de alimentação, ao setor administrativo e ao setor onde se encontravam órgãos como ANVISA, ANAC, POLÍCIA, TI – entre outros – apresentam um espaço menor entre a cobertura metálica e a estrutura de forro.

instalação do 3TC - a fotografia mostra a estrutura metálica do telhado

Nestas áreas a fixação do sistema de isolamento 3TC foi realizada na própria estrutura de travamento do telhado, conforme imagem abaixo.

instalação do 3TC - a fotografia mostra a estrutura metálica do telhado

Na área correspondente ao saguão de embarque, a equipe se deparou com outro tipo de estrutura do telhado e com acesso ainda mais limitado.

Para superar esse desafio, como solução técnica, a equipe de engenharia confeccionou uma plataforma de trabalho sob medida e um material auxiliar de estrutura, adicionando um perfil metálico galvanizado para possibilitar a instalação do sistema de isolamento.

A versatilidade e baixo peso da tecnologia 3TC possibilitou o transporte do material pelos colaboradores com a movimentação das plataformas de trabalho.

instalação do 3TC - a fotografia mostra a estrutura metálica do telhado

A 3TC Isolamento superou todas as dificuldades da estrutura de cobertura e as demais complexidades do projeto, cumprindo o cronograma de entrega da obra dentro do prazo contratual.

Atendeu, ainda, a todas as demandas e exigências da concessionária VINCI AIRPORTS – antes, durante e depois da execução do projeto – tendo instalado, em média, 252 m² de isolamento térmico por dia.

Estrutura de Cobertura

Antes
Depois

Medições

A equipe da 3TC realizou aferições de temperaturas de superfície, de conforto térmico e da ergonomia durante a execução da obra, em diversos locais de instalação, de acordo com as etapas do cronograma de obras.

Todos os comparativos de temperaturas foram realizados com as mesmas condições climáticas para possibilitar aferir com precisão a temperatura antes e depois da instalação.

As medições demonstram a eficiência térmica atingida neste projeto devido à redução de carga térmica proveniente da cobertura para o ambiente interno.

A significativa redução de temperatura tem impacto direto no consumo de energia despendido para climatização do ambiente.

Portanto, a redução de temperatura demonstrada pelos equipamentos comprova a redução de carga térmica proveniente da cobertura para o ambiente interno e, consequentemente, eficiência energética com a redução de consumo de energia em climatização.

A redução de carga térmica e, consequentemente, a sensação térmica para todos os usuários e colaboradores podem ser quantificadas pela diferença de temperatura antes da instalação do sistema e isolamento térmico e depois da instalação da manta térmica 3TC.

Para mensurar a diferença de temperatura e o desempenho térmico do sistema 3TC utilizamos dois parâmetros para balizar nossos resultados:

Diferença de temperatura de superfície

A diferença de temperatura de superfície é demostrada pelo termômetro que traz um
comparativo abaixo da estrutura metálica e abaixo do sistema de isolamento térmico 3TC.
A imagem abaixo mostra uma diferença de 24,7° C ao realizar a comparação entre as superfícies
com e sem o sistema de isolamento térmico 3TC.

medição de temperatura do telhado sem o 3TC - 57,3 graus celsius
medição de temperatura do telhado com o 3TC - 32,6 graus celsius

Aferição de índice de radiação térmica

A aferição do índice de radiação térmica demonstrada pela câmera térmica representa a diferença de carga térmica proveniente da transferência de calor via radiação.

Este equipamento possibilita a identificação de pontes térmicas, ou seja, pela coloração e índice do equipamento é possível visualizar os pontos com maior incidência de radiação e consequentemente maior impacto de carga térmica na estrutura.

Sendo assim, quanto mais amarelo/vermelho no espectro lateral do índice da câmera térmica

maior é o índice de radiação da superfície e, do mesmo modo, quanto mais azul no espectro lateral do índice da câmera térmica menor é o índice de radiação da superfície.

A imagem abaixo ilustra o comparativo de cores onde as cores amarela/vermelha representam o alto índice de radiação da cobertura metálica e a cor azul representa o baixo índice de radiação abaixo do sistema de isolamento térmico 3TC.

aferição da temperatura do telhado sem o 3TC, 57,3 graus celsius

Setor Administrativo:

medição de temperatura no setor adminstrativo sem o 3TC, 51,4 graus celsius
medição de temperatura no setor adminstrativo com o 3TC, 29,3 graus celsius

Diferença de 22,1°C

medição de temperatura no setor adminstrativo sem o 3TC, 54,5 graus celsius
medição de temperatura no setor adminstrativo com o 3TC, 35,8 graus celsius

Diferença de 18,7°C

medição de temperatura no setor adminstrativo sem o 3TC, 50,3 graus celsius
medição de temperatura no setor adminstrativo com o 3TC, 31,9 graus celsius

Diferença de 18,4°C

Índice de radiação da Telha/3TC:

índice de radiação de telha

Setor Praça de Alimentação:

medição de temperatura, setor de alimentação sem o 3TC, 61,5 graus célsius.
medição de temperatura, setor de alimentação com o 3TC, 36,3 graus célsius.

Diferença de 26,4°C

medição de temperatura, setor de alimentação sem o 3TC, 35,1 graus célsius.
medição de temperatura, setor de alimentação com o 3TC, 25 graus célsius.

Diferença de 13,3°C

Índice de radiação da Telha/3TC:

Setor Salas e Escrtitórios:

medição de temperatura setor escritório, sem o 3TC, 48,8 graus célsius.
medição de temperatura setor escritório, com o 3TC, 34,7 graus célsius.

Diferença de 12,1°C

medição de temperatura setor escritório, sem o 3TC, 42,4 graus célsius.
medição de temperatura setor escritório, com o 3TC, 22,5 graus célsius.

Diferença de 19,5°C

Índice de radiação da Telha/3TC:

Setor Saguão de Embarque:

medição de temperatura setor escritório, com o 3TC, 30,7 graus célsius.

Diferença de 20,3°C

medição de temperatura no setor escritório sem o 3TC, 34,9 graus celsius
medição de temperatura no setor escritório com o 3TC, 28,7 graus celsius

Diferença de 6,2°C

medição de temperatura no setor escritório sem o 3TC, 34,6 graus celsius
medição de temperatura no setor escritório com o 3TC, 28,1 graus celsius

Diferença de 6,5°C

Índice de radiação da Telha/3TC:

Resultados

Após a instalação do sistema de isolamento 3TC, foi nítida a percepção subjetiva pelos usuários e colaboradores do conforto térmico proporcionado, o que também se verifica nos dados objetivos mensurados.

A comparação das medições realizadas antes e após a aplicação do isolamento térmico 3TC evidencia claramente uma melhora expressiva na temperatura do ambiente.

Desse modo, a comparação das medições realizadas antes e após a aplicação do isolamento térmico 3TC apresentam claramente uma diferença na temperatura do ambiente e de melhoria na sensação térmica para usuários e colaboradores.

A instalação do sistema de isolamento térmico 3TC resultou em significativas diferenças de temperatura de superfície tanto em relação à cobertura quanto em relação ao forro, em cada setor onde foi instalado.

Percebe-se assim que, mesmo em diferentes locais que apresentam características diferentes uns dos outros, os resultados obtidos não demonstram grande variação térmica, demostrando a uniformidade da eficiência térmica alcançada pelo sistema de isolamento 3TC.

MAIOR DIFERENÇA DE TEMPERATURA ALCANÇADA

A maior diferença de temperatura alcançada neste projeto foi a redução de 61,5°C para 35,1°C abaixo da manta térmica 3TC, resultando assim em uma redução de 26,4°C.

A redução de 26,4°C em carga térmica foi obtida pela diferença de temperatura de superfície em comparativo com a temperatura interna de acordo com as medições do antes e depois da instalação.

As medições também comprovam a redução de temperatura e o conforto térmico proporcionado pelo sistema de isolamento 3TC nos ambientes já climatizados, os quais apresentaram uma queda significativa na temperatura de superfície dos forros.

DIFERENÇA DE TEMPERATURA NO SAGUÃO DE EMBARQUE

diferença de temperatura no saguão do aeroporto de 6,5 graus célsius

A queda de temperatura pode ser observada no setor do Saguão de embarque, onde obteve-se uma diferença de 34,6°C abaixo do forro antes da instalação do 3TC, para 28,1°C após a instalação do 3TC, resultando assim em uma redução de 6,5°C.

A redução de 6,5°C foi obtida pela diferença de temperatura abaixo do forro em comparativo antes e após a instalação do sistema de isolamento térmico. Ressalta-se que a medição foi realizada em ambiente climatizado o que torna a redução térmica alcançada pelo sistema ainda
mais expressiva.

Conclusão

imagem com texto: qualidade, rapidez na instalação, versatilidade, adaptabilidade, sustentabilidade e eficiência térmica

A instalação do sistema de isolamento térmico 3TC foi a melhor solução técnica para o projeto de eficiência energética e melhoria em ergonomia e climatização do Aeroporto Internacional de Manaus.

Isso porque o sistema promove o controle das 3 formas de transferência de calor, além de possuir versatilidade para uso e instalação, capacidade de controle da umidade e leveza do material, o que resultou em excelente relação de custo-benefício em comparação com outros sistemas disponíveis no mercado.

Em relação à eficiência energética, deve-se observar que quanto maior for a temperatura externa comparada com a temperatura interna do ambiente maior será o consumo de energia para alcançar a temperatura adequada de operação.

De acordo com estudos da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado e Ventilação (ABRAVA), cada grau que se reduz em climatização pode gerar uma redução de até 3,5% no consumo de energia.

Portanto, a solução técnica apresentada pela engenharia da 3TC Isolamento atingiu o objetivo de proporcionar sustentabilidade e eficiência energética em climatização, tendo possibilitado a redução em até 26,4 graus da carga térmica proveniente da estrutura de cobertura metálica ao ambiente interno, sem causar impactos ao funcionamento das atividades do Aeroporto.

QUALIDADE E RAPIDEZ DE INSTALAÇÃO

A obra foi realizada dentro do prazo estabelecido de 90 dias, conforme apresentado na proposta técnica.
A equipe coordenada pela 3TC Isolamento obteve uma média de 252,13 m² de isolamento térmico instalados por dia.
Ressalte-se que toda a instalação foi realizada atendendo todas as normativas da concessionária VINCI, sem impactar o funcionamento regular das atividades do Aeroporto Internacional de Manaus.

VERSATILIDADE E ADAPTABILIDADE

A versatilidade do sistema 3TC permitiu que o produto fosse instalado sem prejudicar o funcionamento do local.

As características técnicas da tecnologia também possibilitaram a movimentação do material em espaços de difícil acesso sem gerar peso estrutural ou necessidade de modificações nas tubulações, sistema de prevenção de incêndio e cabeamento elétrico.

Por se tratar de um aeroporto internacional, a equipe de engenharia da 3TC planejou e realizou os serviços de instalação sem quaisquer danos ou mesmo interferência nas atividades do Aeroporto, o que possibilitou seu pleno funcionamento durante toda execução do projeto.

Portanto, o sistema 3TC – além de promover a solução técnica com maior eficiência térmica devido ao controle das 3 formas de transferência de calor – apresentou características fundamentais para o sucesso deste projeto, devido a enorme versatilidade na instalação e adaptabilidade do produto à estrutura pré-existente.

SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA TÉRMICA

Os resultados obtidos demonstraram a qualidade e eficiência do sistema de isolamento térmico 3TC, que proporcionou uma redução máxima de 26,4 graus em carga térmica e 6,5 graus de sensação térmica, com uma impressionante média de redução de 16 graus em temperatura de superfície levando em consideração todas as diferentes localidades de instalação do projeto.