Muitas pessoas ainda se encontram com dúvidas sobre como fazer isolamento térmico, processo que garante o conforto térmico de determinados ambientes. Principalmente nas empresas, ele é muito importante para gerar economia e fornecer à equipe, boas condições de trabalho.

Por isso, preparamos esse texto explicando tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Confira, a seguir, o que é isolamento térmico, quais tipos existem, qual a importância do isolamento na indústria e muito mais. Não deixe de ler!

O que é o isolamento térmico?

Quando se fala em isolamento térmico, muitas pessoas pensam nos países com alta variação de temperatura entre o verão e inverno. Nesse caso o isolamento é realizado para proteger o interior da construção contra às temperaturas muito baixas.

Entretanto, esse tipo de revestimento pode muito bem ser usado em países como o Brasil. Mesmo que a média de temperatura aqui no verão pode ser superior aos 30°C, e em muitos lugares ficam abaixo de 0ºC no inverno. Assim, o uso de isolante térmico protege o ambiente contra o calor e diminui o consumo de energia elétrica com aparelhos de ventilação e ar condicionado.

Quais os tipos de materiais e mantas existem?

Alguns materiais diminuem a transferência de calor entre dois lados e por isso são empregados como isolantes térmicos. Conheça mais os tipos de isolantes abaixo.

Manta de lã de vidro

A manta de lã de vidro é um material bem conhecido quando o assunto é isolamento. O material é flexível e incombustível, podendo ser usado principalmente em paredes e telhados. Apesar disso, sua função é mais acústica que térmica. A sua instalação é considerada difícil, mas como dito anteriormente, é mais eficaz na redução de ruídos (isolamento acústico) do que na redução de calor. Vale lembrar que ainda que a lã de vidro pinica bastante no ato de instalação. Desta forma é necessário cobrir todo o corpo com um macacão, usar respirador, luvas e óculos como EPIs.

Placas de espuma

As placas de espuma são rígidas e por isso são cortadas e montadas no local de instalação. Elas fornecem um bom isolamento térmico e podem ser comercializadas na forma de espuma expansiva, que se enrijece no local de aplicação.

Manta asfáltica

A manta asfáltica é um material muito flexível, e por isso se adapta facilmente ao local de instalação sem apresentar rachaduras. Ela costuma ser empregada em telhados para fazer o isolamento, já que essa parte da estrutura recebe grande insolação.

A manta asfáltica pode ser encontrada na forma aluminizada, também com o objetivo de reduzir a transmissão de calor. Entretanto nos dois casos, o material é mais eficiente como um impermeabilizante entre as peças do telhado do que como isolante térmico em si. Por não ter espaço de ar em sua composição, ele não consegue adequadamente refletir o calor. Em muitos casos, clientes acabam comprando gato por lebre e acham que a manta asfáltica resolve o problema do calor. Definitivamente, essa não é a finalidade nem o uso técnico recomendado para esse material.

Manta 3TC

A manta 3TC é uma tecnologia que permite o isolamento de até 97% da radiação, além do isolamento pela convecção e condução. Ou seja, protege contra as 3 formas de transferência de calor e por isso é tão eficiente. Ela possui espaço de ar aliada à refletância, o que lhe confere eficiência em praticamente qualquer estrutura da construção civil.

A aplicação é simples, e não precisa de reformas para ser aplicada em construções já levantadas ou em funcionamento. Essa versatilidade de aplicação permite que em locais de trabalho, por exemplo, o fluxo não seja interrompido durante a sua instalação.

Como fazer isolamento térmico?

É importante que um profissional avalie a necessidade de isolamento térmico da área e assim informe qual material é o mais indicado. Fatores como facilidade de instalação, preço, versatilidade, resistência à água, mofo, sustentabilidade e durabilidade também devem ser analisados.

É recomendado que alguns materiais sejam instalados durante a construção do imóvel, pois o indicado é que fiquem entre as paredes, antes da camada de revestimento. Esse é o caso de lã de vidro, por exemplo.

Já outros materiais, como a manta 3TC, ela pode ser instalada sem a necessidade de quebrar paredes, já que na sua forma de manta ela se adapta ao ambiente e pode se adaptar ao tamanho exigido no projeto.

Qual a importância do isolamento térmico em uma empresa?

Não somente para gerar conforto térmico, o sistema de isolamento térmico tende a diminuir a umidade do ambiente. Com isso, diminui também a proliferação de ácaros e mofos que podem resultar em doenças respiratórias aos funcionários.

Como pode ser visto, é uma questão de saúde. Outro ponto determinante é a economia de energia elétrica que ocorre. Visto que com o controle de temperatura do ambiente, reduz a necessidade em usar outros métodos de refrigeração.

Nas indústrias, o maquinário pesado é responsável por parte do calor e ruídos gerados, que facilmente podem atrapalhar o desenvolvimento de tarefas e ultrapassar o recomendado pelas leis de segurança no trabalho e ergonomia.

Uma maneira eficiente de reduzir esse incômodo é investindo em isolamento acústico e térmico para promover um ambiente de trabalho mais saudável e menos agressivo.

Qual a forma certa de fazer o isolamento térmico?

Depois de escolher o melhor material para o ambiente que necessita de isolamento, é a hora de fazer a instalação do material. A instalação deve seguir as recomendações do fabricante para não reduzir a eficiência do material usado.

Para garantir um bom acabamento na instalação do isolante térmico o ideal é contratar uma empresa especializada em prestar esse tipo de serviço. Dessa maneira, o material é instalado por profissionais qualificados e experientes. Alguns EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) devem ser usados para proteção, como luvas e óculos, por exemplo.

O ideal é que o isolamento térmico seja realizado durante a fase da construção, mas também existem formas de adaptar o sistema para construções em funcionamento que não podem ser esvaziadas para receber o isolamento.

A logística para esse tipo de instalação pode ser mais exigente, mas não é impossível de ser realizada. Uma empresa especializada em oferecer soluções dessa natureza é capaz de montar um planejamento para oferecer seu serviço com qualidade.

A manta 3TC, é flexível, durável, sustentável e muito mais. Essa tecnologia pode ser usada em diversos ambientes sem o perigo de estragar facilmente. A tecnologia 3TC foi desenvolvida para melhorar o isolamento térmico de ambientes com alta qualidade.

Portanto, vimos que para fazer o isolamento térmico existem vários materiais disponíveis no mercado. O grande diferencial de como fazer isolamento térmico é pesquisar os materiais indicados para cada ambiente para agregar as melhores qualidades e custo-benefício.

Quer fazer um projeto de isolamento térmico? Veja quais são os materiais mais utilizados e como escolher o melhor tipo de manta para isolamento térmico.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *