Evitar pontes térmicas

Saiba como a aplicação do isolamento térmico 3TC aumenta a eficiência em isolamento da edificação.

A envoltória de um edifício ao interagir com o meio ambiente troca calor por três mecanismos: convecção, condução e radiação. O fluxo de energia é sempre do sistema de maior temperatura para o de menor temperatura, ou seja, o calor sempre persegue o frio. Uma das preocupações dos arquitetos ao projetarem edifícios em regiões de clima frio é como instalar adequadamente o isolamento térmico da envoltória do edifício – cobertura, fachada e embasamento.

Para que esse sistema seja eficiente e econômico, é preciso entender o que são pontes térmicas para conseguir evitá-las. Confira a seguir:

1) O que é?

Para que a envoltória desempenhe adequadamente a sua função de assegurar conforto térmico e higroscópico, umas das prioridades é a eliminação ou a redução de pontes térmicas . As pontes térmicas são zonas, superfícies ou elementos que prejudicam a resistência térmica da envoltória.

2) Principais efeitos

Um dos efeitos é o aumento do gasto de energia para controle da temperatura dos ambientes, já que as pontes térmicas são o principal fator na transferência de calor. Outro efeito é o desconforto dos usuários no contato com superfícies frias, além de serem mais propensas à formação de bolor pelo efeito da condensação de vapor de água. Por isso a necessidade de evitá-las e proporcionar conforto térmico.

3) Combata com 3TC

A técnica construtiva mais eficaz nesse caso é o uso do 3TC no lado de fora das paredes externas. Ele possui barreira impermeável, além de conseguir eficiência em isolamento com espessuras mais finas.

Além do cuidado com o isolamento das empenas do edifício, uma atenção especial deve ser dada ao isolamento das saliências da fachada, como no caso das sacadas e pilares. Para resolver esse problema, a melhor solução também é o 3TC, que reduz drasticamente a perda de calor pela superfície de concreto exposta, à medida que criam uma barreira térmica e de vapor.

Além das pontes térmicas, há vários fatores que propiciam a transferência do calor em uma construção. Aqui você confere os três vilões do isolamento térmico e como evitá-los.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *