Forro de gesso para sala: utilidades e isolamento térmico como complemento

Forro de gesso para sala: utilidades e isolamento térmico como complemento
calendar_month15/08/2022 view_list

Na hora de construir ou reformar uma casa ou apartamento, o que as pessoas mais procuram é o forro de gesso. Afinal, ele traz muitos benefícios para sua casa, não só estéticamente como em diversos aspectos como isolamento acústico, liberdade para fazer muitos tipos de iluminação e até proporcionar o isolamento térmico. 

O forro de gesso é um elemento econômico e é possível fazer rapidamente sua instalação. Utiliza-se esse forro nas construções há muitos anos, mas o mesmo foi ganhando outras formas com o passar do tempo.  

Antigamente, os forros de gesso tinham alturas diferentes, formatos rebuscados. No entanto, hoje em dia, se usa gessos mais retos, com recortes rasos ou aqueles famosos teto flutuantes.

Esse material é ótimo para esconder tubulações, fios elétricos, parte hidráulica. Neste texto você vai saber tudo sobre o forro de gesso, os tipos, suas vantagens, desvantagens e saber até como o instalar acompanhado de isolamento térmico – perfeito para cidades mais quentes ou muito frias. 

Acompanhe!

O que é o forro de gesso? 

O forro de gesso é um tipo de acabamento para teto e paredes. Assim, seu uso é feito através de chapas de gesso, também procuradas como placa de gesso. Composto por grandes placas revestidas por papel acartonado, sua espessura fina faz com que sua casa tenha uma maior área útil.

A vantagem que faz o forro de gesso muito procurado é o valor mais acessível, além de proporcionar diversos acabamentos e a possibilidade de efeitos decorativos ao ambiente.

Na hora de escolher o tipo de acabamento para o forro de gesso, existem inúmeras opções de detalhes e projetos de iluminação.

A Sanca, por exemplo, funciona como uma moldura ao redor do ambiente. Essa moldura, que fica um pouco mais baixa que o restante do forro, é uma estratégia para definir mais pontos de iluminação.

Sanca

Além disso, com os spots de luz mais próximos à parede, novos efeitos são criados para valorizar o ambiente.

O acabamento de gesso tabica representa um efeito como se o forro estivesse suspenso do teto, por causa do espaço entre o forro e a parede.

Também muito utilizado nas residências, o gesso rebaixo é um acabamento com foco nas correções de imperfeições advindas da construção e que podem afetar a estética do ambiente.

Tipos de forro de gesso

Existem dois tipos de forro de gesso mais utilizados nas construções de apartamento e casa. Confira:

Gesso convencional 

O gesso convencional é a modalidade mais utilizada por ser fácil a instalação e ter um preço acessível. Além disso, através do gesso convencional é possível fazer uma decoração mais clássica. No entanto, por não ser um material com boa dilatação, não se indica para todos os tipos de ambiente, especialmente aqueles em que há trocas de calor. 

Executa-se esse tipo forro por meio do alinhamento de diferentes placas. Por isso, para fazer a mão de obra é necessário contratar especialista em gesso convencional. 

Se sua casa não tem laje, é importante ficar atento ao vazamento e umidade, mas, existem técnicas que permitem que o forro de gesso seja aplicado mesmo assim. Além disso, outro detalhe importante é que ele precisa de um espaço maior entre a laje, diminuindo um pouco o pé direito. 

Um diferencial é que o forro de gesso convencional é fácil de ser reparado e se quiser mudar os lustres ou a iluminação mais para frente, é super fácil. 

Drywall 

O forro Drywall é composto por grandes placas revestidas por papel acartonado. Sua espessura é fina, o que permite que se ganhe área útil no espaço em que ele é aplicado. A instalação desse tipo de forro oferece outra grande vantagem: ela é limpa e rápida.

Utiliza-se muito esse forro, também, para fazer paredes e aumentar a quantidade de cômodos de um espaço. 

O forro de gesso Drywall é muito bom também na hora de controlar a temperatura e o som, tem alguns modelos que facilitam também a fazer até curvas. 

Vantagens do forro de gesso

Agora, veja algumas das vantagens em utilizar o forro de gesso em sua obra:

  • O forro de gesso apresenta uma montagem fácil e rápida;
  •  A espessura fina do forro permite um ganho de área útil no ambiente;
  • O forro pode ser colocado sob lajes ou telhas;
  • A manutenção é fácil de ser feita;
  • Se integra ao projeto de iluminação do ambiente, gerando resultados bastante satisfatórios;
  • Com o forro de gesso é possível criar sancas, detalhes que tornam o ambiente mais requintado;
  • O forro de gesso consegue conferir ao ambiente um melhor acabamento, valorizando os ambientes.

Desvantagens do forro de gesso 

Apesar das vantagens, assim como muitos outros materiais, o forro de gesso também possui algumas inconveniências. 

Primeiramente, a principal desvantagem do forro de gesso é sua baixa resistência à água. 

Por isso, não se recomendar usar o forro para ambientes molhados ou molháveis quando o pé direito é baixo. 

Para ambientes externos e úmidos, seu uso é completamente não recomendável. Além disso, goteiras e infiltrações na laje/telhado podem danificar o forro.

Outra desvantagem é que esse material pode amarelar ou criar mofo com o tempo, especialmente os feitos a partir de placas. Afinal, o gesso é mais frágil quando comparado a outros materiais, como pvc e a madeira.

Saiba tudo sobre o Forro Modular 3TC, ir para a página de segmento

Como o Isolamento Térmico 3TC pode ajudar

Agora, não tem nada melhor que ter conforto térmico em casa e o isolamento acústico, não é mesmo? 

Assim, para isso, temos a melhor alternativa do mercado, a tecnologia de isolamento térmico da 3TC e que, além de proporcionar conforto térmico e isolamento acústico, também possibilita uma proteção maior para o forro de gesso, podendo controlar seus malefícios. 

O 3TC é uma tecnologia inspirada no funcionamento das garrafas térmicas e também nos trajes de astronautas, pois conseguem controlar a temperatura no frio e no calor.

Dessa forma, baseando-se nessas tecnologias, o 3TC foi desenvolvido para ser um isolante térmico muito diferente dos convencionais justamente por controlar as três formas de transferência de calor. 

Isolantes convencionais, como a lã de vidro, a lã de rocha, a espuma de Poliuretano (PU) e até mesmo do EPS (isopor), lidam apenas com a condução, que corresponde por 10% apenas da transferência de calor em construções. 

Outros isolamentos térmicos como tintas refletivas, “Foils” (mantas térmicas), lidam apenas com a radiação. O 3TC é melhor: ele lida com as três formas de transferência de calor, a melhor opção em isolamento térmico no mercado, com o melhor custo benefício.

Conheça mais sobre a 3TC! 

Quer saber mais sobre a 3TC? Conhecer mais sobre nossa tecnologia inovadora? Acesse nossos conteúdos. E se tiver construindo e reformando, saiba que a melhor opção de isolamento termoacústico é a 3TC! 

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *