Granjas: Segmento de Atuação

Granjas: Segmento de Atuação

Aplicação em Granjas e Aviários

A temperatura interna das granjas influencia diretamente no comportamento dos animais, no custo de produção e no fator de lucro ano final da cadeia.

Três fatores são essências para que o animal extraia o seu máximo desempenho e potencial produtivo.

  • Melhora Genética (Tecnologias utilizadas para otimizar a qualidade genética animal).
  • Alimentação.
  • Bem Estar Animal (Diretamente relacionado ao conforto térmico ambiente).

Fatores externos, como umidade do ar e temperatura ambiente, tem influência direta na capacidade homeotérmica dos animais (capacidade de manter a temperatura corporal interna, ainda que a temperatura do meio externo varie). Quando a temperatura interna é alta e há um desconforto térmico, o que ocorre é o aumento do estresse térmico do animal. Esse estresse leva a redução do consumo de ração (tentativa da ave de minimizar a produção do calor interno, ou incremento calórico) e da taxa de conversão alimentar, resultando na redução do peso animal. Esse fenômeno tem um impacto negativo na qualidade e produtividade do lote. Além desse fato, o calor excessivo em aviários, provoca também um aumento no número de mortes de animais.

A cobertura da granja deve ter um sistema composta por material isolante que faça de maneira eficiente, o controle da temperatura interna e que evite os impactos e consequências negativas geradas pela ação dos raios solares. Uma temperatura adequada dentro de granjas/aviários é essencial no tratamento qualificado dos animais, melhoria na qualidade dos produtos de origem animal e contribuí também para ausência de distúrbios de comportamento. Uma solução completa, definitiva, de fácil instalação e que funciona tanto para o frio, quanto para o calor, o 3TC proporciona conforto térmico e aumenta a produtividade através do controle de ambiência, sendo o isolamento térmico ideal para sua granja/aviário!

Veja aqui o FAQ, ou as perguntas mais frequentes para a aplicação em granjas/aviários! 

➜ Baixe aqui nosso folder!

Benefícios da tecnologia 3TC

Pontos Fortes Granjas

Vídeo de Aplicação

Tipos de Granjas/Aviários

 

Para minimizar os efeitos do aquecimento global também é importante investir em granjas, aviários e dark houses, que evitem que as altas temperaturas afetem os animais, e nisso o 3TC pode ajudar. Ele controla três formas de transferência de calor: condução, convecção e radiação, diferente de outros isolamentos térmicos, como as mantas térmicas, que eliminam apenas a radiação. O 3TC é o único revestimento térmico capaz de garantir que o produtor não sofra com o impacto do aquecimento global na avicultura, garantindo que as aves cresçam e se desenvolvam com saúde e vigor. O 3TC é ideal para todos os tipos de granjas disponíveis no mercado!

1) Granja Convencional:

Bastante utilizado no Brasil, o sistema de granja convencional é um sistema mais antigo e tem custos de implantação menores que o custos de Dark Houses. Neste sistema, ventiladores são utilizados para a circulação de ar. Além disso, em granjas convencionais, a necessidade pela mão de obra é maior, porque além de não ter os processos todos automatizados, o produtor tem que ficar sempre atento a qualquer alteração climática ou fisiológica muito brusca.

2) Granja/Aviário de Pressão Negativa – Dark House:

O sistema de criação Dark House está relacionado ao controle rigoroso da luminosidade (controlada com lona da cor escura e luminosidade artificial) e temperatura do aviário. Todo o tempo esses parâmetros são monitorados por sistemas automatizados (feito com pressão negativa do ar dentro do galpão, ou seja, o fluxo de ar é de dentro para fora, passando pelos exaustores).

3) Granja/Aviário de Pressão Negativa – De Penumbra ou com Lona Azul:

Basicamente um aviário de pressão negativa, como a Dark House, porém com a utilização de lona da cor branca, prata ou azul.

Resultado de Sucesso

Para assegurar uma temperatura adequada em uma das granjas conveniadas à Granja Brasília localizada em Pará de Minas, o produtor procurou a 3TC para implementar o melhor sistema de isolamento térmico em suas instalações.

Resultado A

Redução de 30% na mortalidade das aves. 

Leia em nosso Blog!

Laudos e estudos comparativos

Depoimentos

“Eu não sei o que teria feito sem esse sistema de isolamento na minha granja. Acabamos de passar por uma onda de calor que eu nunca tinha visto, e com certeza o sistema da 3TC me ajudou a diminuir mais prejuízos.”
Márcio
Dono da Granja

Segmentos 3TC Isolamento

Você sabia que além da utilização em Granjas e aviários, o 3TC Isolamento é ideal para diversos tipos de aplicação? Clique no ícone e saiba mais!

Veja o que estão dizendo sobre a gente:

Márcio

Eu não sei o que teria feito sem esse sistema de isolamento na minha granja. Acabamos de passar por uma onda de calor que eu nunca tinha visto, e com certeza o sistema da 3TC me ajudou a diminuir mais prejuízos

Márcio

Dono da granja

Agronegócio

Características
3TC Isolamento

Granjas: Segmento de Atuação

Tecnologia Patenteada

Granjas: Segmento de Atuação

Praticidade de manuseio

Granjas: Segmento de Atuação

Melhor aproveitamento de material

Granjas: Segmento de Atuação

Eficiência térmica

Granjas: Segmento de Atuação

Leve

Granjas: Segmento de Atuação

Produto atóxico.
Não causa irritação na pele

Granjas: Segmento de Atuação

Não propaga chamas

Granjas: Segmento de Atuação

Agilidade na instalação

Granjas: Segmento de Atuação

Resistência à umidade

Granjas: Segmento de Atuação

Estética

Benefícios/vantagens do 3TC:

  • Aplicação em reformas ou novos sistemas construtivos.
  • Excelente durabilidade.
  • Redução do consumo de energia com aparelhos de climatização.
  • Eficiência energética e maior sustentabilidade.
  • Segurança – Classificado pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) como material não propagante de chamas (classe II-A-d0).
  • Leve, flexível e maleável.
  • Praticidade no manuseio e facilidade na aplicação.
  • Controle da temperatura interna e garantia de conforto térmico.
  • Controle da passagem de ar e vapor de dentro da estrutura.
  • Tecnologia hidrofugante, não tem o desempenho térmico afetado pela umidade.
  • Capaz de superar obstáculos de instalação como prateleiras, estoques, instalações elétricas, equipamentos e mobiliário.
  • Redução de custos operacionais.
  • Dispensa a necessidade da instalação de uma estrutura extra ao local de aplicação.

De fato os insumos subiram demais. Porém, o projeto de granja Dark House tem a característica de ser um pouco mais oneroso na implantação, mas os resultados garantem o retorno. E investir em um bom isolamento térmico, faz toda a diferença. Porque uma das principais (se não a principal) razões para queda no desempenho do frango e no ganho de peso e estresse devido o calor excessivo dentro da granja.

Mesmo um sistema de granja convencional, muitas vezes apenas abrir as cortinas ou ligar os ventiladores dentro da granja não resolve o problema do calor. Ou o contrário, fechar as cortinas e ligar os aquecedores dentro da granja, não contribui para resolver o problema do frio. Melhor do que trabalhar com o calor ou o frio que entra, é evitar que ele entre.

Nos temos um trabalho em Pará de Minas, com granja convencional, que se o produtor não estivesse utilizando o 3TC Isolamento, o índice de perda dele seria 30% maior. Temos números que comprovam essa informação, posso enviar se quiser.

Sim. Em um ambiente com o clima mais ameno, a tendencia dos animais é sempre atingir a melhoria de conversão alimentar. Sendo assim, o animal de alimenta mais e melhor, e essa alimentação garante que a qualidade da carne seja superior. Tendo em vista que o animal não sofreu estresse durante o ciclo de produção.

O 3TC Isolamento tem a propriedade de não deixar que as condições climáticas do ambiente externo influenciem no ambiente interno. Ou seja, o 3TC funciona tanto para o frio quanto para o calor. Para maximizar a eficiência do 3TC para aplicações onde é necessário manter temperaturas baixas é recomendado espessuras maiores do 3TC, trabalhando assim com espessuras de 15mm a 25mm. O 3TC Isolamento trabalha com isolamento térmico de veículos refrigerados, ilhas de refrigeração, calhas para baixas temperaturas e isopainéis para câmaras frigoríficas.

São tecnologias para finalidades diferentes. A lona serve para rebaixamento de teto e vedação, o 3TC Isolamento serve para isolamento térmico.

A lona e o isolamento térmico são tecnologias destintas e servem para propósitos diferentes. No escopo de projetos de granja Dark House (por ser um sistema todo fechado), o isolamento térmico se faz indispensável. Pois o ar quente que os exaustores retiram de dentro do galpão, é produzido pelas aves e pela cama. Sendo assim, os exaustores não têm capacidade de tirar o calor que entra com a radiação solar. Isso pode desequilibrar os índices e resultados no final da cadeia.

Não indicamos que isso ocorra, pois por mais que o 3TC Isolamento seja hidrofugante, não teria a mesma funcionalidade da lona, devido ao seu método de instalação e disposição das placas. A cortina tem que ser enrolada e esticada com frequência, e talvez o 3TC não conseguiria atender especificamente à essa necessidade. Porém para construções de alvenaria, quando não precisa fazer esses movimentos com a lona, o 3TC Isolamento é ótimo.

Ver todas as perguntas frequentes

school Aprenda sobre o 3TC

Tipos de Granjas/Aviários

Para minimizar os efeitos do aquecimento global também é importante investir em granjas, aviários e dark houses, que evitem que as altas temperaturas afetem os animais, e nisso o 3TC pode ajudar. Ele controla três formas de transferência de calor: condução, convecção e radiação, diferente de outros isolamentos térmicos, como as mantas térmicas, que eliminam apenas a radiação. O 3TC é o único revestimento térmico capaz de garantir que o produtor não sofra com o impacto do aquecimento global na avicultura, garantindo que as aves cresçam e se desenvolvam com saúde e vigor. O 3TC é ideal para todos os tipos de granjas disponíveis no mercado!

Granjas: Segmento de Atuação

1) Granja Convencional:

Bastante utilizado no Brasil, o sistema de granja convencional é um sistema mais antigo e tem custos de implantação menores que o custos de Dark Houses. Neste sistema, ventiladores são utilizados para a circulação de ar. Além disso, em granjas convencionais, a necessidade pela mão de obra é maior, porque além de não ter os processos todos automatizados, o produtor tem que ficar sempre atento a qualquer alteração climática ou fisiológica muito brusca.

2) Granja/Aviário de Pressão Negativa – Dark House:

O sistema de criação Dark House está relacionado ao controle rigoroso da luminosidade (controlada com lona da cor escura e luminosidade artificial) e temperatura do aviário. Todo o tempo esses parâmetros são monitorados por sistemas automatizados (feito com pressão negativa do ar dentro do galpão, ou seja, o fluxo de ar é de dentro para fora, passando pelos exaustores).

3) Granja/Aviário de Pressão Negativa – De Penumbra ou com Lona Azul:

Basicamente um aviário de pressão negativa, como a Dark House, porém com a utilização de lona da cor branca, prata ou azul.

Resultado de Sucesso

Para assegurar uma temperatura adequada em uma das granjas conveniadas à Granja Brasília localizada em Pará de Minas, o produtor procurou a 3TC para implementar o melhor sistema de isolamento térmico em suas instalações.

Resultado A

Redução de 30% na mortalidade das aves.

Laudos e estudos comparativos

Tenha acesso aos nossos catálogos!

Blog da 3TC

03/04/2024

[GUIA]: Climatizador para galpão: quanto custa e alternativas

O climatizador para galpão é essencial para garantir o conforto dos frequentadores e/ou preservar matérias-primas e produtos.

27/03/2024

Logística de medicamentos: guia para garantir a eficiência

No setor da saúde, a logística de medicamentos desempenha um papel crucial na garantia de que os tratamentos alcancem quem deles precisa.

20/03/2024

Climatizador para supermercado: importância e como economizar

O climatizador para supermercado emerge como um elemento-chave para garantir o conforto dos clientes e a preservação de produtos perecíveis.