No ramo industrial a gestão de pessoas no chão de fábrica é essencial. Principalmente para que as tarefas sejam executadas e sincronizadas de acordo com o que já está previamente descrito no planejamento. Seja em uma indústria de grande porte, seja de pequeno porte.

Toda empresa composta por equipes de trabalho necessita implementar uma boa gestão de pessoas para colher bons resultados. No âmbito industrial isso é ainda mais importante.

Entretanto, infelizmente muitos empregadores ainda não promovem a adequada gestão de pessoas em suas empresas. Isso porque geralmente desconhecem quais as principais medidas que viabilizam a aplicação desse processo.

Sendo assim, confira abaixo como fazer a gestão de pessoas no chão de fábrica e o porquê dela ser tão importante para a indústria.

Liderança na equipe

É inimaginável alcançar um padrão bom de gestão de pessoas em um ambiente de trabalho sem a presença de um líder conduzindo a equipe. Neste contexto, podemos destacar algumas vantagens quando há uma figura de liderança no chão de fábrica, como:

  • garantir que a equipe siga o padrão de produção, evitando assim que tenham distorções em uma mesma linha de fabricação;
  • aumentar as chances de produzir dentro do prazo, já que uma das funções de um líder é justamente a de gerir a evolução das tarefas e buscar alternativas para concluí-las em um menor tempo possível;
  • realizar os procedimentos operacionais compatíveis com os que estão no cronograma;
  • alinhar tarefas executadas por diferentes equipes e que precisam ser finalizadas em conjunto, reduzindo dessa forma as chances de atraso ou parada da produção.

Os pilares da gestão de pessoas

Antes de citar e explicar quais são as melhores formas para aplicar a gestão de pessoas no chão de fábrica, é interessante identificar alguns parâmetros considerados como pilares de um gerenciamento humano eficiente.

Motivação

Não importa qual é a profissão do colaborador no chão de fábrica, ninguém entrega uma boa produtividade sem estar motivado.

Neste contexto, como a motivação é diretamente proporcional à produtividade, cabe ao empregador buscar meios de motivar. Alguns exemplos são: oferecer salários em dia e compatíveis com o mercado, garantir o conforto e a segurança no trabalho. Este são os primeiros passos para que a sua equipe desempenhe as tarefas diárias de forma motivada.

Treinamento

É extremamente relevante uma equipe de trabalho ser composta por pessoas capacitadas e importantes para o processo de produção da empresa. Neste contexto, só é possível alcançar esse patamar por meio dos treinamentos e aperfeiçoamentos profissionais de cada colaborador. É importante entender e direcionar os treinamentos visando atender as demandas da empresa.

Sendo assim, quanto mais treinado um profissional é dentro da própria empresa, mais ele se sentirá valorizado e consequentemente motivado. Essa relação positiva fortalece os conceitos de uma gestão humana eficiente.

Trabalho em equipe

Mesmo sendo composta por várias equipes de diferentes ramos profissionais, uma empresa possui o mesmo objetivo para todos os colaboradores.

Desta forma, para colher bons resultados é fundamental que haja uma boa conexão entre as equipes. Isso pode promover relações interpessoais saudáveis e um ambiente de trabalho organizado.

Processo de comunicação

Um dos parâmetros mais importantes no procedimento de gestão de pessoas é a comunicação. Ela é a base para assegurar que as informações estão sendo direcionadas da maneira correta.

Portanto, seja qual for o foco do gerenciamento humano da empresa, o seu processo de comunicação precisa ser rápido e o menos burocrático possível.

Aplicação da gestão de pessoas

Há várias formas de aplicar os conceitos de gestão de pessoas no chão de fábrica, entretanto, é importante o líder da equipe saber identificar quais as medidas mais compatíveis com a realidade do ambiente de trabalho da empresa.

Melhorar o processo de comunicação

Como já mencionado, uma comunicação eficiente é imprescindível para a gestão de pessoas, e a sua melhoria pode ser alcançada por meio de:

  • uso de aplicativos e plataformas de comunicação, com intuito de agilizar a velocidade com que as informações chegam para as equipes;
  • facilitar o acesso de todos os colaboradores às informações referentes aos processos de produção;
  • viabilizar ferramentas para a difusão de informações, como: reuniões periódicas informativas, murais com recados importantes, utilização de recursos tecnológicos e entre outros.

Delegar tarefas

Não é possível tentar gerir uma equipe de trabalho sem que cada um saiba exatamente qual será a sua função. Ambientes de trabalho onde as obrigações não estão bem definidas, e consequentemente há dúvidas quanto a designação das atividades, são os mais propícios para ocorrer casos de atividades negligenciadas ou realizadas com duplicidade.

Portanto, ao delegar tarefas com precisão, fica simples de realizar a gestão delas posteriormente. Até porque o líder da equipe saberá identificar com exatidão qual equipe/colaborador está responsável pelo trabalho, facilitando assim o gerenciamento humano.

Desenvolver uma política de feedback completa

Da mesma forma que um profissional quando erra é cobrado pela empresa, quando ela acerta é preciso parabenizá-lo. Neste contexto, é comum encontrar atualmente nas empresas uma política de feedback executada de forma incompleta, visto que apenas os erros e equívocos da equipe são considerados. Reforços positivos podem motivar e incentivar qualquer profissional.

Deste modo, é interessante inserir na política da empresa programas que gratificam a equipe caso ela apresente bom desempenho. Projetos de bonificações, por exemplo, podem valorizar o trabalho e, consequentemente, incentiva o profissional a produzir mais.

Dar espaço e visibilidade para os membros da equipe

A comunicação em uma empresa jamais deve ser unidirecional (empregador => colaborador), é muito importante que os profissionais do chão de fábrica tenham espaço para opinarem.

Uma vez que o processo de comunicação é bidirecional (empregador <=> colaborador), a equipe acaba demonstrando mais interesse em tentar melhorar o ambiente de trabalho e, consequentemente, se mostra mais disposta a alcançar os objetivos da empresa.

Portanto, após entender sobre como aplicar a gestão de pessoas no chão de fábrica, fica mais simples concluir que essa prática proporciona principalmente uma maior produtividade, desenvolvimento dos colaboradores e melhores ambientes de trabalho.

Vale lembrar ainda que esse processo é gradual e é alcançado com muito mais eficiência quando há um líder gerenciando a equipe de trabalho.

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