Garrafa térmica e aviário, qual a relação

You are currently viewing Garrafa térmica e aviário, qual a relação

Você sabia que a garrafa térmica e aviário têm muito em comum?

Isso porque, tanto um quanto o outro mantém a temperatura interna adequada para os usuários.

Esses itens, portanto, são de grande utilidade, pois é fundamental garantir o conforto térmico das aves e deixar feliz quem gosta de saborear bebidas quentes ou geladas durante o dia todo.

Quer entender melhor qual é a relação entre garrafa térmica e aviário? Explicaremos esse assunto melhor a seguir! Vamos lá? Acompanhe!

Qual o funcionamento da garrafa térmica?

Garrafa térmica

Para entender a relação entre garrafa térmica e aviário, é preciso saber qual é o funcionamento deles, não é mesmo?

Os modelos mais antigos de garrafas térmicas eram de paredes de vidro espelhadas. A intenção era impedir a radiação, pois o vidro é um mau condutor e o vidro é refletivo. Isso ajuda a manter as ondas de calor “aprisionadas”.

A tampa da garrafa impede trocas de calor por convecção. Assim, se a térmica ficar fechada direitinho, a temperatura do líquido no seu interior se manterá por mais tempo.

Já os modelos mais modernos de garrafas térmicas conservam a temperatura do líquido no seu interior por mais tempo que as antigas. Isso de deve ao aprimoramento da capacidade de isolamento térmico das garrafas

Sabe por quê? As garrafas atuais utilizam materiais com grande capacidade de isolamento. Além disso, o processo de fabricação foi melhorando ao longo dos anos e o vácuo se tornou muito mais eficiente.

Mesmo assim, o sistema não é 100% isolado. Isso significa que após algum tempo, o líquido perderá calor e a bebida acabará esfriando (ou esquentando).

E o aviário, como funciona?

Nos aviários modernos, a climatização e a automação são prioridade. Por isso, a estrutura é isolada do meio externo com a utilização de uma manta térmica, como o 3TC, que controla as 3 formas de transmissão de calor, a radiação, a convecção e a conversão.

O período de frio requer especial atenção dos produtores. Por isso, o ideal é concentrar as aves em espaço de 30% a 40% do total do aviário, especialmente nos primeiros dias de vida das aves.

A concentração pode ser feita com divisórias forradas com 3TC e deve ser mantida até que as aves atinjam 21 dias de vida. À medida que os animais crescem, o espaço pode ser ampliado de modo a garantir o bem-estar e o acesso à comida e aos bebedouros.

O mais comum é que esses itens sejam distribuídos por meio de campânulas, alimentadas com gás. Nesse espaço, as aves devem contar com uma boa fonte de ar. Por isso, o forro do aviário deve exibir pequenas aberturas.

Nos meses mais quentes do ano, os criadores também devem ficar atentos. O estresse térmico pode ser letal para os animais, mesmo os mais jovens podem não resistir muito tempo as altas temperaturas.

Garrafa térmica e aviário, qual a relação?

A resposta é simples: tanto a garrafa térmica quanto o aviário precisam garantir que a temperatura interna se mantenha constante.

No primeiro caso, a bebida precisa se manter gelada ou quente para ser consumida. Afinal, é por isso que as pessoas compram garrafas térmicas, não é mesmo?

Já no aviário, como dissemos, o controle da temperatura garante o crescimento saudável das aves, evitando o estresse térmico. Isso porque animais como aves e porcos são homeotérmicos, ou seja, mantêm a temperatura interna relativamente constante.

É por isso que aves e mamíferos ajustam constantemente as suas funções metabólicas e fisiológicas ao ambiente onde vivem. É por isso que as aves deixam de comer e se dispersam para tentar perder calor em dias muito quentes. Já nos dias mais frios, o rebanho tende a se aglomerar.

A temperatura interna das aves é de cerca de 41°. No entanto, há variações de acordo com a idade, peso, dieta, raça e estação do ano.

Qual produto utiliza a mesma tecnologia da garrafa térmica?

O 3TC é um produto inovador que combate o calor e os problemas causados pelo desconforto térmico em granjas, galpões de sementes e em construções residenciais.

Aos poucos, o produto vem se tornando uma referência no mercado de isolamento térmico por ser fácil de instalar, leve e flexível.

O peso estrutural significativamente mais baixo do que dos produtos similares, faz com que a manta térmica 3TC se adapte a qualquer espaço eliminando a necessidade de construir uma estrutura de sustentação auxiliar.

Além disso, a versatilidade desse produto de isolamento permite a fácil instalação mesmo em locais onde há instalação elétrica, prateleiras de estoque, equipamentos mecânicos e dutos de ar-condicionado.

Vale observar também, que o sistema é resistente a umidade, o que aumenta a vida útil das construções já que a água e a umidade não causarão estrago.

Mas por que esse material se assemelha a uma garrafa térmica?

Como vimos, a garrafa térmica possui duas camadas de um material refletivo, e um espaço de ar (ou vácuo) entre elas. As camadas refletivas impedem as trocas de calor por radiação e o espaço de ar impede as trocas de calor por condução.

O 3TC é um material composto por um núcleo de EPS, um material composto por 98% de ar, ele é revestido nas duas faces por uma película de Mylar, um polímero altamente refletivo. O EPS é responsável por fazer o controle das trocas de calor por condução, funcionando como o espaço de ar (ou vácuo) das garrafas térmicas. Já o Mylar funciona da mesma maneira que as camadas refletivas da garrafa térmica, é um material que tem a capacidade de refletir até 97% da radiação e controlar a convecção.

O 3TC é nada mais nada menos que isso, um produto que une os conceitos da garrafa térmica com duas tecnologias imbatíveis quando o assunto é combater o calor: a garrafa térmica e a Mylar. O material reflete 97% da radiação (infravermelha), e controla a convecção.

Gostou desse post sobre qual é a relação entre garrafa térmica e aviário? Então, aproveite para descobrir quais são os principais tipos de forro do mercado e como escolher o melhor!

3TC Isolamento

Perfil corporativo da 3TC Isolamento

Deixe um comentário