Tratamento acústico em home studio: por que fazer? 

Tratamento acústico em home studio: por que fazer? 
calendar_month06/10/2022 view_list

Antes de entendermos como um tratamento acústico pode transformar seu home studio, é importante saber o que é o home studio. Com o aumento da tecnologia, muitos profissionais de áudio, youtubers e influenciadores passaram a produzir seus conteúdos de vídeo e áudio em casa. 

Isso ficou ainda mais evidente na pandemia, pois as pessoas precisavam manter seus trabalhos como músicos, produtores e tinham que fazer isso de onde estavam, em suas casas. 

Mas, cada vez mais o consumidor desse tipo de conteúdo busca produções bem trabalhadas, com ausência de ruídos, áudios de qualidade sem interferências de barulhos externos, entre outras exigências. Por isso, o profissional dessa área teve que elaborar uma forma de entregar materiais de qualidade em sua casa, surgindo assim o home studio. 

Neste conteúdo vamos falar um pouco sobre esse tema e estratégias diferentes para ter o ambiente de estúdio muito mais completo em sua casa. 

O que é o Home Studio? 

Como o próprio nome já diz o home studio, traduzido significa estúdio em casa, que pode ser simples em um quarto ou grande e espaçoso. Com a tecnologia só evoluindo o investimento de ter um home studio é quase extremamente necessário para profissionais como: locutores, produtores musicais, youtubers, influenciadores. 

Afinal, como já falado, a audiência desses conteúdos está cada vez mais exigente em relação a qualidade de áudio. No entanto, nem sempre ir a um estúdio pode ser uma boa escolha se você pode investir em equipamentos e montar seu próprio estúdio em casa. 

Equipamentos para montar um Home Studio

Agora que você já sabe um pouco sobre o que é um Home Studio, vamos listar alguns ítens necessários para que esse home studio seja eficiente e faça diferença na sua produção. 

Vai começar seu Home Studio do Zero? Então essa lista é para você.

Computador

O computador que você já tem já pode ajudar, afinal, programas de edição de áudios não são tão pesados, então notebook ou computadores menos potentes já dão conta do recado. Caso seja necessário edições de fotos e vídeos, talvez seja necessário um notebook ou computador um pouco mais potente. 

Interface de áudio

Um interface de áudio é um dispositivo que funciona como uma placa de som externa. Faz a gestão do áudio de entrada e de saída do computador, com alta qualidade e baixa latência, usando entradas dedicadas para instrumentos e microfones. Uma dica importante é: se você for usar seu home studio para gravação só de voz como podcast e/ou locução não é necessário a interface, só um microfone com a entrada USB pode ser conectado diretamente no computador ou notebook.

Monitores de áudio

Um monitor de áudio, também conhecido como caixa de som de referência é um dispositivo de saída de áudio que faz exatamente o que o nome diz: ele serve como uma referência sonora para estúdios de som e profissionais, ao reproduzir um áudio sem nenhum tipo de equalização (vem com todas as frequências equilibradas)

Fones de ouvido

Para garantir um trabalho final de extrema qualidade, o fone de ouvido é um ítem importantíssimo. Isso porque fones comuns podem modificar o áudio com mais graves ou mais batidas, para garantir um áudio fiel ao que está sendo editado é importante procurar fones de referência que oferecem uma sonoridade balanceada, acurada e neutra. 

Além disso, outro ítem diferencial, é a durabilidade e a estética. O design do fone pode ser aberto, fechado, e é necessário verificar o mais confortável para você. 

Microfone

Existem diversos modelos de microfone, entre eles dois tipos de saídas: a XLR ou USB. A XLR para ser usada no notebook será necessário uma interface de áudio, já a USB pode ser conectada diretamente no seu notebook ou computador. Existem os modelos dinâmicos que são fáceis de utilizar e tem bastante aplicabilidade e o microfone condensador, mais sensível e versátil para as gravações. 

Interface digital

MIDI é uma interface digital com uma linguagem que permite que computadores, instrumentos musicais e outros hardwares se comuniquem. Assim, essa tecnologia envia uma informação completa ao invés de apenas frequências, como as saídas de áudio convencionais fazem.

É possível alterar o timbre, subir ou abaixar o tom, criar automações de volume, entre outras, criando assim, diversos tipos e estilos de música. 

Quais as vantagens de montar Home Studio? 

Entendendo melhor o que é preciso para montar um home studio e sua função, existem algumas vantagens ao montar ele em um local que você pode frequentar diariamente. 

Investimento a longo prazo

Garantindo a compra de equipamentos de qualidade, você terá um estúdio em casa por muito tempo. Garantindo assim, que você consiga recuperar seu investimento de forma rápida e tendo pequenos gastos de reparos ao longo dos anos. 

Maior liberdade

Já pensou poder trabalhar e produzir conteúdos a hora que quiser, sem precisar agendar ou ir até o local? Isso sim, é liberdade! 

Sai mais barato do que alugar um estúdio periodicamente

Existem home studios com investimentos a partir de R$1000, ou seja, muito mais econômico do que alugar com a frequência necessária  um estúdio profissional. 

Tratamento acústico para Home Studio 

Para garantir extrema eficiência em seu home studio, o tratamento acústico é um ítem muito importante. Afinal, você precisa que o ambiente esteja equilibrado. Para isso você precisa ter uma zona livre de reflexões e tentar atenuar o máximo de gravidade que você conseguir. 

Para isso, é necessário fazer o isolamento acústico e o tratamento acústico, um não anula o outro. 

Isolamento acústico 

Isolamento acústico é impedir que os sons saiam do ambiente, seja através vibração (amps no chão, bateria, etc) ou por propagação da onda sonora (atravessando paredes, portas, etc).

Para isolar você pode criar barreiras acústicas com plantas, materiais fibrosos, vedar janelas, mantas acústicas, entre outros. 

Tratamento acústico 

Tratamento acústico é controlar as ondas sonoras  dentro do ambiente,não tendo graves muito agudos, nem tirando completamente todos os graves do ambiente. 

Para tratar você precisa de materiais densos, que ofereçam alta absorção, como lãs de rocha, vidro, pet e algumas espumas especiais.

Conheça o Isolamento 3TC 

Por fim, uma dica muito legal que podemos oferecer é o uso do nosso isolamento 3TC. Ele vai garantir o isolamento acústico e térmico, pois, em ambientes fechados assim, costuma-se ficar abafado e incômodo.

O Isolamento 3TC utiliza a eficiência do poliestireno expandido (EPS), material mundialmente difundido no isolamento de construções, para atuar contra a condução térmica e o isolamento acústico. Também possui duas lâminas de um polímero refletivo que barra 97% dos raios infravermelhos, atuando contra a radiação térmica.

Para combinar a alma de EPS e o polímero refletivo em uma única estrutura, o 3TC conta com uma avançada técnica patenteada que combina as camadas do produto, formando uma cobertura flexível, impermeável e contínua. 

Essa cobertura veda o ambiente e impede a entrada de vapores, o que dificulta a transmissão de calor por convecção.Essa atuação em três frentes e seu impacto na capacidade de isolamento fazem do 3TC um produto de alta performance, ideal para atender as demandas do mercado de construção civil residencial, comercial, industrial e da agropecuária. 

Saiba mais no conteúdo: Você sabe o que é isolamento acústico? Entenda aqui!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *